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Virabrequim - um guia completo

Virabrequim | O que é, como funciona, para que serve, função

É mecânico ou tem oficina mecânica, mas conhece pouco sobre o famoso virabrequim?

Primeiro: o que é virabrequim? Basicamente, o virabrequim é um componente  presente em todo veículo, funcionando na conversão de energia no motor. Esta peça tem a função crítica de converter o movimento linear dos pistões em movimento rotativo, que é, em seguida, transferido para a transmissão e, por fim, para as rodas do carro, permitindo que o veículo se mova.

Ele é projetado para suportar as forças geradas durante a combustão e é responsável por manter o motor funcionando. Uma falha neste componente leva a problemas sérios de motor, desde a perda de potência até danos irreparáveis.

O virabrequim é também peça-chave na determinação do torque e da potência do motor.

Enfim, neste conteúdo, a Mecanie preparou um guia completo sobre para que serve e funções do virabrequim. Portanto, continue conosco para saber mais.

Qual é a função de um virabrequim?

O virabrequim é uma peça fundamental no motor de combustão interna de um veículo, responsável por uma tarefa: converter o movimento linear dos pistões, que se movem para cima e para baixo devido à força da combustão, em movimento rotativo.

Esse movimento rotativo é o que permite que o veículo se mova, pois é transferido através do sistema de transmissão para as rodas.

A construção de um virabrequim é complexa, exigindo materiais de alta resistência e processos de fabricação precisos.

Afinal, é composto por contrapesos, que ajudam a equilibrar a peça e reduzir as vibrações, e mancais, que são os pontos de apoio onde o virabrequim gira dentro do motor.

O design dos braços e a disposição dos contrapesos são criteriosamente projetados para distribuir a força de maneira equilibrada e assegurar a eficiência do motor.

O que acontece quando estraga o virabrequim?

Quando o virabrequim sofre uma avaria, o resultado acaba sendo danoso para o motor. Como ele, é o eixo principal que transfere a força dos pistões, qualquer dano leva a uma perda completa da funcionalidade do motor.

Um virabrequim danificado manifesta-se via vibrações excessivas, ruídos incomuns provenientes do motor, e em casos graves, o motor pode até mesmo travar.

O reparo de um virabrequim danificado é muitas vezes complexo e custoso.

A substituição completa da peça pode ser necessária, e devido à sua importância e integração no motor, isso muitas vezes exige a desmontagem parcial ou total do motor. Além disso, a avaria do virabrequim pode ter afetado outros componentes do motor, o que pode aumentar ainda mais o custo e a extensão do reparo.

Quando é necessário retificar o virabrequim?

Retificar o virabrequim é um processo que se torna necessário quando este componente sofre desgastes ou danos que comprometem sua forma e funcionamento.

Um virabrequim pode precisar de retífica por diversos motivos, como desgaste natural pelo uso contínuo, falta de lubrificação, aquecimento excessivo ou até por problemas causados por falhas em outros componentes do motor, como os rolamentos.

Sinais de que o virabrequim pode precisar de retificação incluem vibrações anormais no motor, ruídos de batida, perda de potência e até a presença de metal no óleo, indicando desgaste dos metais internos.

A retífica envolve a remoção do virabrequim e sua usinagem, onde é restaurado às especificações originais ou a uma medida padronizada de desgaste, garantindo que o motor volte a funcionar de maneira eficiente e balanceada.

Por que se chama virabrequim?

A origem do termo “virabrequim” tem raízes históricas. Você acredita nisso? Pois é!

A palavra vem do latim “volvere”, que significa “girar”, e “brachium”, que se refere a “braço”. Literalmente, virabrequim significa “braço que gira”.

A denominação é bastante apropriada!

Afinal, o virabrequim é o componente do motor que converte o movimento retilíneo alternado dos pistões em movimento rotativo, funcionando como os braços que, ao girar, impulsionam o veículo.

A expressão “crankshaft” em inglês tem uma base semântica similar, com “crank” referindo-se à parte do eixo que realiza a conversão de movimentos e “shaft” significando eixo ou haste.

Quanto custa arrumar o virabrequim?

O custo para arrumar um virabrequim dependerá principalmente do tipo de veículo, a extensão do dano e as taxas de mão de obra da região ou oficina escolhida. Vai de R$ 1000 a R$ 15000!

Se o dano for extenso e for necessária a substituição do virabrequim, o custo aumenta ainda mais, uma vez que os virabrequins são peças forjadas ou fundidas complexas e feitas de materiais de alta durabilidade.

Além disso, a remoção e a reinstalação do virabrequim exigem a desmontagem de grande parte do motor, aumentando os custos de mão de obra.

Para o mecânico: você deve colocar tudo na ponta do lápis no momento em que for precificar os seus serviços, ok?

Quantos km dura um virabrequim?

A durabilidade de um virabrequim está ligada à qualidade de fabricação do componente, às condições de uso do veículo e à manutenção regular do motor.

Em condições ideais de uso, onde o motor é mantido com lubrificação, o virabrequim dura tanto quanto o próprio veículo, ultrapassando com frequência a marca de 200.000 a 300.000 km.

No entanto, abusos como superaquecimento, manutenção inadequada ou uso em condições extremas acabam por reduzir essa expectativa.

A vida útil também varia dependendo se o motor é utilizado em condições  como em competições ou em ambientes com muita poeira e sujeira.

Quanto custa fazer o motor completo?

A reconstrução completa de um motor torna-se um processo caro, pois envolve a substituição ou retificação de várias peças internas, como pistões, anéis, válvulas, virabrequim e, muitas vezes, o próprio bloco do motor.

Em média, a reconstrução completa de um motor custará entre R$ 3.000 e R$ 15.000 ou mais.

Este valor aumenta no caso de motores de veículos mais caros, com um motor  mais parrudo.

A mão de obra especializada, peças de alta qualidade e garantias adicionais elevam sempre o custo final.

Qual a vida útil de um motor retificado?

Um motor retificado, quando recondicionado corretamente, tem duração comparável à de um motor novo. Muitos podem durar por mais 100.000 km ou mais, dependendo da qualidade da retificação e das práticas de manutenção subsequentes.

O sucesso de uma retificação depende de vários fatores, incluindo a extensão dos danos ao motor original, a qualidade das peças substituídas e a precisão do trabalho realizado.

A durabilidade um motor retificado também será afetada pela forma como o veículo é conduzido e mantido após a retificação. Por exemplo, motores que são submetidos a condições de funcionamento sem a manutenção adequada terão uma vida útil reduzida.

Como precificar os serviços de mecânico para virabrequim?

Mecânico, não sabe como precificar os seus serviços?

A precificação de serviços como a troca de virabrequim em uma oficina mecânica é um processo complexo, que exige do mecânico uma combinação de conhecimento técnico e compreensão de mercado.

Para estabelecer um preço justo, diversos fatores devem ser considerados. Olha só!

O primeiro passo é calcular o custo do virabrequim e quaisquer outras peças que precisarão ser substituídas durante o serviço. Além disso, deve-se considerar a disponibilidade dessas peças no mercado.

A mão de obra é um componente na precificação. Leve sempre em conta o tempo estimado para completar o serviço, que pode variar dependendo da complexidade do veículo e da experiência do profissional.

Deve-se também considerar a qualificação técnica necessária para realizar a tarefa com segurança.

Custos indiretos, como aluguel da oficina, ferramentas, equipamentos e utilidades, também devem ser contabilizados.

Esses custos, embora não diretamente ligados a um serviço específico, servem para manter a oficina funcionando e devem ser distribuídos proporcionalmente entre os serviços oferecidos.

Outra dica é pesquisar os preços praticados por outras oficinas na região. Preços muito acima ou abaixo da média do mercado afetam a competitividade e a percepção de valor do serviço pelo cliente.

Serviços adicionais, como garantia estendida ou check-up gratuito após a troca, podem justificar um preço mais elevado, desde que agreguem valor perceptível para o cliente. Ele deve ver alguma vantagem sobre este serviço agregado, ok?

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Entre as vantagens, destaca-se a organização do fluxo de trabalho. A Mecanie permite agendar serviços, controlar prazos e gerenciar ordens de serviço com facilidade, garantindo que todas as tarefas sejam executadas dentro do prazo.

Além disso, o sistema oferece um módulo de gestão de estoques, que serve para manter o controle de peças e insumos, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

A comunicação com os clientes também é beneficiada. A Mecanie proporciona um canal direto sobre o status dos serviços, orçamentos e recomendações de manutenção, melhorando a experiência do cliente.

Por fim, o Mecanie inclui ferramentas de análise e relatórios, permitindo aos gestores de oficinas acompanhar o desempenho do negócio, identificar tendências e tomar decisões baseadas em dados concretos.

Essa visão estratégica é, inclusive, a base para o crescimento e sucesso no competitivo mercado de serviços automotivos.

O que está esperando para vir nos conhecer?

 

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