Tara, lotação e peso bruto total | O que são, cálculo e diferenças
Você sabe quais são as principais diferenças entre tara, lotação e peso bruto total?
Profissionais que atuam em oficinas mecânicas enfrentam dúvidas relacionadas às diferenças entre os conceitos de Tara, Lotação e Peso Bruto Total.
Esses termos servem para o entendimento do funcionamento e regulamentação de veículos, principalmente quando se trata de manutenção e reparos.
A “Tara” refere-se ao peso vazio de um veículo, ou seja, o peso do veículo sem passageiros, carga ou qualquer tipo de carga adicional. Serve para a determinação da capacidade de carga que um veículo transporta com segurança.
A “Lotação” é o número máximo de passageiros que um veículo pode transportar, de acordo com sua capacidade de assentos. Conhecer a lotação servirá para a segurança dos ocupantes e cumprir as regulamentações de trânsito.
O “Peso Bruto Total” é o peso máximo permitido para um veículo, incluindo sua própria Tara, carga, passageiros e qualquer carga adicional. Exceder o Peso Bruto Total resulta, inclusive em multas.
Neste artigo, nós da Mecanie falaremos um pouco mais sobre tara, lotação e peso bruto total. Vem conosco.
O que é tara e lotação?
A “tara” e a “lotação” são conceitos relacionados a veículos e transportes utilizados em regulamentações de trânsito e na indústria automotiva.
A “tara” de um veículo refere-se ao seu peso vazio, ou seja, o peso do veículo sem a presença de carga, passageiros ou qualquer tipo de carga adicional.
Em outras palavras, é o peso da estrutura básica do veículo, incluindo o chassi, carroceria e componentes, como o motor e a transmissão. A tara determina a capacidade de carga que um veículo pode transportar com segurança, uma vez que serve como ponto de partida para o cálculo do Peso Bruto Total.
A “lotação”, por outro lado, é o número máximo de passageiros que um veículo pode transportar, de acordo com a sua capacidade de assentos. Este número é definido com base no design e na disposição dos bancos do veículo.
O que é o peso bruto total?
O “peso bruto total” (PBT) é uma medida que representa o peso máximo permitido para um veículo, incluindo sua própria tara, carga, passageiros e qualquer carga adicional.
Em termos simples, é o peso total que um veículo suporta com segurança sem exceder os limites estabelecidos pelas regulamentações de trânsito.
O PBT é uma especificação importante para segurança nas estradas, evitando sobrecarga que danificam o veículo, representando um risco para a segurança.
Como calcular o peso bruto total, tara e lotação?
O cálculo do Peso Bruto Total, da tara e da lotação de um veículo pode ser realizado seguindo algumas etapas:
Tara (T)
A tara é informada no manual do proprietário do veículo ou na placa de identificação. Caso não esteja disponível, é possível pesar o veículo em uma balança apropriada, com o tanque de combustível vazio e nenhum passageiro ou carga a bordo. A tara é o resultado deste peso.
Lotação (L)
A lotação é o número máximo de passageiros que o veículo pode transportar, conforme determinado pelo projeto e layout dos assentos. Essa informação também é encontrada no manual do proprietário.
Peso Bruto Total (PBT)
Para calcular o PBT, some a tara (T) ao peso dos passageiros (P) e à carga (C). A fórmula é: PBT = T + P + C. Certifique-se de que o peso dos passageiros e da carga esteja dentro dos limites estabelecidos pelas regulamentações de trânsito.
Exemplos de tara, lotação e peso bruto total
Para entender melhor os conceitos de Tara, Lotação e Peso Bruto Total (PBT), forneceremos exemplos práticos que ilustram esses termos em diferentes contextos:
Exemplo de tara (T)
Imagine um veículo utilitário esportivo (SUV) com um peso total de 2.000 quilogramas (kg).
Se esvaziarmos completamente o tanque de combustível, retirarmos todos os passageiros, bagagens e carga adicional, o peso restante do veículo, incluindo a estrutura básica, o motor e os componentes, é a sua tara.
Suponhamos que, após todas essas subtrações, a tara do SUV seja de 1.600 kg.
Exemplo de lotação (L)
Agora, considere um ônibus de turismo com 40 assentos disponíveis para passageiros.
O número máximo de passageiros que podem ser transportados nesse ônibus é 40. Portanto, a lotação deste ônibus é de 40 passageiros, conforme determinado pela capacidade de assentos do veículo.
Exemplo de peso bruto total (PBT)
Suponha que tenhamos um caminhão de entrega que possui uma tara de 3.000 kg.
Esse caminhão é projetado para transportar carga, e sua capacidade de carga é de 5.000 kg. Para calcular o PBT, somamos a tara (3.000 kg) à capacidade de carga (5.000 kg), resultando em um PBT de 8.000 kg.
Dessa forma, significa que o caminhão pode transportar até 8.000 kg de carga, incluindo sua própria tara.
Sistema para oficina mecânica
Já pensou em utilizar um sistema para oficina mecânica? A Mecanie poderá te ajudar!
Contar com um sistema para oficina mecânica, como a Mecanie, traz inúmeros benefícios.
Primeiramente, nosso software centraliza dados, facilitando o acesso e a gestão da informação.
Dessa forma, significa que todas as informações importantes estão em um único lugar, tornando todo o processo de gerenciamento do negócio mais simples.
A emissão de nota fiscal se torna simplificada.
Além disso, o controle de estoque se torna mais preciso, evitando excesso ou faltas de peças.
A gestão de equipes também é otimizada, permitindo um melhor acompanhamento da produtividade.
Outra vantagem é o histórico de clientes, que ajuda na personalização do atendimento e fidelização.
As ordens de serviços são gerenciadas centralizadas, garantindo que todos os procedimentos sejam realizados e registrados corretamente.
O que está esperando para vir conhecer todas as funcionalidades da Mecanie para ajudar sua empresa na gestão de oficina mecânica?
Quais as principais diferenças entre Tara, Lotação e Peso Bruto Total?
Embora a Tara, Lotação e Peso Bruto Total estejam relacionados à capacidade e peso dos veículos, existem diferenças entre esses conceitos.
Tara (T):
- A tara representa o peso vazio de um veículo, incluindo sua estrutura básica, motor e outros componentes, excluindo qualquer carga, passageiros ou peso adicional.
- É uma medida fixa para um veículo específico e não muda, a menos que ocorram modificações no veículo.
- A tara é importante para determinar a capacidade de carga disponível para transportar carga e passageiros com segurança.
Lotação (L):
- A lotação se refere ao número máximo de passageiros que um veículo pode transportar com base na disposição de seus assentos e no projeto do veículo.
- É uma medida que varia segundo o veículo e seu layout de assentos, mudando para cada modelo.
- A lotação assegura a segurança dos ocupantes e o cumprimento das regulamentações de trânsito.
Peso Bruto Total (PBT):
- O PBT é o peso máximo permitido para um veículo, incluindo sua tara, carga, passageiros e qualquer carga adicional.
- É uma medida que indica a capacidade total de um veículo, incluindo a carga transportada com segurança, levando em consideração sua estrutura e componentes.
- O PBT garante a segurança nas estradas, evitando sobrecarga que danifica o veículo.
Quando vou usar Tara, Lotação e Peso Bruto Total?
O conhecimento sobre Tara, Lotação e Peso Bruto Total (PBT) servirá para diversos contextos relacionados a veículos, segurança rodoviária e conformidade com regulamentações de trânsito.
Por isso, você aplicará cada um dos conceitos nos pontos abaixo:
Tara (T):
- A Tara é usada ao determinar a capacidade de carga de um veículo, ou seja, quanto peso pode transportar além de sua estrutura básica, motor e componentes.
- Atua ao carregar e descarregar veículos de transporte, como caminhões e vans, para garantir que o peso da carga não exceda os limites legais e de segurança.
- Também é utilizada ao calcular o Peso Bruto Total (PBT) de um veículo, que inclui a tara e a capacidade de carga.
Lotação (L):
- A Lotação atuará determinar o número máximo de passageiros que um veículo transporta com segurança.
- É aplicada em ônibus, vans, carros de passeio e veículos de transporte público.
- A lotação evita sobrecarga de passageiros.
Peso Bruto Total (PBT):
- O Peso Bruto Total (PBT) é usado para determinar o peso máximo permitido para um veículo, incluindo sua tara, carga, passageiros e qualquer carga adicional.
- É fundamental para verificar se um veículo está operando dentro dos limites legais de peso e para evitar sobrecargas que podem danificar o veículo e representar um risco para a segurança nas estradas.
- O PBT é aplicado em veículos de carga, transporte público, veículos pessoais e comerciais.
Por que saber sobre Tara, Lotação e Peso Bruto Total?
O conhecimento sobre Tara, Lotação e Peso Bruto Total é muito benéfico. Confira, abaixo, os principais motivos:
Segurança nas estradas:
Saber esses conceitos assegura que veículos não estejam sobrecarregados, afetando, assim, a estabilidade, a dirigibilidade e a capacidade de frenagem, colocando em risco a segurança nas estradas.
Conformidade regulatória:
Conhecer esses termos servirá para cumprir as regulamentações de trânsito locais e nacionais, que estabelecem limites para tara, lotação e PBT. O não cumprimento dessas regulamentações resulta, assim, em multas e penalidades.
Manutenção de veículos:
Profissionais de manutenção e oficinas mecânicas precisam compreender esses conceitos, assegurando que os veículos sejam inspecionados, reparados e mantidos conforme os padrões de segurança.
Transporte:
Entender a tara e o PBT é a base para transportadores e empresas de logística, possibilitando, assim, otimizar as cargas e evitar custos desnecessários de combustível e desgaste de veículos.
Segurança de passageiros:
A lotação correta garantirá a segurança e o conforto dos passageiros em veículos de transporte público e de passeio, evitando superlotação.
E, claro, por fim, conhecer a tara e o PBT ajuda a evitar danos estruturais ao veículo, como suspensão e freios sobrecarregados.
E então, mais alguma dúvida sobre as diferenças entre tara, lotação e peso bruto total?