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Qual a diferença da sonda lambda pré e pós | As 15 principais!

Qual a diferença da sonda lambda pré e pós? Muitos mecânicos, especialmente aqueles que estão iniciando na profissão, ainda não têm clareza sobre as principais diferenças entre a sonda lambda pré-catalisador (pré) e pós-catalisador (pós).

Essas sondas, apesar de possuírem funções semelhantes em monitorar os níveis de oxigênio, têm objetivos e posições distintos no sistema de escape. O desconhecimento sobre essa diferenciação leva, assim, a diagnósticos equivocados e, consequentemente, a serviços inadequados.

E nem precisamos explicar o quanto isso impacta na experiência dos clientes e os afastam da sua oficina mecânica, não é?

Se você, leitor, está buscando aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema e quer entender a relevância e especificidade de cada tipo de sonda lambda, está no lugar certo! Em nosso conteúdo, detalharemos as características, funções e particularidades de cada uma delas.

Vem com a Mecanie e confira o guia completo que separamos sobre as principais diferenças entre sonda lambda!

1. Localização na tubulação de escape

Sonda lambda pré: Também conhecida como sonda lambda de controle ou primária, está localizada antes do catalisador, ou seja, mais próxima do coletor de escape. Esta posição permite que ela meça diretamente a concentração de oxigênio nos gases de escape que saem do motor, antes de qualquer tratamento pelo catalisador.

Sonda lambda pós: Localizada após o catalisador, por vezes chamada de sonda lambda de diagnóstico ou secundária, tem a função de monitorar a eficiência do catalisador, verifica se o catalisador está fazendo seu trabalho de converter gases tóxicos em substâncias menos prejudiciais.

2. Momento de leitura dos gases de escape

Sonda lambda pré: Lê diretamente os gases que saem do motor, dando uma ideia clara do que está acontecendo durante a combustão. Se há muito oxigênio presente, indica uma mistura pobre (mais ar do que o necessário), e se há pouco oxigênio, indica uma mistura rica (mais combustível do que o necessário).

Sonda lambda pós: Lê os gases após terem passado pelo catalisador. A diferença na concentração de oxigênio entre a sonda pré e a pós indica o quão “produtivo” é o catalisador em converter os gases tóxicos.

3. Finalidade principal

Sonda lambda pré: Sua principal função é informar a unidade de controle do motor (ECU) sobre a mistura de ar/combustível, para que ela possa fazer ajustes e manter a mistura o mais próximo possível da ideal (geralmente em torno de 14,7:1 para gasolina).

Sonda lambda pós: A função  desta sonda é monitorar a eficiência do catalisador. Se o catalisador não estiver funcionando corretamente, haverá pouca ou nenhuma mudança na concentração de oxigênio entre a sonda pré e pós, acionando, assim, uma luz de advertência no painel do veículo.

4. Sinal elétrico produzido

Sonda lambda pré: Geralmente, é uma sonda do tipo zircônia, que produz uma voltagem variável dependendo da concentração de oxigênio nos gases de escape. A voltagem varia, geralmente entre 0 e 1 volt, sendo que uma voltagem baixa indica uma mistura pobre e uma alta indica uma mistura rica.

Sonda lambda pós: Enquanto algumas sondas pós-catalisador ainda usam a tecnologia de zircônia, muitos veículos estão equipados com sondas do tipo titânia, que alteram sua resistência em resposta à concentração de oxigênio, em vez de produzir uma voltagem variável. A ECU então interpreta essa resistência para determinar a capacidade do catalisador.

5. Faixa de medição

Sonda lambda pré: A principal função da sonda lambda pré é determinar a relação exata de ar/combustível na mistura que entra no motor. Sua faixa de medição é projetada para detectar variações sutis nessa mistura, permitindo que a unidade de controle do motor (ECU) ajuste a injeção de combustível em tempo real.

Sonda lambda pós: Esta sonda está mais preocupada com o catalisador. Por isso, sua faixa de medição não é tão sensível às pequenas flutuações da relação ar/combustível, mas sim à presença de oxigênio após a ação do catalisador.

6. Sensibilidade a variações de mistura

Sonda lambda pré: Devido à sua função primária de ajudar a ECU a ajustar a mistura de ar/combustível, é altamente sensível a variações. Uma pequena alteração na relação pode resultar em mudanças significativas na voltagem ou resistência produzida pelo sensor.

Sonda lambda pós: Sua sensibilidade é menor em relação às variações da mistura, pois seu principal objetivo é monitorar o desempenho do catalisador. Ela detecta a quantidade de oxigênio após o processo de conversão, ajudando a determinar se o catalisador está funcionando corretamente.

7. Faixa de temperatura de operação

Sonda lambda pré: Por estar posicionada mais próxima ao motor, a sonda pré opera em uma faixa de temperatura mais alta, pois é exposta diretamente aos gases de escape quentes vindos da combustão. Sua operação requer que alcance rapidamente uma temperatura operacional ideal.

Sonda lambda pós: Opera em uma faixa de temperatura ligeiramente mais baixa. O catalisador já terá reduzido uma parte significativa do calor dos gases de escape até o momento em que eles alcancem a sonda pós.

8. Design interno

Sonda lambda pré: Geralmente, utiliza uma cerâmica de zircônia, que tem a capacidade de gerar uma voltagem quando exposta a diferentes concentrações de oxigênio. Essa característica a torna altamente sensível às variações na mistura de ar/combustível.

Sonda lambda pós: Embora algumas possam ainda usar zircônia, é comum encontrar sondas pós com titânia. Estes sensores mudam sua resistência em resposta à concentração de oxigênio, sendo mais indicados para avaliar como está o funcionamento do catalisador.

9. Resistência a depósitos de carbono

Sonda lambda pré: Fica exposta diretamente aos gases de escape que saem do motor. Dessa forma, é possível acumular depósitos de carbono mais rapidamente, especialmente se o motor não estiver queimando o combustível de forma eficiente. Esse acúmulo afeta sua precisão e longevidade.

Sonda lambda pós: Por estar depois do catalisador, é menos suscetível a depósitos de carbono, já que muitos dos compostos que causariam esse acúmulo foram convertidos ou filtrados pelo catalisador.

10. Sensibilidade a vazamentos no escapamento

Sonda lambda pré: Vazamentos no sistema de escapamento que ocorrem antes desta sonda afetam diretamente sua leitura. A entrada de ar extra devido a um vazamento faz com que o sensor interprete erroneamente que o motor está operando com uma mistura pobre, levando a ECU a fazer ajustes inadequados.

Sonda lambda pós: Também é afetada por vazamentos, mas de uma maneira diferente. Se houver um vazamento entre o catalisador e a sonda pós, faz com que esta sonda detecte níveis mais altos de oxigênio do que o normal.

11. Impacto no catalisador

A principal função da sonda pré-catalisador é ajudar o módulo de controle do motor a ajustar a mistura ar-combustível para otimizar a combustão. Por sua vez, minimiza a produção de poluentes nocivos.

Enquanto isso, a sonda pós-catalisador monitora o catalisador, garantindo que esteja reduzindo os poluentes como projetado.

12. Precisão na medição de oxigênio

A sonda lambda pré-catalisador é projetada para ser extremamente precisa na detecção das variações nos níveis de oxigênio dos gases de escape. Esta precisão possibilita que a unidade de controle do motor faça ajustes rápidos e precisos na mistura ar-combustível.

A sonda pós-catalisador, por outro lado, não requer a mesma precisão que a sonda pré, já que sua principal função é verificar se o catalisador está funcionando corretamente e não regular diretamente a mistura ar-combustível.

13. Tensão de saída em funcionamento ideal

A tensão de saída da sonda lambda varia de acordo com o nível de oxigênio detectado nos gases de escape. Em uma mistura ar-combustível ideal (estoequiométrica), a sonda lambda pré-catalisador geralmente tem uma tensão de saída oscilante entre 0,1 e 0,9 volts. Quando a mistura está rica (muito combustível), a tensão tende a ser alta, e quando está pobre (muito ar), tende a ser mais baixa.

A sonda lambda pós-catalisador, em um sistema de funcionamento ideal, terá uma tensão de saída mais estável, indicando que o catalisador está fazendo seu trabalho e os níveis de oxigênio após o catalisador são consistentes.

14. Utilização em veículos

A maioria dos veículos modernos equipados com sistemas de injeção eletrônica e catalisadores usa tanto sondas lambda pré quanto pós-catalisador. O sensor pré-catalisador otimiza a mistura ar-combustível e garante uma combustão adequada.

Enquanto isso, o sensor pós-catalisador serve para monitorar a saúde e a eficiência do catalisador. Em alguns veículos mais antigos ou mais simples, pode haver apenas a sonda pré-catalisador.

15. Uso em sistemas de controle de emissões

A sonda lambda pré-catalisador ajuda o veículo a minimizar suas emissões ao garantir que o motor esteja queimando o combustível da forma mais reduzida (sem perder a qualidade do veículo) possível. Ao ajustar rapidamente a mistura ar-combustível, os poluentes nocivos gerados durante a combustão ineficiente são reduzidos.

O sensor pós-catalisador, por sua vez, garante que o catalisador – no controle de emissões – esteja funcionando corretamente. Se o catalisador falhar ou se tornar “problemático”, a sonda pós-catalisador irá detectar isso e pode acionar uma luz de advertência no painel do veículo, alertando o motorista para o problema.

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E então, já deu para ter uma ideia das principais diferenças entre sonda lambda pré e pós?

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, comente conosco para podermos te ajudar! E, claro, não esqueça de conhecer mais artigos do nosso blog, tem muito conteúdo de mecânica destinado a mecânicos.

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