Skip to content
sonda lambda com defeito sintomas sinais

Como saber se a sonda lambda está com defeito | Sinais e sintomas

Mecânico, você sabe como identificar uma sonda lambda com defeito? A sonda lambda, uma componente que, para muitos, parece pequena em tamanho, carrega uma importância enorme para o funcionamento do automóvel.

Situada no sistema de escape, torna-se responsável por monitorar os níveis de oxigênio nos gases de escape, ajudando o sistema de injeção eletrônica a regular a mistura de ar e combustível. Quando em perfeitas condições, contribui para uma combustão ecológica, economia de combustível e emissões reduzidas de poluentes.

A falha ou mau funcionamento da sonda lambda compromete não apenas o desempenho do veículo, mas também sua saúde ambiental e econômica. E aqui entra a relevância da atenção: saiba reconhecer quando essa peça está com problemas. Ignorar os sinais acarreta, como consequência, em custos mais altos de reparo, desempenho comprometido e impactos negativos ao meio ambiente.

Mas, como saber se sua sonda lambda está com defeito? No decorrer deste artigo, nós da Mecanie separamos uma lista de sintomas que podem indicar problemas. Portanto, continue a leitura conosco!

Quais sinais de sonda lambda com defeito e problema?

A sonda lambda, ou sensor de oxigênio, desempenha um papel fundamental no gerenciamento do sistema de combustível de um veículo. Quando funciona corretamente, ajuda a garantir uma operação eficiente do motor. No entanto, quando falha, pode manifestar-se de várias maneiras. Aqui estão alguns sintomas comuns que indicam que a sonda lambda pode estar com defeito.

1. Luz de advertência do motor acesa

Um dos primeiros e mais óbvios sinais de um problema com a sonda lambda é a iluminação da luz de advertência do motor no painel de instrumentos. Muitos sistemas de gerenciamento de motores monitoram continuamente o desempenho da sonda lambda.

Se detectarem leituras inconsistentes ou fora da faixa normal, a luz de advertência do motor é ativada para alertar o motorista.

2. Diminuição na economia de combustível

A sonda lambda ajuda o computador do carro a regular a mistura de ar e combustível, assegurando a combustão mais adequada possível. Se a sonda estiver com defeito, o sistema pode não ajustar corretamente essa mistura.

Como resultado, o motor pode consumir mais combustível do que o necessário, levando a uma notável diminuição na economia de combustível.

3. Emissões de escape anormalmente altas

Uma das principais funções da sonda lambda é monitorar e controlar as emissões de escape. Uma sonda defeituosa resulta em uma mistura de combustível rica (muito combustível em relação ao ar), que não queima corretamente.

Deste modo, resulta em maiores emissões de poluentes como o monóxido de carbono. Se você perceber um aumento no odor dos gases de escape ou se seu veículo falhar em um teste de emissões, pode ser um sinal de uma sonda lambda falhando!

4. Marcha lenta instável

A sonda lambda também influencia o funcionamento do motor em marcha lenta. Quando está com defeito, envia informações incorretas ao módulo de controle do motor, fazendo com que ajuste inadequadamente a mistura de ar/combustível.

Leva, assim, a uma marcha lenta irregular ou oscilante, onde as rotações do motor sobem e descem sem razão aparente.

5. Perda de potência

Um sensor de oxigênio com defeito afetará adversamente o desempenho geral do motor. Como a sonda influencia a mistura de ar e combustível, um sensor defeituoso ocasiona em uma mistura pobre (muito ar em relação ao combustível) ou rica.

Ambas as condições causam falhas no motor, hesitação durante a aceleração e uma sensação geral de perda de potência. Se o veículo não responde como antes quando você pisa no acelerador, é um indicativo de um problema na sonda lambda.

6. Aquecimento excessivo do catalisador

O catalisador é  responsável por converter gases nocivos em substâncias menos prejudiciais antes de serem expelidos. Uma sonda lambda com defeito enviará leituras incorretas ao módulo de controle do motor.

Uma mistura rica, em particular, leva à combustão incompleta, fazendo com que o combustível não queimado entre no catalisador. Por sua vez, causa um aumento na temperatura do catalisador, podendo levá-lo a superaquecer, danificar e até mesmo derreter componentes internos.

7. Problemas de partida a frio

A sonda lambda também serve para ajustar a mistura de ar/combustível, especialmente durante a partida a frio, quando o motor requer uma mistura mais rica para iniciar.

Se a sonda estiver com defeito e não transmitir as informações corretas, o módulo de controle não fornecerá a quantidade adequada de combustível. Causando, assim, problemas na partida, fazendo com que o veículo demore mais para ligar ou necessite de várias tentativas.

8. Ralenti irregular

Também conhecido como marcha lenta, o ralenti refere-se ao estado operacional do motor quando está em repouso e não está sendo acelerado.

9. Engasgos durante a aceleração

Quando a sonda lambda defeituosa está com defeitos, leva a hesitações ou “engasgos” quando o acelerador é pressionado. O motor pode não responder prontamente, ou pode fazê-lo de maneira brusca, criando uma sensação de solavancos. Esse comportamento não apenas compromete a desempenho do veículo, mas também tornam-se perigosos em situações de tráfego intenso.

10. Aumento no consumo de combustível

Um dos sintomas mais perceptíveis de uma sonda lambda defeituosa é um aumento no consumo de combustível.

11. Cheiro de combustível no escape

Este excesso de combustível, por não ser completamente queimado na câmara de combustão, acaba por ser expelido pelo sistema de escape.

Neste caso, é facilmente identificável pelo cheiro distinto de combustível não queimado que sai do tubo de escape. Além de ser um sinal claro de que algo está errado, isso também é prejudicial para o meio ambiente, emitindo poluentes em excesso.

12. Falhas nas leituras do Scanner OBD-II

Os veículos modernos estão equipados com um sistema OBD (On-Board Diagnostics), que monitora constantemente o desempenho do motor e outros sistemas.

O que isso quer dizer? Se a sonda lambda estiver defeituosa, o sistema OBD registra códigos de falha específicos relacionados ao sensor. Ao conectar um scanner OBD-II ao veículo, é possível identificar esses códigos de erro, que indicam problemas na leitura ou na performance da sonda lambda.

Vale notar que enquanto alguns códigos podem apontar diretamente para o sensor, outros são o resultado de leituras errôneas causadas por uma sonda defeituosa.

13. Problemas de desempenho em marcha lenta

Quando o veículo está em marcha lenta (ou ralenti), o motor deve operar de maneira suave e consistente.  Os sintomas incluem variações nas RPMs e uma sensação geral de que o motor não está operando conforme deveria.

14. Ruídos anormais no escapamento

Além dos problemas relacionados à mistura de combustível, tem-se impactos na eficiência do catalisador. Como resultado, pode-se formar excesso de pressão ou calor no sistema de escape.

Esse fenômeno resulta em ruídos anormais, como estalidos ou batidas, que são audíveis vindo do tubo de escape ou do próprio catalisador. Estes ruídos são muitas vezes um sintoma de que o catalisador está sendo sobrecarregado devido à operação inadequada da sonda lambda.

Sistema para oficina mecânica

Ei, mecânico! Já pensou em usar o sistema para oficina mecânica da Mecnie? Por meio dele, você pode emitir notas fiscais, centralizar os serviços, finanças, contabilidade e até mesmo as ordens de trabalho!

O que está esperando para nos conhecer e conferir como podemos te ajudar a aumentar a sua produtividade e melhorar a gestão?

O que provoca a queima da sonda lambda?

A queima ou falha da sonda lambda pode ser causada por vários aspectos diferentes. Nossa equipe separou os principais deles:

  • Contaminantes no combustível: A presença de chumbo, silício ou fósforo no combustível deposita-se na sonda, interferindo na sua capacidade de ler corretamente os níveis de oxigênio.
  • Óleo ou aditivos do motor: Se o óleo do motor ou aditivos contendo silício ou fósforo entrarem em contato com a sonda lambda, podem causar a sua falha.
  • Combustão incompleta: Uma mistura de ar/combustível muito rica ou muito pobre leva a combustão incompleta, fazendo, assim, com que resíduos de combustível não queimado entrem em contato com a sonda e a danifiquem.
  • Temperaturas excessivas: Operar o sensor em temperaturas muito altas, frequentemente causadas por condições de combustão pobres ou falhas no sistema de refrigeração,danificando o componente.

O que acontece se andar com a sonda lambda desligada?

Andar com a sonda lambda desligada ou com seu funcionamento comprometido apresenta várias consequências para o veículo. E você, mecânico, deve alertar o seu cliente sobre isso:

  • Desempenho comprometido: O computador de bordo do carro usa as informações da sonda lambda para ajustar a mistura ar/combustível. Se a sonda estiver desligada, o sistema não ajustará corretamente essa mistura.
  • Aumento no consumo de combustível: Uma vez que o computador não está recebendo informações precisas sobre os níveis de oxigênio, o motor começa operar com uma mistura rica, resultando em consumo excessivo de combustível.
  • Emissões aumentadas: Com a sonda lambda desligada, o motor não queima o combustível completamente, levando a emissões mais elevadas de poluentes.
  • Possível dano ao catalisador: A operação contínua com uma sonda lambda com defeito ou sem funcionar, levará ao superaquecimento e falha do conversor catalítico.

E então, tem mais alguma dúvida sobre a sonda lambda com defeito? Comente conosco e, claro, não esqueça de compartilhar este conteúdo para mais mecânicos que possam se interessar sobre o assunto!

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros