Como funciona a sonda lambda? Como destravar, resetar e testar com multímetro
Como funciona a sonda lambda? Essa é uma dúvida muito presente nas oficinas mecânicas e no dia a dia de mecânicos autônomos.
A sonda lambda, chamada por alguns especialistas pelo termo sensor de oxigênio, é um componente que desempenha um papel muito importante no sistema de controle de emissões.
Afinal, esta pequena peça é responsável por monitorar a quantidade de oxigênio nos gases de escape do veículo. Com base nessas leituras, o sistema de injeção eletrônica ajusta a mistura ar-combustível para garantir uma combustão melhor, a fim de reduzir as emissões poluentes e melhorar o consumo do combustível.
A sonda lambda contribui, assim, para o desempenho do motor e para a saúde ambiental. Por ser um elemento técnico, não é de se surpreender que muitos leitores mecânicos tenham dúvidas sobre suas funções e sua importância no funcionamento geral de um veículo.
Enfim, se você quer saber mais sobre como funciona a sonda lambda, convidamos a vir conhecer nosso conteúdo sobre ela! Um guia completo que vai te ensinar a destravar, resetar, testar e muito mais! Venha com a Mecanie.
O que é sonda lambda?
A sonda lambda, para o mecânico iniciante, parece apenas mais uma peça dentro do complexo mundo automotivo.
No entanto, essa pequena peça desempenha um papel super importante quando se fala do funcionamento do automóvel,também é ambientalmente responsável de um veículo.
Também conhecida como sensor de oxigênio, a sonda lambda está geralmente localizada no coletor de escape ou logo após. Seu principal papel é monitorar a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape do veículo. Através desta monitorização, o sensor fornece informações à unidade de controle do motor, que ajusta a mistura ar-combustível para garantir uma melhor combustão.
Para que serve os 4 fios da sonda lambda?
Ao observar uma sonda lambda, um mecânico iniciante acaba se questionando sobre a necessidade dos quatro fios conectados a ela. Cada fio tem uma função e justamente por isso separamos um resumo sobre eles:
- Fio do sinal: Este é o fio principal que envia o sinal da sonda lambda para a unidade de controle do motor, indicando a quantidade de oxigênio detectada nos gases de escape.
- Fio terra (ou de retorno): Ele garante uma conexão elétrica aterrada, permitindo que o sensor funcione corretamente e forneça leituras precisas.
- Fios do aquecedor: A maioria das sondas lambda modernas possui um elemento de aquecimento interno, e estes dois fios (normalmente são dois, mas pode variar) são responsáveis por fornecer a energia necessária para este aquecedor. O aquecimento permite que a sonda alcance rapidamente sua temperatura de operação ideal, mesmo em climas frios ou logo após o motor ser ligado.
Quais as funções da sonda lambda?
Agora que já entendemos o que é a sonda lambda e a finalidade de seus fios, que tal falarmos mais sobre para que serve a sonda lambda?
- Regulação da mistura ar-combustível: A principal função da sonda lambda é fornecer feedback à unidade de controle do motor sobre a quantidade de oxigênio nos gases de escape. Com base nesta informação, a unidade ajusta a mistura ar-combustível para garantir que o motor queime o combustível de maneira mais ecológica possível. Uma combustão ecológica, deste modo, significa menos poluentes e melhor economia de combustível.
- Monitorização da eficiência do catalisador: Em sistemas que usam uma segunda sonda lambda (pós-catalisador), esta peça verifica a eficiência do catalisador. Comparando as leituras das sondas pré e pós-catalisador, o sistema determina se o catalisador está reduzindo os poluentes como projetado.
- Redução de emissões poluentes: Ao garantir uma proporção ideal de ar para combustível na combustão, estará minimizando a produção de poluentes nocivos, como monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. Contribuindo, assim, para a redução da pegada ambiental de um veículo.
Como funciona a sonda lambda?
A sonda lambda faz parte do sistema de controle de emissões de um veículo. Torna-se, assim, responsável por monitorar a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape do veículo, enviando esta informação para a unidade de controle do motor (ECU). A ECU, então, usa essa informação para ajustar a mistura ar-combustível.
Para entender melhor, saiba que uma mistura ar-combustível ideal minimiza as emissões poluentes. Se a mistura estiver muito rica (muito combustível em relação ao ar), haverá um excesso de combustível que não é queimado, levando a emissões poluentes e consumo excessivo.
Enquanto isso, se estiver muito pobre (muito ar em relação ao combustível), o motor não funciona corretamente e sua performance acaba sendo afetada.
A sonda lambda é tipicamente localizada no coletor de escape e é construída com um elemento cerâmico sensível ao oxigênio. Quando a quantidade de oxigênio varia nos gases de escape, provoca uma diferença de tensão no sensor. Esta diferença de tensão é então enviada à ECU, que interpreta a informação e faz os ajustes necessários na injeção de combustível.
Há diferentes tipos de sondas lambda: as de um fio, que apenas sinalizam se a mistura está rica ou pobre; e as de banda larga, que fornecem uma leitura mais precisa sobre a quantidade exata de oxigênio nos gases de escape.
Como destravar sonda lambda?
O termo “destravar” no contexto de sonda lambda geralmente refere-se ao processo de remoção do sensor que pode ter ficado preso ou “travado” no coletor de escape ou no tubo de escape devido à oxidação, acúmulo de resíduos ou outros fatores. Para o mecânico iniciante, é fundamental saber como destravar a sonda lambda corretamente para evitar danos ao sensor ou ao veículo. Seguem os passos básicos:
- Preparação: Antes de começar, assegure-se de que o motor do veículo esteja frio. Trabalhar em um motor quente é perigoso, pois causa queimaduras ou outros acidentes.
- Localize o sensor: Dependendo do modelo e marca do veículo, a sonda lambda está localizada em diferentes lugares. No entanto, geralmente se situa no coletor de escape ou próximo a ele.
- Use lubrificante: Aplique um lubrificante penetrante ao redor da base da sonda lambda. Assim, ajudará a soltar quaisquer resíduos ou oxidação que possam estar fazendo o sensor ficar preso.
- Remoção com a ferramenta correta: Utilize uma chave de sonda lambda ou uma chave de caixa adequada para remover o sensor. Gire no sentido anti-horário para soltar o sensor. Evite usar muita força, pois o excesso de forma danifica o sensor ou os fios conectados a ele.
- Caso esteja muito preso: Se o sensor estiver realmente travado e resistir à remoção, torna-se necessário aplicar calor na área ao redor dele usando um maçarico. O calor fará com que o metal se expanda, facilitando a remoção.
- Instalação: Se estiver substituindo a sonda lambda, certifique-se de instalar a nova corretamente, apertando-a com a torque recomendada.
Como resetar sonda lambda?
Em algumas situações, a sonda apresenta leituras errôneas devido a falhas temporárias. Nesses casos, resetar a sonda acaba sendo uma solução. Veja como fazer isso:
- Desconecte a bateria: O primeiro passo é desconectar o terminal negativo (-) da bateria do veículo. Assim sendo, interrompe o fornecimento de energia para todos os sistemas elétricos, incluindo a sonda lambda e a ECU (Unidade de Controle Eletrônico). Ao fazer isso, você estará efetivamente resetando as configurações e leituras da sonda.
- Aguarde: Após desconectar a bateria, aguarde cerca de 15 a 20 minutos. Esse período permitirá que todos os módulos e sensores, incluindo a sonda lambda, percam a energia residual e sejam resetados.
- Reconecte a bateria: Passado o tempo de espera, reconecte o terminal negativo da bateria.
- Ligue o veículo: Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta por alguns minutos. Esse processo permite que a ECU leia novamente os valores da sonda lambda e faça os ajustes necessários na mistura ar-combustível.
- Verifique: Se o motivo do reset era uma luz de aviso no painel (por exemplo, a luz do motor), verifique se ela foi desligada. Se a luz continuar acesa, faça uma análise mais detalhada em outras partes.
Como testar sonda lambda com multimetro?
Testar a sonda lambda garante seu correto funcionamento. Usar um multímetro é uma das maneiras mais comuns de fazer isso. Mas, como usar multímetro para testar a sonda lambda? Confira, abaixo, as dicas da Mecanie.
- Preparação: Garanta que o motor esteja desligado e frio. Localize a sonda lambda.
- Desconecte a sonda: Desconecte o conector elétrico da sonda lambda. Teste diretamente os pinos do sensor.
- Configure o multímetro: Para a maioria dos testes, você vai querer configurar o multímetro na configuração de ohm (resistência). Porém, se você for verificar a tensão, ajuste-o para a escala de milivolts.
- Teste de resistência: Com o multímetro na configuração de ohm, meça a resistência entre os terminais do aquecedor da sonda lambda (geralmente são dois fios da mesma cor). Consulte o manual do veículo ou especificações do fabricante para saber a resistência ideal. Se a resistência estiver fora das especificações, pode ser que esteja com defeito.
- Teste de tensão: Ligue o veículo e deixe-o aquecer até a temperatura de operação. Com o multímetro configurado para milivolts, meça a tensão entre os fios de sinal da sonda lambda. Para sondas lambda de banda estreita, a tensão deve oscilar entre aproximadamente 0,1 a 0,9 volts.
- Observe as oscilações: Uma sonda lambda saudável terá oscilações constantes entre os valores alto e baixo.
- Reconecte tudo: Após realizar os testes, reconecte a sonda lambda e quaisquer outros componentes que possam ter sido desconectados.
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Chegamos ao fim! E então, já deu para entender como funciona a sonda lambda? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, comente conosco!