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Retífica de Cabeçote | Como fazer, preços, vale a pena?

Mecânico, você sabe o que é retífica do cabeçote e como fazer?

A retífica do cabeçote é um procedimento que os mecânicos precisam entender para oferecer serviços relacionados ao motor.

Basicamente, esse processo envolve a restauração e o ajuste do cabeçote do motor, responsável por selar as câmaras de combustão e garantir o correto funcionamento.

A retífica do cabeçote tem como objetivo corrigir desgastes, deformações ou danos que afetam a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor.

Neste artigo, nós da Mecanie falaremos um pouco mais sobre o processo para oficina mecânica. Portanto, continue a leitura conosco e confira.

O que é fazer retífica no cabeçote?

A retífica no cabeçote é um procedimento mecânico indicado na manutenção e reparo de motores a combustão interna. O cabeçote é uma peça do motor, localizada na parte superior do bloco do motor, e atua no processo de combustão.

A retífica do cabeçote é um processo de restauração e ajuste dessa peça, visando garantir a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor, bem como o correto funcionamento das válvulas e demais componentes.

Durante a retífica do cabeçote, são realizadas diversas etapas, que incluem aplainamento da superfície do cabeçote para eliminar desgastes ou deformações, usinagem das sedes das válvulas para assegurar um ajuste, troca das guias das válvulas, substituição das varetas e molas das válvulas, entre outros.

O objetivo é restaurar o cabeçote às suas especificações originais de fábrica, assegurando que funcione como antes, evitando vazamento de líquido de arrefecimento, óleo ou gases de escape.

Qual o valor da retífica de um cabeçote?

O custo da retífica de um cabeçote dependerá de diversos fatores. E, claro, você como mecânico deve levar em consideração no momento em que for passar orçamento.

  • Tipo de veículo: O custo dependerá modelo e a marca do veículo, uma vez que diferentes veículos possuem cabeçotes com características diferentes.
  • Região geográfica: Os preços dependem de uma região para outra, devido às diferenças de custo de mão de obra e custo de vida.
  • Complexidade do serviço: Se o cabeçote requer um trabalho mais extenso, como usinagem, substituição de peças internas ou reparos adicionais.
  • Mão de obra: A taxa de mão de obra da oficina.

Basicamente, o valor da retífica de um cabeçote vai de R$ 800 a R$ 3.000 ou mais.

Quando é necessário fazer retífica de cabeçote?

A retífica de cabeçote é necessária em diversas situações, principalmente quando ocorrem problemas que afetam a vedação e o funcionamento do motor.

Olha só algumas indicações de quando deve ser realizada.

1. Vazamentos de líquido de arrefecimento

Se houver vazamentos de líquido de arrefecimento pelo cabeçote, mostra que a junta do cabeçote está danificada e precisa ser reparada.

2. Superaquecimento do motor

O superaquecimento frequente do motor causa deformações no cabeçote, exigindo retífica para corrigir as imperfeições.

3. Problemas de compressão

Perda de compressão em um ou mais cilindros, evidenciada por dificuldade em manter a velocidade ou falhas ao acelerar.

4. Fumaça branca no escape

Fumaça branca saindo do escapamento durante a partida ou aceleração.

5. Mistura de óleo e líquido de arrefecimento

Se houver sinais de mistura de óleo e líquido de arrefecimento no motor.

6. Desgaste de componentes internos

O desgaste de válvulas, guias de válvulas e sedes de válvulas que afetam vedação adequada da junta do cabeçote.

7. Danos externos

Qualquer dano físico ao cabeçote, como trincas ou deformações visíveis, requer retífica ou substituição.

Quando queima a junta do cabeçote é necessário fazer retífica?

Sim, quando a junta do cabeçote queima, é necessário fazer a retífica do cabeçote.

A junta do cabeçote serve como forma uma vedação entre o cabeçote e o bloco do motor, evitando vazamentos de líquido de arrefecimento, óleo e gases de escape. Quando queima, entretanto, não consegue mais desempenhar efetivamente sua função de vedação.

Os principais sintomas de uma junta do cabeçote queimada incluem superaquecimento do motor, fumaça branca no escape, mistura de óleo e líquido de arrefecimento, perda de compressão em um ou mais cilindros e vazamentos de líquido de arrefecimento.

E, é claro, você deve educar o seu cliente para que ele saiba e esteja ciente disso.

Para corrigir uma junta do cabeçote queimada, geralmente é necessário fazer a retífica do cabeçote para restaurar sua superfície de vedação, eliminando desgastes ou deformações que possam ter ocorrido.

Além disso, deve-se substituir a junta do cabeçote por uma nova e realizar todos os ajustes necessários para garantir uma boa vedação.

Como fazer retífica de cabeçote – para mecânicos?

A retífica de cabeçote é um procedimento técnico que requer habilidades mecânicas mais avançadas e o uso de ferramentas próprias. Justamente por isso, não indicamos que o processo seja realizado por mecânicos iniciantes. 

O passo a passo bem resumido é o seguinte:

  1. Desmontagem: O primeiro passo é remover o cabeçote do motor e desmontá-lo completamente. Faça a retirada das válvulas, molas, varetas e todas as peças relacionadas.
  2. Limpeza: Precisa ser limpo para remover qualquer resíduo, óleo ou sujeira. Assegure uma vedação boa após a retífica.
  3. Inspeção: O cabeçote deve ser inspecionado em busca de desgastes, deformações, trincas ou outros danos. Qualquer problema identificado precisa ser tratado antes da retífica.
  4. Usinagem: O próximo passo envolve a usinagem da superfície do cabeçote. É feito em uma máquina especializada que aplaina a superfície, garantindo que  esteja plana e lisa.
  5. Substituição de peças: Durante a retífica, podem ser necessárias a substituição de guias de válvulas, sedes de válvulas e outras peças desgastadas.
  6. Teste de pressão: Após a retífica, realize um teste de pressão para assegurar que o cabeçote esteja selando corretamente.
  7. Montagem: Com o cabeçote devidamente retificado e todas as peças substituídas e ajustadas, é hora de montá-lo novamente no motor.
  8. Ajustes finais: O mecânico deve realizar ajustes finais, como o ajuste das válvulas e do sincronismo.
  9. Teste final: Após a montagem, faça  um teste final para verificar se o motor funciona corretamente, sem vazamentos ou problemas de compressão.

Quanto tempo dura a retífica de um cabeçote?

A duração da retífica de um cabeçote dependerá de vários fatores, incluindo a complexidade do trabalho, o estado inicial do cabeçote e a habilidade do mecânico responsável pela retífica. O serviço pode durar em torno de 1 semana! 

Mas, quais são os principais fatores que interferem na duração do serviço de retífica?

Primeiramente, se o cabeçote estiver em más condições, com desgastes, trincas ou deformações, a retífica leva mais tempo, pois serão necessários ajustes adicionais e, possivelmente, a substituição de peças.

A obtenção de peças de reposição, se necessário, afeta o tempo de conclusão da retífica. Em alguns casos, é comum que você como mecânico não tenha alguns tipos de peças no estoque e precise aguardar a chegada.

Outro fator: um mecânico experiente acaba realizando a retífica de forma mais rápida do que alguém com menos experiência. No entanto, isso não significa que tenha que cobrar menos só porque demorou menos. 

Por fim, devemos citar a disponibilidade da oficina mecânica e o agendamento de outros trabalhos em andamento.

Sempre forneça, aos clientes, um prazo estimado para a conclusão da retífica com base na avaliação inicial do trabalho.

Mantenha seus clientes atualizados sobre qualquer atraso ou problema que possa surgir durante o processo.

Como fica o motor depois de retificado?

Após a retífica do cabeçote, o motor estará em melhores condições do que estava antes do procedimento. A retífica visa restaurar o cabeçote às suas especificações originais de fábrica, garantindo ajuste adequado e vedação correta entre o cabeçote e o bloco do motor.

Dessa forma, podemos dizer que as principais melhorias após a retífica são:

  • Melhor vedação: A retífica elimina desgastes e deformações na superfície do cabeçote.
  • Recuperação de compressão: Se a junta do cabeçote estava comprometida antes da retífica, a correção desse problema pode restaurar a compressão em todos os cilindros.
  • Redução de superaquecimento: Se o superaquecimento era um problema devido a uma junta do cabeçote defeituosa, estará eliminando esse problema, garantindo que o motor funcione dentro da faixa de temperatura ideal.
  • Maior durabilidade: A retífica, quando realizada corretamente, prolongará a vida útil do motor, reduzindo possíveis danos causados por vazamentos ou superaquecimento.

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