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Como trocar e regular a embreagem? Guia para mecânicos

Como trocar e regular a embreagem? Esse é um serviço que mecânicos iniciantes devem oferecer em suas oficinas mecânicas, não é mesmo?

Para os mecânicos, saber como trocar e regular a embreagem é uma habilidade que traz inúmeros benefícios. Primeiramente, possibilita oferecer um serviço mais completo aos clientes, aumentando, assim, o ticket médio das oficinas mecânicas.

Quando os clientes confiam que um mecânico poderá resolver os problemas de embreagem, são mais propensos a buscar serviços adicionais, como ajustes de embreagem, troca de componentes desgastados e manutenção preventiva.

Além disso, o conhecimento sobre embreagem faz toda a diferença na experiência dos clientes.

Faça o diagnóstico de problemas com muito mais precisão, realizando reparos e proporcionando um serviço de qualidade, resultando, assim, em clientes satisfeitos e fidelizados.

Enfim! Neste artigo, nós da Mecanie falaremos um pouco mais sobre como trocar e regular a embreagem. Portanto, venha conosco e confira nosso guia completo.

Passo a passo para trocar e regular embreagem

Confira, abaixo, o passo a passo de como trocar e regular a embreagem.

1. Levante o veículo com um macaco

Para iniciar o processo de troca e regulagem da embreagem, eleve o veículo utilizando um macaco.

Certifique-se de que o veículo esteja estacionado em uma superfície plana e segura antes de prosseguir com o uso do macaco.

Use os pontos de elevação recomendados pelo fabricante do veículo, que geralmente estão localizados na estrutura do chassi.

2. Remova a roda dianteira

Com o veículo devidamente elevado e seguro, é hora de remover a roda dianteira correspondente ao lado em que você precisa acessar a embreagem.

Acaba variando dependendo do modelo do veículo, mas envolve geralmente a utilização de uma chave de roda para afrouxar e remover as porcas ou parafusos que prendem a roda ao cubo.

Armazene as porcas ou parafusos em um local seguro para evitar a perda delas.

3. Desconecte a bateria

Antes de prosseguir com qualquer trabalho no sistema da embreagem, desconecte a bateria do veículo.

Dessa forma, estará evitando riscos de choque elétrico e garantindo a sua segurança durante o processo de troca e regulagem da embreagem.

Siga as instruções do manual do proprietário para desconectar a bateria corretamente, normalmente envolvendo a remoção dos terminais positivo e negativo.

4. Remova a caixa de transmissão

Para acessar o sistema da embreagem, é necessário remover a caixa de transmissão.

Este é um passo que requer experiência em mecânica automotiva e ferramentas.

Geralmente, envolve a desconexão de todos os componentes que estão ligados à caixa de transmissão, como cabos, tubos e suportes.

Além disso, é preciso desfazer os parafusos ou porcas que prendem a caixa de transmissão à estrutura do veículo.

5. Desconecte o cabo da embreagem

Com a caixa de transmissão removida, você terá acesso ao cabo da embreagem. Este cabo é responsável pela transmissão da força do pedal da embreagem para o sistema de embreagem propriamente dito.

Utilize as ferramentas para desconectar o cabo da embreagem de seu ponto de ancoragem.

Marque a posição do cabo antes de removê-lo, o que facilitará a regulagem posterior.

6. Solte os parafusos do volante do motor

Um passo no processo de troca e regulagem da embreagem é soltar os parafusos que prendem o volante do motor ao virabrequim.

Basicamente, para fazer isso, é necessário usar uma chave de impacto ou uma chave de caixa e uma ferramenta bloqueadora para evitar que o volante gire enquanto os parafusos são afrouxados.

Tome sempre cuidado com o torque aplicado sobre os parafusos para não explanar. 

7. Remova o volante do motor

Com os parafusos do volante do motor soltos, remova o volante do motor.

Posteriormente, você terá o acesso à embreagem e aos componentes relacionados.

Certifique-se de manusear o volante com cuidado, pois acaba se tornando volumoso.

8. Desconecte o tubo de escape

Para acessar a embreagem, desconecte o tubo de escape, que pode estar ligado à parte inferior da caixa de câmbio ou do coletor de escape, dependendo do veículo.

Use uma chave apropriada para soltar as conexões e suportes do tubo de escape. Tenha cuidado ao manusear o tubo de escape.

9. Solte os parafusos do conjunto da embreagem

Agora que você tem acesso à embreagem, é hora de soltar os parafusos que prendem o conjunto da embreagem à placa de pressão na caixa de câmbio.

Geralmente, esses parafusos estão distribuídos ao redor da periferia do conjunto da embreagem. Use uma chave apropriada ou uma chave de impacto para soltar os parafusos, mas não os remova completamente nesta etapa.

10. Substitua o disco da embreagem

Com os parafusos soltos, você pode remover o conjunto da embreagem, expondo o disco da embreagem antigo.

Retire o disco da embreagem antigo e substitua-o pelo novo. Certifique-se de que o novo disco da embreagem esteja alinhado corretamente com o volante do motor e o conjunto da embreagem.

11. Ajuste o platô da embreagem

O primeiro passo no processo de troca e regulagem da embreagem é ajustar o platô.

O platô é uma parte da embreagem que aplica pressão ao disco da embreagem.

Para ajustá-lo corretamente, você precisará acessar o sistema da embreagem e localizar o mecanismo de ajuste no platô.

Gire uma porca ou parafuso para aumentar ou diminuir a pressão sobre o disco da embreagem.

Consulte o manual do proprietário ou as especificações do fabricante para obter as informações corretas sobre como ajustar o platô.

12. Reinstale o volante do motor

Com o platô da embreagem ajustado corretamente, é hora de reinstalar o volante do motor.

Garanta que o volante esteja alinhado com o virabrequim e deslize-o de volta para a posição correta. Aperte os parafusos do volante de acordo com as especificações do fabricante.

13. Reconecte o cabo da embreagem

Após a instalação do volante do motor, reconecte o cabo da embreagem ao seu ponto de ancoragem original.

Veja se o cabo está corretamente posicionado e conectado de acordo com as marcações que você fez anteriormente.

Tome sempre cuidado com as conexões neste ponto final do trabalho.

14. Reinstale a caixa de transmissão

Com o cabo da embreagem conectado, é hora de reinstalar a caixa de transmissão. Certifique-se de seguir as instruções do manual do proprietário e utilize as ferramentas apropriadas para fixar a caixa de transmissão de volta ao lugar.

Aperte todas as porcas e parafusos de maneira segura para assegurar que a caixa de transmissão esteja firmemente presa.

15. Teste o funcionamento da embreagem

Após a reinstalação da caixa de transmissão, teste o funcionamento da embreagem para se certificar que ela esteja operando corretamente. Inicie o veículo e pressione o pedal da embreagem para verificar se há engate e desengate.

Veja, além disso, se a embreagem não está patinando e que as marchas engatam de forma adequada.

Se você notar qualquer problema, como dificuldade em engatar as marchas ou a embreagem patinando, volte aos passos anteriores e faça uma nova revisão.

Qual o valor para trocar a embreagem?

O valor de trocar a embreagem, mecânico, acaba se alternando bastante conforme  modelo do carro e a região.  Geralmente a mão de obra está em torno de R$ 300 a R$ 600. Faça uma pesquisa de preços locais, isso te ajudará muito!

Qual é a altura correta do pedal da embreagem?

A altura ideal do pedal da embreagem depende do modelo do veículo. Basicamente, deve permitir um curso confortável ao motorista, sem esforço excessivo. Para obter informações de determinado modelo, uma dica é consultar o manual.

O que acontece com o carro quando a embreagem está ruim?

Quando a embreagem está ruim, o carro apresenta dificuldade na troca de marchas, deslizamento durante a aceleração, e barulhos estranhos ao pressionar o pedal.

Todos esses sinais e sintomas citados acima indicam desgaste da embreagem, exigindo inspeção e possivelmente sua substituição.

Sistema para oficina mecânica

A Mecanie é uma referência quando se trata de sistemas para oficina mecânica, oferecendo uma variedade de funcionalidades projetadas para facilitar e otimizar o gerenciamento de oficinas.

Com uma reputação consolidada no mercado, destacamo-nos como uma solução que atende às necessidades do setor automotivo.

Uma das principais funcionalidades da Mecanie é a emissão de notas fiscais, que possibilita, às oficinas mecânicas, emitirem documentos fiscais de forma rápida, cumprindo todas as obrigações legais.

Dessa forma, simplifica o processo de registro de serviços prestados, além de que facilita o acompanhamento das transações financeiras.

Além disso, a Mecanie oferece um sistema de controle de estoque, permitindo que as oficinas gerenciem os produtos e peças utilizados em cada serviço.

Logo, ajuda a evitar a falta de peças e o desperdício de recursos, melhorando a eficiência operacional.

A gestão de equipes é outra funcionalidade da Mecanie, permitindo que os gerentes atribuam tarefas aos mecânicos, acompanhem o desempenho da equipe e otimizem a alocação de recursos.

A gestão de projetos também é facilitada pela Mecanie, permitindo que as oficinas mecânicas planejem e monitorem projetos complexos, como reparos de longo prazo ou projetos de restauração de veículos.

As ordens de serviço são criadas e monitoradas, fornecendo um registro detalhado de cada serviço prestado.

Outras funcionalidades incluem o controle de despesas, a geração de relatórios gerenciais, o agendamento de serviços, o atendimento ao cliente e muito mais.

O que está esperando para vir nos conhecer e saber como podemos te ajudar a aumentar a produtividade da sua oficina mecânica?

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