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Qual o motivo do motor bater biela? Quando devo trocar a biela do motor?

O que causa a quebra da biela do motor?

Caros mecânicos e donos de oficina mecânica, compreender as causas da quebra da biela do motor não é apenas um sinal de conhecimento técnico, mas também faz total diferença no valor agregado do estabelecimento.

Quando os clientes percebem que você é capaz de identificar e explicar as razões por trás de um problema como a quebra da biela, ganham confiança para resolver a situação com você. Pois serás visto como autoridade!

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A quebra da biela é um problema sério que resulta em danos ao motor, levando a reparos dispendiosos e tempo de inatividade prolongado do veículo. Saber identificar as causas, como falta de lubrificação, rotações excessivas ou desgaste de componentes, permite que você ofereça uma avaliação precisa e soluções  aos clientes.

Justamente por isso, convidamos que conheça nosso guia completo sobre o que causa quebra da biela do motor. Vem  com a Mecanie e saiba mais.

O que danifica a biela do motor?

Você sabe o que danifica e quebra a biela do motor? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

1. Falta de lubrificação adequada

A falta de lubrificação é uma das principais causas de danos à biela do motor. A biela, que conecta o pistão ao virabrequim, movimenta-se rapidamente dentro do cilindro e está sujeita a altas temperaturas e pressões.

A lubrificação adequada serve, portanto, para reduzir o atrito entre a biela e o virabrequim, garantindo seu funcionamento correto.

Quando a lubrificação é insuficiente devido à falta de óleo ou à lubrificação inadequada, o atrito entre a biela e o virabrequim aumenta.

Levando, assim, ao superaquecimento da biela e à falta de proteção contra o desgaste. Com o tempo, o desgaste excessivo pode causar rachaduras ou quebra da biela.

2. Rotações excessivas do motor

As rotações excessivas do motor, geralmente causadas por aceleração brusca ou excesso de carga, sobrecarregam as bielas. A biela é projetada para suportar um certo nível de estresse, mas quando o motor é forçado a operar em rotações muito elevadas além de sua capacidade, podem ficar sob grande tensão.

Esse estresse excessivo resulta em deformação ou até mesmo na quebra das bielas.

Além disso, a vibração e as forças geradas pelas rotações altas aceleram o desgaste dos rolamentos do virabrequim.

3. Uso de combustível de baixa qualidade

O uso de combustível de baixa qualidade representa um impacto negativo no funcionamento do motor e, consequentemente, na integridade das bielas.

Combustíveis de baixa qualidade podem conter impurezas, sedimentos e teores inadequados de aditivos detergentes.

Essas impurezas acumulam-se nos componentes do motor, incluindo os rolamentos do virabrequim, causando desgaste acelerado.

Um desgaste excessivo nos rolamentos resulta em um funcionamento desigual da biela, levando a tensões anormais e possível quebra.

4. Desgaste dos rolamentos do virabrequim

Os rolamentos do virabrequim são elementos para o funcionamento suave do motor, e seu desgaste tem um impacto direto na integridade das bielas.

Os rolamentos do virabrequim são responsáveis por suportar o virabrequim e permitir sua rotação suave.

Quando os rolamentos do virabrequim se desgastam devido à falta de lubrificação, uso de óleo de baixa qualidade ou degradação ao longo do tempo, podem ocorrer desalinhamentos ou variações na rotação do virabrequim.

Dessa forma, cria um estresse adicional nas bielas, aumentando o risco de danos, como rachaduras ou quebra.

5. Mau funcionamento do sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento do motor desempenha um papel super importante na regulação da temperatura do motor. Um mau funcionamento desse sistema levará ao  superaquecimento, prejudicial para todas as partes do motor, incluindo as bielas.

O superaquecimento do motor causa a expansão desigual das bielas e do virabrequim, resultando em tensões mecânicas anormais.

Essas tensões enfraquecem as bielas ao longo do tempo, tornando-as mais propensas a quebras.

Além disso, o superaquecimento também afeta a qualidade do óleo lubrificante, agravando o problema.

6. Ingestão de detritos ou sujeira no motor

A ingestão de detritos ou sujeira no motor é uma das causas comuns de danos à biela. Quando partículas estranhas, como poeira, sujeira, areia ou pequenos pedaços de metal, entram no sistema de admissão de ar do motor, são aspiradas para dentro dos cilindros.

Essas partículas estranhas causam danos significativos à biela e a outros componentes do motor.

Quando partículas sólidas entram no cilindro durante a fase de compressão ou combustão, causam arranhões e desgaste nas superfícies internas da biela, resultando em perda de compressão, diminuição da eficiência e eventual falha da biela.

Portanto, a dica da Mecanie é manter o sistema de filtragem de ar em bom estado e evitar a exposição do motor a ambientes empoeirados ou sujos.

7. Ignição inadequada ou avanço de ignição incorreto

A ignição inadequada ou o avanço de ignição incorreto têm um impacto direto na saúde da biela do motor.

O processo de ignição serve para o funcionamento do motor, e qualquer desequilíbrio nesse processo resulta em problemas.

Se a ignição não estiver sincronizada corretamente, ocorre detonação, onde a mistura ar-combustível explode de forma descontrolada dentro do cilindro. Essas explosões descontroladas criam picos de pressão extremos dentro do cilindro, colocando tensões excessivas na biela.

Com o tempo, essa tensão repetida enfraquece-a.

8. Uso prolongado em altas temperaturas de funcionamento

Operar o motor por longos períodos em altas temperaturas de funcionamento é outra causa potencial de danos à biela.

Temperaturas excessivamente elevadas afetam a resistência do metal e causam deformações ou fraquezas na biela.

O superaquecimento do motor também pode fazer com que o óleo lubrificante perca suas propriedades de lubrificação, aumentando o atrito entre as partes móveis e acelerando o desgaste.

9. Defeitos na fabricação da biela

Embora seja menos comum, defeitos na fabricação da biela podem ser uma causa subjacente de falha.

A qualidade da fabricação das bielas dependerá bastante conforme o fabricante e o processo de produção. Pequenas falhas, como inclusões de material estranho, rachaduras microscópicas ou irregularidades na forma, podem ser introduzidas durante a fabricação.

Esses defeitos permanecem latentes por um tempo, mas sob condições de estresse durante a operação do motor, podem se manifestar como falhas na biela.

Portanto, é importante confiar em peças de padrão melhor e seguir as especificações do fabricante para evitar problemas relacionados à fabricação defeituosa.

10. Má manutenção e negligência do motor

A má manutenção e a negligência do motor são fatores que contribuem para danos à biela.

Falhas em realizar trocas regulares de óleo, verificar o sistema de arrefecimento, substituir filtros de ar e combustível ou negligenciar o ajuste da ignição podem resultar em condições de operação inadequadas.

A falta de manutenção adequada leva ao acúmulo de depósitos de sujeira, corrosão, desgaste prematuro de componentes e aumento do risco de falhas na biela.

O que causa a quebra do bloco do motor?

A quebra do bloco do motor é um problema grave que resulta em custosos reparos ou na necessidade de substituição do motor.

Dessa forma, várias razões podem levar à quebra do bloco do motor:

  • Sobreaquecimento: O superaquecimento do motor devido a um sistema de arrefecimento defeituoso, vazamento de líquido de arrefecimento ou uso prolongado em condições de alta temperatura enfraquece o bloco do motor.
  • Pressão excessiva nos cilindros: Aumento excessivo da pressão interna nos cilindros devido a detonação, sobrealimentação ou outros problemas de combustão sobrecarregam o bloco do motor.
  • Falhas na lubrificação: A falta de lubrificação adequada devido a níveis insuficientes de óleo, uso de óleo de baixa qualidade ou sistemas de lubrificação danificados ocasiona em  um aumento no atrito entre as peças internas do motor, enfraquecendo o bloco.
  • Impactos externos: Colisões ou choques fortes danificam-o.
  • Desgaste ao longo do tempo: O envelhecimento natural do motor, juntamente à exposição a ciclos de aquecimento e resfriamento, leva ao enfraquecimento do bloco do motor ao longo do tempo.

Por que o motor desbiela?

O termo “desbielamento” refere-se à situação em que uma biela se separa do virabrequim dentro do motor.

Mas, você sabe por que isso acontece?

Olha só!

  • Falta de lubrificação: A falta de óleo lubrificante ou lubrificação inadequada resulta em um aumento do atrito.
  • Desgaste excessivo da biela: Se a biela estiver desgastada devido a quilometragem elevada, falta de manutenção ou uso prolongado em condições adversas, torna-se mais frágil e propensa a quebra.
  • Detonação: A detonação do motor, que é a explosão descontrolada da mistura ar-combustível dentro do cilindro, cria picos de pressão.
  • Excesso de rotações do motor: Rotações excessivas do motor, como resultado de condução agressiva, uso de marcha inadequada ou modificação inadequada do motor, submete a biela a tensões que excedem sua capacidade.

O que segura a biela?

A biela é mantida no lugar por meio de uma série de componentes e mecanismos dentro do motor. Já vamos te explicar quais são eles. 

Primeiro é o virabrequim. O virabrequim é o eixo central do motor e é onde a biela se conecta em uma extremidade. Ele mantém a biela em sua posição e é responsável por converter o movimento alternativo do pistão em movimento rotativo.

Na outra extremidade da biela, há um pino do pistão que conecta a biela ao pistão. Esses pinos são usados para permitir que a biela se mova de forma articulada enquanto mantém sua conexão com o pistão.

Os mancais de biela são rolamentos que são montados nas extremidades da biela onde ela se conecta ao virabrequim. Reduzem o atrito entre a biela e o virabrequim, permitindo que a biela se mova suavemente.

Os parafusos de biela são usados para fixar a biela ao pistão e ao virabrequim. Devem ser devidamente apertados e torcidos para garantir a integridade da conexão da biela.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o que causa a quebra da biela do motor? Comente conosco.

 

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