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Quando Trocar as Pastilhas de Freio? Confira dicas

Mecânico, você sabe quando trocar pastilhas de freio? Essa é a base para ajudar os seus clientes com a manutenção veicular.

A habilidade dos mecânicos em identificar o momento certo para a troca das pastilhas de freio servirá para oferecer um atendimento de excelência aos clientes.

Saber quando realizar essa substituição assegura, além de tudo, a segurança do veículo, além de refletir o compromisso do profissional com a qualidade do serviço prestado.

Conheça o sistema para oficina mecânica da Mecanie e descubra como podemos aumentar a sua produtividade. Mantemos todos os dados do seu negócio centralizados, desde emissão de notas fiscais até o atendimento ao cliente.

Quando os mecânicos sabem sobre os sinais de desgaste das pastilhas de freio, aconselham os clientes de forma proativa, evitando problemas maiores e custos adicionais no futuro.

Estamos falando, por exemplo, de reconhecer os sinais audíveis, como chiados ou rangidos, e sinais visuais de desgaste.

Aliás, ao realizar a troca no momento adequado, evita-se o desgaste excessivo dos discos de freio, mantendo o sistema de frenagem do veículo em ótimo estado.

Além disso, uma abordagem preventiva fortalece a confiança do cliente. Quando os clientes percebem que seus mecânicos estão atentos à manutenção preventiva, sentem-se mais seguros e satisfeitos com o serviço.

Justamente por isso, a Mecanie preparou um guia completo que te ensinará quando trocar as pastilhas de freio! Vem conosco e confira.

1. Ruído agudo ou chiado ao frear

Um dos sinais mais comuns de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas é o surgimento de um ruído agudo ou chiado ao frear.

Este som é produzido pelo contato do metal da pastilha, que já está muito desgastada, com o disco de freio.

Basicamente, o barulho indica que a camada de fricção da pastilha está quase no fim e precisa ser substituída em breve para evitar danos maiores aos discos.

2. Rangido metálico ao frear

Quando as pastilhas de freio estão excessivamente desgastadas, ouve-se um rangido metálico durante a frenagem.

3. Aumento da distância de frenagem

Se o veículo começar a apresentar um aumento na distância necessária para parar completamente, indica um desgaste das pastilhas de freio.

A diminuição da frenagem é um sinal de alerta que não deve ser ignorado, pois compromete a segurança do condutor e dos passageiros. Nesse caso, é recomendável verificar e, se necessário, substituir as pastilhas o mais rápido possível.

4. Vibração no pedal do freio

A vibração no pedal do freio durante a frenagem é um indicativo de que as pastilhas estão desgastadas ou empenadas.

Essa sensação de vibração ou tremulação é causada pela irregularidade na superfície das pastilhas ou dos discos de freio.

A verificação e substituição das pastilhas, assim como a inspeção dos discos de freio, são necessárias para resolver esse problema.

5. Luz de aviso do freio acendendo no painel

Muitos veículos modernos possuem um sistema de alerta que acende uma luz no painel quando é detectado um problema no sistema de freio.

Justamente por isso, se a luz de aviso do freio acender, acaba indicando vários problemas, incluindo pastilhas desgastadas.

Você, como mecânico, deve realizar uma inspeção detalhada para determinar a causa exata e proceder com a troca das pastilhas se necessário.

6. Sensação de pedal do freio “Mole” ou esponjoso

Uma sensação de pedal do freio mole ou esponjoso é um indicativo de que algo não está certo!

Essa situação é causada por várias razões, incluindo pastilhas de freio desgastadas.

Quando as pastilhas estão muito gastas, o sistema hidráulico do freio precisa trabalhar mais para compensar, resultando, assim, nessa sensação anormal no pedal.

Também acaba sendo um sinal de ar no sistema hidráulico ou de fluido de freio baixo.

7. Desgaste irregular das pastilhas

O desgaste irregular das pastilhas de freio representa vários problemas no sistema de frenagem.

É o resultado de pinças de freio travadas, suportes de pastilha desalinhados, ou problemas nos discos de freio.

Essa condição vai além de reduzir a eficiência dos freios, assim como leva a um desgaste acelerado das pastilhas.

Dessa forma, inspecione cuidadosamente o sistema de frenagem e substitua as pastilhas de freio, além de corrigir quaisquer outras questões identificadas durante a inspeção.

8. Presença de pó de freio excessivo nas rodas

Um acúmulo excessivo de pó de freio nas rodas tornou-se um reconhecido sinal de pastilhas de freio desgastadas.

À medida que as pastilhas se desgastam, produzem mais resíduos, que se acumulam nas rodas do veículo.

Embora uma certa quantidade de pó de freio seja normal, um excesso indica que as pastilhas estão se desgastando mais rápido do que o esperado e precisam ser substituídas em breve.

9. Desgaste visível da pastilha abaixo do limite mínimo

A inspeção visual das pastilhas de freio revela se estão desgastadas além do limite mínimo aceitável.

Geralmente, as pastilhas têm um indicador de desgaste que mostra quando precisam ser substituídas.

Se as pastilhas estiverem visivelmente finas e abaixo desse indicador, é hora de trocá-las.

Deixar as pastilhas de freio se desgastarem demais resultará, consequentemente, em danos aos discos de freio e comprometer a segurança do veículo.

Mecânicos, assim, precisam inspecionar regularmente as pastilhas e aconselhar os proprietários dos veículos sobre a necessidade de substituição para manter um desempenho de frenagem adequado sempre.

10. Danos ou rachaduras nas pastilhas

A presença de danos ou rachaduras nas pastilhas de freio é um sinal de que precisam ser substituídas.

Tais defeitos comprometem o funcionamento do sistema de frenagem e representam um risco significativo à segurança.

Esses danos são causados por uso excessivo, aquecimento extremo ou até defeitos de fabricação.

Justamente por isso, inspecione as pastilhas regularmente e aconselhe a troca imediata se forem identificados danos ou rachaduras.

11. Ruído constante mesmo sem acionar o freio

Se um ruído constante é ouvido mesmo quando os freios não estão sendo acionados, indica estão desalinhadas ou que há um problema com o hardware de montagem do freio.

Este ruído é um sinal de que as pastilhas estão em contato contínuo com os discos, causando desgaste desnecessário.

Verifique sempre o alinhamento das pastilhas e o estado do hardware para resolver o problema.

12. Veículo puxando para um lado ao frear

Quando um veículo começa a puxar para um lado ao frear, mostra que as pastilhas de freio estão desgastadas de maneira desigual ou de um problema com a pinça de freio.

Logo, não causa apenas desgaste irregular nas pastilhas e nos discos. Dizemos que pode levar a uma perda de controle do veículo.

13. Odor de queimado após frenagens

Um odor de queimado após frenagens intensas é um sinal de que as pastilhas de freio estão superaquecendo.

Assim, acontece durante o uso severo dos freios, como em longas descidas ou frenagens repetidas em alta velocidade.

Esse superaquecimento levará à cristalização das pastilhas.

14. Pedal do freio exigindo mais pressão

Se for necessário aplicar mais pressão do que o normal no pedal do freio para desacelerar o veículo, demonstra-se um problema no sistema hidráulico do freio.

Esse desgaste é conhecido por não causar o atrito suficiente para frear o veículo.

Verifique, assim, as pastilhas e o sistema hidráulico para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

15. Tempo prolongado para o veículo parar completamente

Um aumento no tempo necessário para o veículo parar completamente é um sinal de que as pastilhas de freio estão em condições ruins.

Além de tudo, coloca em risco a segurança do motorista e dos passageiros.

16. Sistema para oficina mecânica

Contar com um sistema para oficina mecânica como o oferecido pela Mecanie traz diversos benefícios voltados para a gestão da sua oficina mecânica.

Primeiramente, um dos principais benefícios é a otimização da gestão de tempo.

Afinal, nosso sistema permite agilizar processos como agendamentos, cadastro de clientes e controle de estoque, liberando mais tempo para que os mecânicos se dediquem ao que realmente importa: a qualidade do serviço automotivo.

Além disso, a Mecanie oferece um sistema de gerenciamento de inventário integrado, servindo para manter o controle de peças e suprimentos.

Assim sendo, ajuda a evitar a super ou subestimação de estoque, garantindo que os itens necessários estejam sempre disponíveis, sem acumular excessos que imobilizam capital.

A funcionalidade de acompanhamento de ordens de serviço é outro ponto forte.

Com ela, você poderá rastrear o progresso de cada serviço, mantendo os clientes informados sobre todos os pontos do atendimento.

Essa funcionalidade também permite uma gestão mais prática do trabalho dos mecânicos, distribuindo as tarefas de maneira equilibrada para cada um deles.

A Mecanie também incorpora recursos de faturamento e emissão de notas fiscais, facilitando a parte financeira da gestão da oficina. Ou seja: minimizamos erros e agilizamos o processo de cobrança, melhorando o fluxo de caixa.

Além de diversas outras funcionalidades que nosso sistema possui e que não citamos, como gestão de estoque e até mesmo de ordens de serviços.

E então, o que está esperando para vir conhecer o nosso sistema de oficina mecânica e entender como podemos aumentar a sua produtividade?

Enfim, mais alguma dúvida ou dica de quando trocar pastilha de freio? Comente com outros amigos de mecânica aqui embaixo: seu comentário pode fazer total diferença na experiência de outros leitores em nosso blog.

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