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Quando trocar a correia dentada? As 16 dicas para não errar

Você sabe quando trocar a correia dentada, Mecânico?

Para mecânicos experientes, a troca da correia dentada é um procedimento que faz parte da manutenção preventiva de veículos.

Esta correia impacta no funcionamento sincronizado do motor, controlando o movimento das válvulas e do eixo de manivelas.

Geralmente, recomenda-se a troca da correia dentada entre 60.000 e 100.000 quilômetros, embora este intervalo varie conforme o modelo do veículo e as condições de uso.

Ignorar a substituição da correia dentada no intervalo recomendado resulta em falhas catastróficas do motor, acarretando custos elevados de reparo.

Justamente por isso é necessário que os profissionais estejam atentos aos sinais de desgaste, como rachaduras, desalinhamento ou perda de tensão, e realizar inspeções regulares.

Convidamos você, profissional da mecânica, a conferir nosso guia detalhado sobre os principais sintomas de uma correia dentada em mau estado. Vem com a Mecanie  e confira.

1. Quilometragem atingindo o limite recomendado pelo fabricante

Para mecânicos profissionais, você deve estar atento à quilometragem do veículo em relação à troca da correia dentada.

Cada fabricante estabelece um limite de quilometragem, geralmente entre 60.000 e 100.000 quilômetros, após o qual a correia dentada deve ser substituída.

Esse intervalo varia conforme o modelo e o fabricante do veículo. A não substituição da correia dentro deste intervalo resulta em falhas graves do motor, levando a reparações caras e demoradas.

2. Ruído anormal vindo do motor

Um sinal claro que indica a necessidade de substituição da correia dentada é a ocorrência de ruídos anormais provenientes do motor. Estes sons são descritos como chiados, zumbidos ou estalos.

Tais ruídos sugerem que a correia está desgastada ou danificada, e uma inspeção imediata se faz necessária para evitar danos mais graves.

3. Vibrações excessivas do motor

Vibrações excessivas do motor são um indicativo de que a correia dentada está com problemas.

Estas vibrações são geralmente causadas por uma tensão errada da correia, seja por estar muito frouxa ou muito esticada.

Uma correia com tensão incorreta não consegue manter o sincronismo correto do motor, resultando em operação instável e aumentando o risco de dano.

4. Desgaste visível na correia

A inspeção visual está presente na rotina para qualquer mecânico.

Se a correia dentada mostra sinais de desgaste, como bordas desfiadas, descoloração ou afinamento, é hora de considerar sua substituição.

O desgaste visível é um indicativo de que a correia já cumpriu sua vida útil e pode falhar a qualquer momento.

5. Presença de rachaduras na correia

Rachaduras na correia dentada são um sinal de alerta.

Afinal, indicam que a correia está envelhecendo e perdendo sua integridade estrutural.

Rachaduras são causadas por fatores como envelhecimento natural, calor excessivo ou tensão inadequada.

Uma correia rachada é muito mais suscetível a quebrar, causando, assim, um mau funcionamento grave do motor, incluindo danos aos pistões e válvulas.

6. Dentes da correia desgastados ou quebrados

Para os mecânicos profissionais, um dos sinais mais evidentes de que uma correia dentada necessita de substituição é o desgaste ou a quebra de seus dentes.

Esses dentes mantém o sincronismo do motor, e seu desgaste compromete a eficiência do motor.

A quebra dos dentes leva a um desastre iminente, causando a parada súbita do motor e possíveis danos internos sérios.

A inspeção regular da condição dos dentes da correia é outro ponto, e sua substituição deve ser imediata ao identificar esse problema.

7. Desalinhamento da correia

O desalinhamento da correia dentada é um problema que não deve ser ignorado.

Pode ser causado por polias desgastadas, montagem incorreta ou componentes defeituosos do sistema de tensionamento.

O desalinhamento impede o funcionamento correto do motor e acelera o desgaste da correia.

A identificação precoce e a correção do desalinhamento evitam substituições e mantém o motor operando.

8. Correia frouxa ou excessivamente esticada

Uma correia dentada frouxa ou excessivamente esticada representa um risco para o motor. Uma correia frouxa falha em manter o sincronismo, levando a um funcionamento irregular.

Enquanto isso, uma correia excessivamente esticada coloca tensão adicional sobre os rolamentos e outros componentes, causando falhas prematuras.

VOCÊ DEVE: ajustar corretamente a tensão da correia,  além de realizar a substituição se a correia não mantiver a tensão adequada.

9. Presença de óleo ou graxa na correia

A contaminação da correia dentada com óleo ou graxa é uma situação que requer atenção imediata.

Essas substâncias deterioram o material da correia, reduzindo sua vida útil. A presença de óleo ou graxa muitas vezes indica um vazamento em algum componente próximo, como retentores ou gaxetas.

A limpeza da correia e a resolução do vazamento são necessárias, mas em muitos casos, a substituição da correia contaminada se faz necessária para evitar falhas futuras.

10. Mudanças no desempenho do motor

Alterações no desempenho do motor, como falhas de ignição, redução de potência ou aumento do consumo de combustível, indicam problemas com a correia dentada.

Essas mudanças geralmente ocorrem devido ao sincronismo incorreto das válvulas e do eixo de manivelas, resultantes de uma correia desgastada ou danificada.

Por isso, sempre dizemos por aqui que os mecânicos devem estar atentos a esses sinais e realizar diagnósticos para determinar se a causa raiz é a correia dentada, procedendo com a substituição se necessário.

11. Emissão excessiva de fumaça do escapamento

Mecânicos profissionais sabem que a emissão excessiva de fumaça pelo escapamento é um sinal de problemas com a correia dentada.

Logo, quando a correia está desgastada ou fora do sincronismo, afeta a mistura ar-combustível e a produtividade da combustão.

Fumaça excessiva, seja ela preta, branca ou azulada, mostra que a correia dentada está impedindo o motor de operar corretamente.

A verificação e, se necessário, a substituição da correia dentada, devem ser consideradas para resolver esse problema.

12. Motor superaquecendo

Um motor que superaquece é um sintoma de uma correia dentada defeituosa.

Além disso, em alguns veículos, a correia dentada também aciona a bomba d’água.

Se a correia está danificada ou desgastada, não é capaz de girar a bomba d’água, levando a um superaquecimento do motor.

Mecânicos devem estar cientes de que, além de verificar o sistema de arrefecimento, devem também considerar a correia dentada como uma possível causa de superaquecimento.

13. Testemunho luminoso de falha do motor aceso

Quando o testemunho luminoso de falha do motor (geralmente representado por uma luz de verificação do motor) está aceso, é visto como indicativo de vários problemas, incluindo questões relacionadas à correia dentada.

Um motor em mau funcionamento devido a uma correia dentada defeituosa desencadeia o acendimento desta luz.

14. Perda de potência do veículo

A perda de potência do veículo é um sinal de uma correia dentada em más condições.

Se a correia não está sincronizando as válvulas e o eixo de manivelas, o motor não funcionará de forma adequada.

Resulta, assim, em uma perda perceptível de potência durante a condução.

Inspecione, portanto, a correia dentada se um veículo apresentar perda de potência, principalmente se acompanhada por outros sintomas como ruídos estranhos do motor ou falhas na ignição.

15. Intervalo de manutenção regular expirado

Finalmente, um dos critérios mais básicos e importantes para a troca da correia dentada é o intervalo de manutenção regular.

Cada fabricante de veículos especifica um intervalo recomendado para a substituição da correia dentada, geralmente com base na quilometragem ou na idade do veículo.

Portanto, também verifique o histórico de manutenção do veículo e as recomendações do fabricante.

Mesmo que a correia pareça estar em bom estado, a substituição preventiva dentro do intervalo recomendado evita falhas inesperadas do motor.

16. Sistema para oficina mecânica

A adoção de um sistema para oficina mecânica, como o oferecido pela Mecanie, servirá para otimizar a gestão e elevar a produtividade dos serviços prestados.

Nosso sistema traz uma série de benefícios que podem transformar significativamente o dia a dia de empreendedores e mecânicos.

Uma das maiores vantagens do sistema Mecanie é a centralização das informações. Com ele, todos os dados relativos a clientes, estoques, finanças e serviços estão em um único lugar, facilitando o acesso e a gestão.

Dessa forma, possibilita uma visão global do negócio.

O sistema também aprimora o atendimento ao cliente. Com a gestão integrada de ordens de serviço, é possível acompanhar cada etapa do atendimento. Além disso, o sistema pode enviar lembretes automáticos para manutenções preventivas, fortalecendo a relação com o cliente.

A funcionalidade de gestão de estoque é outro ponto que recebe destaque entre nossos clientes.

O sistema Mecanie permite um controle preciso do inventário, ajudando a evitar a falta ou excesso de peças, otimizando os recursos e reduz custos desnecessários.

O controle financeiro é facilitado pelo sistema, que oferece ferramentas para gerir entradas e saídas, contas a pagar e a receber, contribuindo para uma saúde financeira mais sólida da oficina.

Reconhecendo a diversidade de necessidades, o software Mecanie é altamente personalizável, adaptando-se às especificidades de cada oficina.

Além disso, o suporte contínuo garante que os usuários aproveitem ao máximo todas as funcionalidades.

O que está esperando para vir nos conhecer e saber como podemos te ajudar?

E então, mais alguma dúvida sobre quando trocar a correia dentada?

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