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Peças de motor de carro

Peças de motor de carro: as 20 delas e suas funções

Você, mecânico ou profissional de oficina mecânica, será que realmente sabe quais são as peças de motor de carro?

Para um mecânico, a sua base compreender todas as peças de um motor de carro não se apenas uma questão de habilidade técnica.

Cada componente de um motor tem uma função específica e, em conjunto, garantem o bom desempenho e segurança do veículo. Entender cada peça em detalhe permite que o profissional faça diagnósticos ainda melhores, otimize reparos e minimize erros.

Dessa forma, resulta-se em um serviço de excelência, capaz, inclusive, de fidelizar clientes.

Além disso, com o avanço da tecnologia automotiva, os motores estão cada vez mais complexos. Justamente pelas metas de reduzir as emissões de carbono.

Você já ouviu falar sobre sistema para oficina mecânica? A Mecanie possui um que centraliza todas as informações, desde notas fiscais, ordens de serviços, orçamentos, gestão de equipes, estoques e muito mais. Venha nos conhecer!

E é exatamente sobre isso que falaremos neste conteúdo! Vem com a Mecanie e confira nossa lista de peças de motor de carro.

1. Bloco do motor

O coração do veículo, o bloco do motor trata-se da estrutura principal na qual os outros componentes do motor são montados.

Geralmente feito de ferro fundido ou alumínio, o bloco do motor contém os cilindros e outros componentes, como galerias de óleo e água. Seu design e integridade estrutural asseguram que o motor funcione de maneira correta por um longo período de tempo.

O bloco protege os componentes internos de elementos externos e suporta as elevadas temperaturas e pressões geradas durante a combustão.

2. Cabeçote

Localizado na parte superior do motor, o cabeçote contém as válvulas, as guias de válvula, os assentos de válvula e as câmaras de combustão.

Influencia diretamente na entrada de ar e combustível para os cilindros e na saída de gases queimados após a combustão. Também abriga as velas de ignição, que são responsáveis por inflamar a mistura ar-combustível.

Em motores de carros novos, o cabeçote incorpora o comando de válvulas, que controla o tempo e a duração com que as válvulas se abrem e fecham.

3. Pistões

Os pistões são peças cilíndricas de metal que se movem para cima e para baixo dentro dos cilindros do bloco do motor. Quando a mistura ar-combustível é inflamada pelas velas de ignição, ela explode, empurrando o pistão para baixo.

Esse movimento serve para transformar a energia térmica da combustão em energia mecânica. Os pistões são projetados para suportar altas pressões e temperaturas e garantir uma compressão adequada.

4. Bielas

As bielas são componentes que conectam os pistões ao virabrequim. Quando os pistões se movem para cima e para baixo devido à combustão, as bielas transferem esse movimento linear para o virabrequim, convertendo-o em movimento rotativo.

Esta conversão impacta, assim, no funcionamento do motor, uma vez que é o movimento rotativo que acaba por mover as rodas do veículo. As bielas devem ser extremamente resistentes e leves ao mesmo tempo, para minimizar o peso do conjunto móvel e garantir um funcionamento correto.

5. Virabrequim

O virabrequim é uma das partes mais importantes, de acordo com muitos mecânicos.

Afinal, converte o movimento vertical dos pistões, transmitido pelas bielas, em movimento rotativo, que é usado para acionar a transmissão e, finalmente, as rodas. O virabrequim é geralmente feito de ferro ou aço e gira dentro do cárter, que contém o óleo lubrificante.

Os contrapesos presentes no virabrequim ajudam a equilibrar as forças e a manter o motor funcionando de forma suave.

6. Árvore de cames

A árvore de cames, comumente referida como comando de válvulas, é um componente cilíndrico equipado com lobos, ou cames, que atuam diretamente ou através de tuchos nas válvulas do motor.

Controla, desse modo, a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escape em sintonia com o ciclo do motor. À medida que a árvore de cames gira, os cames empurram as válvulas para abrir em momentos precisos, garantindo que o ar e o combustível entrem nos cilindros e que os gases de escape sejam expelidos.

7. Válvulas de admissão e escape

As válvulas têm a responsabilidade de regular a entrada da mistura ar-combustível e a saída dos gases queimados. As válvulas de admissão permitem que o ar e o combustível entrem nos cilindros, enquanto as válvulas de escape liberam os gases após a combustão.

A precisão na abertura e fechamento dessas válvulas servirá para combustão e, consequentemente, o desempenho do motor.

8. Coletor de admissão

Localizado entre a caixa do filtro de ar e a cabeça do cilindro, o coletor de admissão tem a função de distribuir a mistura ar-combustível aos cilindros de forma equilibrada.

Seu design e forma são meticulosamente projetados para otimizar a mistura e o fluxo de ar. Além disso, contém sistemas de aquecimento para garantir que o combustível seja vaporizado.

9. Coletor de escape

O coletor de escape está conectado à cabeça do cilindro e coleta os gases queimados das válvulas de escape, direcionando-os para o sistema de exaustão.

Auxilia diretamente na redução de emissões tóxicas, garantindo que os gases sejam conduzidos para o conversor catalítico e, em seguida, para o silenciador. Uma boa construção do coletor de escape contribui para o aumento da potência do motor, ao facilitar a saída rápida dos gases de combustão.

10. Velas de ignição

As velas de ignição são componentes que desencadeiam o processo de combustão dentro dos cilindros.

Produzem uma faísca elétrica que inflama a mistura ar-combustível, gerando a explosão que empurra o pistão. Uma vela de ignição faz uma faísca no momento exato, resultando em uma combustão completa.

Tem forte impacto quando falamos da redução de emissões, por exemplo!

11. Sistema de ignição

O sistema de ignição é uma parte do motor de um carro, responsável por fornecer a faísca elétrica necessária para inflamar a mistura ar-combustível nos cilindros.

Esse sistema abrange componentes como a vela de ignição, bobina de ignição e distribuidor. A correta sincronização da faísca serve para que a combustão ocorra no momento adequado, otimizando o consumo de combustível.

Uma falha no sistema de ignição leva, como consequência, a uma série de problemas, desde falhas no motor até uma diminuição na potência.

12. Sistema de injeção de combustível

Modernizando o antigo carburador, o sistema de injeção de combustível é um mecanismo mais sofisticado que regula a quantidade de combustível injetada nos cilindros. Este sistema utiliza sensores para avaliar condições como a quantidade de ar admitido, a temperatura do motor e a velocidade do veículo.

Com base nessas informações, a unidade de controle do motor determina a quantidade exata de combustível necessária para a combustão.

13. Bomba de combustível

A bomba de combustível tem a função primordial de transferir o combustível do tanque para o sistema de injeção. Em carros com modelos mais  novos, a bomba é geralmente elétrica e está submersa dentro do tanque de combustível, garantindo uma pressão constante e adequada para a injeção de combustível nos cilindros.

Uma bomba de combustível defeituosa resulta em fornecimento irregular de combustível, causando falhas no motor ou, em casos extremos, impedindo o carro de funcionar.

14. Filtro de ar

O filtro de ar é uma barreira de proteção que impede que partículas indesejadas, como poeira e detritos, entrem no motor. Ao respirar ar limpo, o motor opera com melhores retornos.

O ar é uma parte da mistura ar-combustível, e qualquer contaminação (principalmente com gases e metais), afeta a combustão. Além disso, partículas no ar podem causar desgaste prematuro de componentes internos do motor.

15. Filtro de óleo

O óleo do motor impacta na lubrificação das partes móveis, reduzindo o atrito e o desgaste, e também ajuda a dissipar o calor. O filtro de óleo, por sua vez, é responsável por remover quaisquer impurezas ou partículas do óleo antes que ele circule pelo motor.

Com o tempo, o óleo contamina-se com partículas metálicas e outras impurezas, causando, assim, danos aos componentes do motor. Um filtro de óleo  protege o motor dessas impurezas, garantindo que funcione corretamente.

16. Correia de distribuição

A correia de distribuição, ou em alguns casos a corrente de distribuição, é uma peça que impacta a sincronização do motor.

Assim, assegura que o virabrequim e o comando de válvulas operem em harmonia, permitindo que as válvulas se abram e fechem no momento correto durante o ciclo de combustão. Uma falha neste componente causará sérios danos ao motor.  Justamente por isso a importância da sua revisão e substituição periódica.

17. Sistema de resfriamento (radiador, bomba d’água, termostato)

O sistema de resfriamento mantém a temperatura do motor em uma faixa que não cause problemas.

O radiador auxilia na dissipação do calor, a bomba d’água circula o fluido refrigerante pelo motor, enquanto o termostato controla a temperatura, permitindo ou restringindo o fluxo do fluido refrigerante. Se qualquer parte desse sistema falhar, o motor pode superaquecer, causando o famoso “o motor ferveu”!

18. Sistema de lubrificação (bomba de óleo, cárter)

O sistema de lubrificação, que inclui a bomba de óleo e o cárter, garante que todas as peças móveis do motor recebam óleo suficiente para reduzir o atrito e o desgaste. A bomba de óleo ajuda a circulá-lo pelo motor, enquanto o cárter é o reservatório que o armazena.

19. Sistema de exaustão (catalisador, silenciador)

O sistema de exaustão elimina os gases queimados do motor. O catalisador transforma gases tóxicos em substâncias menos prejudiciais antes que eles sejam liberados para o ambiente. O silenciador, por sua vez, reduz o ruído produzido durante esse processo.

20. Alternador

O alternador é responsável pela produção de eletricidade para alimentar os sistemas elétricos do carro enquanto ele está em funcionamento e para recarregar a bateria. Converte a energia mecânica fornecida pelo motor em energia elétrica.

Chegamos ao fim de nosso artigo que fala mais sobre as peças do motor do carro!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente conosco.

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