Skip to content
atuador de embreagem platô embreagem peças da embreagem de moto disco de embreagem

As 16 peças que fazem parte da embreagem e suas funções

Mecânico, você saberia listar, agora, quais são as principais peças da embreagem e as suas funções?

O conhecimento detalhado da embreagem é uma das bases para qualquer mecânico que deseje realizar reparos em veículos.

Justamente por isso, o mecânico deve conhecer a embreagem dos carros na palma da sua mão, compreendendo as principais peças e suas funções.

As principais peças do sistema de embreagem incluem o disco de embreagem, o platô, o volante do motor, o rolamento da embreagem, o cabo ou cilindro mestre e o cabo ou cilindro escravo, dependendo do tipo de sistema (mecânico ou hidráulico).

A embreagem de um veículo é um componente que possibilita a conexão e desconexão do motor com a transmissão, permitindo que o carro mude de marchas.

Dessa forma, é composta por várias peças, cada uma desempenhando um papel no funcionamento adequado do sistema.

Por isso, confira a lista com as principais delas que a Mecanie separou.

1. Disco de embreagem

O disco de embreagem é uma das peças centrais do sistema.

É composto por um material de atrito revestido em ambas as faces e está conectado ao volante do motor de um lado e ao platô do outro.

Sua principal função é conectar e desconectar o motor da transmissão. Quando o pedal da embreagem é acionado, o disco de embreagem é pressionado contra o volante do motor, interrompendo a transferência de potência para a transmissão.

Quando o pedal é liberado, o disco de embreagem se junta ao volante do motor, permitindo que a potência seja transmitida às rodas.

2. Platô

O platô é uma peça que exerce pressão sobre o disco de embreagem. É fixado ao volante do motor e é responsável por aplicar força suficiente para prender o disco de embreagem contra o volante quando a embreagem está engatada.

Quando o pedal da embreagem é pressionado, o platô é liberado, permitindo que o disco de embreagem se separe do volante do motor.

3. Volante do motor

O volante do motor é uma peça pesada de metal fixada ao virabrequim do motor.

Possui dentes em sua superfície exterior que se engatam com o motor de partida para iniciar o motor. Além disso, o volante do motor atua como um volante de inércia, ajudando a manter o motor em rotação suave.

Quando a embreagem está desengatada, o volante do motor continua a girar com o motor, fornecendo inércia e estabilidade.

4. Rolamento da embreagem

O rolamento da embreagem é uma peça que permite que o disco de embreagem gire suavemente quando a embreagem é acionada ou desacionada.

Está localizado entre o platô e o disco de embreagem e ajuda a minimizar o atrito durante as operações de acionamento e desacionamento da embreagem. O rolamento da embreagem assegura um funcionamento suave do sistema de embreagem e deve ser substituído quando desgastado.

5. Mancal piloto

O mancal piloto é uma pequena peça localizada no centro do volante do motor. Sua função é apoiar o eixo do disco de embreagem quando a embreagem está desengatada.

Dessa forma, ajuda a alinhar o disco de embreagem com o platô quando a embreagem é acionada, garantindo que as partes móveis estejam bem alinhadas. O mancal piloto desempenha um papel importante na suavidade das operações de acionamento e desacionamento da embreagem.

6. Cilindro mestre (sistemas hidráulicos)

O cilindro mestre é uma parte dos sistemas de embreagem hidráulica. Tornou-se responsável por criar e manter a pressão hidráulica necessária para acionar a embreagem.

Quando o pedal da embreagem é pressionado, o cilindro mestre força o fluido hidráulico para o cilindro escravo, que, por sua vez, pressiona o garfo de embreagem, separando o disco de embreagem do volante do motor.

É o cilindro mestre que transforma o movimento do pedal em pressão hidráulica, permitindo o acionamento suave da embreagem.

7. Cilindro escravo (sistemas hidráulicos)

O cilindro escravo é a outra metade do sistema hidráulico da embreagem. Recebe o fluido hidráulico pressurizado do cilindro mestre e usa essa pressão para empurrar o garfo de embreagem.

O garfo de embreagem, por sua vez, pressiona o platô, desconectando o disco de embreagem do volante do motor. O cilindro escravo é responsável por converter a pressão hidráulica em força mecânica, permitindo que a embreagem seja acionada.

8. Cabo de embreagem (sistemas mecânicos)

Nos sistemas de embreagem mecânica, o cabo de embreagem desempenha um papel semelhante ao dos cilindros em sistemas hidráulicos. Tornando-se, assim, responsável por transmitir a força aplicada ao pedal da embreagem diretamente para o garfo de embreagem.

Quando o pedal é pressionado, o cabo de embreagem puxa o garfo de embreagem, separando o disco de embreagem do volante do motor. É uma alternativa mecânica ao sistema hidráulico e funciona de maneira para acionar a embreagem.

9. Garfo de embreagem

O garfo de embreagem é uma peça no funcionamento da embreagem, independentemente do tipo de sistema (hidráulico ou mecânico).

Responsável por transmitir a força gerada pelo cilindro mestre (em sistemas hidráulicos) ou pelo cabo de embreagem (em sistemas mecânicos) para o platô.

O garfo de embreagem é projetado de maneira que, quando acionado, pressione o platô contra o disco de embreagem, separando-o do volante do motor.

Dessa forma, interrompe a transferência de potência do motor para a transmissão e permite a troca suave de marchas.

10. Mola do disco de embreagem

A mola do disco de embreagem é uma peça localizada entre o disco de embreagem e o platô. Sua função é manter o disco de embreagem pressionado contra o platô quando a embreagem está desengatada.

Evita o deslizamento indesejado do disco de embreagem quando a embreagem está acionada. A mola do disco de embreagem é responsável por garantir que o acoplamento entre o motor e a transmissão seja firme e só ocorra quando o pedal da embreagem é pressionado.

11. Mola diafragma

A mola diafragma é uma das peças da embreagem, especialmente em sistemas de embreagem de diafragma.

É uma mola em forma de diafragma que está localizada no platô. Sua função principal é aplicar pressão ao disco de embreagem, pressionando-o contra o volante do motor.

Quando o pedal da embreagem é pressionado, a mola diafragma é liberada, permitindo que o disco de embreagem se separe do volante do motor, interrompendo a transmissão de potência entre o motor e a transmissão.

A mola diafragma é projetada para fornecer uma pressão uniforme e constante ao longo de toda a superfície do disco de embreagem, garantindo uma operação suave e prevenindo o deslizamento prematuro do disco.

12. Rolamento de encosto

O rolamento de encosto, também conhecido como rolamento de empuxo, é uma peça que desempenha um papel importante na operação da embreagem. Ele é posicionado entre o platô da embreagem e o garfo de embreagem.

Quando o pedal da embreagem é pressionado, o rolamento de encosto é acionado e pressiona o platô, separando o disco de embreagem do volante do motor. Essa peça é responsável por reduzir o atrito e o desgaste entre o platô e o garfo de embreagem, garantindo uma operação correta da embreagem.

O rolamento de encosto possibilita que o garfo de embreagem se mova facilmente e aplique a pressão necessária ao platô.

13. Anel de ajuste

O anel de ajuste é uma peça localizada no platô da embreagem. Sua função é permitir o ajuste da pressão da mola diafragma, que afeta a força aplicada ao disco de embreagem.

Ao girar o anel de ajuste, é possível aumentar ou diminuir a pressão da mola diafragma, necessário para garantir que a embreagem funcione de maneira correta em diferentes situações de uso.

O ajuste do anel de ajuste manterá o desempenho da embreagem e evitará problemas, como o deslizamento da embreagem ou dificuldades na troca de marchas.

14. Rolamento piloto

O rolamento piloto é uma peça que está localizada no centro do volante do motor. Sua função é apoiar o eixo do disco de embreagem quando a embreagem está desengatada.

Dessa forma, ajuda a alinhar o disco de embreagem com o platô quando a embreagem é acionada, garantindo que as partes móveis estejam bem alinhadas.

O rolamento piloto desempenha um papel na suavidade das operações de acionamento e desacionamento da embreagem, garantindo que o disco de embreagem se acople e desacople.

15. Engrenagem de partida (no volante do motor)

A engrenagem de partida é uma peça incorporada ao volante do motor em veículos com partida por motor de arranque.

Possui dentes que se engatam com o motor de partida quando o veículo é ligado. Atua para o processo de partida do motor, pois permite que o motor de arranque gire o volante do motor, dando início ao funcionamento do motor. S

em a engrenagem de partida adequada, a partida do veículo seria impossível.

16. Sistema para oficina mecânica

Adotar um sistema para oficina mecânica como o da Mecanie traz benefícios como aumento da produtividade da gestão da sua oficina mecânica.

Nosso software simplifica a gestão de agendamentos, melhorando a questão operacional e a satisfação do cliente.

A gestão de estoque e ordens de serviço se torna mais prática, evitando atrasos e desperdícios. A comunicação com os clientes é otimizada, fortalecendo fidelidade.

Além disso, a gestão de equipes e a emissão de notas fiscais se tornam tarefas mais ágeis, com redução de erros humanos.

Além de diversas outras funcionalidades não citadas!

O que está esperando para vir nos conhecer e saber como podemos ajudar na produtividade da sua oficina mecânica?

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros