As 16 peças que fazem parte da embreagem e suas funções
Mecânico, você saberia listar, agora, quais são as principais peças da embreagem e as suas funções?
O conhecimento detalhado da embreagem é uma das bases para qualquer mecânico que deseje realizar reparos em veículos.
Justamente por isso, o mecânico deve conhecer a embreagem dos carros na palma da sua mão, compreendendo as principais peças e suas funções.
As principais peças do sistema de embreagem incluem o disco de embreagem, o platô, o volante do motor, o rolamento da embreagem, o cabo ou cilindro mestre e o cabo ou cilindro escravo, dependendo do tipo de sistema (mecânico ou hidráulico).
A embreagem de um veículo é um componente que possibilita a conexão e desconexão do motor com a transmissão, permitindo que o carro mude de marchas.
Dessa forma, é composta por várias peças, cada uma desempenhando um papel no funcionamento adequado do sistema.
Por isso, confira a lista com as principais delas que a Mecanie separou.
1. Disco de embreagem
O disco de embreagem é uma das peças centrais do sistema.
É composto por um material de atrito revestido em ambas as faces e está conectado ao volante do motor de um lado e ao platô do outro.
Sua principal função é conectar e desconectar o motor da transmissão. Quando o pedal da embreagem é acionado, o disco de embreagem é pressionado contra o volante do motor, interrompendo a transferência de potência para a transmissão.
Quando o pedal é liberado, o disco de embreagem se junta ao volante do motor, permitindo que a potência seja transmitida às rodas.
2. Platô
O platô é uma peça que exerce pressão sobre o disco de embreagem. É fixado ao volante do motor e é responsável por aplicar força suficiente para prender o disco de embreagem contra o volante quando a embreagem está engatada.
Quando o pedal da embreagem é pressionado, o platô é liberado, permitindo que o disco de embreagem se separe do volante do motor.
3. Volante do motor
O volante do motor é uma peça pesada de metal fixada ao virabrequim do motor.
Possui dentes em sua superfície exterior que se engatam com o motor de partida para iniciar o motor. Além disso, o volante do motor atua como um volante de inércia, ajudando a manter o motor em rotação suave.
Quando a embreagem está desengatada, o volante do motor continua a girar com o motor, fornecendo inércia e estabilidade.
4. Rolamento da embreagem
O rolamento da embreagem é uma peça que permite que o disco de embreagem gire suavemente quando a embreagem é acionada ou desacionada.
Está localizado entre o platô e o disco de embreagem e ajuda a minimizar o atrito durante as operações de acionamento e desacionamento da embreagem. O rolamento da embreagem assegura um funcionamento suave do sistema de embreagem e deve ser substituído quando desgastado.
5. Mancal piloto
O mancal piloto é uma pequena peça localizada no centro do volante do motor. Sua função é apoiar o eixo do disco de embreagem quando a embreagem está desengatada.
Dessa forma, ajuda a alinhar o disco de embreagem com o platô quando a embreagem é acionada, garantindo que as partes móveis estejam bem alinhadas. O mancal piloto desempenha um papel importante na suavidade das operações de acionamento e desacionamento da embreagem.
6. Cilindro mestre (sistemas hidráulicos)
O cilindro mestre é uma parte dos sistemas de embreagem hidráulica. Tornou-se responsável por criar e manter a pressão hidráulica necessária para acionar a embreagem.
Quando o pedal da embreagem é pressionado, o cilindro mestre força o fluido hidráulico para o cilindro escravo, que, por sua vez, pressiona o garfo de embreagem, separando o disco de embreagem do volante do motor.
É o cilindro mestre que transforma o movimento do pedal em pressão hidráulica, permitindo o acionamento suave da embreagem.
7. Cilindro escravo (sistemas hidráulicos)
O cilindro escravo é a outra metade do sistema hidráulico da embreagem. Recebe o fluido hidráulico pressurizado do cilindro mestre e usa essa pressão para empurrar o garfo de embreagem.
O garfo de embreagem, por sua vez, pressiona o platô, desconectando o disco de embreagem do volante do motor. O cilindro escravo é responsável por converter a pressão hidráulica em força mecânica, permitindo que a embreagem seja acionada.
8. Cabo de embreagem (sistemas mecânicos)
Nos sistemas de embreagem mecânica, o cabo de embreagem desempenha um papel semelhante ao dos cilindros em sistemas hidráulicos. Tornando-se, assim, responsável por transmitir a força aplicada ao pedal da embreagem diretamente para o garfo de embreagem.
Quando o pedal é pressionado, o cabo de embreagem puxa o garfo de embreagem, separando o disco de embreagem do volante do motor. É uma alternativa mecânica ao sistema hidráulico e funciona de maneira para acionar a embreagem.
9. Garfo de embreagem
O garfo de embreagem é uma peça no funcionamento da embreagem, independentemente do tipo de sistema (hidráulico ou mecânico).
Responsável por transmitir a força gerada pelo cilindro mestre (em sistemas hidráulicos) ou pelo cabo de embreagem (em sistemas mecânicos) para o platô.
O garfo de embreagem é projetado de maneira que, quando acionado, pressione o platô contra o disco de embreagem, separando-o do volante do motor.
Dessa forma, interrompe a transferência de potência do motor para a transmissão e permite a troca suave de marchas.
10. Mola do disco de embreagem
A mola do disco de embreagem é uma peça localizada entre o disco de embreagem e o platô. Sua função é manter o disco de embreagem pressionado contra o platô quando a embreagem está desengatada.
Evita o deslizamento indesejado do disco de embreagem quando a embreagem está acionada. A mola do disco de embreagem é responsável por garantir que o acoplamento entre o motor e a transmissão seja firme e só ocorra quando o pedal da embreagem é pressionado.
11. Mola diafragma
A mola diafragma é uma das peças da embreagem, especialmente em sistemas de embreagem de diafragma.
É uma mola em forma de diafragma que está localizada no platô. Sua função principal é aplicar pressão ao disco de embreagem, pressionando-o contra o volante do motor.
Quando o pedal da embreagem é pressionado, a mola diafragma é liberada, permitindo que o disco de embreagem se separe do volante do motor, interrompendo a transmissão de potência entre o motor e a transmissão.
A mola diafragma é projetada para fornecer uma pressão uniforme e constante ao longo de toda a superfície do disco de embreagem, garantindo uma operação suave e prevenindo o deslizamento prematuro do disco.
12. Rolamento de encosto
O rolamento de encosto, também conhecido como rolamento de empuxo, é uma peça que desempenha um papel importante na operação da embreagem. Ele é posicionado entre o platô da embreagem e o garfo de embreagem.
Quando o pedal da embreagem é pressionado, o rolamento de encosto é acionado e pressiona o platô, separando o disco de embreagem do volante do motor. Essa peça é responsável por reduzir o atrito e o desgaste entre o platô e o garfo de embreagem, garantindo uma operação correta da embreagem.
O rolamento de encosto possibilita que o garfo de embreagem se mova facilmente e aplique a pressão necessária ao platô.
13. Anel de ajuste
O anel de ajuste é uma peça localizada no platô da embreagem. Sua função é permitir o ajuste da pressão da mola diafragma, que afeta a força aplicada ao disco de embreagem.
Ao girar o anel de ajuste, é possível aumentar ou diminuir a pressão da mola diafragma, necessário para garantir que a embreagem funcione de maneira correta em diferentes situações de uso.
O ajuste do anel de ajuste manterá o desempenho da embreagem e evitará problemas, como o deslizamento da embreagem ou dificuldades na troca de marchas.
14. Rolamento piloto
O rolamento piloto é uma peça que está localizada no centro do volante do motor. Sua função é apoiar o eixo do disco de embreagem quando a embreagem está desengatada.
Dessa forma, ajuda a alinhar o disco de embreagem com o platô quando a embreagem é acionada, garantindo que as partes móveis estejam bem alinhadas.
O rolamento piloto desempenha um papel na suavidade das operações de acionamento e desacionamento da embreagem, garantindo que o disco de embreagem se acople e desacople.
15. Engrenagem de partida (no volante do motor)
A engrenagem de partida é uma peça incorporada ao volante do motor em veículos com partida por motor de arranque.
Possui dentes que se engatam com o motor de partida quando o veículo é ligado. Atua para o processo de partida do motor, pois permite que o motor de arranque gire o volante do motor, dando início ao funcionamento do motor. S
em a engrenagem de partida adequada, a partida do veículo seria impossível.
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