Skip to content
quanto tempo dura pastilha de freio de moto quantos km dura pastilha de freio onix quanto tempo dura uma pastilha de freio de bike quanto tempo dura a pastilha de freio do t-cross

Quanto tempo dura a pastilha de freio? Qual vida útil?

Mecânico, você saberia dizer quanto tempo dura a pastilha de freio? Saber sobre isso é mais que necessário para orientar os seus clientes!

É comum que muitos mecânicos enfrentem dúvidas sobre o vida útil das pastilhas de freio e outros aspectos relacionados.

Essas incertezas acabam surgindo devido à variedade de marcas, modelos e especificações disponíveis no mercado de pastilhas de freio, bem como às flutuações nos preços ao longo do tempo.

Para ajudar a esclarecer essas questões e fornecer informações atualizadas, preparamos um artigo sobre a durabilidade, seja por anos ou quilometragem, delas.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, vem com a Mecanie e confira esse guia completo que preparamos para te ajudar.

Qual a vida útil da pastilha de freio?

A vida útil da pastilha de freio dependerá de diversos fatores, como estilo de direção, condições de uso e tipo de pastilha de freio.

Em média, as pastilhas de freio costumam durar de 30.000 a 70.000 quilômetros, mas isso pode ser maior ou menor dependendo de alguns pontos.

Para determinar a vida útil das pastilhas de freio, informe ao seu cliente de oficina mecânica que deve observar pontos como:

  • Estilo de direção: Motoristas que frequentemente freiam bruscamente ou dirigem em áreas urbanas congestionadas desgastam as pastilhas de freio mais rapidamente.
  • Condições de uso: Dirigir em estradas montanhosas, com muitas curvas, ou em locais com trânsito intenso acelera o desgaste das pastilhas de freio.
  • Tipo de pastilha de freio: Existem diferentes tipos de pastilhas de freio, como pastilhas de cerâmica, semimetálicas e metálicas. Cada tipo tem sua própria vida útil, com as pastilhas de cerâmica geralmente durando mais.
  • Qualidade das pastilhas: Pastilhas de freio de marcas melhores, duram mais do que aquelas de baixa qualidade.

Como saber se a pastilha de freio está ruim?

Identificar quando as pastilhas de freio estão desgastadas ou ruins assegura, assim, para a segurança do veículo.  Por isso, separamos alguns sinais que você pode observar:

Barulho de chiado

Um chiado agudo ao frear é um dos primeiros sinais de pastilhas de freio desgastadas. Basicamente, ocorre porque o material de atrito fica próximo do indicador de desgaste.

Vibração ou trepidação

Se o veículo vibrar ou trepidar durante a frenagem, pode ser um sinal de pastilhas de freio gastas ou discos de freio danificados.

Aumento da distância de frenagem

Se o veículo leva mais tempo para parar do que o habitual, indica pastilhas de freio desgastadas.

Luz de advertência no painel

Alguns veículos possuem sensores de desgaste que acionam uma luz de advertência no painel quando as pastilhas estão próximas do fim da vida útil.

Desgaste visível

As pastilhas de freio geralmente possuem indicadores de desgaste verificados visualmente. Quando o indicador é visível ou quase visível, é hora de substituir as pastilhas.

Incentive os clientes a prestar atenção a esses sinais e realizar uma inspeção dos freios para determinar o estado das pastilhas.

E, claro, a segurança dos ocupantes do veículo e de outros na estrada depende de pastilhas de freio em boas condições.

Quantos km precisa trocar a pastilha de freio?

A quilometragem recomendada para a substituição das pastilhas de freio dependerá do fabricante do veículo e o tipo de pastilha utilizada.

Em média, podemos dizer que a troca costuma ocorrer a cada 30.000 a 70.000 quilômetros.

O mais indicado é sempre consultar o manual do proprietário do veículo para obter as recomendações específicas do fabricante.

Além disso, considere os fatores de uso mencionados anteriormente, como estilo de direção, condições de uso e tipo de pastilha de freio.

Quanto tempo dura a pastilha de freio dianteira?

A vida útil das pastilhas de freio dianteiras dependerá de diversos fatores, como o estilo de direção, as condições de condução, a qualidade das pastilhas e o tipo de pastilha escolhido.

Por isso, dizemos que as pastilhas de freio dianteiras duram geralmente entre 30.000 a 70.000 quilômetros.

O que causa desgaste da pastilha de freio?

O desgaste das pastilhas de freio é um processo natural que ocorre sempre que os freios são acionados.

No entanto, alguns fatores acabam por acelerar esse desgaste. Separamos quais são os principais deles:

  1. Frenagem: O ato de aplicar os freios e gerar atrito com o disco de freio causa o desgaste gradual das pastilhas.
  2. Estilo de direção: Dirigir de forma agressiva, com frenagens bruscas e frequentes, aumenta o desgaste das pastilhas.
  3. Condições de condução: Estradas montanhosas, curvas frequentes e tráfego pesado aceleram o desgaste das pastilhas.
  4. Qualidade das pastilhas: Pastilhas de freio de baixa qualidade tendem a se desgastar mais rapidamente do que as de alta qualidade.
  5. Contaminação: A presença de líquidos como óleo, graxa ou líquido de arrefecimento nas pastilhas acelera o desgaste.
  6. Superaquecimento: Freios superaquecidos devido à frenagem intensa ou prolongada danificam as pastilhas, reduzindo sua durabilidade.

Quando trocar pastilha e disco de freio?

A substituição das pastilhas de freio e dos discos de freio é uma parte importante da manutenção do sistema de freios de um veículo. A resposta a essa pergunta depende das condições do veículo e das orientações do fabricante.

As orientações mais gerais, entretanto, são:

Pastilhas de freio

As pastilhas de freio devem ser substituídas quando o indicador de desgaste estiver próximo do limite ou quando houver sinais de desgaste excessivo, como barulho de chiado, vibração durante a frenagem ou aumento na distância de frenagem.

Consulte o manual do proprietário ou o fabricante para obter orientações sobre a troca das pastilhas.

Discos de freio

Os discos de freio (ou rotores) não precisam ser substituídos com tanta frequência quanto as pastilhas, mas devem ser inspecionados regularmente quanto a desgaste, ranhuras profundas, empenamento ou danos.

Se os discos estiverem desgastados abaixo das especificações do fabricante ou danificados de alguma forma, devem ser substituídos.

O que acontece se não trocar a pastilha de freio?

Não trocar a pastilha de freio no momento indicado resulta em uma série de problemas perigosos para o veículo e o motorista.

Além disso, quando as pastilhas de freio estão desgastadas e não são substituídas a tempo, várias consequências negativas ocorrem:

1. Redução de frenagem

Pastilhas de freio desgastadas têm menos material de atrito para parar o veículo, resultando, assim, em uma redução na frenagem.

Dessa forma, o veículo leva mais tempo para parar em uma frenagem de emergência, aumentando o risco de acidentes.

2. Danos aos discos de freio

Pastilhas de freio desgastadas causam danos aos discos de freio. O metal exposto nas pastilhas arranha os discos, resultando em ranhuras ou desgaste irregular.

E, consequentemente, além de comprometer o desempenho dos freios, leva à necessidade de substituir os discos, saindo mais caro do que a troca das pastilhas.

3. Barulho e vibração

Pastilhas de freio desgastadas produzem ruídos de chiado ou rangido durante a frenagem.

Além disso, causam vibração no volante ou no pedal do freio. O que acaba por incomodar o motorista, além de indicar um desgaste excessivo.

4. Aumento dos custos de reparo

Postergar a substituição das pastilhas de freio pode levar a custos mais elevados de reparo, uma vez que a substituição dos discos de freio ou outros componentes pode ser necessária.

5. Risco de acidentes

O desgaste excessivo das pastilhas de freio comprometerá a segurança do veículo e aumenta o risco de acidentes, especialmente em situações de frenagem de emergência.

Portanto, oriente os clientes sobre os benefícios de trocar as pastilhas de freio quando necessário, seguindo as recomendações do fabricante e realizando inspeções regulares do sistema de freios.

É correto dar um passe no disco de freio?

Dar um passe no disco de freio, prática conhecida como retífica, é comum para restaurar a superfície de frenagem dos discos quando apresentam desgaste ou irregularidades.

No entanto, destacamos que essa é uma medida indicada por profissionais apenas em certas situações.

Ao dar um passe no disco de freio, um mecânico remove uma fina camada da superfície do disco para restaurar sua planicidade e uniformidade.

Neste processo, entretanto, existem algumas considerações que devem ser realizadas:

  • Limite mínimo de espessura: Os discos de freio têm um limite mínimo de espessura especificado pelo fabricante. Se o desgaste dos discos estiver próximo ou além desse limite, não é recomendado dar um passe, pois comprometerá a integridade e a capacidade de dissipação de calor dos discos.
  • Qualidade da retífica: A retífica dos discos deve ser realizada por um profissional com equipamentos adequados para uniformidade e a qualidade da superfície restaurada.
  • Inspeção completa: Antes de decidir dar um passe nos discos de freio, você, como mecânico, deverá realizar uma inspeção completa do sistema de freios para identificar problemas e determinar a causa do desgaste excessivo.

Sistema para oficina mecânica

O aplicativo da Mecanie para gestão de oficinas mecânicas é uma alternativa para otimizar a operação de oficinas mecânicas.

Por meio dele, é possível gerenciar agendamentos e serviços, garantindo uma melhor organização do tempo e recursos.

A funcionalidade de controle de estoque ajuda a manter um registro preciso de peças e suprimentos, reduzindo o desperdício e custos desnecessários.

O app também facilita a comunicação com os clientes, fornecendo atualizações sobre o status dos serviços e promovendo uma experiência mais transparente.

Além disso, a ferramenta de análise de dados oferece muitas informações interessantes sobre o desempenho da oficina, permitindo decisões estratégicas.

Além de várias outras funcionalidades, como a emissão de nota fiscal eletrônica, ordens de serviços, gestão de equipes, gestão de projetos e mais. 

O que está esperando para conhecer nosso sistema para oficina mecânica? Comente conosco!

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros