Como saber se a pastilha de freio está gasta? Sintomas
Como saber se a pastilha de freio está gasta? Mecânico, você saberia responder a essa pergunta?
Mecânicos precisam saber identificar pastilhas de freio gastas.
Essa habilidade fará total diferença para diagnosticar com precisão os problemas nos veículos dos clientes e garantir a segurança nas estradas.
Pastilhas de freio desgastadas ocasionam em uma série de questões, incluindo redução de frenagem, danos aos discos de freio e riscos de acidentes.
Dessa forma, ao estar atento aos sinais de desgaste das pastilhas, os mecânicos estarão oferecendo orientações e soluções apropriadas aos proprietários de veículos, proporcionando uma experiência de serviço mais segura.
E é sobre isso que falaremos abaixo: os sintomas e sinais de pastilha de freio gasta.
Portanto, vem com a Mecanie e confira nosso guia completo.
1. Ruídos de chiado ou rangido ao frear
Um dos sinais mais comuns de pastilhas de freio gastas são ruídos de chiado, rangido ou assobio que ocorrem ao pressionar o pedal de freio.
Esse som é causado pelo atrito entre as pastilhas de freio desgastadas e os discos de freio.
Basicamente, quando as pastilhas estão gastas, é comum que uma parte metálica de advertência (conhecida como “sinalizador de desgaste”) entre em contato com o disco, produzindo esse ruído característico.
2. Luz de advertência de freio no painel acesa
Muitos veículos modernos estão equipados com um sistema de monitoramento eletrônico que detecta o desgaste das pastilhas de freio.
Quando esse desgaste é detectado, uma luz de advertência de freio no painel é acesa.
3. Maior distância de frenagem
Pastilhas de freio desgastadas têm menos material de atrito disponível para parar o veículo.
Consequentemente, resulta em uma maior distância de frenagem, sendo ainda mais perigoso, principalmente em situações de frenagem de emergência.
Os mecânicos devem estar preparados para verificar e medir a distância de frenagem durante os testes de freio.
4. Vibração no pedal de freio ao frear
Pastilhas de freio desgastadas causam vibração ou trepidação no pedal de freio durante a frenagem.
Isso ocorre devido à distribuição irregular do calor nos discos de freio devido ao atrito desigual das pastilhas.
A vibração no pedal é um sinal de que as pastilhas precisam ser substituídas e os discos exigem retificação.
5. Perda de eficiência de frenagem
Pastilhas de freio gastas resultam em uma perda de eficiência de frenagem.
Os veículos acabam levando mais tempo para parar e podem não responder durante a tentativa de frenagem.
O que, querendo ou não, se torna perigoso em estradas escorregadias ou em condições de chuva.
6. Freios que não respondem
Um dos sinais mais óbvios de que as pastilhas de freio estão gastas é quando os freios não respondem.
Logo, ao pressionar o pedal de freio, o veículo demora mais tempo para parar ou pode não parar completamente.
7. Desgaste visível nas pastilhas de freio
Os mecânicos inspecionam visualmente as pastilhas de freio para identificar sinais de desgaste.
Pastilhas muito gastas terão uma espessura reduzida e, em alguns casos, apresentam rachaduras.
Portanto, observe o desgaste das pastilhas durante a manutenção regular. Essa é uma prática importante para a segurança do veículo.
8. Cheiro de queimado ao frear
Um cheiro de queimado ao frear é um sinal claro de que as pastilhas de freio estão superaquecendo devido ao atrito.
Ocorre quando as pastilhas estão muito gastas e não conseguem dissipar o calor adequadamente.
9. Pedal de freio afunda ou fica esponjoso
Quando as pastilhas de freio estão gastas, o sistema de frenagem não consegue manter a pressão adequada no pedal de freio.
Consequentemente, resulta em um pedal que afunda até o chão ou fica esponjoso, requerendo maior esforço para parar o veículo.
Essa sensação no pedal de freio é um sintoma de que as pastilhas precisam ser trocadas.
10. Pastilhas com menos de 3 mm de espessura
Um dos sinais mais clássicos de que as pastilhas de freio estão gastas é quando sua espessura está abaixo de 3 milímetros.
Basicamente, as pastilhas de freio têm uma espessura mínima recomendada para garantir a frenagem correta.
Quando atingem esse limite, deve-se substituí-las, pois pastilhas muito finas não conseguem oferecer a frenagem necessária, aumentando o risco de acidentes.
11. Vazamento de fluido de freio
O vazamento de fluido de freio é outro sinal de que algo está errado com o sistema.
Quando as pastilhas de freio estão gastas, o pistão da pinça de freio é acionado com mais força para compensar o desgaste, levando a vazamentos de fluido de freio.
Os mecânicos devem verificar qualquer vazamento de fluido de freio e inspecionar as pastilhas de freio em busca de desgaste.
12. Fumaça ou vapor saindo das rodas após frear
Fumaça ou vapor saindo das rodas após frear é um sinal de superaquecimento dos freios.
Pastilhas de freio desgastadas causam, assim, superaquecimento, pois a fricção excessiva gera calor.
Esse superaquecimento resultará em fumaça ou vapor visíveis, o que é um sinal de que as pastilhas precisam ser substituídas para evitar danos mais graves aos freios.
13. Veículo puxando para um lado durante a frenagem
Quando as pastilhas de freio estão gastas de maneira desigual, um dos lados do veículo apresenta menos atrito durante a frenagem, fazendo com que o veículo puxe para esse lado.
Esse sinal pode ser observado quando o volante puxa ou o veículo se desvia durante a frenagem.
Essa condição afeta muito além da segurança, causando, inclusive, desgaste irregular dos pneus.
Justamente por isso, os mecânicos devem verificar as pastilhas de freio e os componentes relacionados para corrigir esse problema.
14. Vibração no volante ao frear
Um dos sinais de que as pastilhas de freio estão gastas é a vibração no volante ao frear.
O desgaste irregular das pastilhas causa uma superfície de contato desigual com o disco de freio.
Consequentemente, quando o motorista aciona os freios, a vibração é transmitida para o volante, causando desconforto e indicando a necessidade de substituição das pastilhas.
15. Aceleração lenta após soltar o pedal do freio
Se um veículo apresentar aceleração lenta após o motorista soltar o pedal do freio, acaba sendo um sinal de que as pastilhas de freio estão gastas.
O desgaste excessivo das pastilhas causa atrito contínuo com os discos de freio, mesmo quando o pedal do freio é liberado.
Dessa forma, resulta em uma aceleração mais lenta e uma sensação de arrasto, indicando a necessidade de verificação e substituição das pastilhas.
16. Luz de ABS no painel acesa
A luz de advertência do sistema de freios ABS (Sistema de Freios Antibloqueio) no painel é um indicativo importante de problemas nos freios, incluindo pastilhas de freio gastas.
O ABS é projetado para evitar o travamento das rodas durante a frenagem.
No entanto, quando as pastilhas estão muito desgastadas, o sistema pode não funcionar corretamente, acionando a luz de advertência.
Os mecânicos devem verificar imediatamente a causa da luz acesa, que pode estar relacionada ao desgaste.
17. Sistema para oficina mecânica
Contar com um sistema para oficina mecânica, como o oferecido pela Mecanie, apresenta diversos diferenciais que mudarão por completo a forma como os mecânicos gerenciam suas operações.
Um dos principais benefícios é a centralização de dados e informações em uma plataforma única, simplificando, assim, a gestão da oficina.
Com a Mecanie, os mecânicos acompanharão agendamentos de serviços, controlar estoque de peças, gerenciar ordens de serviço, registrar informações dos clientes e veículos, além de acompanhar financeiro e faturamento, tudo em um só lugar.
Dessa forma, elimina a necessidade de utilizar múltiplas ferramentas e sistemas, economizando tempo e evitando erros humanos.
Além disso, o sistema da Mecanie oferece recursos como a possibilidade de enviar lembretes automáticos aos clientes para agendamento de manutenções preventivas. Também é possível emitir notas fiscais eletrônicas de forma rápida e simplificada.
A integração de todas essas funcionalidades em um único sistema proporciona maior produtividade e organização para a oficina mecânica.
Além disso, a Mecanie oferece suporte técnico e atualizações frequentes, garantindo que os mecânicos sempre tenham acesso às últimas melhorias e funcionalidades.
Conclusão
Chegamos ao fim e vamos resumir o que foi dito até aqui!
Basicamente, conforme vimos, quando as pastilhas de freio de um veículo estão gastas, diversos sinais indicam a necessidade de sua substituição.
Um dos indicativos mais comuns é o ruído agudo ao frear, semelhante a um chiado, que ocorre devido ao metal da pastilha desgastada entrando em contato com o disco de freio.
Além disso, se o pedal do freio começar a sentir-se mais macio ou se for necessário pressioná-lo mais fundo do que o normal para obter uma resposta, sugere que as pastilhas estão finas.
Outro sinal é a vibração no pedal do freio durante a frenagem, indicando irregularidades na superfície da pastilha.
Alguns veículos possuem um indicador de desgaste nas pastilhas que aciona uma luz de aviso no painel.
Por fim, a inspeção visual também faz total diferença nesse momento de diagnóstico: se as pastilhas parecem muito finas, é um sinal de que precisam ser substituídas.
E então, tem mais alguma dica para outros leitores mecânicos sobre como saber se a pastilha de freio está gasta?
Comente aqui embaixo com a gente.