Pastilha de Freio | O que é, para que serve, sintomas de que está gasta
Mecânico, será que você realmente sabe tudo sobre a pastilha de freio?
A pastilha de freio está presente no sistema de freios de um veículo.
Trata-se de uma peça de material composto, geralmente feita de materiais como cerâmica, metal ou semimetálico, que é montada dentro da pinça de freio.
A principal função das pastilhas de freio é proporcionar atrito contra o disco de freio (ou rotor) quando o motorista aciona o pedal de freio.
Dessa forma, cria a resistência necessária para reduzir ou parar a rotação das rodas e, assim, controlar a velocidade do veículo.
Os mecânicos devem estar bem familiarizados com as pastilhas de freio e sua manutenção porque desempenham um papel super importante na segurança do veículo.
Pastilhas de freio desgastadas ou danificadas resultam, assim, em uma diminuição na capacidade de frenagem, aumentando o risco de acidentes.
Os mecânicos precisam, assim, verificar regularmente as pastilhas de freio durante a manutenção do veículo, medir sua espessura e substituí-las quando estiverem desgastadas para garantir que o sistema funcione corretamente.
E é sobre isso que falaremos neste conteúdo. Vem com a Mecanie e confira um guia completo sobre pastilha de freio.
Quanto tempo dura pastilha de freio?
A durabilidade das pastilhas de freio dependerá de vários fatores, como o tipo de veículo, o estilo de direção, as condições de direção e a qualidade das próprias pastilhas.
Resumidamente, podemos dizer que as pastilhas de freio geralmente duram de 30.000 a 70.000 quilômetros, mas esse intervalo acaba sendo maior ou menor dependendo do uso do automóvel.
Como saber se a pastilha de freio está gasta?
Existem alguns sinais indicativos de que as pastilhas de freio estão gastas e precisam ser substituídas. Confira, abaixo, os principais deles:
- Barulho de chiado ou apito: Um dos sinais mais comuns é um ruído agudo de chiado que ocorre quando você pisa no pedal de freio. Esse som é produzido por uma almofada de desgaste que entra em contato com o disco de freio quando a pastilha está gasta.
- Vibração ou trepidação: Se você sentir vibrações ou trepidação no volante ou pedal de freio durante a frenagem, isso pode indicar desgaste irregular das pastilhas ou discos de freio.
- Luz de advertência no painel: Alguns veículos possuem sensores de desgaste que acionam uma luz no painel quando as pastilhas estão próximas do fim da vida útil.
- Distância de frenagem aumentada: Se você perceber que o carro não para tão rapidamente quanto costumava fazer, isso pode ser um sinal de pastilhas de freio gastas.
Quanto custa pastilha de freio?
O custo das pastilhas de freio dependerá principalmente do modelo e marca do veículo, o tipo de pastilhas escolhido (por exemplo, pastilhas de freio cerâmicas são mais caras do que as semimetálicas), e se você está optando por pastilhas de freio originais do fabricante ou peças de reposição de mercado de reposição.
Resumidamente, o preço das pastilhas de freio vai de R$ 50 a R$ 500 ou mais.
Quando trocar as pastilhas de freio?
A substituição das pastilhas de freio é uma parte da manutenção do veículo e deve ser realizada regularmente. Mas, quando deve ser realizada? Nós te explicamos!
- Desgaste visível: A maioria das pastilhas de freio possui indicadores de desgaste verificados visualmente. Quando o material da pastilha se desgasta até o ponto em que o indicador é visível ou quase visível, é hora de substituir as pastilhas.
- Barulho de chiado: Se você ouvir um chiado agudo ao pisar no pedal de freio, é um indicativo de que as pastilhas estão gastas e precisam ser trocadas.
- Vibração ou trepidação: Se o veículo vibrar ou trepidar durante a frenagem, pode ser causado pelo desgaste irregular das pastilhas ou pelos discos de freio.
- Aumento da distância de frenagem: Se você perceber que o veículo leva mais tempo para parar do que costumava, está indicando que as pastilhas de freio estão desgastadas.
- Luz de advertência no painel: Alguns veículos possuem sensores de desgaste que acionam uma luz de advertência no painel quando as pastilhas estão próximas do fim da vida útil. Fale para seu cliente de oficina mecânica se manter atento.
Marcas de pastilha de freio
Existem várias marcas de pastilhas de freio disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características.
Justamente por isso, a escolha da marca de pastilhas de freio dependerá das preferências pessoais e o orçamento do cliente.
E, caso queira auxiliar o seu cliente neste processo de escolha, separamos algumas dicas:
- Ferodo: A Ferodo é uma marca bem estabelecida e reconhecida por sua qualidade em pastilhas de freio e outros componentes de freio.
- Brembo: A Brembo é outra marca de renome na indústria de freios. Suas pastilhas de freio são conhecidas por oferecer excelente desempenho de frenagem e durabilidade.
- EBC Brakes: A EBC Brakes é conhecida por suas pastilhas de freio de alto desempenho e variedade de opções, incluindo pastilhas de freio cerâmicas e semimetálicas.
- Akebono: A Akebono é uma marca japonesa que fabrica pastilhas de freio de baixo nível de ruído. Muito escolhida por motoristas que buscam um preço mais acessível.
- Textar: A Textar é uma marca europeia que é fornecedora de pastilhas de freio originais para muitos fabricantes de veículos.
Pastilha de freio Ferodo é boa?
Sim, a pastilha de freio Ferodo é considerada por muitos especialistas como uma opção de qualidade no mercado de peças de reposição de freios.
A Ferodo possui uma longa história na fabricação de pastilhas de freio e é conhecida por sua durabilidade, boa de frenagem e desempenho. Muitos mecânicos confiam na marca Ferodo devido à sua reputação estabelecida.
Salientamos, além disso, que a qualidade da instalação das pastilhas de freio e a manutenção adequada do sistema de freios são tão importantes quanto para garantir o funcionamento seguro do sistema de frenagem.
Então, mecânico, você tem fortes impactos no serviço oferecido ao seu cliente.
Quantas pastilhas de freio vão em cada roda?
Em um sistema de freios a disco, geralmente são instaladas duas pastilhas de freio em cada roda.
Essas duas pastilhas são a pastilha de freio interna e a pastilha de freio externa. A pastilha de freio interna é montada no interior da pinça de freio, enquanto a pastilha de freio externa é montada na parte externa da pinça.
Essas duas pastilhas de freio trabalham juntas para criar atrito contra o disco de freio (ou rotor) quando o pedal de freio é acionado, possibilitando, assim, a desaceleração ou parada do veículo.
Portanto, em um veículo com freios a disco nas quatro rodas, você encontrará um total de oito pastilhas de freio, duas para cada roda.
No entanto, observe que os veículos também variam em termos de design de freio, e alguns podem ter configurações diferentes, como freios a tambor nas rodas traseiras em vez de freios a disco.
Como trocar pastilha de freio?
Você, como mecânico, sabe como trocar a pastilha de freio? Basicamente, a substituição das pastilhas de freio é um procedimento de manutenção comum que os mecânicos precisam conhecer bem.
Olha algumas dicas de como prosseguir:
- Primeiro, levante o veículo com segurança usando um macaco e suportes de segurança. Certifique-se de seguir todas as precauções de segurança ao trabalhar sob o veículo.
- Retire a roda da área onde as pastilhas de freio estão localizadas para acessar a pinça de freio.
- Remova os parafusos de fixação da pinça de freio para desmontá-la.
- Com a pinça de freio desmontada, você pode remover as pastilhas de freio antigas. Preste atenção à posição das pastilhas e aos indicadores de desgaste.
- Limpe a área das pastilhas de freio e as superfícies de contato com um solvente adequado. Lubrifique os pontos de contato das pastilhas e as superfícies deslizantes da pinça de freio com um lubrificante apropriado.
- Coloque as novas pastilhas de freio nos suportes da pinça, seguindo a orientação correta. Certifique-se de que elas estejam bem encaixadas.
- Recoloque a pinça de freio na posição original e aperte os parafusos de fixação de acordo com as especificações do fabricante.
- Volte a colocar a roda no veículo e aperte as porcas ou parafusos de roda de acordo com as especificações do torque.
- Se o veículo tiver freios a disco nas quatro rodas, repita o processo acima para as outras rodas.
- Após concluir a substituição das pastilhas de freio, bombeia o pedal de freio algumas vezes antes de dirigir para garantir que as pastilhas estejam devidamente assentadas.
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