Skip to content
Como baixar planilha de orçamento? Como calcular a mão de obra de um mecânico? Como fazer orçamento em oficina mecânica? Qual é o salário de um dono de oficina?

Como montar uma Planilha de Orçamento para Oficina Mecânica

Contar com boas tabelas de orçamento para oficina mecânica é uma forma de trazer clareza e transparência na relação com os clientes. Uma tabela bem estruturada e planejada dará ao cliente uma visão precisa do que está sendo cobrado, evitando surpresas ou mal-entendidos no momento do pagamento. 

É muito comum que os mecânicos, no Brasil, realizem “trabalhos extras” que foram encontrados durante a manutenção. E os custos deste trabalho serão cobrados só no final. Sem que o cliente esteja ciente disso. No entanto, isso é crime!

Muitos conflitos comerciais surgem devido a orçamentos mal elaborados ou interpretações equivocadas sobre os serviços prestados e seus respectivos custos. Ao disponibilizar tabelas, com descrições dos serviços e valores discriminados, o estabelecimento demonstra profissionalismo e respeito ao consumidor. 

Além disso, orçamentos bem planejados e sem surpresas auxiliam a manter uma relação de confiança, na qual o cliente sente-se seguro e bem informado sobre o que está contratando, reduzindo as chances de desentendimentos e reforçando a credibilidade da oficina no mercado. 

Justamente tendo isso em vista, a Mecanie preparou um artigo que explora mais sobre como criar tabelas de orçamento para oficina mecânica. Vem com a gente e aprenda a como otimizar a gestão da sua oficina mecânica!

Como fazer orçamento em oficina mecânica?

Elaborar um orçamento corretamente faz toda a diferença no sucesso de qualquer negócio, principalmente em oficinas mecânicas, onde a transparência faz toda a diferença para construir confiança com os clientes.

  1. Diagnóstico inicial: Antes de tudo, realize um diagnóstico detalhado do veículo. Dessa forma, você identificará todos os problemas e os reparos necessários.
  2. Listagem de serviços e peças: Enumere todos os serviços que serão realizados e as peças que precisarão ser trocadas. Forneça clareza ao cliente sobre o que está incluído no orçamento.
  3. Estimativa de horas de trabalho: Determine quantas horas serão necessárias para completar o serviço. Calcule, assim, a mão de obra.
  4. Inclusão de outros custos: Lembre-se de adicionar outros custos, como impostos ou taxas adicionais, se aplicável.
  5. Apresentação: O orçamento deve ser apresentado preferencialmente impresso ou e-mail (para não se perder), com todos os detalhes e valores discriminados, e uma breve descrição de cada serviço. Não faça nada boca a boca, tenha tudo registrado, para evitar que o cliente alegue algo que você discorda. 

Como calcular mão de obra oficina mecânica?

A mão de obra é um dos principais custos em uma oficina mecânica e, frequentemente, um dos mais difíceis de quantificar. Por isso, a Mecanie separou algumas dicas para auxiliar neste processo:

  • Determine a taxa horária: Defina uma taxa horária para a mão de obra. Essa taxa pode ser baseada em pesquisas de mercado, custos operacionais da oficina e margem de lucro desejada.
  • Estime o tempo necessário: Com base na experiência e na complexidade do serviço, estime quantas horas serão necessárias para completar o trabalho.
  • Cálculo: Multiplique a taxa horária pelo número estimado de horas para obter o custo total da mão de obra.
  • Flexibilidade: Tenha alguma flexibilidade em sua estimativa. Reparos automotivos podem, ocasionalmente, apresentam complicações inesperadas.

Qual a margem de lucro de uma oficina mecânica?

Determinar a margem de lucro para uma oficina mecânica é uma das tarefas mais difíceis de quem é MEI  e está começando na área, já que isso depende de muitos aspectos, como localização, especialização, concorrência e custos operacionais.

  1. Despesas operacionais: Primeiro de tudo, tenha uma compreensão clara de todas as despesas operacionais, que incluem aluguel, salários, utilidades, equipamentos, entre outros.
  2. Pesquisa de mercado: Verifique as taxas e preços praticados por outras oficinas na mesma região. Essa prática lhe dará uma ideia do que o mercado está disposto a pagar, atrelando sempre preço X valor percebido.
  3. Valor percebido: A especialização e a qualidade do serviço permitem uma margem de lucro mais alta. Se os clientes percebem que estão recebendo um serviço de alta qualidade, geralmente estão dispostos a pagar um prêmio por isso.
  4. Margem típica: Em média, as oficinas mecânicas tendem a trabalhar com margens de lucro entre 20% a 35%. 

Concluindo o que já falamos até aqui: Ao definir preços e margens, equilibre competitividade com sustentabilidade. Taxas muito baixas não cobrem os custos, enquanto preços muito altos afastam os clientes. 

Trabalhe para encontrar equilíbrio entre o preço do serviço e o valor percebido. O branding do marketing, por exemplo, pode te ajudar a cobrar mais se bem elaborado.

Como montar uma planilha de orçamento de prestação de serviços?

Para oficinas mecânicas, uma planilha de orçamento bem elaborada servirá para manter a organização, precisão e rentabilidade.  

Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a criar e montar a sua. 

1. Liste todos os serviços oferecidos

Antes de qualquer coisa, liste todos os serviços que sua oficina oferece. Desde trabalhos básicos, como troca de óleo e alinhamento, até procedimentos mais complexos, como reparos em sistemas de injeção eletrônica ou restauração de carros antigos. 

Crie uma lista clara e categorizada, garantindo que nenhum serviço seja esquecido e facilitando a visualização e seleção durante a elaboração de um orçamento para o cliente.

2. Estime os custos diretos de cada serviço

Para cada serviço listado, determine o custo direto associado, como, por exemplo, o valor das peças que serão substituídas, fluidos ou materiais usados, e a mão de obra. 

Para calcular o custo da mão de obra, considere a taxa horária do mecânico e a duração estimada do serviço, além de uma porcentagem de lucro (afinal, somente isso possibilita sua empresa crescer).

3. Calcule os custos indiretos da operação

Os custos indiretos são aqueles que não estão diretamente ligados a um serviço específico, mas que são essenciais para a operação da oficina. Dentre os principais deles, podemos citar o aluguel do espaço, contas de água e luz, salários de funcionários não produtivos (como recepcionistas), entre outros. 

Estime esses custos mensais e divida-os pelo número estimado de serviços prestados no mês para obter uma média de custo indireto por serviço. Esse valor deve ser somado ao custo direto para garantir que todos os gastos da operação sejam cobertos.

4. Defina uma margem de lucro desejada

Após calcular todos os custos associados a cada serviço, defina uma margem de lucro desejada. A margem de lucro assegura, de forma simples, a rentabilidade do negócio e permite futuros investimentos e expansões. 

Além disso, uma margem saudável auxiliará a oficina a atravessar períodos mais lentos ou cobrir imprevistos, e até mesmo suportar por mais tempo e flexibilidade os momentos de crise econômica (eles sempre vem, e a pandemia é uma prova disso).

 Adicione essa porcentagem ao custo total (direto + indireto) de cada serviço para determinar o preço final a ser cobrado.

5. Considere descontos ou promoções

Oferecer descontos ou promoções torna-se uma estratégia para atrair novos clientes ou fidelizar os atuais. No entanto, assegure que essas reduções de preço não comprometam a rentabilidade da oficina. 

Ao criar sua planilha, reserve uma seção ou coluna onde possíveis descontos possam ser aplicados, sempre tendo em mente a margem de lucro mínima aceitável. 

Seja para pacotes de serviços, promoções sazonais ou descontos para clientes recorrentes, essa flexibilidade torna-se, assim, um diferencial competitivo.

Uma planilha de orçamento bem estruturada é a base para assegurar a lucratividade e sustentabilidade de uma oficina mecânica. Nunca se esqueça: em uma oficina mecânica, uma planilha de orçamento assegura a transparência com os clientes e uma gestão mais centralizada. 

6. Atualize regularmente os preços

O mercado automotivo varia muito e os preços de peças, fluidos e até mesmo da mão de obra também estão nesta. Portanto, assegure que sua planilha reflita essas mudanças para garantir que você não esteja subestimando ou superestimando os custos. 

Estabeleça uma rotina, seja mensal ou trimestral, para verificar e atualizar os preços dos serviços, peças e insumos. Além disso, esteja atento a flutuações significativas que possam ocorrer devido a fatores externos, como crises econômicas ou tarifas de importação (muito influenciadas conforme o preço do dólar).

7. Acompanhe as despesas e receitas

Sua planilha de orçamento de oficina mecânica não deve ser uma ferramenta estática. Em vez disso, deve ser utilizada para registrar e acompanhar todas as despesas e receitas associadas à oficina. 

Não estamos falando apenas dos custos diretos relacionados aos serviços, mas também despesas operacionais, salários, contas de utilidades, entre outros. 

Registre essa informação ajuda a entender a saúde financeira da oficina, identificar áreas de economia para assegurar que as margens de lucro desejadas sejam mantidas.

8. Crie categorias para melhor organização

Para tornar sua planilha mais intuitiva para usar, divida-a em categorias. Mas, como assim dividir em categorias?

Calma! Vamos explicar! Divida categorias como ‘Serviços de Motor’, ‘Freios’, ‘Sistema Elétrico’, e assim por diante. Cada categoria deve listar os serviços, com espaço para descrição, custo de peças, custo de mão de obra e preço final. 

Além disso, considere criar seções separadas para despesas operacionais, receitas, e talvez uma seção dedicada a promoções ou descontos.

9. Utilize software de planilha adequado

A ferramenta que você usa para criar sua planilha é tão importante quanto o conteúdo dela. Softwares como Microsoft Excel, Google Sheets ou  até mesmo o aplicativo de gestão de oficina da Mecanie, oferecem uma ampla variedade de recursos que te auxiliarão a automatizar cálculos, criar gráficos e até mesmo gerar relatórios. 

Invista tempo para aprender as funcionalidades básicas e avançadas do software escolhido. Se possível, considere também softwares específicos para oficinas mecânicas que já vêm com modelos prontos e são adaptados às necessidades do setor, como o nosso sistema para oficina mecânica.

10. Revise e ajuste a planilha periodicamente

Mesmo com a melhor das intenções e um planejamento cuidadoso, é provável que sua planilha inicial não seja perfeita. E está tudo bem. Principalmente se você não usar softwares para isso!

No entanto, tenha o compromisso de revisá-la e ajustá-la conforme for necessário. Ao final de cada mês ou trimestre, reserve um tempo para analisar a planilha, identificar possíveis melhorias e fazer os ajustes necessários. 

Inclua ou adicione novas categorias, ajuste margens de lucro ou mesmo reorganize a planilha para torná-la mais intuitiva.

E então, o que está esperando para montar a planilha de orçamento para oficina mecânica e agregar ainda mais valor ao seu serviço? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente conosco!

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros