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O que é funilaria? Como abrir, gerenciar, lucros, gastos e tudo sobre

Leitor, você saberia dizer o que é funilaria? Para que serve?

A funilaria é presente mundo automotivo que é utilizada para manter a integridade estética e estrutural dos veículos.

Dessa forma, envolve o reparo e a reforma de carrocerias de carros, sejam danificados por acidentes, ferrugem ou desgaste natural. O profissional especializado nessa área é conhecido como funileiro.

O trabalho do funileiro requer uma combinação de habilidades técnicas. Afinal, precisa avaliar os danos, planejar o processo de reparo e executar as tarefas necessárias para restaurar a carroceria do veículo à sua forma original ou melhorá-la conforme desejado.

Dessa forma, inclui amassar, moldar, soldar e lixar as partes metálicas do carro. Além disso, o funileiro precisa trabalhar com diferentes tipos de materiais, como aço, alumínio e plásticos, cada um exigindo técnicas de manuseio.

Uma parte do trabalho de funilaria é garantir que a integridade estrutural do veículo seja mantida ou melhorada.

Dessa forma, significa que o funileiro não foca apenas na questão de aparência externa, mas também na segurança do veículo.

Neste artigo, portanto, a Mecanie falará mais sobre o que é funilaria, do que se trata e muito mais. Continue a leitura conosco para conferir.

O que é o serviço de funilaria?

O serviço de funilaria é uma especialidade no mundo automotivo, focada na reparação e restauração da carroceria de veículos. É indicada após situações como acidentes, impactos ou corrosão, onde a estrutura metálica do carro é danificada.

Logo, o objetivo da funilaria é devolver ao veículo sua forma original, mantendo ou melhorando sua integridade estrutural e estética.

Funileiros, os profissionais responsáveis por este trabalho, possuem habilidades para moldar e reparar os componentes metálicos do carro.

Assim sendo, utilizam diversas ferramentas e técnicas, incluindo martelos, bigornas, soldas e lixamento, para trabalhar a chapa metálica, corrigindo amassados, fendas e outros danos.

Qual a diferença de funilaria e pintura?

Embora ambos os serviços sejam necessários quando se fala na manutenção e restauração de veículos, funilaria e pintura são distintas.

A funilaria concentra-se na reparação física e estrutural da carroceria do carro, lidando com a parte metálica. Envolve técnicas como desamassar, soldar e moldar a chapa de metal.

Enquanto isso, a pintura automotiva é o processo de aplicar uma camada de tinta sobre a carroceria do carro, após os reparos de funilaria.

A parte da pintura serve, além de tudo, para proteger o veículo contra corrosão e desgaste, além de melhorar sua aparência estética.

Consequentemente, a pintura requer uma preparação cuidadosa da superfície, incluindo lixamento e aplicação de primers, antes da tinta e do verniz. O trabalho precisa ser feito em um ambiente controlado para evitar impurezas e assegurar um acabamento uniforme.

Qual a diferença entre funilaria e martelinho de ouro?

Funilaria e martelinho de ouro são técnicas utilizadas para reparar danos na carroceria dos veículos, mas diferem significativamente em suas abordagens e aplicações.

A funilaria é um processo mais abrangente e invasivo, utilizado para reparar danos maiores e mais profundos na carroceria do carro.

Assim, inclui trabalhos que podem exigir o corte, a soldagem e o substituição de peças inteiras da carroceria. É um método que lida com danos onde a pintura já foi comprometida ou quando a deformação é extensa.

Por outro lado, o martelinho de ouro é uma técnica de reparo mais refinada e menos invasiva. É ideal para pequenos amassados onde a pintura não foi danificada, como aqueles causados por granizo ou pequenos impactos.

O processo do martelinho utiliza ferramentas especiais para massagear suavemente o metal de volta à sua forma original, sem a necessidade de pintura posterior.

Claro: trata-se de uma técnica que exige grande habilidade e precisão, pois o profissional deve trabalhar cuidadosamente para não esticar ou danificar ainda mais a chapa metálica.

Basicamente, enquanto a funilaria é indicada para reparos mais complexos e profundos, o Martelinho de Ouro é mais apropriado para correções superficiais, sendo uma opção mais rápida e econômica.  

Qual a diferença de lanternagem e funilaria?

A lanternagem e a funilaria são termos frequentemente utilizados no contexto automotivo, mas que possuem diferenças quando se fala de funções e técnicas.

Resumidamente: a lanternagem, também conhecida em algumas regiões como funilaria pesada, é um processo que lida com reparos mais significativos e estruturais em um veículo.

Ou seja: inclui a restauração de grandes áreas danificadas, substituição de partes inteiras da carroceria, ou reparos em componentes estruturais vitais.

A lanternagem é, portanto, mais abrangente, envolvendo, em alguns casos, a desmontagem e remontagem de grandes seções do veículo.

Por outro lado, a funilaria tradicionalmente se refere a reparos mais leves e estéticos na carroceria do veículo. Portanto, inclui técnicas de desamassar, moldar e alinhar a chapa metálica, focando em danos menores como amassados, arranhões e pequenas deformações.

A funilaria é menos invasiva comparada à lanternagem e não envolve modificações “de peso” na estrutura do veículo.

Qual a função do funileiro?

O funileiro é um artesão especializado no reparo da carroceria dos veículos. Sua função é restaurar a forma e a integridade estrutural da chapa metálica do carro, trabalhando em uma variedade de danos, desde pequenos amassados até deformações maiores.

Consequentemente, utiliza uma série de ferramentas e técnicas para moldar o metal, remover amassados, corrigir irregularidades e preparar a superfície para a pintura.

Além da habilidade manual, também deve ter um conhecimento sobre os diferentes tipos de metais utilizados na fabricação de veículos e como reagem a  técnicas de reparo. Essa compreensão, aliás, assegura que o reparo seja duradouro.

Precisa estar atento às tendências e avanços  no campo automotivo, adaptando-se a novos materiais e métodos.

Como é feita a funilaria?

O processo de funilaria começa com uma avaliação cuidadosa dos danos no veículo. Esta etapa serve para planejar o método de reparo mais apropriado.

Uma vez avaliado, o funileiro começa o trabalho de reparação, que envolve várias etapas, dependendo da extensão do dano.

Para amassados menores, pode-se usar técnicas como o uso de ventosas ou o método do martelinho de ouro, que são menos invasivas e não requerem repintura.

No entanto, para danos maiores, o funileiro usará ferramentas como martelos, bigornas e talhadeiras para desamassar e moldar a chapa metálica. Em casos de danos ainda piores, pode ser necessário cortar e soldar novas seções de metal.

Após a correção dos amassados, a superfície é cuidadosamente lixada e preparada para a pintura. Esta preparação certifica que a pintura adira corretamente e tenha um acabamento uniforme.

Quanto custa um serviço de funilaria?

O custo de um serviço de funilaria dependerá de muitos fatores. Vai de R$ 300 a R$ 7000 (uma média). Tudo dependerá do dano.

Tendo em vista a dificuldade de alguns funileiros em elaborar um orçamento para funilaria, separamos algumas dicas do que deve ser considerado no momento em que for oferecer o seu orçamento:

  1. Extensão do dano: Danos menores, como pequenos amassados ou arranhões, custam menos para reparar, pois exigem menos tempo e material. Apesar disso, danos mais extensos, que envolvem deformações grandes ou estruturais, são mais caros.
  2. Tipo de veículo: Carros de luxo ou modelos com carroceria feita de materiais especiais, como alumínio ou fibra de carbono, são muito mais custosos e demorados para consertar.
  3. Complexidade do trabalho: Trabalhos que exigem desmontagem do veículo, soldagem ou substituição de peças grandes, naturalmente, custam mais devido ao tempo e à mão de obra envolvidos.
  4. Materiais necessários: A qualidade e o tipo de materiais utilizados também influenciam o preço. Por exemplo, a utilização de primers, tintas e vernizes de alta qualidade aumenta o custo.

Quanto tempo demora um serviço de Funilaria?

Assim como o custo, o tempo necessário para completar um serviço de funilaria varia bastante. Afinal, depende da extensão do dano, da complexidade do reparo, da carga de trabalho da oficina e, em alguns casos, da disponibilidade de peças de reposição. Vai de um dia a semanas. 

Para pequenos amassados ou arranhões, o serviço torna-se relativamente rápido, concluído em algumas horas ou um dia. Métodos como o martelinho de ouro são indicados para reparos rápidos.

Danos que exigem um trabalho mais extenso, como desamassar painéis maiores ou realizar soldas, levam alguns dias. Dessa forma, inclui tempo para o reparo em si, preparação para pintura e tempo de secagem da tinta.

Questões mais graves de batidas, levam semanas para serem reparadas. Afinal, precisamos considerar fatores como tempo para desmontagem, reparos complexos, talvez substituição de partes da carroceria, e os subsequentes processos de pintura e montagem.

Outros fatores que influenciam são: Atrasos na entrega de peças, a carga de trabalho da oficina e a necessidade de reparos adicionais descobertos durante o processo.

Sistema para oficina mecânica

Conheça o sistema para oficina mecânica da Mecanie, que também abrange as funilarias. Por meio dele, é possível centralizar todas as suas ações, notas fiscais, ordens de serviços, equipes, estoques e o que imaginar.

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