Motores de motos: tipos, características, peças e guia
Você sabe quais são os tipos e como funcionam os motores de motos? Um guia completo aqui para oficina de motos.
É muito importante que os mecânicos compreendam brevemente o funcionamento do motor de motos, pois isso faz uma diferença significativa no dia a dia de suas atividades e agrega valor aos serviços prestados.
O motor é o coração de qualquer moto, e um conhecimento básico sobre seu funcionamento permite aos mecânicos diagnosticar problemas com mais precisão, realizar manutenção e oferecer um serviço de qualidade aos clientes.
Conheça nosso sistema de oficina de motos e saiba como podemos aumentar a produtividade do seu negócio.
Ao entender como o motor de uma moto opera, os mecânicos identificam, assim, sintomas de problemas com mais rapidez, economizando tempo e recursos.
Poderá realizar, assim, ajustes e reparos, garantindo que a moto funcione de forma segura.
Além disso, esse conhecimento permite que os mecânicos forneçam explicações aos clientes sobre os serviços realizados, criando transparência na relação com os proprietários das motos.
Vem com a Mecanie e saiba mais.
Como funciona o motor de moto?
O motor de uma moto é o componente que converte energia química, proveniente da combustão do combustível, em energia mecânica utilizada para movimentar a moto.
O funcionamento básico de um motor de moto é baseado em quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape, conhecidos como ciclo de quatro tempos.
- Admissão: Durante o primeiro tempo, a mistura ar-combustível é admitida no cilindro da moto através da abertura da válvula de admissão.
- Compressão: No segundo tempo, a mistura é comprimida no cilindro quando o pistão se move para cima.
- Explosão: O terceiro tempo é quando ocorre a explosão. A vela de ignição dispara, inflamando a mistura ar-combustível comprimida. A explosão empurra o pistão para baixo, gerando energia mecânica.
- Escape: No último tempo, os gases de escape resultantes da queima são expulsos do cilindro através da abertura da válvula de escape.
Este ciclo de quatro tempos se repete continuamente enquanto o motor está funcionando, gerando energia mecânica que é transmitida para a roda traseira da moto, impulsionando-a para frente.
Quais são os tipos de motores de moto?
Existem diversos tipos de motores de moto, mas os principais são:
Motor de 2 tempos
Este motor opera em um ciclo de dois tempos, compreendendo apenas admissão e escape, e é conhecido por sua simplicidade e potência.
No entanto, ele é menos prático em termos de consumo de combustível e emissões.
Motor de 4 tempos
Este é o tipo mais comum de motor de moto, seguindo o ciclo de quatro tempos descrito anteriormente. É mais prático em termos de consumo de combustível, além de que emite menos poluentes.
Motor V-Twin
Este tipo de motor possui dois cilindros dispostos em forma de “V” e é comumente encontrado em motos custom e cruisers. Oferece torque abundante em baixas rotações e um som característico.
Motor boxer
Neste motor, os cilindros estão opostos um ao outro, proporcionando um baixo centro de gravidade e equilíbrio. É comum em motos da marca BMW.
Motor de alta rotação
Algumas motos esportivas são equipadas com motores de alta rotação, projetados para entregar potência máxima em rotações elevadas.
Qual a diferença entre motor monocilíndrico e bicilíndrico?
A principal diferença entre um motor monocilíndrico e um bicilíndrico está no número de cilindros e no funcionamento do motor:
Motor monocilíndrico
Como o nome sugere, possui apenas um cilindro. É conhecido por sua simplicidade em baixas rotações. Motos com motores monocilíndricos são usadas em aplicações off-road e em motos de menor cilindrada.
Tendem a ser mais leves e econômicas, mas podem ter menos potência em comparação com motores de maior cilindrada.
Motor bicilíndrico
Possui dois cilindros e é geralmente associado a motos maiores e mais potentes. Os motores bicilíndricos podem ser configurados de várias maneiras, incluindo em “V” ou opostos.
Ofertam uma entrega de potência suave e torque em uma faixa mais ampla de rotações. São comuns em motos touring, esportivas e cruisers.
Quais são as cilindradas das motos?
As motos estão disponíveis em enorme variedade de cilindradas, que correspondem ao volume total dos cilindros do motor.
As cilindradas das motos varia desde menos de 50cc em scooters pequenos até mais de 1.000cc em motos de alta performance.
Separamos, portanto, algumas categorias comuns de cilindradas de motos:
- Ciclomotores (até 50cc): São motos pequenas, muitas vezes com motores de 49cc ou menos. São populares para deslocamentos urbanos de curta distância e geralmente não exigem carteira de habilitação.
- Scooters (50cc a 300cc): As scooters são motos compactas com transmissão automática e cilindradas que variam de 50cc a 300cc. São ideais para locomoção urbana e para quem busca economia de combustível.
- Motos de Baixa Cilindrada (125cc a 400cc): São motos adequadas para uso urbano e viagens curtas. Oferecem um equilíbrio entre economia de combustível e desempenho.
- Motos de Média Cilindrada (400cc a 800cc): Essas motos são a escolha de muitos motociclistas para viagens mais longas e estradas. Trazem potência adequada e conforto.
- Motos de Alta Cilindrada (acima de 800cc): São motos de alto desempenho, projetadas para velocidades mais altas e viagens de longa distância. São comuns em categorias como esportivas, cruisers e touring.
Quais os principais problemas de motor de moto?
Os motores de moto, assim como qualquer outro componente mecânico, estão sujeitos a problemas e desgaste ao longo do tempo.
Dessa forma, alguns dos principais problemas que ocorrem em motores de moto incluem:
- Problemas de xombustível: Incluem problemas no sistema de alimentação, como entupimento de carburadores ou falhas no sistema de injeção de combustível.
- Superaquecimento: Causa danos graves ao motor. O resfriamento inadequado ou vazamentos no sistema de arrefecimento são causas comuns.
- Falhas na ignição: Problemas na vela de ignição, bobina ou sistema de ignição eletrônica resultam em dificuldades de partida e perda de potência.
- Desgaste de componentes internos: Com o tempo, pistões, anéis de pistão e válvulas desgastam, causando perda de compressão e redução de potência.
- Vazamentos de óleo: Vazamentos de óleo ocorrem devido a juntas defeituosas ou desgaste de selos.
- Problemas de transmissão: A transmissão servirá para a operação da moto.
- Problemas elétricos: Falhas no sistema elétrico, como problemas com fiação, bateria ou regulador de voltagem, afetam o funcionamento do motor.
- Desgaste de corrente e coroa: Em motos com transmissão por corrente, o desgaste da corrente e da coroa afetam o desempenho.
- Problemas de lubrificação: A falta de lubrificação causa desgaste prematuro e danos ao motor.
Barulho no motor de moto, o que pode ser?
O surgimento de barulhos incomuns no motor de uma moto é uma preocupação para qualquer motociclista e mecânico.
Esses barulhos são fortes indicativos de problemas.
Basicamente, alguns dos possíveis problemas relacionados a barulhos no motor de moto incluem:
Batida de válvulas
Um som de batida metálica indica e representa problemas nas válvulas, como desgaste ou folga incorreta.
Tique-taque
Um ruído semelhante a um tique-taque é causado por folgas inadequadas nas válvulas ou na corrente de distribuição.
Batida no cárter
Pode ser causada por um virabrequim desgastado ou por problemas na biela.
Ruído de corrente de distribuição
Um som de corrente arrastando indica problemas na corrente de distribuição ou tensionador.
Ruído de embreagem
Barulhos relacionados à embreagem podem ser causados por discos de embreagem desgastados ou problemas no sistema de acionamento.
Ruído de engrenagens
Problemas nas engrenagens da caixa de câmbio resultam em ruídos de moagem ou batida.
Rolamento danificado
Rolamentos defeituosos produzem sons de estalo ou zumbido.
Motor de moto com problema, quais os sintomas?
Um motor de moto com problemas apresenta uma série de sintomas que indicam a necessidade de reparos.
Dessa forma, alguns dos sintomas mais comuns de um motor de moto com problemas incluem:
Perda de potência
O motor perde potência gradualmente, resultando em menor desempenho.
Fumaça no escapamento
Fumaça excessiva saindo do escapamento indica problemas de queima de óleo ou excesso de combustível.
Dificuldade de partida
Dificuldades em ligar a moto ou falhas na partida são sintomas de problemas na ignição ou no sistema elétrico.
Aquecimento excessivo
Um motor que superaquece tem problemas no sistema de arrefecimento ou na circulação de líquido de arrefecimento.
Ruídos anormais
Barulhos incomuns, como batidas, tiques-taques ou cliques, são indicativos.
Vazamentos de óleo ou líquido de arrefecimento
Vazamentos visíveis mostram problemas nos selos ou juntas do motor.
Pouca compressão
A compressão inadequada em um ou mais cilindros resultará em dificuldades de partida e perda de potência.
Marcha lenta instável
Uma marcha lenta irregular é causada por problemas de ignição, carburador ou injeção de combustível.
Como consertar motor de moto?
O processo de consertar um motor de moto requer conhecimento técnico e experiência, além de, claro, ser sempre realizado por mecânicos.
Mas, quais são os principais passos desse processo?
Diagnóstico
O primeiro passo é diagnosticar o problema. Dessa forma, envolve a identificação dos sintomas, inspeção visual e, em muitos casos, testes de diagnóstico com equipamentos adequados.
Desmontagem
Para acessar as partes internas do motor, é necessário desmontá-lo com cuidado. Está incluindo, portanto, a remoção do cabeçote, cilindro, cárter, e outras partes, dependendo do problema.
Inspeção e reparo
Uma vez desmontado, as partes internas do motor, como pistões, bielas, válvulas e componentes de transmissão, devem ser inspecionadas minuciosamente.
Peças desgastadas, danificadas ou defeituosas devem ser substituídas.
Limpeza e montagem
Todas as peças devem ser limpas antes da montagem. A montagem deve ser realizada com precisão, seguindo as especificações do fabricante e usando ferramentas adequadas.
Ajustes e calibrações
Após a montagem, é necessário realizar ajustes e calibrações, como sincronização das válvulas, ajuste do carburador…
E então, tem mais alguma dúvida sobre motores de motos?