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Problema no motor de partida: sintomas e como consertar

Uma questão muito comum em oficinas mecânicas: os problemas no motor de partida!

Detectar os principais problemas no motor de partida é super importante para qualquer mecânico, pois isso faz uma diferença na prestação de serviços automotivos.

Os benefícios e a importância de tal detecção são múltiplos. E se você está aqui, é porque sabe quais são.

Primeiramente, identificar com precisão os problemas no motor de partida permite economizar tempo e recursos.

Um diagnóstico direciona o mecânico diretamente para a causa raiz do problema, eliminando a necessidade de tentativas e erros que poderiam prolongar o tempo de reparo e aumentar os custos para o cliente.

Além de muitos outros pontos.

Por isso, a Mecanie preparou um guia completo de todos os principais problemas no motor de partida e como consertar.

Vem conosco!

Como saber se o problema é no motor de partida?

Confira, abaixo, nossa lista com alguns sinais que te ajudarão a saber se o problema está no motor de partida.

1. Silêncio completo

Quando o motor de partida está com defeito, girar a chave de ignição ou pressionar o botão de partida resultará em completo silêncio.

Dessa forma, sugere que o motor elétrico do motor de partida não está recebendo energia ou não está funcionando.

2. Clique ou ruído de moagem

Às vezes, ao tentar dar partida, pode-se ouvir um clique ou um ruído de moagem.

Assim sendo, indica que o solenoide do motor de partida está operando, mas o motor elétrico não está funcionando corretamente.

3. Giro lento

Se o motor de partida estiver fraco ou com problemas, gira mais lentamente do que o normal. Esse processo é percebido pelo som e pela sensação de que o motor de partida não está conseguindo girar o motor com força suficiente.

4. Odores ou fumaça

Em casos mais graves de problemas no motor de partida, ocorre superaquecimento ou até mesmo a liberação de odores estranhos ou fumaça da área do motor de partida.

5. Luzes do painel

Às vezes, as luzes do painel de instrumentos do veículo dão pistas. Por exemplo, se as luzes do painel se apagarem quando se tenta dar partida, indicará problemas elétricos que afetam o motor de partida.

O que acontece quando o motor de partida está ruim?

Quando o motor de partida está ruim, vários cenários começam a ocorrer, dependendo da natureza do problema.

Por isso, pode-se observar alguns pontos como:

Falta de partida

O sintoma mais evidente é que o motor do veículo não dará partida quando a chave de ignição for girada.

Afinal, ocorre porque o motor de partida não está funcionando para girar o motor principal.

Clique ou ruído de moagem

Como mencionado anteriormente, um clique ou um ruído de moagem pode ser ouvido quando se tenta dar partida.

Logo, sugere que o motor de partida está tendo dificuldades em funcionar corretamente.

Giro lento

Se o motor de partida estiver funcionando com problemas, começará a girar mais lentamente do que o normal, resultando em dificuldade em ligar o motor do veículo.

Odores ou fumaça

Em casos mais graves de problemas no motor de partida, ocorrerá superaquecimento, resultando em odores estranhos ou fumaça vinda da área do motor de partida.

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Quais os problemas no motor de partida?

Existem vários problemas comuns que afetam o motor de partida de um veículo. Mas, quais são os principais deles?

  1. Desgaste das escovas: As escovas do motor de partida podem desgastar com o tempo devido ao atrito, resultando em mau contato elétrico e em um desempenho deficiente do motor de partida.
  2. Problemas no solenoide: O solenoide do motor de partida é responsável por enviar energia elétrica ao motor. Problemas no solenoide, como conexões soltas ou componentes desgastados, afetam sua operação.
  3. Pinhão danificado: O pinhão é a engrenagem que se engrena com a cremalheira do motor para girar o motor. Se o pinhão estiver desgastado ou danificado, não conseguirá se engrenar corretamente.
  4. Motor elétrico defeituoso: O motor elétrico do motor de partida pode apresentar problemas, como enrolamentos queimados ou falta de energia.
  5. Problemas elétricos gerais: Problemas elétricos no veículo, como conexões soltas, cabos corroídos ou baterias fracas.
  6. Superaquecimento: O motor de partida superaquece devido ao uso excessivo ou a problemas internos, levando a danos e mau funcionamento.

O que fazer quando o motor de partida não funciona?

Quando o motor de partida não funciona, existem etapas que podem ser seguidas para diagnosticar e resolver o problema.

Será que você, como mecânico, sabe quais são elas?

  1. Verifique a bateria: Primeiramente, verifique a carga da bateria. Uma bateria fraca impede o motor de partida de funcionar. Certifique-se de que os terminais da bateria estejam limpos.
  2. Escute os sons: Ao tentar dar partida, preste atenção aos sons. Se você ouvir um clique, pode ser o solenoide do motor de partida operando, mas o motor elétrico não está funcionando.
  3. Tente a tartida em ponto morto (transmissão automática): Em veículos com transmissão automática, tente colocar a alavanca em “N” (ponto morto) e, em seguida, tentar dar partida. Às vezes, problemas no interruptor de segurança de partida impedem a partida quando a transmissão está em “P” (estacionamento).
  4. Verifique os fusíveis e relés: Confira os fusíveis e relés relacionados ao sistema de partida.
  5. Inspeção visual: Faça uma inspeção visual dos cabos elétricos que conectam a bateria ao motor de partida. Verifique se há conexões soltas ou corroídas e corrija isso.
  6. Verifique o comutador de ignição: O comutador de ignição é responsável por transmitir o sinal de partida.
  7. Procure sinais de super-aquecimento: Se houver sinais de fumaça ou cheiro de queimado vindo da área do motor de partida, corrija.

Quando o painel acende mas não dá partida?

Basicamente, como costumamos falar por aqui, quando o painel do veículo acende, mas o motor não dá partida, está indicando problemas no sistema de partida ou em componentes relacionados.

Olha só:

Bateria fraca

Mesmo que as luzes do painel estejam acesas, a bateria pode não ter energia suficiente para girar o motor de partida com força.

Por isso, verifique a carga da bateria e seus cabos.

Problemas no motor de partida

Um motor de partida com defeito não consegue girar o motor, mesmo com energia elétrica, sendo causado por componentes internos desgastados ou danificados.

Interruptor de ignição

Problemas no interruptor de ignição impedem que o sinal de partida seja transmitido ao motor de partida.

Fusíveis e relés

Fusíveis queimados ou relés com defeito interrompem o funcionamento do sistema de partida.

Problemas elétricos

Cabos elétricos soltos, corroídos ou danificados afetam a transmissão de energia do sistema de partida.

Sensor de neutro/posição da embreagem

Em veículos com transmissão manual, o sensor de neutro ou posição da embreagem torna-se responsável por permitir ou impedir a partida.

Tem como recondicionar motor de partida?

Sim, é possível recondicionar um motor de partida, desde que o componente não esteja muito desgastado ou danificado.

Resumidamente, o processo de recondicionamento do motor de partida envolve a desmontagem do componente, a substituição de peças desgastadas ou danificadas e a realização de reparos necessários.

Quando da partida faz um barulho?

Quando o motor de partida faz um barulho ao tentar dar partida em um veículo, o significado dependerá do tipo de baraulho. Calma, já vamos te explicar. 

Um clique rápido ou repetitivo ao girar a chave de ignição ou pressionar o botão de partida sugere que o solenoide do motor de partida está operando, mas o motor elétrico não está girando o motor principal.

Um único clique forte ao tentar dar partida indica um problema no solenoide, onde está recebendo energia, mas não está transmitindo-a para o motor de partida.

Um ruído de moagem ocorre quando o pinhão do motor de partida não se engrena corretamente com a cremalheira do motor.

Ruídos de rolamento, enquanto isso, são ouvidos quando os rolamentos internos do motor de partida estão desgastados, indicando a necessidade de substituição desses rolamentos.

Um ruído metálico ou estridente é resultado de componentes internos do motor de partida danificados ou desgastados, como engrenagens ou o motor elétrico. Ruídos de vibração ocorrem devido a peças soltas ou solenoides mal fixados no motor de partida.

Quando o carro demora a pegar?

Quando um carro demora a pegar, significa que o motor não inicia imediatamente após a tentativa de partida. Por isso, você, como mecânico, precisará tomar cuidado com o diagnóstico.

Um sistema de ignição com problemas resultará em dificuldade em iniciar o motor, inclua na análise as velas de ignição desgastadas, cabos de ignição danificados ou um distribuidor com problemas.

Se o motor não estiver recebendo combustível suficiente, demora a pegar. Problemas na bomba de combustível, filtro de combustível entupido ou injetores sujos são a causa.

Além disso, uma bateria fraca não fornece energia suficiente para o sistema de ignição e a partida do motor. Problemas elétricos gerais, como conexões soltas, fusíveis queimados ou relés defeituosos, também afetam a partida do motor.

Inclusive, podemos citar problemas mecânicos no motor, como baixa compressão, válvulas danificadas ou problemas no virabrequim.

A falta de manutenção regular, como trocas de óleo atrasadas ou filtros sujos, levam a problemas de desempenho que impactam a partida.

E então, tem mais curiosidades ou dúvidas sobre os principais problemas no motor de partida?

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