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Motor de arranque não dá partida: o que pode ser?

Um problema muito comum em oficinas mecânicas: motor de arranque não dá partida… e agora?

Um dos problemas mais comuns enfrentados nas oficinas mecânicas é o motor de arranque, ou motor de partida, que não consegue dar a partida no veículo. Esta situação torna-se frustrante tanto para os mecânicos quanto para os proprietários dos veículos.

A origem do problema geralmente está relacionada a falhas em componentes-chave do motor de arranque.

Por exemplo, um solenoide com defeitos impede que a corrente elétrica atinja o motor, ou um pinhão desgastado falha ao engrenar corretamente com a cremalheira do motor.

Além disso, problemas no próprio motor elétrico, como escovas desgastadas ou problemas no comutador, impedem que o motor de arranque funcione. Justamente por isso que você deve conhecer os componentes do motor de partida.

Outras causas comuns incluem conexões elétricas soltas ou corroídas e baterias descarregadas ou com baixa carga, que não fornecem energia suficiente para o motor de arranque operar.

E, é claro, neste conteúdo, a Mecanie preparou um guia completo sobre o motor de arranque que não dá partida.

Como saber se o motor de arranque parou de funcionar?

Identificar quando um motor de arranque parou de funcionar servirá para qualquer mecânico ou proprietário de veículo. Um dos sinais é quando o motor do veículo não dá partida.

Ao girar a chave de ignição ou pressionar o botão de partida, se o motor de arranque estiver com defeito, pode-se ouvir um clique sem que o motor do veículo comece a funcionar.

Dessa forma, indica que o solenoide do motor de arranque está operando, mas o motor elétrico não está funcionando. Em alguns casos, o motor de arranque pode girar mais lentamente que o normal, indicando problemas de energia ou desgaste.

Outro sintoma comum é um som de zumbido ou moagem quando se tenta dar a partida, indicando, assim, que o pinhão não está engrenando corretamente com a cremalheira do motor.

Além disso, um cheiro de queimado ou fumaça vinda da área do motor de arranque são sinais de superaquecimento ou curto-circuito no motor elétrico.

Ah, e claro: os testes elétricos e inspeções visuais confirmam essas suspeitas e ajudar a determinar a causa exata do problema.

O que causa estrago no motor de arranque?

Vários fatores podem causar danos ao motor de arranque, muitos dos quais são resultados do desgaste natural com o tempo.

O uso excessivo, especialmente em condições diferentes do comum, levam ao desgaste acelerado de componentes como escovas, comutador e pinhão. Esses componentes são super importantes para o funcionamento do motor de arranque e, quando desgastados, levam a uma falha completa do sistema.

A corrosão é outra causa comum de danos ao motor de arranque. Conexões elétricas corroídas ou mal mantidas impedem o fluxo de eletricidade, resultando em desempenho insuficiente ou falha total.

A entrada de água, que pode ocorrer em condições de condução em áreas inundadas, também causa corrosão ou curto-circuito nos componentes elétricos.

Problemas com o sistema elétrico do veículo, como baterias defeituosas ou alternadores que não carregam adequadamente a bateria, também danificam o motor de arranque.

Uma bateria com baixa carga não fornecerá energia suficiente para o motor de arranque operar, enquanto sobrecargas causadas por problemas no alternador levarão a danos elétricos.

O superaquecimento é outro problema que causará estragos no motor de arranque, podendo ser devido a um uso excessivo, como tentativas repetidas de dar partida em um motor que não pega, ou por defeitos internos, como falha nas escovas ou no comutador, que geram atrito e calor excessivos.

Qual o valor do conserto do motor de arranque?

Em média, o custo do conserto do motor de arranque está de R$ 200 a R$ 800 ou mais.

No momento em que for oferecer orçamento ao seu cliente de oficina, leve em consideração tanto os custos diretos quanto indiretos, adicione, além de tudo, uma margem de lucro que seja favorável.

Quando o carro dá partida e não pega, o que pode ser?

Quando um veículo gira o motor de arranque, mas não consegue dar partida, existem várias causas.

Justamente por isso que se deve diagnosticar corretamente o problema para identificar a causa raiz.

Basicamente, alguns dos problemas mais comuns incluem:

1. Problemas de ignição

Um sistema de ignição com defeito impede a combustão adequada no motor. Podendo ser devido a velas de ignição ruins, cabos de ignição danificados ou problemas no distribuidor.

2. Fornecimento de combustível

Se o motor não estiver recebendo combustível suficiente, não conseguirá dar partida, causado por uma bomba de combustível defeituosa, filtro de combustível obstruído ou injetores sujos.

3. Problemas no sistema elétrico

Um mau contato elétrico ou uma bateria fraca impedem a partida do veículo. Certifique-se de que as conexões da bateria estejam limpas.

4. Problemas mecânicos

Falhas mecânicas no motor, como problemas na compressão dos cilindros, válvulas queimadas ou problemas no virabrequim, também impedem que o veículo ligue.

5. Falta de manutenção

A falta de manutenção regular, como trocas de óleo e filtros atrasados.

Como consertar motor de arranque?

A manutenção e o reparo de um motor de arranque são tarefas que asseguram o bom funcionamento de um veículo.

Diagnóstico inicial

Antes de qualquer coisa, deve-se diagnosticar corretamente o problema do motor de arranque. Sintomas comuns incluem o veículo não dar partida, ruídos anormais ao tentar dar partida, e o motor de arranque girando sem engrenar o motor.

Use um multímetro para verificar a bateria e as conexões elétricas, assegurando que a falha é realmente no motor de arranque.

Inspeção visual e limpeza

  • Desconexão da bateria: Comece desconectando o terminal negativo da bateria para evitar curtos-circuitos.
  • Remoção e inspeção: Remova o motor de arranque do veículo para inspecionar visualmente sinais de desgaste, como dentes danificados no pinhão ou corrosão.
  • Limpeza: Limpe o motor de arranque com um limpador de peças ou solvente para remover sujeira, graxa e corrosão. Dessa forma, irá melhorar a conexão elétrica e o funcionamento do motor.

Verificação de componentes

Verifique o solenóide do motor de arranque, responsável por engrenar o pinhão com o volante do motor. Teste a continuidade e a resistência com um multímetro.

As escovas e o comutador podem se desgastar com o tempo. Por isso, verifique se as escovas ainda têm comprimento suficiente e se o comutador está limpo e sem sulcos profundos. Substitua as peças desgastadas conforme necessário.

Reparo ou substituição

Dependendo do diagnóstico, algumas peças do motor de arranque podem precisar de reparo ou substituição. Componentes como o solenóide, as escovas, e o pinhão são os mais substituídos para restaurar a funcionalidade do motor de arranque.

Reinstalação e teste

Após o reparo ou substituição dos componentes necessários, reinstale o motor de arranque no veículo. Reconecte a bateria e faça um teste para assegurar que o motor de arranque esteja funcionando corretamente.

Certifique-se de que o veículo dá partida sem ruídos anormais.

Não queremos um motor de partida ruim, né?

Manutenção preventiva

Por fim, destaque sempre ao seu cliente sobre a importância da manutenção preventiva.

Por isso, inspecione regularmente o sistema de partida, incluindo a bateria, os cabos, e o próprio motor de arranque, para evitar falhas futuras.

A detecção precoce de problemas economiza, na maioria das vezes, tempo e dinheiro, além de garantir a segurança do veículo.

Qual a diferença de motor de arranque e motor de partida?

Não há diferença entre “motor de arranque” e “motor de partida”; esses termos são usados como se fossem sinônimos e se referem ao mesmo componente automotivo.

O motor de arranque também é conhecido como motor de partida. Basicamente, é dispositivo elétrico que gira o motor principal do veículo quando a chave de ignição é virada.

Torna-se, portanto, responsável por iniciar o processo de combustão interna no motor, permitindo que o veículo seja ligado.

Qual a vida útil de um motor de arranque?

A vida útil de um motor de arranque está em torno de 100 mil km.

No entanto, se as manutenções forem realizadas corretamente, poderá ser ainda maior.

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