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Motor de partida: para que serve, como funciona, valores e sinais

Mecânico, você sabe realmente como funciona o motor de partida?

O motor de partida, também chamado por alguns profissionais como motor de arranque, está presente nos veículos movidos a motores de combustão interna.

Conheça o sistema para oficina mecânica da Mecanie e descubra como podemos otimizar a produtividade e gestão da sua oficina mecânica.

Sua função primária é iniciar o motor do veículo, girando o virabrequim até que o motor comece a funcionar por conta própria.

Esse processo fornece a energia necessária para a ignição da mistura ar-combustível no motor, iniciando assim o ciclo de combustão.

E, para profissionais de oficina mecânica que desejam saber mais sobre o que é motor de partida, a Mecanie preparou um guia completo.

O que acontece quando o motor de partida não funciona?

Quando o motor de partida de um veículo não funciona, acaba resultando em muitos problemas. Confira, abaixo, quais são os principais deles:

1. Impossibilidade de ligar o motor

O sintoma mais óbvio é a incapacidade de iniciar o motor do veículo. Ao girar a chave na ignição, o motor de partida deveria acionar o motor, mas, se não funcionar, o veículo não dará partida.

2. Barulhos estranhos

Às vezes, o motor de partida emite ruídos anormais, como cliques, ranger ou zumbidos.

3. Perda de mobilidade

A falha do motor de partida deixa o motorista preso em locais diversos, como estacionamentos, estradas ou postos de gasolina.

4. Consumo da bateria

Tentativas repetidas de partida sem sucesso desgastam a bateria do veículo.

Qual é a função de um motor de partida?

O motor de partida está presente em todos os motores de combustão interna.

Basicamente, sua função principal é iniciar o motor, fornecendo a energia mecânica necessária para girar o virabrequim até que o motor comece a funcionar por conta própria.

Dessa forma, esse processo envolve várias etapas:

  1. Quando a chave de ignição é girada, a energia elétrica da bateria é enviada para o motor de partida.
  2. O motor de partida aciona um pequeno pinhão que engata com a coroa dentada do volante do motor.
  3. O pinhão gira, fazendo o virabrequim do motor girar.
  4. Esse movimento inicial permite que o motor comece a aspirar ar e combustível, dando início ao ciclo de combustão.
  5. Uma vez que o motor esteja funcionando de forma independente, o motor de partida é desengatado e desligado.

Como saber se o problema é no motor de partida?

Identificar se o motor de partida é o culpado por problemas de partida requer algumas observações que devem ser realizadas por você, mecânico:

Som de clique

Se você ouvir um clique quando girar a chave de ignição e o motor não girar, representa, assim, um problema no motor de partida.

Luzes e eletrônicos funcionam

Se todas as luzes do painel e eletrônicos do veículo estiverem funcionando normalmente, mas o motor não dá partida, sugere que a bateria está boa, mas o motor de partida apresenta problemas.

Teste direto do motor de partida

Um mecânico realiza um teste direto no motor de partida para verificar seu funcionamento.

Consequentemente, se não responder ou emitir sons anormais, provavelmente precisa ser reparado ou substituído.

Verificação do sistema elétrico

Problemas no sistema elétrico, como cabos ou conexões soltas ou corroídas, também afetarão o funcionamento do motor de partida.

Por isso, deve-se verificar esses componentes antes de tudo!

O que causa a queima do motor de partida?

A queima ou falha do motor de partida é causada por aspectos como:

  • Desgaste ao longo do tempo: Como qualquer componente mecânico, o motor de partida sofre desgaste natural com o tempo.
  • Falha elétrica: Problemas no sistema elétrico do veículo, como cabos danificados, conexões soltas ou problemas na bateria, sobrecarregam o motor de partida.
  • Engrenagem danificada: Se o pinhão de engate do motor de partida ou a coroa dentada do volante do motor estiverem desgastados ou danificados.
  • Solenoide defeituoso: O solenoide é responsável por enviar a corrente elétrica para o motor de partida.
  • Problemas de combustão interna: Se o motor do veículo estiver com problemas de compressão, travado ou com falha mecânica interna, sobrecarregará o motor de partida.

Qual o valor do conserto do motor de arranque?

O custo do conserto do motor de arranque / reparar o motor de arranque estão indo de R$ 200 a R$ 600, incluindo a mão de obra e as peças.

No entanto, em alguns casos, quando é necessário substituir além das principais, o valor se torna mais alto.

Tudo isso, no entanto, deve constar no orçamento que for repassar ao seu cliente.

Qual a vida útil de um motor de partida?

A durabilidade do motor de arranque está entre 100.000 e 150.000 quilômetros. Apesar disso, algumas unidades duram mais, enquanto outras falham antes desse ponto.

Componentes do motor de partida

Confira nosso guia completo com todos os componentes do motor de partida.

O que estraga o motor de partida?

Resumidamente, vários fatores contribuem para a falha do motor de partida ao longo do tempo. Nós da Mecanie listaremos os principais deles.

Desgaste natural

Como qualquer componente mecânico, o motor de partida está sujeito a desgaste ao longo do tempo devido ao movimento repetitivo das engrenagens e ao calor gerado durante a operação.

Problemas elétricos

Conexões soltas, cabos danificados ou bateria fraca sobrecarregam o motor de partida, causando danos.

Problemas mecânicos internos

Desgaste ou danos nas engrenagens, pinhões, solenoides ou outros componentes internos trazem falha do motor de partida.

Uso excessivo

Partidas frequentes, principalmente quando falamos de climas frios, trazem desgaste prematuro no motor de partida.

Mau funcionamento do solenoide

O solenoide é responsável por fornecer energia ao motor de partida.

No entanto, se ele falhar, o motor de partida não funcionará como deveria.

Como saber que o motor de arranque queimou?

Identificar a queima do motor de partida é um processo realizado com base em alguns sinais.

Silêncio completo

Quando você gira a chave de ignição e não ouve nenhum som do motor de partida.

Cliques repetidos

Se você ouvir cliques repetidos ao tentar dar partida no veículo, mas o motor não gira.

Ruídos estranhos

Ruídos anormais, como zumbidos, ranger ou rangidos, durante a tentativa de partida.

Luzes e eletrônicos funcionam

Se todas as luzes do painel e os eletrônicos do veículo estiverem funcionando normalmente, mas o motor não dá partida, sugere que a bateria está boa, mas o motor de partida está com problemas.

Quando você vira a chave e não dá partida, o que pode ser?

Motor não dá arranque? Uma das situações mais frustrantes que um cliente de oficina mecânica enfrenta é quando vira a chave de ignição, mas o motor do veículo não dá partida.

Essa ocorrência acaba sendo causada por uma variedade de razões.

Justamente por isso, falamos sobre os benefícios de entender as possíveis causas para lidar com o problema.

A causa mais comum de uma partida fracassada é uma bateria fraca ou descarregada. Se a bateria não tiver energia suficiente para girar o motor de partida, o veículo não dará partida. Nesse caso, a solução será justamente a recarga ou substituição da bateria.

Conexões soltas, cabos danificados ou problemas no sistema elétrico do veículo afetam, inclusive, o funcionamento do motor de partida. Verifique a integridade das conexões elétricas e a fiação antes de considerar outros problemas.

O próprio motor de partida pode estar com problemas, como solenoides defeituosos, engrenagens desgastadas ou componentes internos danificados. Se o motor de partida estiver comprometido, precisará ser reparado ou substituído.

Falhas na ignição, como uma bobina de ignição com defeitos ou velas de ignição gastas, impedirão que o motor dê partida. Esses componentes devem ser verificados e substituídos, se necessário.

Falhas mecânicas internas no motor, como travamento do virabrequim, também impedirão a partida do veículo. Nesses casos, é necessário um diagnóstico mais aprofundado e reparos mecânicos.

Como consertar motor de partida?

Mais um guia que preparamos para mecânicos: como arrumar o motor de partida?

Resumidamente, reparar o motor de partida requer habilidades e conhecimentos mecânicos.

Justamente por isso, deve-se seguir os passos corretos para diagnosticar e resolver o problema.

Separamos, abaixo, quais são os principais deles!

  1. Verificação da bateria: Certifique-se de que a bateria esteja em boas condições e completamente carregada. Se a bateria estiver fraca, recarregue-a ou substitua-a.
  2. Verificação do sistema elétrico: Inspecione todas as conexões elétricas, cabos e fiação relacionados. Certifique-se de que não haja conexões soltas ou cabos danificados.
  3. Teste do solenoide: O solenoide é responsável por enviar energia ao motor de partida. Se estiver com defeito, deve ser substituído.
  4. Teste direto do motor de partida: Realize um teste direto no motor de partida para verificar seu funcionamento. Se o motor de partida não responder ou emitir sons anormais, provavelmente precisa ser reparado ou substituído.
  5. Reparo ou substituição do motor de partida: Se o motor de partida estiver com problemas mecânicos internos, como engrenagens desgastadas, deverá  ser desmontado, reparado e remontado. Em alguns casos, a substituição por um motor de partida remanufaturado será a opção mais econômica.
  6. Revisão do sistema de ignição: Verifique o sistema de ignição do veículo, incluindo velas de ignição, bobinas de ignição e componentes relacionados, para assegurar, assim, que a faísca necessária para a partida esteja presente.
  7. Revisão do sistema de combustível: Certifique-se de que o sistema de combustível esteja funcionando.

E então, mais alguma dúvida de como funciona o motor de partida?

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