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Motor do carro esquentando, batendo ou tremendo? O que pode ser?

Motor do carro esquentando, batendo ou tremendo? Se você é mecânico e pegou um automóvel desse jeito, está no lugar certo!

Muitos mecânicos se deparam com uma série de problemas relacionados ao motor dos carros. Entre as queixas mais comuns, destacam-se motores que esquentam excessivamente, produzem ruídos como batidas ou mesmo apresentam trepidações.

Estas questões, que parecem simples à primeira vista, são sintomas de problemas que vão desde desgaste natural de componentes até falhas em sistemas  do veículo.

Conhecer as causas e entender os motivos que levam a tais ocorrências assegura uma melhor manutenção do carro e previne danos maiores.

Afinal, por que exatamente um motor começa a esquentar demais?

O que causa aquela batida persistente ou a trepidação ao acelerar?

No decorrer de nosso conteúdo, nós da Mecanie falaremos mais sobre! Portanto, continue a leitura conosco para conferir nosso guia completo!

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Quando o motor do carro fica tremendo o que pode ser?

O tremor no motor do carro é causado por diversas razões. Uma das mais comuns é o desbalanceamento ou a má calibração dos componentes do motor, resultando em uma operação irregular. Falhas no sistema de ignição ou em alguma das velas também são responsáveis pela trepidação.

Em alguns casos, um combustível de má qualidade ou adulterado afeta a combustão, causando tremores. Problemas nos suportes do motor, que são projetados para minimizar vibrações, também são uma causa se estiverem desgastados ou danificados.

Quando o motor esquenta começa a fazer barulho?

O superaquecimento do motor causa diversos barulhos, e a razão é a expansão dos componentes metálicos devido ao aumento de temperatura.

Quando o motor está muito quente, as peças internas, como pistões e bielas, sofrem um desgaste mais acentuado e até mesmo se chocam, causando ruídos. Além disso, a falta de lubrificação, em razão do óleo muito fino por causa da temperatura elevada, é capaz de causar atrito entre as peças e consequentes barulhos.

O que faz bater o motor de um carro?

A batida no motor, frequentemente referida como “batida de pino”, ocorre quando a mistura ar/combustível dentro dos cilindros é detonada prematuramente. A causa é decorrida de muitos motivos, como o uso de combustível de octanagem inferior à recomendada para o veículo, acúmulo de carbono no cabeçote, ou até falhas no sistema de ignição.

Quando isso acontece, a explosão precoce faz com que a mistura colida contra o pistão em um momento inoportuno, resultando no som de batida. Para os mecânicos, identificar a causa dessa detonação prematura evita muitos danos posteriores ao motor.

Como saber se o motor está aquecendo?

Identificar um motor superaquecido é uma habilidade que deve fazer parte da rotina de qualquer mecânico, não é mesmo?

Os primeiros sinais de um motor que está aquecendo incluem a leitura no indicador de temperatura do painel do veículo e a redução do desempenho do motor.

Em situações mais extremas, é possível ver vapor saindo do capô, indicando o fervimento do líquido de arrefecimento. Além disso, odores estranhos, semelhantes a borracha queimada ou óleo quente, também são indícios.

A verificação regular do sistema de resfriamento, incluindo o radiador, bomba d’água e termostato, previne, assim, problemas de superaquecimento. Para os mecânicos, compreender e diagnosticar rapidamente o superaquecimento prevenirá danos maiores e custosos ao motor e seus componentes.

Causas do motor esquentando, batendo ou tremendo e como resolver

Confira, abaixo, as principais causas de motor esquentando, batendo, tremendo!

1. Baixo nível de líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento serve para manter a temperatura do motor. Quando o nível deste líquido está abaixo do recomendado, o motor pode não conseguir dissipar o calor, resultando em superaquecimento. Este problema é facilmente identificado ao verificar o reservatório de expansão e notar que o líquido está abaixo da marca mínima.

Deve-se verificar e completar o nível do líquido de arrefecimento regularmente. Se o nível estiver baixo, complete com o líquido recomendado pelo fabricante. Em caso de consumo excessivo, investigue  possíveis vazamentos ou problemas que possam estar causando a diminuição desse fluido.

De preferência, use água destilada no sistema de arrefecimento, para evitar ferrugem no motor:

2. Termostato

O termostato serve para regular a circulação do líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador. Quando está funcionando corretamente, permite que o líquido circule pelo motor para absorver o calor e, posteriormente, direciona esse líquido quente ao radiador para ser resfriado.

Se o termostato estiver defeituoso, pode ficar “preso” em uma posição fechada, impedindo a circulação do líquido e causando o superaquecimento do motor.

Se suspeitar que o termostato está com problemas, é recomendado substituí-lo. É uma peça relativamente barata, e a substituição evitará, como consequência, danos maiores e mais caros ao motor.

3. Bomba de água com problema

A bomba de água tem a função de impulsionar o líquido de arrefecimento através do sistema de arrefecimento.

Se ela estiver com problemas, o fluxo do líquido acaba sendo comprometido, levando ao superaquecimento do motor. Sinais de uma bomba de água com problemas incluem vazamentos de líquido de arrefecimento, ruídos provenientes da bomba ou superaquecimento repentino do motor.

Ao identificar sinais de que a bomba de água pode estar com problemas, faça uma avaliação dos impactos tidos até então e de como poderão ser corrigidos.

4. Vazamento no sistema de arrefecimento

Vazamentos no sistema de arrefecimento resultam na perda do líquido de arrefecimento, levando ao superaquecimento do motor.

Estes vazamentos ocorrem em diversas partes do sistema, como radiador, mangueiras, selos do motor ou na própria bomba de água. Geralmente, são identificados por poças de líquido sob o veículo ou por manchas esbranquiçadas (resíduo de líquido de arrefecimento seco) nas partes afetadas.

Quando observar sinais de vazamento, identifique, inicialmente,  a origem. Em alguns casos, a solução pode ser simples, como a substituição de uma mangueira danificada.

Em outros, torna-se necessário reparar ou substituir componentes maiores, como o radiador.

5. Radiador entupido

O radiador é responsável por resfriar o líquido de arrefecimento que, por sua vez, resfria o motor. Se o radiador estiver entupido, o processo de resfriamento será prejudicado. Entupimentos ocorreão devido à sujeira, detritos ou até mesmo acúmulo de produtos químicos do próprio líquido de arrefecimento ao longo do tempo.

Dessa forma, podemos dizer que a limpeza ou a substituição do radiador acaba sendo super necessária. Um profissional, assim, realiza um teste de fluxo para determinar a gravidade do entupimento e recomendar a melhor solução.

6. Correia da ventoinha quebrada

A ventoinha ajuda a dissipar o calor do motor, e sua correia garante seu funcionamento da melhor forma. Se a correia da ventoinha estiver quebrada ou desgastada,  não funcionará corretamente, comprometendo o resfriamento do motor.

Se for isso que estiver acontecendo, substitua a correia danificada e verifique regularmente o seu estado para prevenir futuras quebras. A substituição é uma manutenção relativamente simples, mas acaba sendo a base para o bom funcionamento do motor.

7. Óleo do motor insuficiente

O óleo lubrifica as partes móveis do motor, reduzindo o atrito e dissipando o calor. Um nível baixo de óleo causa superaquecimento, além de aumentar o desgaste das peças internas do motor. O indicado é que a troca ocorre a cada 12 meses (para quem anda menos) ou 5 mil quilômetros. 

Deve-se verificar regularmente o nível de óleo e complete-o se estiver abaixo do recomendado. Use a troca por óleo de qualidade e se mantenha sempre atento à última quilometragem de troca.

8. Problemas na bomba de óleo

A bomba de óleo assegura a circulação adequada do óleo no motor. Se estiver com problemas, a lubrificação das partes internas do motor acaba sendo comprometida, levando ao superaquecimento e possíveis batidas.

Assim sendo, ao notar ruídos incomuns ou baixa pressão do óleo, procure um mecânico. A substituição da bomba de óleo torna-se, assim, necessária para restaurar o funcionamento adequado do sistema de lubrificação.

9. Bloco de motor rachado

Rachaduras no bloco do motor são causadas por superaquecimentos anteriores, impactos ou defeitos de fabricação. Essas rachaduras acabam possibilitando que líquidos como água e óleo se misturem, prejudicando a lubrificação e a refrigeração do motor.

Uma rachadura no bloco do motor requer geralmente a substituição da peça, sendo um processo caro. Em alguns casos, técnicas de soldagem são usadas para reparar o bloco, mas isso depende da localização e tamanho da rachadura.

10. Falha na junta do cabeçote

A junta do cabeçote separa o cabeçote do bloco do motor e manterá os líquidos de arrefecimento e óleo separados. Uma falha nessa junta causa, inclusive, vazamentos, permitindo que esses líquidos se misturem, ou que o líquido de arrefecimento entre nos cilindros, trazendo superaquecimento e batida no motor.

E então, já deu para ter uma ideia dos motivos e causas do motor do carro esquentando, quente, batendo e tremendo, além de dicas de como resolver cada um  dos casos? Comente conosco caso tenha alguma dúvida e, claro, não esqueça de compartilhar este conteúdo com mais quem possa se interessar.

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