O motor do carro parado estraga? Mito ou verdade?
O motor do carro parado estraga? Quanto tempo pode ficar parado?
Muita gente fica com a pulga atrás da orelha quando o assunto é deixar o motor do carro parado por muito tempo. “Será que estraga?”, “Vou ter problemas depois?”.
E olha, não são só os donos de carros que têm essas dúvidas, viu? Entre os mecânicos, também rola uma porção de mitos e verdades sobre o tema.
Afinal, o que é papo furado e o que é fato quando o motor fica parado?
Se você, seja mecânico de ofício ou apenas curioso sobre o assunto, também está nesse barco cheio de interrogações, continue a leitura e confira o guia completo que a Mecanie separou para te ajudar com isso.
Quanto tempo o motor do carro pode ficar parado?
Ah, essa é uma das perguntas que muita gente se faz, principalmente quando vamos viajar e deixamos nosso carro na garagem por um bom tempo, ou durante períodos de quarentena e isolamento social, como aconteceu há alguns anos.
A resposta para essa pergunta varia, mas em geral, um carro pode ficar sem ser usado por cerca de um mês sem que isso cause problemas graves ao motor. Contudo, essa duração pode ser afetada por vários fatores, como as condições climáticas, a idade do carro, o tipo de óleo usado e até mesmo o local onde o carro é estacionado.
Se você souber que deixará o carro parado por um período prolongado, algumas ações preventivas te ajudarão a proteger o motor. Por exemplo, antes de deixá-lo estacionado por muito tempo, é uma boa ideia fazer uma troca de óleo.
O óleo limpo protege melhor o motor e previne a corrosão. Além disso, encher o tanque de combustível evita a formação de condensação no tanque, o que poderia causar problemas ao sistema de combustível.
O que acontece quando o motor fica muito tempo parado?
Quando o motor do carro fica parado por um longo período, vários problemas começam a aparecer. Calma, já vamos te explicar o porquê disso acontecer!
- Bateria: Uma das primeiras coisas que começa a ser afetada é a bateria. Mesmo quando o carro está desligado, alguns sistemas, como relógios e alarmes, continuam consumindo energia. Com o tempo, isso descarrega a bateria. Uma dica é desconectar a bateria.
- Fluídos e óleos: Com o tempo, os fluidos e óleos do motor começam a se assentar. Se o carro não for ligado por um longo período, o óleo não lubrificará todas as partes do motor, causando, assim, danos quando o carro for ligado novamente. Além disso, fluidos como o líquido de arrefecimento e o fluido de freio deterioram-se se não forem circulados regularmente.
- Pneus: Os pneus começam a perder ar e, se o carro estiver no mesmo lugar por muito tempo, acabam desenvolvendo pontos planos. Isso acontece porque o peso do carro pressiona a parte do pneu que está em contato com o chão. Ao ligar o carro após um longo período, o motorista nota uma condução irregular até que os pneus voltem à sua forma original.
- Sistemas de combustível: Se o carro ficar parado por muito tempo, especialmente com um tanque de combustível vazio ou quase vazio, haverá formação de condensação. Leva, assim, à formação de ferrugem ou permitir que a água entre no sistema de combustível.
- Peças móveis: Muitas peças do motor e da transmissão dependem da lubrificação regular para funcionar corretamente. Sem isso, as peças começam a colar ou enferrujar.
- Pragas: Acredite ou não, um carro parado acaba por se tornar um lar aconchegante para roedores e outros pequenos animais. Esses animais começam a mastigar fios, mangueiras e outros componentes.
Dito tudo isso, lembre-se que, se você sabe que deixará seu carro parado por um longo período, algumas medidas preventivas e uma inspeção cuidadosa antes de ligá-lo novamente evitarão muitos desses problemas.
E, sempre que possível, tente ligar e dirigir o carro por um curto período, pelo menos uma vez por mês. Dessa forma, manterá o motor e outros componentes em boas condições.
Como ligar o carro depois de muito tempo parado?
Ligar um carro após ter ficado parado por muito tempo precisa de alguns cuidados. Não é só dar a partida e sair dirigindo!
Existem algumas etapas que devem ser seguidas para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e evitar danos ao veículo. Será que você sabe o que fazer?
Antes de mais nada, faça uma inspeção visual rápida ao redor e dentro do carro. Verifique se não há sinais de vazamentos, pragas ou qualquer dano visível. Antes de dar partida, verifique o óleo e os outros fluidos, como o líquido de arrefecimento e o fluido de freio. Devem estar nos níveis adequados. Se o óleo estiver muito baixo ou sujo, considere trocá-lo antes de ligar o carro.
Se o carro estiver parado há muito tempo, a bateria pode ter descarregado. Se ela não tiver carga suficiente para dar partida, pode ser necessário carregá-la ou usar cabos de chupeta com outro veículo.
Dê uma boa olhada nos pneus. Se estiverem murchos, infle-os à pressão recomendada. Lembre-se de que pneus que ficaram parados no mesmo lugar por muito tempo podem ter desenvolvido pontos planos, causando, assim, uma condução irregular a princípio.
Não force a partida. Se o motor não pegar de imediato, dê um tempo entre as tentativas para evitar sobrecarregar a bateria ou danificar o motor de arranque. Uma vez ligado, deixe o motor funcionar em marcha lenta por alguns minutos. Essa prática possibilita que o óleo circule e lubrifique todas as partes do motor.
Ao sair para dirigir, seja cauteloso nas primeiras quilometragens. Dê tempo para o carro aquecer e para você perceber qualquer irregularidade ou problema.
Quanto tempo o carro pode ficar parado sem descarregar a bateria?
A vida útil da bateria de um carro depende de vários pontos, incluindo a qualidade da bateria, o clima e se há dispositivos que continuam a consumir energia mesmo quando o carro está desligado. Em condições normais, uma bateria de carro totalmente carregada e em bom estado dura cerca de dois meses sem ser ligada.
Alguns dos aspectos que poderão influenciar nesta durabilidade são:
- Dispositivos em Standby: Mesmo desligado, um carro moderno tem vários sistemas eletrônicos que continuam a consumir energia, como alarmes, relógios e sistemas de informação e entretenimento. Dessa forma, estará acelerando a descarga da bateria.
- Idade da bateria: Baterias mais velhas tendem a descarregar mais rapidamente do que as novas. Se a sua bateria já tem alguns anos, o período que pode ficar sem uso será certamente menor.
- Condições climáticas: O frio extremo ou o calor afetam a capacidade da bateria de manter a carga. Em regiões muito frias, a bateria descarrega rapidamente.
- Condução anterior: Se o carro foi usado principalmente para viagens curtas antes de ser estacionado, a bateria pode não ter sido totalmente carregada, reduzindo o tempo que pode ficar parado.
Dica básica da Mecanie: Se você planeja deixar seu carro parado por um longo período, considere tomar medidas para preservar a bateria. Tome medidas como: desconectá-la, usar um carregador de manutenção ou simplesmente dar partida e rodar com o carro periodicamente.
O que acontece se não ligar o carro por muito tempo?
Deixar o carro parado por muito tempo sem ligá-lo terá algumas situações. A primeira e mais óbvia é a bateria, que pode descarregar. Afinal, os veículos possuem diversos sistemas eletrônicos que, mesmo quando o carro está desligado, continuam consumindo pequenas quantidades de energia.
Além da bateria, os fluidos do veículo, como o óleo do motor, assentam e não circulam corretamente, podendo causar falhas na lubrificação ao ligar o motor depois de muito tempo. Acarretando, assim, a um desgaste prematuro de componentes internos.
Os pneus também são afetados, pois podem murchar ou desenvolver pontos planos se o carro ficar no mesmo local por muitos meses. Comprometendo, assim, a dirigibilidade e a segurança do veículo ao retomar seu uso.
Outro ponto a considerar são os combustíveis. Com o tempo, especialmente a gasolina, sofre degradação, perdendo sua produtividade / efetividade e causando problemas no sistema de alimentação do veículo.
Pode deixar o carro parado por muito tempo?
Tecnicamente, você pode deixar um carro parado por quanto tempo quiser, mas, como mencionado acima, dependendo do tempo, há complicações para o veículo. Se você antecipa que seu carro ficará inativo por um período prolongado, há medidas que você pode tomar para minimizar os efeitos adversos.
Primeiramente, considere estacionar o veículo em um local protegido, longe da exposição direta ao sol e da chuva. Essa prática servirá para preservar a pintura e os componentes externos.
Desconectar a bateria ou usar um carregador de manutenção pode prevenir sua descarga. E se possível, peça a alguém para ligar o carro e movimentá-lo um pouco a cada poucas semanas. Mantenha sempre a bateria carregada, os fluidos circulando e os pneus em boa forma.
Sistema para oficina mecânica
E então, está buscando um sistema para oficina mecânica? Vem conhecer a Mecanie!
Por meio de nosso app, é possível emitir notas fiscais, ordens de serviços, orçamentos, contabilidade, financeiro, gestão de estoque e muito mais. E o melhor que é tudo na palma da sua mão!
O que está esperando para nos conhecer e saber mais?