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Guia completo sobre como funciona motor do carro

Como funciona motor do carro? Combustão, híbrido, elétrico…

Você, mecânico, sabe como funciona o motor do carro? Pode ser elétrico, híbrido ou combustão!

O domínio sobre o funcionamento dos motores de carros é a base para qualquer mecânico que deseja se destacar com as manutenções.

Cada motor possui características e especificações próprias, e entender esses pontos é o que diferencia um bom profissional.

Não se trata apenas de consertar uma falha, mas de compreender a mecânica por trás dela. Ao possuir esse entendimento e conhecimento, o mecânico é capaz de oferecer diagnósticos e soluções melhores que os concorrentes.

Conheça o sistema de oficina mecânica da Mecanie e saiba como podemos te ajudar a manter todas as informações da sua mecânica centralizadas, como notas fiscais, orçamentos, ordens de serviços, controle de estoque e tudo que imaginar. Vem nos conhecer!

Justamente por isso, a Mecanie preparou um guia completo para te ajudar a entender como funciona o motor do carro! Vem com a gente e confira tudo sobre.

O que é o motor de um carro?

O motor é, em termos simples, a parte que faz o automóvel funcionar.

Serve para converter energia em movimento, permitindo que o veículo se desloque. Em geral, quando falamos de carros convencionais, estamos nos referindo a motores de combustão interna que utilizam combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, para criar uma explosão controlada.

Essa explosão move os pistões dentro dos cilindros, criando a energia mecânica necessária para girar o virabrequim e, por consequência, as rodas do veículo.

Quais são os quatro tempos de funcionamento do motor?

Muitos motores de carros funcionam no ciclo de quatro tempos, também conhecido como ciclo Otto. Mas, quais são os ciclos e como eles são determinados?

É exatamente sobre isso que falamos aqui embaixo!

  1. Admissão: A primeira etapa começa com a válvula de admissão abrindo e o pistão descendo, permitindo que uma mistura de ar e combustível entre no cilindro.
  2. Compressão: Com as válvulas fechadas, o pistão move-se para cima, comprimindo a mistura de ar e combustível.
  3. Explosão: Uma vez que a mistura está devidamente comprimida, a vela de ignição produz uma faísca que detona essa mistura. A explosão resultante empurra o pistão para baixo, gerando energia para mover o carro.
  4. Escape: Após a explosão, é necessário expelir os gases de combustão do cilindro. A válvula de escape se abre enquanto o pistão sobe, empurrando esses gases para fora.

Como é formado um motor de carro?

Um motor de carro é uma complexa combinação de peças trabalhando em harmonia. Para compreender melhor sobre o funcionamento, o primeiro passo é entender quais são as principais peças do motor do carro! Olha só:

  • Bloco do motor: É a estrutura principal que abriga os cilindros e outras partes do motor.
  • Pistões: São componentes deslizantes que se movem para cima e para baixo dentro dos cilindros.
  • Virabrequim: Converte o movimento linear dos pistões em movimento rotativo, transmitido para as rodas.
  • Válvulas: Controlam a entrada da mistura ar/combustível e a saída dos gases de combustão.
  • Vela de ignição: Produz a faísca necessária para detonar a mistura ar/combustível.
  • Árvore de cames: Controla o momento em que as válvulas se abrem e fecham.

Estas são apenas algumas das muitas peças que compõem um motor de carro.

À medida que você adquirir experiência, aprende sobre cada componente em detalhes mais profundos, bem como a maneira como todos eles interagem para fazer o motor funcionar!

Mas, desde já: é um campo super interessante!

Como funciona um motor de um carro a gasolina?

O motor a gasolina é utilizado em veículos ao redor do mundo justamente pelo valor mais baixo e a  facilidade de abastecimento. Opera através do ciclo de quatro tempos, conforme explicamos anteriormente.

Durante a fase de admissão, a válvula de admissão se abre, permitindo que uma mistura de ar e gasolina entre no cilindro enquanto o pistão desce. Com as válvulas fechadas, o pistão sobe, comprimindo a mistura de ar e combustível.

Quando a mistura é comprimida, uma vela de ignição produz uma faísca que inflama a gasolina, causando uma explosão que empurra o pistão para baixo. Por fim, a válvula de escape abre-se, permitindo que o pistão empurre os gases resultantes da combustão para fora do cilindro.

Como funciona um motor de um carro elétrico?

Ao contrário dos veículos a gasolina, os carros elétricos não dependem de combustão interna. Em vez disso,  são alimentados por baterias que fornecem energia a um ou mais motores elétricos. Mas, como esse motor funciona na prática?

  • Baterias: São o “tanque de combustível” dos veículos elétricos. Armazenam energia na forma de eletricidade, que é usada para alimentar o motor elétrico.
  • Motor elétrico: Ao receber energia da bateria, o motor gera um campo magnético que causa a rotação do eixo, impulsionando as rodas do carro. A principal vantagem é que o torque é fornecido quase instantaneamente, resultando em aceleração rápida.
  • Controlador: Atua como um intermediário entre a bateria e o motor. Regula a quantidade de energia que flui do armazenamento para o motor, dependendo do quanto o condutor pressiona o pedal do acelerador.

Como funciona um motor de um carro híbrido?

Os veículos híbridos combinam características de carros movidos a gasolina e carros elétricos.

A ideia principal é maximizar a produtividade, aproveitando o melhor de ambos os mundos. A operação de um híbrido dependerá especificamente do modelo e design, mas em geral, o funcionamento é assim:

  • Motores duplos: A maioria dos carros híbridos tem um motor a gasolina e um motor elétrico. Cada um pode operar de forma independente ou conjunta, dependendo das condições de condução.
  • Arranque e aceleração leve: Em muitos híbridos, apenas o motor elétrico é usado para iniciar o carro e acelerar levemente, aproveitando o torque imediato do motor elétrico.
  • Aceleração completa e velocidades mais altas: Aqui, o motor a gasolina assume, fornecendo a potência necessária para acelerar rapidamente ou manter velocidades mais altas. Em alguns híbridos, ambos os motores trabalham juntos para fornecer potência máxima quando necessário.
  • Recuperação de energia: Durante a frenagem ou desaceleração, muitos híbridos têm um recurso chamado “frenagem regenerativa”. Possibilita, assim, que o motor elétrico funcione como um gerador, transformando parte da energia cinética do carro em eletricidade e recarregando a bateria.
  • Gestão de energia: Os sistemas de controle nos híbridos gerenciam constantemente onde a energia é obtida (motor a gasolina ou elétrico).

Qual é a função do cabeçote do motor?

O cabeçote do motor, frequentemente encontrado na parte superior do motor, desempenha muitas funções na operação do motor. Cobre a parte superior dos cilindros e contém várias componentes, como as válvulas de admissão e escape, as velas de ignição e, em muitos motores, o comando de válvulas.

A função principal do cabeçote é permitir que a mistura ar-combustível entre nos cilindros que os gases de combustão sejam expelidos. Além disso, facilita o fluxo desses gases, garantindo a combustão realizada corretamente.

Qual é a parte mais importante do motor?

Esta é uma pergunta complexa porque um motor é uma máquina composta por várias peças trabalhando juntas, e cada uma delas tem sua importância. Cada peça do motor tem sua devida função e benefícios.

No entanto, se tivéssemos que escolher uma parte como a “mais importante”, poderíamos argumentar que são os cilindros. É aqui que a mistura de ar e combustível é comprimida e inflamada, produzindo a explosão que gera a força para mover o veículo.

Deste modo, sem cilindros funcionando corretamente, o motor não pode operar. 

O que estraga o cabeçote do carro?

Diversos fatores são conhecidos entre os mecânicos por causar danos ao motor do carro:

  • Superaquecimento: Um dos motivos mais comuns para danos ao cabeçote é o superaquecimento do motor. Se o motor ficar muito quente, causa a deformação do cabeçote, levando a vazamentos e, eventualmente, falha do motor.
  • Falta de lubrificação: O óleo mantém todas as partes do motor funcionando. Se não houver lubrificação adequada, haverá atrito excessivo, levando ao desgaste prematuro do cabeçote e de outras partes do motor.
  • Detonação: Também conhecida como “batida de pino”, é quando a mistura de ar-combustível dentro dos cilindros explode em mais de um ponto ao mesmo tempo. Cria, assim, pressões excessivas que danificam o cabeçote, bem como outros componentes do motor.

Quantas retificas um motor aguenta?

A retificação é um processo que restaura e recondiciona partes do motor que estão desgastadas ou danificadas, como o bloco do motor, os cilindros ou o cabeçote. Em termos de quantas retificações um motor suporta, isso depende da extensão dos danos, a qualidade da retificação…

Um motor bem construído acaba sendo retificado várias vezes antes de atingir seu limite. No entanto, a cada retificação, geralmente há uma remoção de material do bloco do motor ou do cabeçote.

Deste modo, significa que, eventualmente, o motor ficará tão fino que não pode ser retificado novamente sem comprometer sua integridade.

E então, já deu para entender como funciona o motor do carro? Deixe nos comentários caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

E, claro, não esqueça de compartilhar este conteúdo com quem mais possa se interessar! Ou, então, com os seus amigos mecânicos.

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