Motor do carro | Como funciona, como lavar, sinais que ferveu e mais
Muitos mecânicos iniciantes, ao ingressar no automotivo, deparam-se com um mar de informações e nuances sobre o funcionamento do motor do carro. Será que você é um deles?
A complexidade e a variedade de componentes, associados aos nossos desenvolvimentos, tornam, assim, o processo complexo para alguns.
Apesar da complexidade, entretanto, deve-se compreender a fundo a mecânica e a dinâmica dessa parte do carro para garantir diagnósticos vorretos e serviços de excelência.
Se você se identifica com estas dúvidas e busca aprofundar seu conhecimento, está no lugar certo! Ao longo desse conteúdo, nós da Mecanie falaremos mais sobre!
Venha conosco e confira nosso guia completo.
O que é o motor de um carro?
O motor de um carro é conhecido por ser o próprio coração do veículo, responsável por fazer com que ele funcione. Trata-se de uma máquina térmica projetada para converter energia potencial de combustível em energia cinética, possibilitando o movimento do veículo.
Existem diferentes tipos de motores, como os movidos a gasolina, diesel, etanol, entre outros combustíveis, além dos motores elétricos, que ganharam espaço nos últimos anos. Cada tipo de motor possui características e sistemas próprios. Apesar disso, todos compartilham o objetivo comum de transformar energia em movimento.
Qual a função do motor do carro?
A principal função do motor é proporcionar o movimento ao carro. Quando o combustível é queimado no motor, ocorre uma reação química que gera energia térmica.
Essa energia é então convertida em energia mecânica, movendo os pistões no interior do motor. Os movimentos dos pistões, por sua vez, são transmitidos ao virabrequim, que converte o movimento linear dos pistões em movimento rotativo, fornecendo a força necessária para mover as rodas do carro.
RESUMINDO ESSA FÍSICA TODA: o motor transforma o potencial energético do combustível em força, que é transferida às rodas, permitindo que o carro se desloque.
Quais são as peças do motor do carro?
O motor de um carro é composto por diversas peças e componentes que trabalham juntos para garantir seu funcionamento.
Confira, abaixo, quais são as principais delas:
- Bloco do motor: É a estrutura principal do motor, onde estão alojados os cilindros e a maior parte dos componentes internos, dá suporte e proteção a todas as partes internas do motor.
- Pistões: São peças cilíndricas que se movem para cima e para baixo dentro dos cilindros. Quando o combustível é queimado, a energia liberada empurra os pistões, gerando movimento.
- Virabrequim: Conectado aos pistões por bielas, converte o movimento linear dos pistões em movimento rotativo. Servem portanto, para movimentar as rodas do carro.
- Cabeçote: Localizado na parte superior do bloco do motor, abriga as válvulas de admissão e escape e, em muitos casos, a árvore de cames. É responsável pela entrada e saída dos gases no motor.
- Árvore de cames: Controla a abertura e o fechamento das válvulas no cabeçote, garantindo que o ar e o combustível entrem nos cilindros e que os gases queimados saiam.
- Sistema de ignição: Responsável por fornecer a faísca necessária para a combustão do combustível dentro dos cilindros. Conta com componentes como velas de ignição, distribuidor e bobina de ignição.
- Sistema de lubrificação: Garante que todas as peças móveis do motor sejam devidamente lubrificadas, reduzindo o desgaste e a fricção entre elas. É composto principalmente pela bomba de óleo, cárter e o filtro de óleo.
Estas são apenas algumas das principais peças de um motor de carro.
Apesar disso, há muitos outros componentes e sistemas auxiliares que trabalham em conjunto para garantir o funcionamento do motor.
Conforme você vai pesquisando sobre, vai se aprofundando ainda mais no assunto, viu?
Qual o valor do motor de um carro?
O valor de um motor de carro dependerá de pontos como:
- marca e modelo do veículo
- tipo de motor (gasolina, diesel, elétrico)
- se é um motor novo, recondicionado ou usado
- além da demanda e oferta no mercado
Geralmente, os mecânicos cobram o valor de R$ 4 a R$ 15 mil para refazer o motor dos carros populares. Os automóveis de luxo, no entanto, acabam sendo MUITO mais caros.
Como funciona o motor do carro?
O funcionamento básico do motor de um carro envolve a conversão de energia potencial do combustível em energia mecânica para mover o veículo.
No caso dos motores a combustão interna, o processo começa com a mistura de ar e combustível sendo injetada nos cilindros. Esta mistura é então comprimida pelo pistão, que se move para cima.
Uma faísca, fornecida pela vela de ignição, inflama a mistura, causando uma explosão. Esta explosão empurra o pistão para baixo, gerando movimento. Este movimento linear é então convertido em movimento rotativo pelo virabrequim, que, por sua vez, movimenta as rodas do carro.
Motores elétricos, por outro lado, funcionam através da conversão de energia elétrica armazenada em baterias em movimento, usando campos magnéticos gerados por bobinas elétricas.
Sintomas que o motor do carro ferveu
Quando o motor de um carro ferve, é um sinal de que o sistema de arrefecimento não está funcionando adequadamente, levando a um superaquecimento.
Esteja atento aos sintomas para avisar ao seu cliente sobre a necessidade de refazer o motor:
- Indicador de temperatura elevada: Um dos sinais mais comuns é quando o indicador de temperatura no painel do carro mostra uma leitura elevada, geralmente na zona vermelha.
- Vapor saindo do capô: Em casos extremos, você observa vapor saindo da área do capô, indicando que o líquido de arrefecimento está fervendo.
- Cheiro de líquido de arrefecimento quente: Um odor distinto, muitas vezes descrito como “doce” acaba sendo notado quando o líquido de arrefecimento começa a ferver.
- Redução de potência: O motor apresenta sinais de operação irregular, como falhas ou redução de potência, devido ao superaquecimento.
- Ruídos de borbulhamento: Pode-se ouvir um som de borbulhamento vindo do motor ou do reservatório de líquido de arrefecimento, indicando que o líquido está fervendo.
Se algum destes sintomas for observado, deve-se desligar o motor imediatamente e deixe-o esfriar. Continuar dirigindo um carro com o motor superaquecido é, inclusive, perigoso!
Após o resfriamento, indique ao cliente para procurar uma oficina especializada para diagnosticar e solucionar o problema.
Como limpar o motor do carro?
Limpar o motor do carro não só melhora a aparência, mas também auxiliará na identificação de vazamentos e no desempenho geral.
Mas, como fazer corretamente sem causar danos ao motor do carro?
- Desligue o veículo e certifique-se de que o motor esteja frio. Lavar com o motor frio evita queimaduras e reduz o risco de danos.
- Proteja componentes eletrônicos. Cubra alternadores, sistemas elétricos e qualquer peça que não deva ser molhada com sacos plásticos ou plástico-bolha.
- Use um produto de limpeza específico para motores. Estes são projetados para remover graxa e sujeira sem prejudicar as partes do motor. Aplique o produto de limpeza conforme as instruções do rótulo.
- Use uma escova de cerdas macias para esfregar áreas particularmente sujas.
- Enxágue com um jato de água suave. Evite usar jatos de água de alta pressão, pois danificam componentes sensíveis.
- Seque o motor. Use toalhas de microfibra ou ligar o motor por alguns minutos para permitir que o calor evapore a água restante.
Qual é a peça mais importante do motor?
Cada componente do motor tem sua devida importância, e o sistema inteiro precisa funcionar em harmonia para um bom desempenho.
No entanto, muitos consideram o virabrequim como a peça mais importante.
Esta peça é responsável por converter o movimento linear dos pistões em movimento rotativo, que por sua vez, aciona as rodas do carro. Sem o virabrequim, a energia produzida pela combustão não seria transferida, tornando o carro inoperante.
Qual é a peça fixa do motor?
A peça fixa do motor é o bloco do motor. É uma estrutura geralmente feita de ferro fundido ou alumínio, que aloja os cilindros, bem como outros componentes do motor. Fornece, inclusive, a estrutura necessária para todos os outros componentes, como o cabeçote, o virabrequim, os pistões, entre outros.
Quanto custa para fazer a parte de baixo do motor?
O custo para recondicionar ou reparar a parte de baixo do motor dependerá do modelo do carro e da sua profissionalização como mecânico. A “parte de baixo” geralmente se refere aos componentes como o virabrequim, bielas, pistões e o próprio bloco do motor.
Dependendo da complexidade do serviço e da região, os custos de mão de obra estarão entre R$ 1 e R$ 6 mil. As peças necessárias incluem novos pistões, anéis, mancais, entre outros. Neste caso, o valor dependerá da marca e qualidade, indo de R$ 5 a R$ 15 mil (essa é uma média, alguns veículos podem ser mais caros ou mais baratos).
Sistema para oficina mecânica
Um sistema para oficinas mecânicas, como da Mecanie, oferece diferenciais para otimizar ainda mais a tua gestão de oficina mecânica.
Um dos principais é a emissão de notas fiscais eletrônicas, facilitando o processo fiscal. O controle de estoque integrado evita desperdícios e garante disponibilidade de peças. O agendamento de serviços se torna ainda mais prático, melhorando a produtividade e a satisfação do cliente.
Além disso, a centralização das informações ajuda na gestão de todos os projetos em andamento.
O que está esperando para conferir como podemos te ajudar?
Conteúdos sobre motor do carro
Confira, abaixo, mais conteúdos voltados para o motor do carro e seus devidos cuidados.