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As 08 melhores massas para funileiro para 2024

Em busca das melhores massas para funileiro em 2024? Comprar um bom material impacta diretamente no resultado do seu serviço de funilaria, sabia?

Comprar boas massas para funileiro é um investimento para garantir a qualidade dos serviços de reparação e pintura automotiva.

A massa para funilaria, também conhecida como massa plástica, é utilizada para corrigir imperfeições na carroceria dos veículos, como amassados e riscos, preparando a superfície para a pintura.

Primeiramente, massas de melhor qualidade possuem uma aderência superior e uma textura mais fina, facilitando, assim, a aplicação e reduz o tempo necessário para o lixamento e acabamento.

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Deste modo, resulta em uma superfície mais lisa e uniforme, ótima para um acabamento de pintura impecável.

Além disso, massas de melhor qualidade são menos propensas a rachar ou encolher após a aplicação, garantindo a durabilidade do reparo.

Outro benefício é a resistência à umidade e a variações de temperatura. Massas de qualidade superior são mais resistentes a essas condições, evitando, assim, a formação de bolhas ou o descolamento da pintura, mantendo a integridade do trabalho realizado.

Justamente por isso que preparamos este artigo. Então, vem com a Mecanie e confira nosso guia completo de melhores massas plásticas automotivas em 2024. 

Qual melhor massa para funilaria?

Confira, abaixo, nossa lista com melhores massas plásticas para funilaria.

Separamos versões da Amazon. No entanto, nada impede que procure o mesmo produto em outra loja com menores preços.

  1. Massa De Polir Tira Riscos Luxcar 500 G
  2. Massa Adesiva Plástica Branca 400g Iberê
  3. Massa Plastica Automotiva Adesivo Automotivo Ultra Light Com Catalisador 495g Maxi
  4. MASSA PLASTICA CINZA 400G – CARPLAST
  5. Massa de Polir Nº 1 Uso Profissional 1Kg 3m
  6. Massa de Polir Para Polir Carro Moto Caminhão Maxi 490g Nº2
  7. Massa de Polir Proauto Nº 2
  8. Massa Adesiva Plástica Cinza Ibere 400 g

Quais as melhores marcas de massa plástica automotiva?

As melhores marcas de massa de funileiro são:

  • 1. Maxi Rubber
  • 2. Anjo
  • 3. Iberê
  • 4. Rhai
  • 5. Retoque

FAQ de perguntas e respostas

Confira, abaixo, nosso FAQ de perguntas e respostas sobre as melhores massas para funileiro.

Como escolher massa para funileiro?

Escolher a massa correta para funileiro requer atenção a alguns critérios. Falaremos sobre eles a seguir.

Primeiramente, considere o tipo de reparo que será realizado. Para pequenos reparos e correções de superfície, uma massa de poliéster é a mais adequada, pois oferece boa aderência e é fácil de lixar.

Para áreas maiores ou reparos mais profundos, é necessário optar por massas epóxi ou poliuretanas, que oferecem maior resistência e durabilidade.

A textura da massa também é um fator. Massas mais finas são ideais para acabamentos superficiais e pequenas correções, pois são mais fáceis de aplicar e lixar, resultando em um acabamento mais liso.

Por outro lado, massas mais densas são melhores para preencher grandes imperfeições.

A facilidade de lixamento é outro aspecto. Massas que são fáceis de lixar economizam tempo e esforço, além de proporcionar um acabamento muito melhor. 

Finalmente, a resistência à umidade e a variações de temperatura são características para a longevidade do reparo. Uma boa massa para funileiro deve resistir a essas condições para evitar rachaduras ou descolamentos.

Qual massa usar na funilaria?

Na funilaria, a escolha da massa depende muito do tipo de reparo e da extensão do dano.

Dessa forma, para reparos gerais, a massa poliéster é usada devido à sua facilidade de uso. É ideal para preencher pequenas imperfeições e riscos na superfície do veículo.

Se o trabalho envolver a reconstrução de uma área maior ou mais danificada, pode-se optar por massas epóxi ou poliuretanas, que oferecem maior resistência e aderência.

Em termos de qualidade, é sempre recomendável escolher massas de marcas reconhecidas no mercado, pois oferecem garantia de um resultado satisfatório e duradouro. Massas de baixa qualidade resultam em acabamentos inadequados, afetando a aparência e a durabilidade do reparo.

Qual massa usar no carro?

A escolha da massa para aplicação em carros deve levar em conta o tipo de dano e o objetivo do reparo.

Para pequenas correções, como riscos superficiais ou pequenos amassados, a massa poliéster é a melhor opção: proporciona um bom equilíbrio entre facilidade de aplicação e acabamento. Ideal para preparar a superfície para a pintura.

Em casos de danos maiores. onde é necessário um preenchimento, massas epóxi ou poliuretanas são mais apropriadas. Estas massas são formuladas para oferecer uma aderência superior e resistência a impactos, sugeridas para reparos em áreas que exigem maior resistência.

Além disso, para trabalhos específicos, como a restauração de carros antigos ou customizações, torna-se necessário utilizar tipos especiais de massas, que oferecem características específicas, como flexibilidade aumentada ou compatibilidade com materiais.

Qual é a melhor: massa plástica ou poliéster?

A escolha entre massa plástica e massa poliéster depende principalmente da aplicação e do tipo de superfície a ser reparada.

Vamos resumir para entender!

Resumidamente, a massa plástica é geralmente composta de resinas poliéster e cargas minerais, usada em reparos automotivos para nivelar superfícies e corrigir imperfeições. Adere bem à chapa de metal, é fácil de lixar e proporciona um bom acabamento para pintura.

A massa poliéster, por outro lado, é uma versão mais refinada e de qualidade superior. Tem uma aderência melhor, uma textura mais fina e é menos propensa a encolher ou rachar após a aplicação. Por ser mais fácil de manipular e lixar, é escolhida para trabalhos que exigem um acabamento com superfície extremamente lisa.

Para reparos automotivos gerais, a massa plástica é mais do que suficiente. No entanto, para trabalhos de restauração mais “gourmets” ou quando se busca um acabamento perfeito, a massa poliéster é a melhor opção, apesar de ser mais cara.

Qual massa usar em plástico?

Para reparar superfícies de plástico, é necessário utilizar massas específicas que aderem adequadamente a este material.

Massas tradicionais usadas em metal, como a massa plástica ou poliéster, não se aderem bem ao plástico.

Para esses casos, deve-se usar massas de poliuretano ou massas específicas para plásticos, que possuem flexibilidade e aderência adequadas para este tipo de superfície.

Essas massas especiais para plástico são projetadas para resistir à flexibilidade do material sem rachar ou descascar, perfeitas para reparar para-choques, espelhos retrovisores e outras peças plásticas do carro.

Por que a massa poliéster trinca?

A massa poliéster trinca por vários motivos. Um dos mais comuns é a aplicação de uma camada muito grossa.

Afinal, é projetada para ser aplicada em camadas finas. Quando aplicada muito espessa, pode não curar adequadamente, levando a tensões internas que resultam em trincas.

Outra causa de trincas é a aplicação sobre uma superfície inadequadamente preparada ou contaminada. Superfícies oleosas, sujas ou úmidas impedem a aderência correta da massa, resultando em trincas à medida que seca e contrai.

Além disso, diferenças extremas de temperatura e umidade durante a aplicação e a cura também contribuem para o problema.

Qual massa usar para polir carros?

Para polir carros, não se utiliza uma “massa” no sentido tradicional, mas compostos de polimento. Estes compostos vêm em várias granulações, desde abrasivos grossos para remover arranhões e oxidação, até finos para dar um acabamento lustroso.

Para arranhões superficiais e revitalização da pintura, um composto de polimento médio a fino é suficiente. Para defeitos mais profundos, como arranhões ou marcas de lixamento, é necessário começar com um composto mais abrasivo e, em seguida, refinar o acabamento com um composto mais fino.

Escolha o composto de polimento correto e, use a técnica apropriada para evitar danificar a pintura do carro.

O uso de uma politriz automática aumentará a qualidade polimento. No entanto, requer cuidado e experiência para evitar queimaduras na pintura.

E então, tem mais alguma dúvida sobre quais são as melhores massas para funileiro?

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