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martelinho de ouro

Martelinho de ouro: o que é, técnica, como fazer e valores

Você já ouviu falar sobre o martelinho de ouro?

O martelinho de ouro é uma técnica voltada na reparação de pequenos amassados e danos na lataria de veículos, sem a necessidade de pintura.

Basicamente, esta técnica envolve o uso de ferramentas, como martelos de diferentes formatos e alavancas, para acessar a parte interna da lataria e desamassar o local afetado.

A principal vantagem do martelinho de ouro é a capacidade de restaurar a forma original da lataria sem danificar a pintura existente.

Dessa forma, resulta em economia de tempo e dinheiro, pois evita a necessidade de repintura, que é cara e demorada. Além disso, o martelinho de ouro é uma opção ambientalmente amigável, uma vez que não envolve produtos químicos ou resíduos tóxicos.

Para quem está interessado em trabalhar com mecânica, aprender a técnica de martelinho de ouro torna-se uma habilidade valiosa a ser adicionada ao seu conjunto de competências.

E é sobre isso que a Mecanie falará no artigo de hoje. Vem conosco!

GUIA COMPLETO: Pintura automotiva

O que faz o martelinho de ouro?

O martelinho de ouro é uma técnica especializada de reparação de danos na lataria de veículos automotivos. Seu principal objetivo é remover pequenos amassados e deformações na chapa sem a necessidade de pintura, preservando a pintura original do carro.

Para realizar esse trabalho, o profissional utiliza ferramentas específicas, como martelos de diferentes formatos e tamanhos, alavancas, e outras ferramentas manuais.

A técnica consiste em acessar a parte interna da lataria do veículo e, com o uso preciso das ferramentas, empurrar ou tracionar a chapa até que ela retome sua forma original.

Dessa forma, o martelinho de ouro requer habilidade e experiência, já que é necessário entender a resistência do material e a pressão que deve ser aplicada para evitar danos adicionais à pintura.

Qual o valor de martelinho de ouro?

O valor cobrado pelo serviço de martelinho de ouro varia de R$ 100 a R$ 500 ou mais. No entanto, vale ressaltar que esse é apenas um valor médio e que reparos mais complexos ou em veículos de alto padrão custam mais.

No momento em que for passar o orçamento ao seu cliente, leve em consideração os custos diretos e indiretos, além de uma margem de lucro.

Como é cobrado o martelinho de ouro?

A forma de precificar o serviço de martelinho de ouro varia bastante. No entanto, no momento de precificar, geralmente os profissionais consideram os aspectos a seguir:

Por peça

Nesse método, o valor é cobrado com base no número de amassados ou áreas danificadas que precisam ser reparadas. Cada amassado tem um preço fixo, e o cliente paga pelo total de reparos realizados.

Por tamanho

Outra abordagem é cobrar com base no tamanho da área danificada. Amassados menores têm um preço menor, enquanto danos maiores custam mais.

Por hora de trabalho

Alguns profissionais preferem cobrar por hora de trabalho. Nesse caso, o valor por hora é estabelecido e multiplicado pelo tempo necessário para concluir o reparo.

Uma das desvantagens dessa abordagem é que alguns clientes não contratam nessa metodologia porque não conseguem prever o tempo que demorará e o custo final. 

Pacotes de serviços

Em algumas situações, é possível oferecer pacotes de serviços com preços fixos para um número específico de reparos.

Torna-se uma alternativa para os clientes e pode atrair mais negócios.

Qual a diferença entre funilaria e martelinho de ouro?

A principal diferença entre funilaria e martelinho de ouro está relacionada à abordagem e aos métodos utilizados para reparar danos na lataria de veículos automotivos.

Olha só!

Funilaria

A funilaria é um processo mais diversificado, que envolve reparos mais complexos, que geralmente incluem a substituição de partes da lataria, como painéis ou para-choques.

Em casos de colisões graves, a funilaria também pode envolver a reestruturação da carroceria e a aplicação de massa para nivelar superfícies.

O serviço de funilaria é geralmente acompanhado de pintura, pois os reparos feitos nesse processo costumam resultar em áreas que precisam ser pintadas para igualar a cor e o acabamento do veículo.

Martelinho de ouro

O martelinho de ouro, por outro lado, é uma técnica mais especializada e delicada. É usada para reparar pequenos amassados e deformações na lataria, geralmente causados por impactos menores, granizo ou outros tipos de danos superficiais.

O martelinho de ouro não envolve a pintura da área reparada, pois o objetivo é preservar a pintura original do veículo.

Os profissionais que realizam esse serviço utilizam ferramentas especiais para acessar a parte interna da lataria e manipular cuidadosamente a chapa até que ela retome sua forma original.

Quanto tempo demora o martelinho de ouro?

O tempo necessário para concluir um serviço de martelinho de ouro dependerá da gravidade do dano, o tamanho da área afetada e a experiência do profissional. No entanto, na maioria dos casos, é questão de um ou dois dias. 

Amassados menores e danos superficiais são reparados em questão de minutos ou horas. Por outro lado, amassados maiores ou áreas mais extensas levarão muito mais tempo para serem completamente restaurados.

E, claro, como sempre falamos por aqui, o martelinho de ouro é uma opção para muitos proprietários de veículos, pois geralmente não requer a remoção de peças, pintura ou processos demorados de secagem.

Dessa forma, significa que os clientes podem ter seus veículos de volta em um curto período, uma das vantagens desse serviço. No entanto, certifique-se de sempre ter o treinamento adequado e a experiência necessária para realizar os reparos sem danificar a pintura original do veículo.

Como desamassar a lataria?

Desamassar a lataria de um carro pode ser feito de diferentes maneiras. Você, como profissional, pode testar todas elas.

Confira, abaixo, quais são as principais metodologias que você poderá utilizar:

  • Martelinho de ouro: Para amassados pequenos e médios, o martelinho de ouro é uma técnica super indicada. Um profissional especializado utiliza ferramentas para acessar a parte interna da lataria e, com cuidado, manipula a chapa até que ela retorne à sua forma original. Afinal, essa técnica é conhecida por preservar a pintura original do veículo.
  • Ventosa: Para amassados pequenos e superficiais, uma ventosa de sucção pode ser usada. A ventosa é aplicada na área amassada, e a pressão negativa criada ao puxar a ventosa ajuda a desamassar a lataria.
  • Água quente e gelo: Esse é um truque caseiro que pode funcionar para amassados muito pequenos e superficiais. Aplique água quente na área amassada para expandir o plástico. Em seguida, esfrie rapidamente a área com gelo para contrair o plástico e, com sorte, desamassar a lataria.
  • Secador de cabelo e ar comprimido: Essa técnica também é usada para amassados pequenos. Use um secador de cabelo para aquecer a área amassada e, em seguida, aplique ar comprimido para resfriá-la rapidamente. O choque térmico ajudará a desamassar a lataria.

Onde levar o carro para desamassar?

Para desamassar a lataria do carro, indique sempre ao seu cliente para optar por profissionais no ramo, tais como:

  1. Oficina de martelinho de ouro: Se o amassado for pequeno ou médio e não envolver danos à pintura, uma oficina de martelinho de ouro é uma escolha ideal. Profissionais especializados em martelinho de ouro realizarão reparos sem a necessidade de repintura.
  2. Funilaria e pintura: Se o amassado for mais extenso ou acompanhado de danos à pintura, uma oficina de funilaria e pintura é a opção recomendada.
  3. Concessionária: Se o carro ainda estiver sob garantia ou se você preferir serviços de manutenção, a concessionária da marca do veículo pode ser uma escolha. Eles têm técnicos treinados para lidar com reparos.

Quanto custa para tirar arranhões do carro?

O custo de remover arranhões do carro depende bastante, mas começa a partir de R$ 300. No entanto, claro, você sempre deverá levar em consideração os custos diretos e indiretos que terá para realizar esse serviço.

Profundidade dos arranhões

Arranhões superficiais que não atingiram a camada de primer são muito mais fáceis e baratos de serem reparados.

Arranhões profundos que danificaram a camada de primer ou a chapa subjacente acabam exigindo reparos mais complexos e caros.

Localização

A localização dos arranhões também é um fator importante.

Arranhões em áreas de fácil acesso e que não envolvem curvas ou contornos complexos são mais simples de serem reparados.

Tipo de reparo

Os métodos de reparo variam bastante, desde o uso de polimento e produtos para remover arranhões até a repintura da área afetada. Reparos que envolvem repintura tendem a ser mais caros.

Sistema para oficina mecânica

Nosso sistema para oficinas mecânicas é uma opção para modernizar e centralizar a gestão de dados do seu negócio.

Com uma plataforma muito fácil de ser utilizada, simplifica processos, desde o agendamento de serviços até o gerenciamento de estoques.

Dessa forma, a centralização de dados facilita o acesso a informações, aumentando a produtividade.

Recursos de análise e relatórios ajudam na tomada de decisões estratégicas, enquanto a integração com outras ferramentas potencializa a gestão.

Além disso, a segurança de dados garante toda a segurança do seu estabelecimento.

E então, o que está esperando para vir conhecer nosso sistema para oficina mecânica?

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