Qual a melhor marca de coxim de motor? Separamos 05 delas
Qual a melhor marca de coxim de motor? O coxim de motor, também conhecido como suporte ou montagem de motor, é uma peça presente no sistema automotivo. Funciona como um amortecedor, reduzindo as vibrações e impactos entre o motor e o chassi do veículo.
Esse componente é geralmente feito de borracha e metal, projetado para absorver as oscilações e proteger outras partes do carro, como o sistema de transmissão e os componentes eletrônicos.
O bom coxim do motor apresenta muitos benefícios. E, claro, nem precisamos dizer que um coxim desgastado ou de má qualidade pode não apenas provocar vibrações excessivas e ruídos no interior do veículo, mas também causar desalinhamento de outras peças, levando a danos mais graves e custos elevados de reparo.
Além disso, a dirigibilidade do carro torna-se comprometida, representando um risco à segurança do motorista e dos passageiros.
Por isso, você, mecânico, deve estar atento à qualidade dessa peça e às melhores marcas disponíveis no mercado.
Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto e descobrir as marcas mais indicadas, nós da Mecanie, convidamos você a conferir nosso guia completo, onde abordaremos em detalhes as melhores opções e dicas para a manutenção adequada do coxim de motor!
Quais as melhores marcas brasileiras de coxim de motor?
O coxim de motor é muito conhecido quando o assunto é mecânica automotiva, e optar por marcas de boa qualidade é a base paea assegurar a qualidade e durabilidade dessa peça.
No Brasil, há diversas marcas que se destacam pela excelência na produção de coxins de motor.
Portanto, se você é um mecânico e deseja oferecer o melhor para seus clientes, conheça essas marcas! Abaixo, listamos algumas das mais conhecidas – e, claro, que são brasileiras.
- Axios: A Axios é uma marca bastante renomada quando se trata de produtos de borracha para o setor automotivo. Com mais de 60 anos de atuação, destaca pela qualidade e durabilidade de seus coxins de motor.
- Cofap: Reconhecida em território nacional, a Cofap não é apenas famosa pelos amortecedores, mas também produz coxins de motor de altíssimo padrão. Seus produtos são desenvolvidos com tecnologia de ponta.
- Sabo: Com uma trajetória de mais de 80 anos no mercado automotivo, a Sabo é uma marca que transmite confiança.
- Borrachas Vipal: Esta marca é uma gigante no mercado brasileiro, conhecida principalmente pela produção de bandas de rodagem. No entanto, também se destaca na fabricação de coxins de motor, oferecendo produtos de alta durabilidade.
- Sampeel: Com mais de 40 anos de experiência, a Sampeel é especializada em autopeças de borracha. Seus coxins de motor são desenvolvidos com materiais de alta qualidade, garantindo maior vida útil e desempenho para o veículo.
Para um mecânico, conhecer essas marcas faz toda a diferença. Afinal, ao recomendar e utilizar produtos de qualidade em seus serviços, você não apenas garante a satisfação do cliente, mas também melhora sua reputação no mercado.
Optar por marcas confiáveis significa reduzir as chances de retrabalho e possíveis reclamações, além de prolongar a vida útil do veículo de seu cliente.
Além das marcas citadas, ressaltamos que o mercado está sempre com novidades. Novas marcas e tecnologias surgem a todo momento, trazendo inovações e diferenciais. Assim, é sempre válido estar atento às novidades e buscar atualização constante, frequentando cursos e workshops específicos da área.
O que estraga o coxim do motor?
O coxim do motor pode ser afetado por vários fatores que levam ao seu desgaste. Para o mecânico que busca compreender os principais vilões desse componente, é importante observar alguns pontos, como:
- Desgaste natural: Como qualquer componente automotivo, o coxim do motor tem um ciclo de vida útil. A constante vibração e a tensão do motor acabam provocando desgastes na peça ao longo do tempo.
- Óleo e fluidos: O contato direto com óleos e outros fluidos do veículo pode acelerar a deterioração da borracha do coxim, reduzindo sua vida útil.
- Condições de rodagem: Rodar constantemente em estradas esburacadas ou terrenos irregulares submete o coxim a impactos excessivos, contribuindo para o seu desgaste prematuro.
Quanto tempo dura um coxim do motor?
A durabilidade do coxim do motor depende da qualidade de manutenções e até a qualidade da marca escolhida. No entanto, para um mecânico buscando orientar seus clientes, fale ao seu cliente que…
- Qualidade da peça: Coxins de marcas de boa qualidade tendem a durar mais. Geralmente, um coxim de motor de alta qualidade estará durando entre 5 a 10 anos, mas isso varia de acordo com o uso do veículo.
- Condições de uso do veículo: Um carro que roda frequentemente em estradas em mau estado ou carrega muito peso pode ter seus coxins desgastados mais rapidamente.
- Manutenção regular: Um veículo bem cuidado, com revisões periódicas e trocas de peças conforme necessário, tende a ter coxins que duram mais tempo.
O que faz quebrar o coxim do motor?
A quebra ou falha do coxim do motor torna-se o resultado de várias circunstâncias. Para um mecânico que busca entender e prevenir tais situações, saiba que:
- Impactos severos: Acidentes ou colisões causam danos diretos ao coxim do motor. Além disso, buracos e irregularidades frequentes nas vias também podem submeter o coxim a impactos que levam à sua ruptura.
- Sobrecarga do motor: Usar o veículo frequentemente em sua capacidade máxima, como em subidas íngremes ou carregando peso excessivo, pode aumentar a pressão sobre os coxins.
- Peças adjacentes desgastadas: Componentes ao redor do coxim que estejam desgastados ou danificados transferem vibrações excessivas, levando ao rompimento do coxim.
- Instalação inadequada: A instalação incorreta ou uso de coxins incompatíveis com o modelo do veículo resulta em tensionamento inadequado, culminando em sua quebra.
Conhecendo estas causas e fatores, o mecânico poderá diagnosticar com precisão os problemas relacionados ao coxim do motor. Além disso, também será possível orientar seus clientes sobre as melhores práticas para prolongar a vida útil deste componente.
O que acontece se não trocar o coxim do motor?
O coxim do motor é uma peça chave que serve como um amortecedor, reduzindo vibrações e impactos entre o motor e o chassi. Quando esta peça se desgasta e não é substituída, diversos problemas começam a aparecer, confira, abaixo, os principais deles:
Vibrações excessivas. Um dos sinais mais comuns de coxim desgastado é a vibração aumentada no veículo. Logo, não só causa desconforto ao dirigir, mas também pode afetar o desempenho do carro. Ruídos no motor. A falha do coxim causa ruídos metálicos ou batidas, especialmente durante a aceleração, frenagem ou ao virar o volante.
Desgaste de outras peças. Um coxim defeituoso transfere mais vibrações para outras partes do carro, resultando em desgaste prematuro de peças adjacentes. Comprometimento da dirigibilidade. A eficácia comprometida do coxim afeta o alinhamento e a estabilidade do veículo, tornando a condução menos segura.
Quantos KMs dura um coxim?
A durabilidade do coxim do motor em termos de quilometragem dependerá diferentes fatores, incluindo a qualidade da peça, o estilo de condução e as condições da estrada. Em média, um coxim de boa qualidade pode durar entre 80.000 a 150.000 km, mas isso dependerá exclusivamente e de acordo com o uso do veículo e a marca do coxim.
Saiba que veículos que frequentemente trafegam em estradas esburacadas ou em terrenos acidentados tendem a ter coxins desgastados mais rapidamente. Condução agressiva, frenagens bruscas e acelerações constantes também aceleram o desgaste do coxim.
Quais são os tipos de coxim?
Para mecânicos que buscam entender e estudar sobre coxins de motor, saiba que existem diversos tipos deles. E, é claro, a equipe da Mecanie separou os principais. Vamos conhecer?
- Coxim hidráulico: Este tipo utiliza fluido no seu interior para absorver as vibrações. É comumente encontrado em veículos mais atualizados e oferece uma absorção de vibração superior em comparação aos coxins tradicionais.
- Coxim de borracha: É o tipo mais comum e tradicional, feito predominantemente de borracha, e é projetado para absorver a maior parte das vibrações do motor. Tem um custo relativamente baixo, sendo amplamente utilizado em diversos modelos de veículos.
- Coxim poliuretano: Este tipo é frequentemente usado em carros esportivos ou em veículos que necessitam de maior resistência. O poliuretano é mais rígido que a borracha, oferecendo menos absorção de vibração, mas maior resistência ao desgaste.
- Coxim com rolamento: Alguns coxins vêm com rolamentos integrados para auxiliar nos movimentos do motor, especialmente durante a aceleração. Eles são comuns em veículos front-wheel drive.
Sistema para oficina mecânica
Você é mecânico e está em busca de um sistema para oficina mecânica? Então, vem conhecer o sistema da Mecanie.
Com a gente, você poderá centralizar a sua emissão de notas fiscais, ordens de serviço para oficina mecânica e até mesmo orçamentos para os clientes. Contamos com abas que possibilita a gestão de equipamentos, ferramentas e estoque, além das equipes, para que consiga manter tudo centralizado em um único app.
O que está esperando para vir nos conhecer?