Skip to content
Um guia completo de laudo técnico para mecânico

Laudo Técnico Oficina Mecânica | Como fazer, dicas e modelos

Precisando de um laudo técnico para oficina mecânica?

O laudo técnico para oficina mecânica é um documento que detalha o estado técnico de um veículo, após uma minuciosa avaliação por um profissional. Essa análise envolve verificar sistemas como motor, transmissão, freios e suspensão, além de outros componentes.

O laudo é elaborado seguindo normas técnicas, e nele são registradas todas as observações pertinentes, apontando possíveis defeitos, desgastes e a necessidade de reparos ou manutenções preventivas.

Na prática, o laudo técnico é feito através de uma inspeção detalhada, onde cada parte do veículo é avaliada individualmente. O mecânico ou técnico usa tanto o conhecimento técnico quanto ferramentas para diagnosticar o estado do veículo.

A partir dessas informações, um relatório é compilado, oferecendo uma visão abrangente da condição atual do carro.

Este documento serve não só para informar o proprietário do veículo sobre a situação e o que precisa ser feito. Inclusive, além  disso, atua como uma garantia de que o carro está seguro para circulação.

Justamente por isso, nós da Mecanie preparamos um conteúdo completo explicando mais sobre o que é laudo técnico de mecânico.

Como fazer um laudo técnico mecânico?

Confira, abaixo, um passo a passo de como criar um laudo técnico de oficina mecânica.

1. Utilize um checklist detalhado para inspeção

O ponto de partida para um laudo técnico é um checklist. Este deve cobrir todos os sistemas e componentes do veículo, desde o motor e transmissão até os sistemas elétricos e de segurança.

Cada item inspecionado deve ser verificado quanto ao seu estado e funcionamento, com observações claras sobre qualquer sinal de desgaste, danos ou necessidade de reparos.

2. Registre o número de identificação do veículo (VIN)

O VIN é a identidade única do veículo e deve ser o primeiro detalhe a ser registrado no laudo.

Esse número permite rastrear o histórico do carro, verificar recalls e garantir que as peças certas sejam usadas em qualquer reparo. O VIN pode ser encontrado no painel do veículo, perto do para-brisa, ou na porta do lado do motorista.

3. Fotografe e documente todos os defeitos encontrados

Uma imagem vale mais que mil palavras, especialmente quando se trata de identificar e comunicar problemas em um veículo. Fotografias dos defeitos encontrados servem como uma prova visual indispensável para os proprietários dos veículos e podem ajudar em caso de disputas.

As imagens devem ser anexadas ao laudo técnico com legendas explicativas sobre o que cada uma mostra.

4. Utilize equipamentos de diagnóstico adequados

Com a complexidade dos veículos, ferramentas de diagnóstico avançadas servem para identificar problemas que não são visíveis a olho nu.

O uso de scanners OBDII, multímetros e outros dispositivos de diagnóstico pode revelar códigos de erro, problemas e defeitos de componentes eletrônicos. Registre os códigos de erro e as leituras relevantes no laudo, explicando o que cada um significa e as recomendações para correção.

5. Verifique todos os sistemas de segurança do veículo

Dada a importância dos sistemas de segurança, como airbags, freios ABS e controle de tração, uma inspeção minuciosa desses sistemas é outro fator de peso.

Relate sobre o estado de cada componente, e faça recomendações para quaisquer reparos ou manutenções necessárias para garantir a segurança do veículo.

6. Inclua a verificação de fluidos e filtros

Fluidos de motor, freio, transmissão e refrigeração  estão em qualquer veículo e devem ser verificados tanto em nível quanto em qualidade. Filtros de ar, óleo e combustível também servempara a operação do automóvel e devem ser inspecionados para determinar se estão obstruídos ou desgastados.

Seu laudo deve detalhar as condições atuais e sugerir prazos para trocas ou serviços futuros.

7. Realize um teste de rodagem para avaliação de desempenho

Antes de começar a inspeção estática do veículo, é recomendável conduzir um teste de rodagem. Esse teste pode revelar problemas que não são evidentes quando o carro está parado, como ruídos atípicos, problemas de alinhamento ou falhas na transmissão.

Durante o teste, atente-se ao comportamento do motor, transmissão, freios e a resposta da direção. Anote todas as observações para que possam ser verificadas detalhadamente depois.

8. Consulte manuais técnicos para especificações de fábrica

Utilizar os manuais técnicos é a base para entender as especificações de fábrica e os intervalos de manutenção recomendados. São a fonte definitiva para os padrões de desempenho e segurança do veículo.

Compare suas observações com as informações dos manuais para determinar se um componente está dentro das tolerâncias especificadas.

9. Mantenha uma linguagem clara e objetiva no laudo

Um laudo deve ser facilmente compreensível para quem não possui conhecimento técnico avançado.

Evite jargões mecânicos e explique os problemas de maneira simples. Por exemplo, ao invés de dizer “falha no ABS”, explique que “o sistema de freios antibloqueio está com mal funcionamento, aumentando, assim, a distância de parada do veículo”.

10. Assegure-se de que o laudo seja assinado por um técnico responsável

A assinatura de um técnico responsável no laudo técnico formaliza o documento e transmite confiança ao cliente de que um profissional qualificado avaliou o veículo.

Além disso, a assinatura implica uma responsabilidade legal sobre as informações prestadas no documento.

11. Detalhe as condições de componentes

Seja específico ao detalhar a condição dos componentes.

Por exemplo, em vez de apenas mencionar que as pastilhas de freio estão desgastadas, especifique a porcentagem de desgaste e sugira um intervalo de tempo ou quilometragem para a substituição.

12. Compare os resultados com padrões de emissões

Se aplicável, verifique se o veículo está em conformidade com as normas locais de emissões.

Realize testes com um analisador de gases e relate se os níveis de emissão estão dentro dos limites permitidos.

13. Inclua uma avaliação da bateria e do sistema elétrico

Teste a bateria para verificar sua carga e capacidade de manter a tensão.

Inspeccione o alternador e outros componentes elétricos para assegurar que estão carregando a bateria adequadamente e operando sem falhas.

14. Analise o histórico de manutenção do veículo

Se possível, obtenha o histórico de manutenção do veículo para entender quais serviços foram realizados anteriormente.

Dessa forma, identifique padrões de desgaste e potenciais problemas futuros.

15. Ofereça recomendações claras e prazos de ação

Cada item do laudo deve incluir uma recomendação clara sobre a necessidade de reparos ou manutenção.

Indique se o problema é grave e precisa de atenção imediata ou se pode ser monitorado por um determinado tempo.

16. Inclua opções de serviço e estimativas de custo

Para cada problema identificado, ofereça opções de reparo ou substituição, incluindo estimativas de custo.

Assim sendo, ajude o cliente a tomar decisões sobre os cuidados com seu veículo com base no orçamento disponível.

Quem pode emitir laudo técnico mecânico?

A emissão de um laudo técnico mecânico é prerrogativa de profissionais qualificados que possuem conhecimento técnico aprofundado na área mecânica.

Dessa forma, geralmente inclui engenheiros mecânicos registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou técnicos em mecânica com registro no respectivo conselho técnico.

A credencial profissional serve para assegurar a validade legal do laudo. Em algumas jurisdições, mecânicos certificados por entidades reconhecidas também podem emitir determinados tipos de laudos técnicos, contanto que sigam os padrões e regulamentos locais.

O que colocar em um laudo técnico?

Um laudo técnico deve conter uma série de informações que detalham o estado do objeto avaliado – neste caso, um veículo. Deve incluir dados gerais do veículo, como marca, modelo, ano de fabricação e número do chassi.

A seguir, deve-se descrever a condição de cada componente inspecionado, como motor, transmissão, freios, sistema elétrico, e demais partes mecânicas e estruturais.

Também é importante incluir a metodologia utilizada na inspeção, como testes realizados, ferramentas diagnósticas empregadas e padrões de referência. Observações, potenciais riscos, recomendações para reparos ou manutenções e uma conclusão geral sobre a condição técnica do veículo também devem constar.

Quais são os laudos técnicos?

Laudos técnicos são documentos formais que fornecem uma avaliação do estado de um determinado objeto ou sistema.

Na mecânica automotiva, os tipos mais comuns de laudos técnicos incluem:

  • Laudo de avaliação de danos veiculares: utilizado para avaliar a extensão dos danos após um acidente.
  • Laudo para transferência de propriedade: que confirma a condição do veículo no ato da venda.
  • Laudo de vistoria de segurança veicular: verifica se o veículo atende aos padrões de segurança necessários.
  • Laudo de inspeção ambiental: confirma se o veículo está dentro dos limites de emissão de poluentes.

Sistema para oficina mecânica com modelos de laudo técnico na Mecanie

A Mecanie oferece uma solução com sistema para oficinas mecânicas que desejam realizar a emissão de laudos técnicos. O sistema inclui modelos pré-configurados que podem ser personalizados para atender às necessidades de cada oficina ou tipo de inspeção.

Dessa forma, agiliza o processo de criação de laudos, garantindo que todos os elementos necessários estejam incluídos e que o formato esteja em conformidade com os padrões regulatórios.

Além disso, o sistema da Mecanie pode armazenar históricos de laudos, permitindo o acesso fácil a registros anteriores, tornando-se ideal para acompanhamento de manutenções e histórico de danos.

Com ferramentas que auxiliam desde a coleta de dados até a emissão e armazenamento dos laudos, tornamo-nos um aliado para qualquer oficina mecânica que busque aumentar a produtividade.

O que está esperando para vir nos conhecer e descobrir como podemos te ajudar?

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros