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Lanternagem e funilaria: quais são as principais diferenças?

Muitos leitores e lanterneiros frequentemente têm dúvidas sobre as diferenças entre lanternagem e funilaria, dois termos que estão intimamente relacionados no mundo da reparação automotiva.

Dessa forma, para esclarecer essas distinções e fornecer um guia completo sobre o assunto, vamos começar entendendo que lanternagem e funilaria se complementam, mas representam áreas distintas de expertise.

A lanternagem está mais relacionada à restauração e modelagem da estrutura metálica do veículo, incluindo a remoção de amassados, a correção de deformações e a eliminação de ferrugem.

Por outro lado, a funilaria abrange o processo de reparo estético da carroceria, que inclui a correção de arranhões, riscos e a aplicação de pintura para devolver a estética original do veículo.

Embora esses termos muitas vezes sejam usados como se fossem sinônimos, saiba sempre reconhecer as nuances entre lanternagem e funilaria: afinal, cada tipo de profissional tem a sua função dentro de uma oficina mecânica.

Vem com a Mecanie e confira o guia que separamos sobre o assunto.

Escopo de trabalho

A principal diferença entre lanternagem e funilaria reside no escopo de trabalho de cada uma. A lanternagem está mais relacionada à restauração da estrutura metálica e mecânica do veículo. Envolve a correção de deformações no chassi, como amassados e danos causados por colisões, granizo ou outros eventos.

Por outro lado, a funilaria concentra-se na estética da carroceria, como a correção de arranhões, riscos e danos superficiais.

Objetivo do reparo

Enquanto a lanternagem visa restaurar a integridade estrutural do veículo, a funilaria tem como objetivo principal melhorar a aparência estética da carroceria.

Dessa forma, os reparos de lanternagem garantem a segurança e a funcionalidade do veículo, enquanto a funilaria visa devolver ao carro sua estética original ou aprimorada.

Foco no chassi e estrutura

A lanternagem concentra-se principalmente no chassi e na estrutura do veículo, incluindo, assim, a remoção de amassados, correção de deformações e restauração da integridade do chassi danificado.

A estrutura do veículo impacta diretamente para a segurança dos ocupantes e o desempenho.

Foco na estética da carroceria

A funilaria está centrada na estética da carroceria do veículo. Envolve a correção de arranhões, riscos, pequenos danos à pintura e a aplicação de tintas e vernizes para restaurar a aparência original ou melhorar a estética do veículo.

Remoção de amassados e deformações

Um dos aspectos mais distintos da lanternagem é a remoção de amassados e deformações no chassi e na estrutura do veículo. Os profissionais de lanternagem utilizam ferramentas especializadas para desamassar e corrigir danos mecânicos.

Conforme já deu para compreender brevemente até aqui, enquanto a lanternagem trata da integridade estrutural e mecânica do veículo, a funilaria se concentra na estética e no aspecto visual da carroceria.

Correção de arranhões e riscos

Uma das principais diferenças entre lanternagem e funilaria está na correção de arranhões e riscos. Na funilaria, o foco é eliminar danos superficiais à pintura e à superfície da carroceria, como arranhões e pequenos riscos.

Dessa forma, deve-se lixar a área afetada, aplicar massa de polir e, se necessário, fazer um polimento para restaurar a aparência original da pintura.

A correção de arranhões e riscos  servirá para melhorar a estética do veículo e proporcionar um acabamento visualmente agradável.

Eliminação de ferrugem

Outra diferença entre lanternagem e funilaria é a eliminação de ferrugem. A ferrugem é um problema comum em veículos, principalmente nas regiões sujeitas à exposição à umidade e à corrosão.

Na lanternagem, o foco é eliminar a ferrugem, substituindo ou reparando as áreas corroídas. Portanto, deve-se cortar a parte afetada, soldar uma nova peça metálica e garantir que a estrutura seja restaurada à sua condição original.

Aplicação de massa e soldagem

A aplicação de massa e a soldagem são aspectos que diferenciam a lanternagem da funilaria.

Na lanternagem, a aplicação de massa é comum para preencher áreas danificadas e criar uma superfície lisa antes da pintura. A soldagem também desempenha um papel importante na lanternagem.

Na funilaria, a aplicação de massa é utilizada para corrigir imperfeições estéticas, como pequenas irregularidades na carroceria, enquanto a soldagem é menos comum, pois o foco está na estética e não na restauração estrutural.

Uso de lixas e acabamento

O uso de lixas e o acabamento são aspectos base da funilaria, principalmente quando se trata de reparos estéticos. Os funileiros utilizam lixas para nivelar a superfície da carroceria e prepará-la para a aplicação de tinta.

O processo de lixamento é minucioso e requer habilidade para garantir que a pintura final tenha uma aparência uniforme e impecável.

No entanto, na lanternagem, o lixamento pode ser realizado, mas o foco está mais na restauração da estrutura, e o acabamento estético não é tão priorizado quanto na funilaria.

Restauração estrutural

Uma das diferenças mais significativas entre lanternagem e funilaria é a restauração estrutural.

Até porque, na lanternagem, o foco principal é a restauração da integridade estrutural do veículo, inclui a remoção de amassados, a correção de deformações no chassi e a garantia de que o veículo seja seguro para dirigir.

Na funilaria, a restauração estrutural não é uma prioridade, pois o foco está na estética e na melhoria da aparência do veículo.

Conforme pode observar até o momento, essas diferenças destacam a importância de compreender as diferenças de cada área ao realizar reparos automotivos.

Tanto a lanternagem quanto a funilaria atuam na restauração de veículos danificados, atendendo a diferentes aspectos, desde a integridade estrutural até a estética da carroceria.

Ambas exigem habilidades e conhecimento para garantir resultados satisfatórios e seguros para os veículos e seus proprietários.

Preparação para pintura

Uma das principais diferenças entre lanternagem e funilaria está na preparação para pintura. Na funilaria, a preparação para pintura é uma etapa muito importante, pois o foco principal é melhorar a estética da carroceria.

Os funileiros realizam um cuidadoso trabalho de lixamento, aplicação de massas de polir, primer e outras técnicas para se certificar de uma superfície lisa e uniforme antes da aplicação da tinta.

O objetivo será obter um acabamento final impecável que restaure a aparência original do veículo ou aprimore sua estética.

Modelagem de peças metálicas

A modelagem de peças metálicas é uma tarefa mais comum na lanternagem do que na funilaria. Na lanternagem, os profissionais precisam criar ou remodelar partes da estrutura metálica do veículo.

Dessa forma, envolve o uso de ferramentas especializadas, como martelos de funileiro, esticadores de chapa e técnicas de soldagem para moldar e ajustar as peças conforme necessário.

Pintura e acabamento final

A pintura e o acabamento final são aspectos voltados e observados da funilaria. Os funileiros são especializados em técnicas de pintura automotiva, incluindo a aplicação de tinta, verniz e outros produtos para obter um resultado final mais atraente.

A escolha das cores, a mistura de tintas e o uso de técnicas de pulverização são habilidades tidas principalmente na funilaria. Aliás, a pintura é uma parte do processo de funilaria.

Necessidade de solda

A necessidade de solda é uma diferença notável entre lanternagem e funilaria.

Na lanternagem, a soldagem é necessária para reparar áreas danificadas da estrutura metálica do veículo.

Os profissionais de lanternagem utilizam máquinas de solda, como a máquina de solda por ponto (spotter), para realizar soldas precisas em peças metálicas danificadas.

Entretanto, na funilaria, a soldagem é menos comum, pois o foco está na estética da carroceria, e não na restauração estrutural.

Necessidade de repintura

Outra diferença entre lanternagem e funilaria é a necessidade de repintura. Na lanternagem, após a correção de amassados e deformações na estrutura, é, na maioria das vezes, necessária uma repintura completa da área afetada.

Afinal, deve-se ao fato de que a restauração estrutural envolve a remoção da pintura original.

Por outro lado, na funilaria, a repintura pode ser necessária para corrigir arranhões, riscos e danos na pintura, mas não é uma etapa tão ampla quanto na lanternagem.

Viu só?

Essas diferenças destacam a natureza especializada de cada uma das duas áreas e a importância de compreender as exigências  ao realizar reparos automotivos.

Afinal, tanto a lanternagem quanto a funilaria desempenham papéis distintos, com foco em áreas como preparação para pintura, modelagem de peças metálicas, pintura e acabamento final, solda e necessidade de repintura.

No entanto, ambas são importantes no mesmo peso!

Sistema para funilaria

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Uma das características mais importantes de nosso sistema é a capacidade de centralizar todos os dados relacionados ao negócio.

Dessa forma, significa que todas as informações, desde ordens de serviço, histórico de clientes, registros de reparos, até controle de estoque e financeiro, estão reunidas em um único local de fácil acesso. Em poucos cliques e segundos. 

A centralização de dados oferecida pela Mecanie permite que os proprietários de oficinas e funilarias tenham um controle completo sobre suas operações.

Afinal, podem rapidamente acessar informações e agilizar processos, resultando em maior produtividade.

Além disso, o sistema da Mecanie oferece diversas funcionalidades adicionais, como a emissão de notas fiscais, controle de ordens de serviço, gestão de clientes e fornecedores, acompanhamento de estoque de peças e até mesmo relatórios detalhados para análise financeira.

Consequentemente, proporciona uma visão completa do negócio, ajudando, assim, a identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento.

E então, tem mais alguma dúvida sobre nosso sistema para funilaria e oficina mecânica? Vem nos conhecer!

 

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