Gás ar condicionado automotivo: como colocar, duração, vazamento e mais
Precisando entender mais sobre como colocar gás no ar condicionado automotivo?
É super importante que uma oficina mecânica saiba como realizar o procedimento de colocação de gás no sistema de ar condicionado automotivo.
Esse conhecimento assegura, assim, o bom funcionamento do ar condicionado dos veículos, proporcionando conforto aos clientes durante os meses mais quentes.]
Conheça o sistema para oficina mecânica da Mecanie e descubra como podemos otimizar a sua gestão e aumentar a produtividade do seu negócio.
O processo de colocação de gás envolve a evacuação do sistema para remover umidade e outros contaminantes, seguida pela recarga precisa do refrigerante adequado, de acordo com as especificações do fabricante do veículo. Para saber as especificações, é possível conferir a tabela de carga ar condicionado automotivo.
Uma execução correta desse procedimento assegura que o sistema opere com mais qualidade, evitando problemas como superaquecimento do compressor, vazamentos e perda de capacidade de resfriamento.
E, claro, neste artigo de hoje, preparamos um guia completo de tudo o que precisa saber sobre o gás no ar condicionado automotivo, vem com a Mecanie.
Qual o gás que usa no ar-condicionado automotivo?
O gás mais comumente utilizado no sistema de ar-condicionado automotivo é o R134a, que substituiu o R12 devido ao seu menor impacto ambiental.
O R134a é um refrigerante do tipo HFC (Hidrofluorcarboneto) e é utilizado em veículos fabricados após meados da década de 1990. É considerado seguro para o ambiente, pois não contém cloro, que é conhecido por degradar a camada de ozônio.
Além disso, o R134a é usado na transferência de calor e proporciona o resfriamento necessário para o interior do veículo.
Como fazer manutenção ar condicionado automotivo?
A manutenção do sistema de ar condicionado automotivo assegura o funcionamento, além de aumentar a durabilidade.
Dentre as principais dicas, podemos citar:
- Verificação visual: Inspecione visualmente o sistema em busca de vazamentos, danos ou entupimentos nos componentes principais, como condensador, evaporador e mangueiras.
- Pressurização do sistema: Utilize um manômetro para verificar as pressões do sistema. Pressões anormalmente altas ou baixas indicam problemas como vazamentos, obstruções ou falhas no compressor.
- Verificação de vazamentos: Utilize um detector de vazamentos para identificar vazamentos no sistema. Concentre-se em áreas comuns de vazamento, como conexões de mangueiras, juntas e componentes.
- Limpeza e troca de filtros: Limpe ou substitua regularmente os filtros de ar e cabine para garantir um fluxo de ar adequado e evitar a entrada de sujeira no sistema.
- Recarga de refrigerante: Evacue o sistema para remover umidade e contaminantes, em seguida, recarregue-o com a quantidade correta de refrigerante conforme especificado pelo fabricante do veículo.
- Verificação de componentes elétricos: Teste os componentes elétricos, como relés, fusíveis, interruptores e o circuito de embreagem do compressor.
- Verificação do resfriamento: Após a manutenção, teste o sistema a fim de assegurar que esteja resfriando o interior do veículo conforme esperado. Monitore a temperatura de saída de ar e as pressões.
Quanto tempo dura o gás do ar condicionado de um carro?
A duração do gás no sistema de ar-condicionado de um carro dura até 5 anos.
Entretanto, esteja ciente de que vazamentos ocorrem ao longo do tempo, resultando na perda gradual do gás refrigerante. Além disso, o desgaste normal dos componentes do sistema, como o compressor, afeta a duraçãodo ar-condicionado, levando à necessidade de recarga de gás mais frequente.
Para um desempenho ideal do ar-condicionado do carro, recomenda-se realizar verificações periódicas do sistema, incluindo inspeção visual de vazamentos e medição das pressões do sistema.
Quanto custa para colocar o gás do ar-condicionado do carro? Dicas para precificar serviços
O preço para colocar gás no ar-condicionado do carro dependerá de vários fatores, incluindo a quantidade de gás necessária, o tipo de refrigerante utilizado e as taxas de mão de obra da oficina. Dessa forma, começa a partir de R$ 150.
E, é claro, uma dúvida de muitos profissionais é como realizar a precificação desse tipo de serviço. Justamente por isso que separamos algumas dicas.
Avaliação do trabalho
Determine a quantidade de gás necessária para recarregar o sistema com base nas especificações do fabricante do veículo.
Considere também o tempo e os recursos necessários para realizar o serviço.
Custo do refrigerante
Calcule o custo do refrigerante utilizado na recarga.
O preço do gás refrigerante dependerá bastante do tipo e da quantidade necessária.
Taxa de mão de obra
Estabeleça uma taxa de mão de obra justa para o serviço, levando em consideração a complexidade do trabalho e a experiência do técnico.
Custos adicionais
Considere quaisquer custos adicionais, como o uso de ferramentas e equipamentos ou a substituição de componentes danificados.
Competitividade de mercado
Pesquise os preços praticados por outras oficinas na região a fim de assegurar que seus preços sejam competitivos, mantendo-se na média para cobrir sempre os custos tidos para realização do trabalho.
O que faz o ar condicionado do carro parar de gelar?
Vários fatores fazem com que o o ar condicionado do carro pare de gelar. Por isso, abaixo, separamos as mais comuns:
Baixo nível de refrigerante
A falta de refrigerante no sistema é uma das principais razões pelas quais o ar-condicionado deixa de gelar. Esse processo é causado por vazamentos no sistema ou pela evaporação natural ao longo do tempo.
Obstrução no sistema
Acúmulo de sujeira, detritos ou obstruções nos componentes do sistema, como o condensador ou o evaporador, prejudicam a circulação do ar frio.
Falha no compressor
O compressor é responsável por comprimir e circular o refrigerante pelo sistema.
Como consequência, se o compressor estiver com defeito ou danificado, não conseguirá realizar essa função corretamente, resultando em uma diminuição ou cessação do resfriamento.
Problemas elétricos
Fusíveis queimados, relés defeituosos ou problemas no circuito elétrico do compressor costumam impedir o seu funcionamento, interrompendo assim a produção de ar frio.
Problemas no ventilador
Se o ventilador do evaporador estiver com defeito ou não funcionar corretamente, o ar frio não será distribuído adequadamente pelo interior do veículo, resultando em uma sensação de falta de resfriamento.
Por que acaba o gás do ar-condicionado do carro?
Vários motivos levam ao esgotamento do gás no sistema de ar-condicionado do carro, requerendo uma recarga do refrigerante.
Dentre as principais, podemos citar:
- Vazamentos no sistema: Vazamentos nas mangueiras, conexões ou componentes do sistema de ar-condicionado que possibilitam que o gás refrigerante escape gradualmente ao longo do tempo.
- Desgaste dos componentes: Componentes do sistema, como juntas, selos e válvulas, deterioram-se com o tempo, permitindo vazamentos de refrigerante.
- Evaporação natural: Pequenas quantidades de refrigerante evaporam naturalmente do sistema ao longo do tempo, principalmente em climas quentes ou em veículos que não são utilizados regularmente.
- Danos externos: Danos físicos, como colisões ou impactos, danificam as mangueiras ou componentes do sistema.
- Manutenção inadequada: A falta de manutenção regular, incluindo a substituição de filtros de secagem ou a verificação de vazamentos, leva ao esgotamento do gás do ar-condicionado do carro ao longo do tempo.
FAÇA CURSOS! Afinal, para os mecânicos, diagnosticar e corrigir problemas de falta de resfriamento do ar-condicionado do carro exige um entendimento dos sistemas de climatização veicular e habilidades de diagnóstico.
Justamente por isso, a importância de aprender uma abordagem sistemática de verificação de vários componentes servirá para identificar e resolver a causa raiz do problema.
Qual o valor do gás R134a?
O R134a é o refrigerante mais comumente usado nos sistemas de ar-condicionado automotivo atualmente, devido ao seu baixo potencial de destruição da camada de ozônio. O preço do R134a está a partir de R$ 600 para 13,5 kg.
Como carregar o gás do ar condicionado automotivo?
O processo de recarga do gás do ar condicionado automotivo precisa de habilidade técnica e o uso de equipamentos e ferramentas corretas.
Justamente por isso que você precisa contar com ferramentas para ar condicionado.
- Diagnóstico do sistema: Antes de recarregar o gás, realize um diagnóstico completo do sistema para identificar possíveis vazamentos, danos ou problemas de funcionamento.
- Preparação do veículo: Certifique-se de que o veículo está estacionado em uma área bem ventilada e nivelada. Desligue o motor e aguarde alguns minutos para permitir que o sistema se estabilize.
- Conexão dos equipamentos: Conecte as mangueiras do conjunto de recarga de gás ao porto de serviço de baixa pressão do sistema de ar-condicionado. Avalie bem para colocar as conexões corretas entre si.
- Evacuação do sistema: Use uma bomba de vácuo para evacuar o sistema, removendo umidade e contaminantes que possam estar presentes.
- Recarga do gás: Conecte o cilindro de recarga de gás ao conjunto de recarga e abra a válvula lentamente para permitir que o refrigerante entre no sistema. Monitore as pressões do sistema e a quantidade de refrigerante adicionada para evitar sobrecarga.
- Verificação de vazamentos: Após a recarga do gás, verifique novamente o sistema em busca de vazamentos usando um detector de vazamentos ou solução de bolhas de sabão. Se necessário, corrija quaisquer vazamentos antes de completar o serviço.
- Teste do sistema: Ligue o motor e o ar-condicionado para verificar se o sistema está funcionando corretamente. Monitore a temperatura do ar de saída e as pressões do sistema para assegurar que estejam dentro das especificações do fabricante.
Mais alguma dúvida sobre como funciona o gás ar condicionado automotivo?