Skip to content
Qual a melhor caneta medidora funilaria

As 08 melhores canetas medidoras para funilaria

Em busca das melhores canetas medidoras para funilaria para 2024?

A escolha de uma caneta medidora faz parte da rotina para qualquer profissional de funilaria, pois essa ferramenta atua diretamente na avaliação de danos na superfície de um veículo.

Conheça nosso sistema para oficina mecânica e sistema para funilaria e saiba como podemos ajudar a otimizar a produtividade do seu negócio.

A caneta medidora permite que os funileiros determinem a extensão dos reparos necessários.

Dessa forma, investir em uma caneta medidora assegura que os serviços de funilaria sejam realizados de forma profissional, economizando tempo e recursos no processo de reparo.

Justamente por isso que a Mecanie preparou esse guia completo.

Vem conosco e confira!

Qual a melhor caneta medidora?

Confira, abaixo, nossa lista com as melhores canetas medidoras para funileiros em 2024.

Todos os produtos podem ser encontrados no Mercado Livre. No entanto, nada impede que você os procure por preços mais em conta em outros sites, como Amazon e Loja do Mecânico.

  1. Kit 5 Canetas Lanternagem Funilaria Medidor Espessura Carro
  2. Caneta De Teste De Pintura Automotiva Tinta Funilaria
  3. Caneta Pintura Carro Batido Teste Massa Medidor De Espessura
  4. Caneta Magnética Teste Espessura Pintura Funilaria Carro Mot
  5. Caneta Magnetica Imã Teste Funilaria Massa Carro Batido
  6. Caneta De Teste De Pintura Automotiva Tinta Funilaria
  7. Caneta De Teste De Pintura Automotiva Tinta Funilaria
  8. Teste Tinta Carro Funilaria Caneta Medidora Profissional

FAQ de perguntas e respostas

Confira, abaixo, o FAQ de perguntas e respostas que preparamos sobre as melhores canetas medidoras 2024.

Como escolher a melhor caneta medidora?

A escolha da melhor caneta medidora envolve diversos fatores a serem considerados pelo profissional de funilaria. Você sabe quais são eles? Olha só!

  • Precisão: A precisão é um dos principais pontos. Certifique-se de que a caneta ofereça medidas precisas para avaliar danos na superfície do veículo.
  • Facilidade de uso: Uma caneta medidora deve ser de fácil manuseio, para realizar medições rapidamente.
  • Durabilidade: A funilaria é um trabalho físico, então a caneta deve ser durável e resistente.
  • Alcance e profundidade de medição: Verifique o alcance e a profundidade de medição da caneta.
  • Precisão de leitura: A caneta deve fornecer leituras fáceis de entender, seja meio de uma tela digital ou indicadores visuais.
  • Calibração: Algumas canetas medidoras requerem calibração regular. Certifique-se de que o modelo escolhido seja fácil de calibrar e mantenha-o calibrado.
  • Portabilidade: Opte por uma caneta medidora portátil e leve, para poder ser facilmente transportada entre os locais de trabalho da oficina.
  • Funções adicionais: Algumas canetas medidoras possuem recursos extras, como memória para armazenar medições ou conectividade Bluetooth para transferência de dados. Se fizer sentido, considere isso também.

Como funciona a caneta para saber se o carro tem retoque?

A caneta para saber se o carro tem retoque permite aos funileiros e compradores de veículos identificar áreas em que a pintura original foi retocada ou reparada.

Ela funciona detectando diferenças de textura na superfície da pintura, revelando áreas onde houve intervenção. O processo envolve o uso da caneta para passá-la sobre a superfície do veículo.

Quando a caneta encontra uma área com retoque, a ponta da caneta começa a se mover de forma irregular devido às diferenças de textura.

Deste modo, alerta os profissionais ou compradores para a presença de possíveis reparos.

O que é o teste da caneta nos carros?

O teste da caneta nos carros refere-se ao processo de utilizar uma caneta medidora especializada para avaliar a integridade da pintura em um veículo.

Esse teste envolve passar a caneta sobre a superfície da pintura para detectar imperfeições, como retoques, ondulações ou áreas danificadas.

Quando a caneta encontra uma irregularidade, sua ponta move-se de forma diferente, indicando a necessidade de inspeção adicional.

Esse procedimento é realizado por profissionais de funilaria e compradores de veículos usados para se certificar que a pintura do carro esteja em boas condições e não tenha sofrido reparos não revelados.

O teste da caneta nos carros é uma forma para identificar problemas na pintura e garantir transações justas na compra e venda de veículos usados.

Como funciona a caneta medidor de espessura?

A caneta medidora de espessura é uma ferramenta muito presente na indústria automotiva e de funilaria, pois permite medir com precisão a espessura da pintura em um veículo.

Seu funcionamento é relativamente simples, mas muito útil. A caneta possui uma ponta colocada diretamente sobre a superfície da pintura do veículo.

Quando a ponta toca a pintura, emite um sinal sonoro e exibe uma leitura digital ou analógica que representa a espessura da camada de pintura.

A tecnologia por trás dessa medição é baseada em princípios magnéticos ou elétricos.

As canetas magnéticas medem a atração magnética entre a ponta da caneta e a superfície do veículo. Quanto maior a espessura da camada de pintura, maior será a atração magnética.

As canetas elétricas, por outro lado, utilizam a condutividade elétrica da tinta. Uma camada mais espessa de tinta tem uma condutividade elétrica diferente da lataria do veículo, possibilitando determinar a espessura da pintura.

Quantos mícrons tem uma pintura original?

A espessura da pintura original de fábrica varia de um fabricante para outro e depende do processo de fabricação e dos padrões da indústria.

Em média, a espessura da pintura original em um veículo novo varia de 80 a 150 mícrons.

Essa medida refere-se à espessura total da camada de pintura, incluindo o primer, a camada base e o verniz.

Lembre-se que a espessura da pintura acaba sendo diferente em algumas partes do veículo, com áreas como o capô e as laterais geralmente tendo uma camada de pintura mais espessa devido à exposição a elementos mais abrasivos.

Como funciona o teste de lataria?

O teste de lataria é um procedimento realizado em veículos para avaliar a integridade estrutural e estética da lataria.

Deste modo, envolve uma inspeção visual e tátil para identificar irregularidades, amassados, danos ou deformidades na superfície metálica da carroceria.

O teste de lataria é realizado manualmente por profissionais de funilaria ou por meio do uso de ferramentas e equipamentos especializados, como lanternas de ponto.

Como identificar Massa na lataria?

A identificação de massa na lataria é uma das funções do trabalho de funilaria. A massa é usada para preencher e nivelar áreas amassadas ou danificadas na lataria de um veículo.

Para identificar massa na lataria, os profissionais usam técnicas visuais e táteis, sentindo irregularidades na superfície ao tocar a lataria com as mãos ou observar áreas que não apresentam a mesma textura ou reflexão de luz que o restante da superfície.

O uso de uma lanterna de ponto também é indicada para identificar áreas com massa, pois a luz incidirá de forma diferente em áreas preenchidas com massa em comparação com a superfície metálica original.

A detecção de massa indica áreas que exigem reparos adicionais, como a remoção da massa existente e a restauração da lataria original.

Como saber se a pintura do carro foi bem feita?

Para determinar se a pintura de um carro foi bem feita, será preciso realizar uma inspeção visual minuciosa.

Para isso:

  • Uniformidade de cor: Verifique se a cor da pintura é uniforme em todas as áreas do veículo.
  • Textura e acabamento: Passe a mão sobre a superfície da pintura para verificar se há irregularidades, como ondulações, bolhas ou áreas ásperas.
  • Reflexos: Observe os reflexos da luz na pintura. A luz deve se refletir uniformemente em todas as áreas, sem distorções.
  • Lapidação e polimento: Avalie se a pintura foi devidamente polida e lapidada para obter um brilho.
  • Defeitos visíveis: Procure por arranhões, manchas, descascados ou qualquer defeito visível na superfície.
  • Linhas de demarcação: Verifique se há linhas de demarcação visíveis entre diferentes painéis ou áreas de pintura.
  • Repintura: Certifique-se de que não haja sinais de repintura não informada, como áreas de tinta não correspondentes ou diferenças na textura da superfície.
  • Efeito casca de laranja: Observe se a pintura tem um efeito casca de laranja, que é uma textura rugosa semelhante à casca de uma laranja.

E então, tem mais alguma dúvida sobre como comprar caneta medidora para funilaria?

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros