Os 15 Equipamentos e Ferramentas para Borracharia
Quer abrir uma borracharia, mas não sabe quais são os principais equipamentos e ferramentas para borracharia?
A excelência dos serviços prestados por uma borracharia está diretamente atrelada à qualidade dos equipamentos e ferramentas utilizadas. Um borracheiro que investe em bons equipamentos não só otimiza o tempo de cada serviço, como também assegura a precisão em todos os seus reparos.
Dessa forma, ao contar com ferramentas de alto padrão, o profissional garante a segurança e a satisfação dos clientes, elementos base para a construção de uma reputação no mercado.
Equipamentos modernos e bem conservados minimizam o risco de danos aos pneus e rodas durante os procedimentos, além de permitirem diagnósticos mais precisos de problemas.
Em um ramo onde a confiabilidade do cliente no borracheiro é um diferencial competitivo, investir em ferramentas boas é também uma forma de valorizar o próprio trabalho do borracheiro e estabelecer um padrão de excelência.
E é sobre isso que falaremos neste conteúdo. Venha com a Mecanie e confira nosso guia completo sobre o assunto.
Confira também nosso guia de máquinas para borracharia e produtos para borracharia.
1. Desmontadora de pneus
A desmontadora de pneus precisa estar em qualquer borracharia, servindo para retirar o pneu da roda. O equipamento possui ajustes que permitem trabalhar com diversos tamanhos de rodas e pneus, reduzindo o risco de danos que poderiam ser causados ao tentar fazer o mesmo processo manualmente.
Além disso, aumenta a agilidade no atendimento, permitindo que mais serviços sejam realizados em menos tempo.
E, consequentemente, quanto maior a sua produtividade com os pneus, mais atendentes consegue atender, e melhor será teu lucro.
2. Balanceadora de rodas
A balanceadora de rodas é uma máquina que detecta desequilíbrios no conjunto pneu e roda. Este desequilíbrio causa vibrações ao veículo e desgaste irregular do pneu.
O uso dessa ferramenta assegura que os pneus estejam bem balanceados, proporcionando uma direção mais suave e aumentando a vida útil dos pneus e da suspensão do veículo.
3. Compressor de ar
O compressor de ar é um equipamento usado em qualquer borracharia. Serve para diversas funções, como inflar pneus até a pressão adequada, operar outras ferramentas pneumáticas, e até mesmo para limpeza de peças e locais com difícil acesso.
A escolha de um compressor deve considerar a demanda de uso, uma vez que compressores de diferentes capacidades são adequados para diferentes volumes de trabalho.
4. Chave de impacto
A chave de impacto é uma ferramenta que utiliza mecanismos de alto torque para apertar e soltar porcas e parafusos com grande facilidade, especialmente aqueles que estão muito apertados ou enferrujados.
É comumente usada para remover rapidamente as porcas das rodas durante a troca de pneus. Existem modelos elétricos e pneumáticos, e a escolha entre eles dependerá da frequência de uso e do ambiente de trabalho da borracharia.
5. Macaco hidráulico
O macaco hidráulico é um instrumento indispensável para a elevação de veículos em uma borracharia. Utilizado para suspender o carro e permitir o acesso às rodas, funciona através de um sistema hidráulico que proporciona grande força de levantamento com relativo pouco esforço físico por parte do operador.
Existem diversos tipos de macacos hidráulicos, desde os de garrafa até os jacarés, cada um adequado a diferentes pesos e tipos de veículos.
6. Espátulas de pneus
As espátulas de pneus são ferramentas manuais utilizadas para auxiliar na remoção e instalação de pneus nos aros das rodas. São feitas de metal resistente e muitas vezes possuem uma extremidade chata e a outra curva, para se adaptar à retirada do pneu com segurança, sem danificar o pneu ou a roda.
As espátulas devem ser resistentes o suficiente para suportar a tensão do pneu, por isso, a qualidade do material é a base para uma operação ainda mais otimizada.
7. Manômetro de pressão
Um manômetro de pressão mede a pressão interna dos pneus, assegurando que estejam inflados conforme as especificações recomendadas pelo fabricante. Uma pressão incorreta leva a problemas como desgaste irregular dos pneus e até mesmo falhas no desempenho do veículo.
Os manômetros são digitais ou analógicos, sendo que os digitais oferecem uma leitura mais exata e são cada vez mais preferidos pelos profissionais.
8. Vulcanizadora de pneus
A vulcanizadora de pneus é utilizada para reparar danos mais significativos em pneus, como furos ou cortes. Utiliza calor e pressão para fundir um patch de borracha no local danificado, criando uma reparação durável.
A vulcanização é um processo que requer precisão e o equipamento adequado para garantir que o reparo seja realizado corretamente, garantindo a segurança do usuário do veículo.
9. Patches de reparação de pneus
Os patches de reparação de pneus são componentes usados no processo de conserto de pneus furados ou danificados. Eles vêm em diferentes tamanhos e formas, adaptando-se a variados tipos de perfurações.
Para aplicar um patch, a área ao redor do dano é primeiro preparada e limpa. O patch é então aplicado sobre o furo por dentro do pneu, criando uma selagem segura.
Para que essa reparação seja duradoura, o borracheiro deverá recorrer a patches de qualidade e seguir rigorosamente o processo de aplicação recomendado pelo fabricante.
10. Cola vulcanizante
A cola vulcanizante é um adesivo específico usado em conjunto com os patches.
Tornou-se responsável por assegurar a aderência entre o patch e o pneu, sendo ativada através do calor durante o processo de vulcanização. A qualidade da cola é um ponto super importante, pois uma aderência fraca resulta, assim, na falha do reparo, comprometendo a segurança.
O uso correto desse material exige conhecimento técnico e experiência, pois o processo de vulcanização deve ser feito sob condições específicas de temperatura e pressão.
11. Pesos de balanceamento
Pesos de balanceamento são pequenos pesos adicionados às rodas para equilibrar a distribuição do peso ao redor do aro. Um balanceamento correto dos pneus evita vibrações no volante e desgaste irregular do pneu.
Estes pesos são de chumbo ou de materiais alternativos menos tóxicos, sendo fixados na roda em pontos estratégicos identificados durante o processo de balanceamento de rodas.
Nossa dica: Uma borracharia bem equipada terá um sortimento de pesos de diferentes tamanhos para atender a todas as necessidades de balanceamento.
12. Válvulas para pneus
As válvulas para pneus são elementos pequenos indicados para a manutenção da pressão correta do ar dentro dos pneus.
Afinal, permitem que o pneu seja inflado ou esvaziado e previnem a perda de ar. As válvulas devem ser resistentes à pressão e ao envelhecimento causado por fatores como exposição ao calor, ao frio e aos produtos químicos da estrada.
Existem diferentes tipos de válvulas para diferentes aplicações, como válvulas para carros de passeio, motos, caminhões e até para uso em condições especiais, como corridas.
13. Remendos a frio
Os remendos a frio são utilizados para reparos rápidos em pneus perfurados sem a necessidade de desmontá-los totalmente ou usar calor no processo de vulcanização. Compostos por uma mistura de borracha sintética e adesivos, são ativados por pressão e aderem à área interna do pneu cobrindo o furo.
Para aplicá-los corretamente, a área danificada deve ser limpa e raspada para criar uma superfície lisa. Os remendos a frio são soluções práticas e econômicas para reparos de pneus que enfrentam perfurações simples.
14. Alavancas de montagem
As alavancas de montagem, também conhecidas como descoladores de pneus ou espátulas, são instrumentos de metal utilizados para remover e instalar pneus nos aros das rodas. Possuem uma extremidade plana e uma curvada, cada uma projetada para diferentes etapas do processo de montagem e desmontagem.
A extremidade plana é geralmente utilizada para erguer o talão do pneu por cima do aro, enquanto a curvada ajuda a mantê-lo no lugar.
Certifique-se que estas alavancas sejam fortes o suficiente para resistir à tensão do pneu sem danificar o aro ou o próprio pneu.
15. Contrapesos para balanceamento
Contrapesos são usados para o processo de balanceamento de rodas, adicionados para corrigir o equilíbrio do conjunto pneu e roda, garantindo que o veículo se movimente suavemente e que os pneus tenham um desgaste uniforme.
Existem dois tipos principais: os adesivos, que são colados na parte interna da roda, e os de presilha, encaixados na borda do aro.
Eles vêm em vários tamanhos e pesos, e devem ser escolhidos e aplicados com precisão, geralmente após um processo de balanceamento eletrônico, que determina o peso exato e a localização onde devem ser colocados.
16. Sistema para borracharia e oficina mecânica
Já pensou em utilizar um sistema para oficina mecânica e borracharia? Aqui na Mecanie, contamos com um app que possibilita centralizar a sua gestão de serviços, atividades das equipes, estoques, emissão de notas fiscais e muito mais.
O que está esperando para vir nos conhecer e saber mais sobre?