Skip to content
Equipamentos e ferramentas para lava rápido

16 equipamentos e ferramentas que um lava jatos precisa ter

Pensando em abrir lava jato, mas não sabe quais são as ferramentas para lava rápido?

A escolha de equipamentos é um dos pilares para montar um lava jato, e essa decisão impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados e na satisfação do cliente.

Sempre dizemos por aqui que equipamentos de boa qualidade não só garantem uma limpeza mais rápida, como refletem uma imagem de profissionalismo e cuidado com o automóvel do cliente.

Por exemplo, uma lavadora de alta pressão de boa qualidade economiza água enquanto proporciona uma limpeza ainda melhor, e um aspirador de pó melhor consegue remover detritos mais incrustados nos tapetes e estofados.

Enquanto isso, equipamentos de lavagem a seco ou a vapor oferecem opções de limpeza mais ecológicas, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores.

Além disso, um lava jato bem equipado pode expandir sua gama de serviços, incluindo polimento, cristalização e higienização, tornando-se um empreendimento mais abrangente e aumentando o ticket médio dos serviços.

Com os equipamentos corretos, o lava jato estará operando com maior produtividade, aumentando o número de veículos atendidos por dia.

Enfim, neste artigo, separamos um guia completo das principais ferramentas que precisa ter para montar a lava jato.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, venha com a Mecanie e saiba mais.

1. Lavadora de alta pressão

A lavadora de alta pressão é um equipamento indispensável em qualquer lava jato. Sua principal função é remover a sujeira pesada dos veículos, como lama e resíduos aderidos.

Além disso, economiza água em comparação com as mangueiras convencionais. No uso, deve-se ajustar a pressão correta para não danificar a pintura dos veículos e sempre começar a lavagem de cima para baixo.

2. Aspirador de pó e líquidos industrial

Um aspirador de pó e líquidos industrial serve para a limpeza interna dos veículos. Este equipamento tem capacidade para limpar resíduos sólidos e líquidos, tornando-se super prático no dia a dia.

Para uma utilização adequada, recomenda-se remover os tapetes e aspirar todas as áreas internas, incluindo bancos, painel e porta-malas, alcançando locais onde o lixo e a sujeira tendem a acumular.

3. Compressor de ar

O compressor de ar é uma ferramenta que serve várias funções em um lava jato, como secagem rápida de componentes do veículo, enchimento de pneus e operação de outras ferramentas pneumáticas.

A correta operação do compressor envolve a manutenção de uma pressão estável e a limpeza regular dos filtros para garantir a pureza do ar expelido, evitando danos aos veículos.

4. Máquina de espuma (Snow Foam)

A máquina de espuma, ou Snow Foam, é utilizada para aplicar uma camada densa de espuma sobre o veículo, ajudando a soltar a sujeira sem a necessidade de esfregar a superfície, minimizando o risco de arranhões.

A técnica envolve deixar a espuma agir por alguns minutos antes de enxaguá-la, permitindo que dissolva a sujeira e graxa.

5. Baldes com sistema de filtragem Grit Guard

Baldes com Grit Guard são uma adição inteligente ao processo de lavagem. O Grit Guard é uma grade inserida no fundo do balde que impede que a sujeira e os detritos se misturem com a água e o sabão, reduzindo a possibilidade de arranhões na pintura do carro durante a lavagem.

Esfregue a luva de lavagem ou esponja contra o Grit Guard para remover as partículas abrasivas antes de cada mergulho no balde de água limpa.

6. Mangueiras e esguichos

Mangueiras e esguichos são a base (nem precisamos dizer, né?) para o funcionamento de um lava jato. A qualidade desses itens afeta diretamente a pressão da água e o padrão de pulverização, melhorando a limpeza e reduzindo o desperdício de água.

As mangueiras devem ser resistentes para suportar pressões elevadas e evitar vazamentos ou rupturas.

Enquanto isso, os esguichos devem permitir ajustes para diferentes tarefas de lavagem, desde um jato concentrado para remover sujeira incrustada até uma névoa fina para enxague delicado.

7. Ceras e polidores automotivos

Ceras e polidores automotivos são produtos usados após a lavagem para proteger a pintura e dar brilho ao veículo.

Eles criam uma barreira contra a umidade, sujeira e raios ultravioleta.

Para um resultado ainda melhor, é necessário aplicar o polidor primeiro, que remove pequenos arranhões e imperfeições da superfície, e depois a cera, que sela a pintura e fornece o acabamento brilhante.

Estes produtos devem ser aplicados com esponjas ou aplicadores, e removidos com panos de microfibra para evitar danos à pintura.

8. Shampoos automotivos biodegradáveis

Shampoos automotivos biodegradáveis são indicados para um lava jato que valoriza a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Estes produtos são formulados para serem práticos na limpeza sem prejudicar o ecossistema quando descartados. Deve-se usar a diluição recomendada pelo fabricante para a máxima eficácia e economia.

Após a aplicação do shampoo com uma esponja ou luva de lavagem, enxágue completamente o veículo para remover qualquer resíduo do produto.

9. Panos de microfibra e flanelas

Panos de microfibra e flanelas servem para a secagem e aplicação de produtos no veículo sem arranhar a superfície. Os panos de microfibra são usados e os mais indicados porque têm uma grande capacidade de absorção e não deixam fiapos.

Podem ser usados tanto secos para polir e dar brilho, quanto úmidos para limpar e secar superfícies.

Certifique-se de que sejam mantidos limpos e livres de resíduos que possam causar riscos.

10. Equipamentos para polimento e cristalização

Equipamentos para polimento e cristalização, como politrizes e pads, são utilizados para refinar a pintura e aplicar uma camada protetora cristalina sobre o veículo.

Estes equipamentos exigem um certo nível de habilidade para serem usados corretamente. A politriz, por exemplo, deve ser movida constantemente para evitar o superaquecimento e danos na pintura.

A cristalização proporciona um acabamento ainda mais duradouro que a cera tradicional, oferecendo proteção extra contra os elementos.

11. Produtos para limpeza e hidratação de couro

Os interiores de couro dos veículos requerem cuidados especiais para manter sua aparência e durabilidade. Produtos voltados justamente para a limpeza e hidratação de couro removem sujeiras e oleosidades sem danificar o material, enquanto os hidratantes ajudam a prevenir rachaduras e desgastes prematuros.

Ao aplicá-los, deve-se usar um aplicador macio, geralmente uma esponja ou pano de microfibra, e trabalhar em pequenas seções, garantindo a cobertura uniforme e a absorção adequada do produto.

12. Sistemas de tratamento e reuso de água

Para um lava jato que seja ambientalmente sustentável, os sistemas de tratamento e reuso de água são coisas a se pensar.

Afinal, possibilitam a filtragem e descontaminação da água usada, permitindo sua reutilização em novas lavagens. O investimento em tais sistemas reduz o consumo de água e diminui o impacto ambiental do negócio, além de representar uma economia significativa nos custos operacionais.

13. Sistema de gestão e emissão de notas fiscais

Um sistema de gestão é muito importante para a operação de um lava jato, pois auxilia no controle financeiro, no gerenciamento de clientes e na emissão de notas fiscais.

A automação desses processos reduz a possibilidade de erros, proporcionando também um melhor serviço ao cliente com a geração rápida e precisa de notas fiscais, essenciais para a conformidade legal e tributária do negócio.

14. Kits para lavagem interna (limpeza de painel, vidros, etc.)

Kits para lavagem interna são compostos por vários produtos e ferramentas projetados para a limpeza detalhada do interior dos veículos.

Dessa forma, incluem limpadores de painel, vidros e outras superfícies internas, além de utensílios como escovas de cerdas suaves, sprays aplicadores e panos de microfibra.

A utilização desses kits assegura que o interior do veículo esteja tão limpo e fresco quanto o exterior, proporcionando uma experiência completa de limpeza ao cliente.

15. Equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários

A segurança no trabalho é uma prioridade em qualquer negócio, e em um lava jato não é diferente.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas de borracha, óculos de proteção, aventais impermeáveis e botas antiderrapantes, são indicados para proteger os funcionários dos riscos associados a produtos químicos e equipamentos utilizados na limpeza dos veículos.

O uso correto de EPIs ajuda a prevenir acidentes de trabalho e assegura o bem-estar da equipe.

16.  Sistema para lava jato

Já pensou emitir notas, ordens de serviços, orçamentos, gestão de serviços e equipes com apenas um sistema e app, mantendo tudo a um clique e palma da sua mão?

Tudo isso é possível com o app da Mecanie. Vem nos conhecer e saber como podemos te ajudar!

E então, tem mais alguma dúvida sobre as principais ferramentas e equipamentos para lava jato?

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros