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Como sangrar a embreagem? Os 10 passos para mecânicos

Mecânico, você sabe como sangrar embreagem na sua oficina mecânica?

Sangrar a embreagem é um procedimento de manutenção realizado em veículos equipados com transmissão manual. Esse processo visa eliminar bolhas de ar do sistema hidráulico da embreagem.

A embreagem é responsável por transmitir a potência do motor para a transmissão, permitindo que o condutor mude as marchas.

Opera com a ajuda de um sistema hidráulico que consiste em um cilindro mestre, um cilindro escravo e um conjunto de tubulações contendo fluido de embreagem.

Quando o sistema está funcionando corretamente, o pedal da embreagem é acionado e proporciona uma resposta direta.]

Saiba como o sistema de oficina mecânica da Mecanie pode auxiliar a sua oficina mecânica a aumentar ainda mais a produtividade ao centralizar todos os dados em um único lugar, desde a emissão de notas fiscais até gestão de equipes, projetos e mais.

No entanto, ao longo do tempo, o sistema acaba acumulando bolhas de ar devido a vazamentos, desgaste ou manutenção inadequada.

Dessa forma, leva a problemas como uma embreagem “esponjosa” ou dificuldade em engatar as marchas. É aí que entra o processo de sangria da embreagem.

Durante a sangria, o fluido de embreagem é purgado do sistema, removendo o ar e restaurando a pressão.

Para fazer isso, você deverá utilizar um equipamento de sangria ou, em alguns casos, com a ajuda de outra pessoa que pressiona o pedal da embreagem enquanto o fluido é drenado.

Enfim! Vem com a Mecanie e confira nosso guia completo de como sangrar a embreagem em poucos passos.

Sangrando a embreagem em 10 passos

Confira, abaixo, o passo a passo de como sangrar embreagem de carro.

1. Certifique-se de que o veículo esteja em uma superfície plana

Antes de iniciar o processo de sangria da embreagem, tome cuidado com a segurança do veículo.

Certifique-se de que o veículo esteja estacionado em uma superfície plana e nivelada, e que o freio de estacionamento esteja aplicado.

Além disso, desligue o motor e remova a chave de ignição para evitar qualquer risco durante o procedimento.

2. Levante o veículo com um macaco

Em alguns veículos, pode ser necessário elevar a parte dianteira do veículo com um macaco para acessar o cilindro escravo da embreagem.

Faça isso com os carros com espaço limitado no compartimento do motor.

3. Localize o parafuso de sangria no cilindro escravo

O próximo passo é encontrar o parafuso de sangria no cilindro escravo da embreagem. O cilindro escravo é localizado próximo à caixa de câmbio, na extremidade oposta ao cilindro mestre da embreagem, que está conectado ao pedal da embreagem no interior do veículo.

O parafuso de sangria é um pequeno parafuso que permite a liberação do ar do sistema hidráulico.

4. Coloque um tubo transparente no parafuso de sangria e coloque a outra extremidade em um recipiente

Para coletar o fluido e as bolhas de ar que serão liberados durante o processo de sangria, você precisará de um tubo transparente.

Insira uma extremidade do tubo sobre o parafuso de sangria no cilindro escravo e coloque a outra extremidade em um recipiente, como um frasco ou uma garrafa vazia.

Certifique-se de que o tubo esteja bem encaixado para evitar vazamentos.

Agora que você localizou o parafuso de sangria e preparou o sistema, continuaremos com os próximos passos!

5. Encha o reservatório de fluido de embreagem com o fluido recomendado pelo fabricante

Antes de iniciar a sangria, verifique o nível de fluido de embreagem no reservatório.

Este reservatório está localizado próximo ao cilindro mestre da embreagem, no compartimento do motor.

Verifique o manual do proprietário do veículo para determinar o tipo correto de fluido a ser usado.

Encha o reservatório com a quantidade apropriada de fluido, pois a sangria pode esvaziar parte do sistema.

6. Peça a alguém para pressionar e segurar o pedal da embreagem

Você precisará de um ajudante. Peça a alguém para entrar no veículo e pressionar o pedal da embreagem até o fundo, mantendo-o pressionado.

Ter alguém pressionando o pedal da embreagem ajuda a criar pressão no sistema, facilitando, assim, a remoção de bolhas de ar e a substituição do fluido velho pelo novo.

7. Afrouxe o parafuso de sangria e deixe o ar e o fluido velho saírem pelo tubo

Localize o parafuso de sangria na embreagem. Ele está localizado perto do cilindro mestre da embreagem. Use uma chave apropriada para afrouxar o parafuso de sangria, mas não o remova completamente.

Afrouxar o parafuso de sangria permite que o ar e o fluido velho sejam expelidos do sistema, garantindo que o ar não fique preso, o que causaria problemas no funcionamento da embreagem.

8. Aperte o parafuso de sangria

Após o ar e o fluido velho terem sido expelidos do sistema, aperte novamente o parafuso de sangria com a chave. Certifique-se de apertá-lo firmemente para evitar vazamentos futuros.

Apertar o parafuso de sangria garante que não haja vazamentos de fluido após a conclusão do processo de sangria e ajuda a manter a pressão correta no sistema.

9. Peça à pessoa que libere o pedal da embreagem

Agora, peça à pessoa que está dentro do veículo para liberar o pedal da embreagem lentamente. Certifique-se de que eles o liberem de forma controlada.

A liberação lenta do pedal da embreagem evita que o ar entre novamente no sistema durante o processo de sangria.

10. Repita até que não haja mais bolhas de ar no fluido

Repita os passos anteriores várias vezes, até que não haja mais bolhas de ar visíveis no fluido que sai pelo tubo de sangria e o pedal da embreagem esteja firme.

Por que é importante repetir o processo várias vezes? A repetição do processo assegura que todas as bolhas de ar tenham sido removidas do sistema e que o pedal da embreagem esteja funcionando.

FAQ – Perguntas e respostas sobre sangrar embragem

Confira, abaixo, nosso FAQ de perguntas e respostas falando um pouco mais sobre o que é sangrar a embreagem.

O que é sangrar embreagem?

Sangrar a embreagem é um procedimento muito comum quando se fala do mundo da mecânica, principalmente em veículos equipados com transmissões manuais.

Esse processo consiste em remover o ar do sistema hidráulico da embreagem e substituí-lo pelo fluido hidráulico correto.

O objetivo principal do sangramento da embreagem é garantir que o pedal da embreagem seja responsivo e que a transmissão funcione novamente.

O que faz queimar embreagem?

A queima da embreagem é um problema comum que ocorre quando o motorista não opera o pedal da embreagem corretamente.

Alguns fatores que podem facilitar para que isso ocorra:

  • Ponto de embreagem errado: Engatar a embreagem abruptamente ou soltá-la muito lentamente superaquece e desgasta o disco da embreagem, causando queima.
  • Arranque em aclive: Tentar arrancar um veículo em uma subida íngreme coloca uma pressão excessiva na embreagem e resulta em superaquecimento.
  • Excesso de peso ou reboque: Carregar excesso de peso ou puxar um reboque pesado sobrecarrega a embreagem.
  • Embreagem desgastada: Uma embreagem desgastada, com disco ou platô gastos, é mais propensa a superaquecer e queimar.
  • Mau uso do pedal: Pressionar o pedal da embreagem constantemente, mesmo quando não é necessário, acelerando o desgaste e a queima prematura.

O que fazer quando a embreagem trava?

Uma embreagem travada é uma situação séria que prejudica a capacidade de dirigir seu veículo. Por isso, indique ao seu cliente seguir esses passos:

  • Pare o veículo em um local seguro: Assim que perceber que a embreagem está travada, deve-se parar o veículo em um local seguro para evitar acidentes.
  • Verifique o sistema hidráulico: Verifique o nível de fluido da embreagem no reservatório. Se estiver baixo, será necessário adicionar mais fluido.
  • Tente sangrar a embreagem: Se o nível de fluido estiver correto e não houver vazamentos, deve-se sangrar a embreagem para liberar qualquer ar preso no sistema.
  • Verifique a embreagem: Se, mesmo após o sangramento, a embreagem ainda estiver travada, verifique o disco da embreagem, platô e rolamento do garfo de embreagem para identificar danos ou desgaste excessivo.
  • Problemas de transmissão: Se todos os componentes da embreagem estiverem em boas condições, o problema pode estar relacionado à transmissão.

Quando a embreagem está dura, o que pode ser?

Uma embreagem dura dificulta o acionamento do pedal, causando, assim, desconforto durante a condução.

As principais causas da embreagem mais dura são:

  • Problemas no sistema hidráulico: O fluido da embreagem está contaminado ou vazando, ou pode haver um problema com o cilindro mestre ou cilindro escravo da embreagem.
  • Desgaste do cabo da embreagem: Em veículos com embreagem mecânica (cabo de embreagem), o cabo está desgastado ou precisar de ajuste.
  • Mau funcionamento do rolamento do garfo de embreagem: O rolamento do garfo de embreagem está com defeito, dificultando o movimento do pedal.
  • Disco de embreagem gasto: Um disco de embreagem desgastado cria atrito excessivo, tornando o pedal da embreagem mais difícil de acionar.
  • Problemas no garfo de embreagem: O garfo de embreagem ou sua alavanca de acionamento podem estar danificados ou desalinhados.

E então, tem mais alguma dúvida sobre como sangrar embreagem? Comente conosco e ajude outros leitores de mecânica aqui da Mecanie.

 

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