Embreagem | O que é, para que serve, onde fica e sintomas
Ei, mecânico, será que você realmente sabe tudo sobre o que é e como funciona a embreagem de um carro? Isso é a base para uma boa oficina mecânica.
A embreagem é um componente que está presente no sistema de transmissão de veículos com câmbio manual, atuando como um elo entre o motor e a caixa de transmissão.
Seu principal papel é permitir a troca de marchas e a transferência gradual da potência do motor para as rodas.
E, é claro, neste artigo, nós da Mecanie preparamos um guia completo que vai te ajudar a entender melhor sobre o que é embreagem.
Continue a leitura conosco e confira esse guia completo.
O que é embreagem?
A embreagem é um componente mecânico presente em veículos com transmissão manual. É responsável por conectar e desconectar o motor da caixa de transmissão e, consequentemente, das rodas.
Composta por um conjunto de discos, apermite que o motor continue funcionando mesmo quando o carro está parado e facilita a troca suave de marchas.
Basicamente, age como um sistema de acoplamento que gerencia a transferência de torque do motor para a transmissão, permitindo o controle da potência.
Para que serve a embreagem?
A embreagem serve para permitir a troca de marcha em um veículo com transmissão manual. Ela impacta na gestão do fluxo de potência do motor para as rodas.
Quando o pedal da embreagem é pressionado, desacopla o motor da transmissão, permitindo ao motorista mudar de marcha sem causar danos ao sistema.
Ao liberar o pedal, a embreagem se acopla novamente, permitindo a transferência de potência. Esse processo serve para o movimento do veículo e para a manutenção do controle do motorista sobre a velocidade.
Como saber se a embreagem está ruim?
Sinais comuns de uma embreagem ruim incluem um pedal de embreagem que fica “macio” ou difícil de pressionar, dificuldade em mudar de marchas, ruídos estranhos ao pressionar o pedal da embreagem, e a percepção de um deslizamento da embreagem, onde o motor acelera, mas a velocidade do veículo não aumenta proporcionalmente.
Outro indicativo é a necessidade de soltar o pedal da embreagem muito no alto antes que o carro comece a se mover.
Estes sintomas podem indicar desgaste nos discos da embreagem ou problemas em outros componentes do sistema.
Identificar uma embreagem desgastada ou danificada é um dos primeiros passos para a manutenção preventiva.
Quanto tempo demora para arrumar a embreagem?
O tempo necessário para reparar ou substituir uma embreagem dependerá do modelo do veículo e da complexidade do sistema de transmissão. Em média, um mecânico experiente levaria de 4 a 8 horas para concluir o serviço.
No entanto, alguns veículos, principalmente os mais complexos, requerem muito mais tempo. Além disso, se houver necessidade de reparos adicionais, como substituição do volante do motor ou reparo dos cilindros da embreagem, prolonga ainda mais o tempo de reparo.
Conforme você for ganhando tempo como mecânico, conseguirá ter uma previsão mais certa do tempo que vai demorar.
Como funciona a embreagem?
Agora, você sabe como funciona embreagem?
Resumidamente, a embreagem funciona como um intermediário entre o motor e a transmissão.
Permite que o motor gire independentemente da transmissão, possibilitando a troca de marchas sem interromper a potência do motor.
Consiste em um prato de pressão, um disco de fricção e um rolamento de liberação. Quando o pedal da embreagem é pressionado, o prato de pressão alivia a pressão sobre o disco de fricção, desacoplando o motor da transmissão.
Quando o pedal é solto, a pressão é restaurada, acoplando novamente o motor à transmissão e permitindo a transferência de potência.
Para aumentar a vida útil da embreagem você deve
Para maximizar a vida útil da embreagem, adote práticas de condução diferentes. Vamos te dizer quais são elas!
Evite deixar o pé no pedal da embreagem quando não estiver trocando de marchas, pois isso causa desgaste desnecessário.
Também evite arrancadas bruscas e trocas de marcha violentas. Tente não utilizar a embreagem para manter o carro parado em uma subida, causando superaquecimento e desgaste.
Além disso, deve-se sempre estar em dia com as manutenções regulares.
Como regular a embreagem?
Regular a embreagem envolve ajustar a folga do pedal para garantir que a embreagem engate e desengate corretamente.
Este processo dependerá do modelo do veículo. Geralmente, o ajuste é feito no cabo da embreagem ou no sistema hidráulico.
No caso de um cabo de embreagem, ajuste a tensão para garantir a folga correta no pedal. Para sistemas hidráulicos, verifique o nível do fluido e inspecione se há vazamentos, completando ou substituindo o fluido se necessário.
Sempre consulte o manual do veículo para obter orientações ainda mais aprofundadas sobre o modelo do qual está trabalhando.
Como consertar atuador de embreagem?
O atuador de embreagem, seja mecânico ou hidráulico, é responsável por acionar o sistema de embreagem quando o pedal é pressionado.
No entanto, se o atuador estiver com defeito, a embreagem não funcionará corretamente. Para consertar, primeiro diagnostique o problema: verifique se há vazamentos em um atuador hidráulico ou danos em um atuador mecânico.
Para substituir um atuador hidráulico, drene o fluido antigo, remova o atuador danificado, instale o novo e reabasteça o sistema com fluido novo, garantindo que o ar seja completamente sangrado do sistema.
Para atuadores mecânicos, remova o componente danificado e substitua-o pelo novo, garantindo que esteja corretamente alinhado e ajustado.
Como sangrar embreagem?
Sangrar a embreagem é um processo indicado para remover o ar do sistema hidráulico, garantindo seu funcionamento correto.
Inicie localizando o purgador na pinça ou cilindro mestre da embreagem.
Em seguida, conecte uma mangueira ao purgador e direcione a outra extremidade para um recipiente.
Peça a alguém para pressionar o pedal da embreagem enquanto você abre o purgador, permitindo que o fluido e o ar escapem. Feche o purgador antes que o pedal seja solto.
Repita este processo até que apenas fluido, sem bolhas de ar, saia do purgador.
Por fim, verifique e reabasteça o reservatório de fluido de embreagem, se necessário. É importante realizar este procedimento com cuidado e precisão para evitar a introdução de mais ar no sistema.
Qual a melhor marca de embreagem?
Determinar a “melhor” marca de embreagem depende muito de gostos pessoais, não é mesmo?
Apesar disso, marcas como Luk, Sachs, e Exedy são recomendadas por sua confiabilidade.
A Luk, por exemplo, é conhecida por fornecer componentes de embreagem para muitos fabricantes de automóveis como equipamento original.
A Sachs oferece uma ampla gama de embreagens para diferentes aplicações, incluindo veículos de passageiros e comerciais.
A Exedy é outra marca bem-regardada, especialmente em aplicações de alto desempenho e corridas.
Quando o pedal da embreagem fica mole?
Um pedal de embreagem mole indica um problema no sistema hidráulico da embreagem, causado por um vazamento de fluido ou ar no sistema.
Primeiramente, verifique o nível do fluido no reservatório de embreagem. Se estiver baixo, pode haver um vazamento que precisa ser localizado e reparado.
Se o fluido estiver no nível correto, o problema pode ser ar no sistema, necessitando de sangria da embreagem, como descrito anteriormente.
Em alguns casos, um pedal mole também indica um defeito no cilindro mestre ou no cilindro escravo da embreagem.
O que fazer quando o pedal da embreagem afundou?
Se o pedal da embreagem afundou e não retorna à sua posição normal, mostra que há um defeito grave no sistema de embreagem. A primeira etapa é verificar o sistema hidráulico para vazamentos de fluido no cilindro mestre ou escravo.
Se um vazamento for encontrado, a peça defeituosa deve ser substituída.
Se não houver vazamentos visíveis, o problema está no mecanismo da embreagem, como um cabo de embreagem quebrado em sistemas não hidráulicos, ou problemas no prato de pressão ou no disco de embreagem.
Embreagem quebrada
Uma embreagem quebrada é um problema sério! Sempre avise isso aos seus clientes.
Mas, como identificar? Os sinais de uma embreagem quebrada incluem incapacidade de mudar de marcha, um ruído estranho ao pressionar o pedal da embreagem, ou a sensação de que o pedal está solto ou afundado.
Quando a embreagem quebra, pode ser devido a vários fatores, como desgaste excessivo do disco de embreagem, molas quebradas no prato de pressão, ou falha no rolamento da embreagem.
A solução para uma embreagem quebrada geralmente envolve a substituição de várias partes do sistema de embreagem.
Fazem parte da embreagem…
O sistema de embreagem é composto por vários componentes que trabalham juntos para permitir o engate e desengate do motor com a transmissão.
Justamente po isso, separamos uma lista com os principais deles:
- Disco de embreagem: Um disco revestido com material de fricção que se encaixa entre o volante do motor e o prato de pressão.
- Prato de pressão: Uma placa que exerce pressão sobre o disco de embreagem, mantendo-o engatado com o volante do motor.
- Rolamento da embreagem ou atuador: Um mecanismo que desengata a embreagem quando o pedal é pressionado.
- Cilindro mestre e cilindro escravo (em sistemas hidráulicos): Estes componentes trabalham para controlar o movimento do fluido de embreagem, que, por sua vez, controla a operação da embreagem.
- Cabo da embreagem (em sistemas não hidráulicos): Um cabo que conecta o pedal da embreagem ao mecanismo de liberação.
Mão de obra embreagem para mecânicos
Mecânico, o custo da mão de obra para reparar ou substituir uma embreagem deve colocar na balança aspectos como complexidade do trabalho e a região onde a oficina está localizada. Vai de R$ 300 a R$ 600, em média, viu?
Faça uma breve pesquisa de mercado para ter uma ideia dos valores regionais.
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