Coxim do motor: O que é, quanto custa, função! E se quebrar?
O coxim do motor, também conhecido como calço do motor, é uma peça muito conhecida quando se fala da mecânica automotiva. Trata-se de um componente fabricado, geralmente, em borracha e metal, designado para sustentar e isolar o motor, reduzindo as vibrações transmitidas para a carroceria do veículo.
Ao manter o motor em sua posição adequada e absorver impactos, o coxim prolonga a durabilidade dos demais componentes do sistema. Entretanto, com o desgaste, é muito comum surgirem sintomas como barulhos no motor e trepidações excessivas.
Andar com o coxim estourado, como consequência, causa danos diversos, já que a peça que segura o motor não estará operando corretamente. A quebra do coxim é ocasionada por acidentes, sobrecarga ou desgaste natural.
Enfim! Se você quer saber mais sobre a localização do coxim, as melhores marcas, o custo para a troca, e outros detalhes como identificar problemas associados a ele, continue a leitura do artigo que a Mecanie preparou!
Neste guia completo, aprofundaremos em tópicos como: barulhos característicos, sinais de desgaste e as consequências de não realizar a manutenção!
O que é coxim do motor?
O coxim do motor, frequentemente referido também como calço do motor, é uma peça automotiva presente em todos os automóveis, geralmente fabricada a partir de uma combinação de borracha e metal.
Localizado entre o motor e o chassi do veículo, este componente é projetado para suportar o peso do motor e, ao mesmo tempo, absorver e isolar as vibrações e choques gerados durante o funcionamento do automóvel.
Qual é sua função e para que serve?
A principal função dele é servir como um amortecedor, protegendo o veículo e seus ocupantes das vibrações produzidas pelo motor.
Dessa forma, sem esta peça, a experiência de dirigir se tornaria extremamente desconfortável, pois as vibrações do motor seriam transmitidas diretamente para a carroceria do carro e, consequentemente, para os ocupantes.
Além disso, o coxim do motor garante que o motor permaneça fixado em sua posição designada, assegurando, assim, que outros componentes, como o sistema de transmissão e o sistema de escape, funcionem corretamente e não sejam afetados por um motor deslocado.
Sistema para oficina mecânica
Conheça o sistema para oficina mecânica da Mecanie e saiba como podemos te ajudar a centralizar todas as ações do seu negócio.
Onde fica o coxim?
O coxim do motor, suporte ou montagem do motor, está localizado entre o motor e o chassi do veículo. Este componente é posicionado em pontos estratégicos, normalmente em dois ou três locais ao redor do motor e, em alguns casos, próximo à transmissão.
A localização exata dependerá do design e modelo do veículo. Em geral, se você abrir o capô do carro e observar os lados e a parte inferior do motor, poderá identificar os coxins, que são frequentemente blocos de borracha robustos ancorados ao chassi e ao próprio motor.
Quanto custa para trocar?
O custo para substituir o coxim do motor dependerá de alguns pontos específicos. Entre eles, destacam-se o modelo e marca do veículo, o local geográfico (pois os preços podem variar de cidade para cidade), a marca da peça de reposição e onde a troca é realizada (em concessionárias, oficinas especializadas ou mecânicos independentes).
Em média, considerando o custo da peça e mão-de-obra, a substituição de um coxim do motor está entre R$ 150 a R$ 1.000 ou mais. Veículos de luxo ou importados, por exemplo, tendem a ter um custo ainda mais elevado.
O que acontece quando o coxim do motor está ruim?
Quando o coxim do motor começa a falhar ou apresentar desgaste excessivo, diversos sintomas também aparecem. Fique atento (a)! O mais comum é o aumento perceptível das vibrações dentro do veículo.
Essas vibrações são sentidas no volante, nos pedais e até mesmo nos assentos. Consequentemente, o ruído interno do veículo também pode aumentar, tornando a experiência de dirigir menos agradável.
Além das vibrações, um coxim do motor defeituoso pode causar um desalinhamento do motor. Isso pode levar a problemas em outros componentes do carro, como o sistema de transmissão e o sistema de escape, resultando em falhas mais graves e até mesmo quebras.
Outro sinal de que o coxim do motor pode estar com problemas é um barulho metálico ou um “thud” ao acelerar ou desacelerar. Este som é produzido quando o motor se move mais do que deveria, devido ao coxim não estar desempenhando seu papel corretamente.
Mantenha a manutenção sempre em dia. Afinal, o coxim do motor é uma peça importante para o bom funcionamento e conforto de um veículo. Dessa forma, manter essa peça em bom estado é essencial para garantir a longevidade do motor e de outros componentes relacionados.
Seu desgaste ou falha, como consequência, leva a problemas mais sérios, por isso, é sempre recomendado realizar inspeções periódicas e substituir a peça quando necessário.
Barulho de coxim do motor quebrado
Quando o coxim do motor está desgastado ou quebrado, é comum que o veículo comece a apresentar barulhos atípicos. Esse barulho pode ser descrito como um som metálico, um “thud” ou batida ao acelerar, desacelerar ou até mesmo ao passar por irregularidades na pista.
Em situações em que o coxim está severamente danificado, o barulho ainda é acompanhado de vibrações excessivas sentidas no volante ou através da carroceria do veículo. Isso ocorre porque o motor, não estando mais adequadamente sustentado e isolado, entra em contato direto ou próximo de outras partes do carro.
O que causa quebra do coxim do motor?
Existem várias razões pelas quais o coxim do motor pode quebrar ou se desgastar. Olha as principais separadas pela Mecanie:
- Desgaste natural: Como todas as partes do veículo, o coxim do motor sofre desgaste com o tempo e o uso contínuo. A borracha, que é um dos componentes principais do coxim, deteriora-se com o tempo, perdendo sua capacidade de absorção.
- Condições adversas de condução: Passar frequentemente por estradas esburacadas ou ter hábitos de condução agressivos acelera o desgaste do coxim.
- Acidentes: Impactos fortes, como os resultantes de colisões, danificam o coxim do motor.
- Vazamentos de óleo: O óleo que vaza do motor ou da transmissão pode entrar em contato com o coxim, deteriorando a borracha.
Calço do motor quebrado: o que acontece?
Quando o calço (ou coxim) do motor está quebrado, o motor perde sua sustentação e isolamento adequados. E, como consequência, poderá observar:
- Movimento excessivo do motor: Sem o suporte adequado, o motor pode se mover mais do que o normal, especialmente durante a aceleração ou desaceleração. Levando, assim, a danos em outros componentes, como o sistema de escape ou a transmissão.
- Vibrações e barulhos: Como mencionado anteriormente, um coxim danificado resultará em vibrações excessivas e barulhos atípicos, tornando a experiência de condução desconfortável.
- Desalinhamento de componentes: O motor deslocado causa desalinhamento em outros sistemas, como a correia, do alternador e o compressor do ar-condicionado.
- Danos adicionais: Se não tratado a tempo, ocasiona danos adicionais, aumentando significativamente os custos de reparo.
Por essas razões, é crucial identificar e resolver qualquer problema relacionado ao coxim do motor o mais rápido possível.
Como saber se o coxim do motor do carro está ruim? Coxim do motor quebrado sintomas
Identificar problemas no coxim do motor é muito importante para a segurança tanto dos passageiros quanto de outras peças do veículo, não é mesmo? Assim, os principais sintomas de um coxim do motor desgastado ou quebrado incluem:
- Vibrações excessivas: Se o motor vibra mais do que o habitual, especialmente ao acelerar, é um sinal claro de que o coxim pode estar comprometido.
- Barulhos anormais: Sons metálicos ou batidas, principalmente ao acelerar ou passar por irregularidades, indicam problemas no coxim.
- Movimento excessivo do motor: Um motor que se move ou balança excessivamente ao ligar o carro sugere que o coxim não está fornecendo o suporte adequado.
- Desalinhamento de componentes: Problemas em outros sistemas, como correias desalinhadas, podem ser consequência de um coxim defeituoso que permite um deslocamento anormal do motor.
Pode andar com o coxim do motor estourado?
Não é aconselhável dirigir com um coxim do motor estourado ou danificado. Fazer isso fará com que os sintomas mencionados anteriormente se intensificam, e causará danos adicionais ao motor e a outros sistemas do carro.
Além disso, o motor desalinhado compromete a segurança dos passageiros e motoristas, pois afeta a distribuição de peso do veículo, podendo interferir na estabilidade e no comportamento dinâmico do carro.
Se suspeitar que o coxim do motor está danificado, procure um mecânico o mais rápido possível para uma avaliação e possível substituição.
Qual a melhor marca de coxim do motor?
Marcas como a Lemförder, Febi Bilstein e Corteco são frequentemente elogiadas pela qualidade de seus coxins de carros. Confira nosso guia completo com as melhores marcas de coxim de motor.
No entanto, ao escolher um coxim de substituição, é sempre aconselhável optar por peças que sejam compatíveis ou recomendadas para o modelo do seu veículo.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o que é e para que serve o coxim do motor?
Neste artigo, trouxemos as principais questões de nossos leitores sobre o assunto!
Até a próxima!