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Se a correia dentada quebrar, o que acontece?

Se a correia dentada quebrar, o que acontece? Essa é uma dúvida muito presente no dia a dia dos mecânicos e oficinas mecânicas.

Se a correia dentada de um veículo quebra, acaba resultando danos ao motor e em uma parada repentina do veículo.

Justamente por isso que os mecânicos devem compreender os efeitos negativos desse cenário para oferecer orientação ainda melhor aos clientes.

Conte com um sistema para oficina mecânica como da Mecanie para aumentar a produtividade da sua gestão.

Quando a correia dentada se rompe, a sincronização do motor é interrompida, levando a pistões e válvulas colidindo, causando dano ao cabeçote do motor.

Além disso, a falta de sincronização resulta em um motor que não funciona mais, deixando o veículo sem capacidade de operar.

Consequentemente, a substituição da correia dentada deve ser realizada em intervalos recomendados pelo fabricante, geralmente a cada 60.000 a 100.000 quilômetros, para evitar essa situação.

E você, como mecânico, deve orientar o seu cliente sobre essa troca, viu?

O conhecimento sobre os riscos associados à quebra da correia dentada permite que os mecânicos forneçam informações sem mitos aos clientes, ajudando-os a entender a importância da manutenção.

Por isso, vem com a Mecanie e confira nosso guia completo sobre o que fazer se a correia dentada quebrar.

O que acontece com o carro quando quebra a correia dentada?

Quando a correia dentada de um carro quebra, uma série de eventos indesejados começa a acontecer.

Afinal, a correia dentada é responsável por manter a sincronização entre o virabrequim e o comando de válvulas do motor. Quando se rompe, a sincronia é perdida, resultando em diversas consequências:

  • Colisão de válvulas e pistões: O mais comum é que as válvulas e os pistões, que normalmente operam em sincronia, entrem em contato. Causa, assim, danos, incluindo válvulas entortadas, cabeçote do motor danificado e até mesmo perfurações nos pistões.
  • Perda de potência ou parada do motor: Como resultado da falta de sincronização entre os componentes do motor, o veículo perde potência ou simplesmente para de funcionar. Acontece de forma súbita e leva a uma situação perigosa, principalmente se o carro estiver em movimento.
  • Problemas de partida: Mesmo que o motor não pare imediatamente, a quebra da correia dentada leva a dificuldades na partida e a problemas de funcionamento.

O que pode provocar a quebra da correia dentada?

A quebra da correia dentada acaba sendo causada por uma série de fatores. Justamente por isso, separamos quais são os principais!

Com o tempo e o uso, a correia dentada se desgasta, levando à sua quebra. Deve-se, assim, seguir as recomendações do fabricante para a substituição periódica da correia dentada.

A negligência na manutenção do veículo, incluindo a correia dentada, aumenta o risco de quebra. A falta de inspeções regulares ocasiona problemas não detectados que resultam em falhas.

Uma tensão inadequada da correia dentada acelera o desgaste e aumentar o risco de quebra. É sua função, como mecânico, atentar-se a isso durante a manutenção.

A presença de óleo ou líquido de arrefecimento na correia dentada compromete sua integridade, levando à quebra. Vazamentos no motor devem ser corrigidos prontamente para evitar esse problema.

Por fim, as polias tensoras têm um papel super importante na manutenção da tensão da correia dentada. Se estiverem desgastadas ou danificadas, contribuem para a quebra da correia.

O que fazer quando a correia quebra?

Se a correia dentada do veículo quebrar, você como mecânico deve orientar o seu cliente sobre o que fazer para minimizar os danos e evitar problemas adicionais:

  1. Pare o veículo com segurança: Se o carro ainda estiver em movimento quando a correia quebrar, reduza a velocidade gradualmente e encontre um local seguro para parar. Evite frenagens bruscas.
  2. Desligue o motor: Assim que possível, desligue o motor.
  3. Não tente dar partida novamente: Tentar dar partida com a correia quebrada causa mais danos ao motor.
  4. Chame um guincho: Em muitos casos, será necessário chamar um guincho para rebocar o veículo até uma oficina mecânica.
  5. Avalie os danos: Avalie, como mecânico, os danos no motor antes de realizar qualquer reparo.
  6. Substituição da correia: Após os reparos necessários no motor, a correia dentada deve ser substituída, bem como quaisquer outros componentes danificados, como válvulas, pistões ou polias.
  7. Manutenção preventiva: Para evitar futuros problemas, indique ao seu cliente manter um cronograma de manutenção preventiva regular, incluindo a substituição da correia dentada conforme as recomendações do fabricante.

Pode andar com o carro sem a correia?

Em geral, não é seguro ou recomendável dirigir um carro sem a correia dentada ou correia de sincronização.

A correia dentada desempenha peso na sincronização dos componentes do motor, como o virabrequim e o comando de válvulas. Sem essa sincronização realizada corretamente, o motor sofre danos graves, e o veículo para de funcionar a qualquer momento.

A correia dentada assegura que as válvulas e os pistões do motor operem em harmonia, evitando que colidam.

Dessa forma, quando a correia está ausente ou quebrada, a sincronização é perdida, levando a danos caros no motor, como válvulas entortadas, cabeçote danificado e pistões danificados.

Portanto, a resposta direta é que não é aconselhável dirigir sem a correia dentada.

Assim, se a correia quebrar, indique ao seu cliente de oficina  mecânica para que pare o veículo imediatamente e providencie um reboque para uma oficina mecânica para avaliação e reparo adequado.

Pode andar com a correia quebrada?

Como mencionado anteriormente, não é aconselhável dirigir um carro com a correia dentada quebrada. Quando a correia dentada quebra, a sincronização do motor é perdida, levando a uma parada repentina do veículo.

Se a correia quebrar enquanto o carro estiver em movimento, aumenta-se ainda mais o risco de acidentes (tanto pelo susto, quanto pela falha mecânica).

SEMPRE INDIQUE ISSO: a ação mais segura e recomendada a ser tomada quando a correia dentada quebra é parar o veículo com segurança o mais rápido possível, desligar o motor e chamar um reboque para levar o carro até uma oficina mecânica.

Tentar dirigir com a correia quebrada piora, inclusive, a situação.

Qual o valor da mão de obra para trocar a correia dentada?

O custo da mão de obra para a troca da correia dentada depende de vários fatores, incluindo a região geográfica, a complexidade do trabalho, o tipo de veículo e a taxa horária do mecânico ou da oficina.

Apesar disso, podemos dizer que o custo da mão de obra para trocar a correia dentada vai de R$ 200 a R$ 500 ou mais.

Ressaltamos que o valor da mão de obra deve ser apenas uma parte do cálculo do custo total do serviço.

A substituição da correia dentada geralmente envolve a troca de outras peças, como tensores e polias, além da própria correia dentada.

Portanto, forneça, ao seu cliente, uma estimativa completa do custo da troca, incluindo todas as peças e a mão de obra, para que os clientes tenham uma visão do investimento necessário.

Quantos km posso andar com a correia do alternador quebrada?

A quilometragem que se pode percorrer com a correia do alternador quebrada é bastante limitada. A correia do alternador é responsável por acionar o alternador, que, por sua vez, gera energia elétrica para o sistema elétrico do veículo e recarrega a bateria.

No entanto, quando a correia do alternador quebra, o sistema elétrico do carro passa a depender exclusivamente da carga da bateria.

A maioria dos veículos modernos possui uma bateria que mantém o sistema elétrico funcionando por um curto período de tempo, geralmente alguns minutos a algumas horas, dependendo do estado da bateria e do consumo elétrico do veículo.

No entanto, uma vez que a bateria se descarregue, o carro simplesmente desligará, independentemente da quilometragem percorrida.

O que vem em um kit correia dentada?

Um kit correia dentada é um conjunto de componentes utilizados para a substituição da correia dentada de um veículo.

Resumidamente, é projetado para garantir que todos os componentes relacionados à correia dentada sejam substituídos ao mesmo tempo, proporcionando um serviço completo e com resultados ainda mais duradouros.

Veja, abaixo, o que está presente neste kit.

Correia dentada

A peça principal do kit é a própria correia dentada, que é responsável por transmitir a energia do virabrequim para o comando de válvulas e manter a sincronização do motor.

Tensores

O kit acaba incluindo um ou mais tensores que mantêm a tensão adequada na correia dentada.

Atuam, portanto, na garantia de que a correia esteja tensionada corretamente para evitar problemas de desgaste prematuro ou quebra.

Polias

Algumas kits incluem polias, principalmente se houver polias tensoras que precisam ser substituídas durante o serviço.

Salientamos, claro, que as polias também desempenham um papel super importante na manutenção da tensão da correia.

Juntas e selos

Em alguns casos, o kit inclui juntas ou selos que são substituídos durante a troca da correia dentada para evitar vazamentos de líquidos, como óleo ou líquido de arrefecimento.

Bomba de água

Embora nem todos os kits incluam uma bomba de água, é recomendável substituí-la ao mesmo tempo que a correia dentada.

Essa indicação é ainda mais forte se a bomba de água estiver localizada próxima à correia e estiver desgastada.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o que fazer se a correia dentada quebrar?

 

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