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Os 15 principais componentes do motor de partida | peças

Você sabe quais são os principais componentes do motor de partida?

Para um mecânico, conhecer detalhadamente os componentes do motor de partida torna-se muito importante, trazendo benefícios no dia a dia.

O motor de partida está presente no sistema de ignição do veículo e requer um entendimento para diagnósticos precisos e reparos.

Conheça o sistema de oficina mecânica da Mecanie e descubra como podemos aumentar a produtividade de gestão do seu estabelecimento.

Primeiramente, esse conhecimento permite identificar rapidamente a causa raiz de falhas comuns. Sabendo exatamente como cada componente – como o solenoide, o pinhão, o motor elétrico e os interruptores – funciona, o mecânico pode isolar problemas.

Dessa forma, economiza tempo tanto na identificação do problema quanto no reparo, aumentando a produtividade da oficina.

Além disso, um entendimento dos componentes do motor de partida ajuda na comunicação com os clientes. Ser capaz de explicar qual parte está com defeito e por que precisa ser reparada ou substituída aumenta ainda mais esses laços de parceria.

Assim sendo, melhora a relação com o cliente, além de que ajuda na justificativa de custos de serviços, aumentando a transparência e a satisfação do cliente.

Justamente por isso, no artigo de hoje, a Mecanie preparou um guia completo que fala mais sobre os principais componentes do motor de partida.

1. Solenoide

O solenoide é um componente do motor de partida, atuando como um tipo de interruptor elétrico. Quando a chave de ignição é virada, o solenoide é energizado, criando um campo magnético que aciona um pistão ou alavanca.

Este movimento, por sua vez, engaja o pinhão do motor de partida com a cremalheira do motor do veículo, permitindo que o motor elétrico do arranque gire o motor principal do carro. Além disso, o solenoide fecha os contatos elétricos de alta corrente, permitindo que a corrente da bateria flua para o motor de partida.

2. Pinhão

O pinhão é a engrenagem que se acopla à cremalheira do volante do motor. Quando o motor de partida é ativado, o pinhão é projetado para frente para engrenar com a cremalheira, transferindo o movimento rotativo do motor de partida para o motor principal do veículo.

Após a inicialização, um mecanismo de recuo assegura que o pinhão se desengate da cremalheira, evitando danos tanto ao motor de partida quanto ao motor principal.

3. Bendix

O Bendix é um mecanismo presente no motor de partida, responsável por engajar e desengajar o pinhão com a cremalheira do volante do motor.

Basicamente, utiliza um mecanismo helicoidal acoplado ao eixo do motor de partida, que, quando girado, faz com que o pinhão deslize ao longo do eixo para engatar ou desengatar da cremalheira.

Este sistema garante que o pinhão se engaje apenas durante a partida e se desengaje automaticamente quando o motor principal começa a funcionar, prevenindo danos por excesso de rotação.

4. Motor elétrico

O motor elétrico é o coração do motor de partida. Funcionando com a energia fornecida pela bateria do veículo, converte a energia elétrica em energia mecânica. Este motor é composto por um estator, que é a parte fixa, e um rotor, a parte móvel.

Quando a corrente elétrica passa através do motor, o rotor gira, proporcionando o movimento necessário para iniciar o motor principal do veículo.

5. Escovas domotor

As escovas do motor são componentes pequenos no motor elétrico do motor de partida. São responsáveis por conduzir a corrente elétrica do estator para o rotor.

Normalmente feitas de grafite ou de uma mistura de grafite e cobre, as escovas deslizam sobre o comutador, permitindo que a corrente elétrica flua enquanto o motor gira.

Com o tempo, as escovas desgastam-se devido ao atrito constante e precisarão ser substituídas para manter o desempenho do motor de partida.

6. Comutador

O comutador é um componente presente no motor elétrico do motor de partida. Funciona como um interruptor rotativo e é responsável por reverter a direção da corrente elétrica dentro do motor a cada meia volta do rotor.

Dessa forma, manterá o movimento rotativo do rotor. O comutador é composto por segmentos condutores feitos de cobre, isolados entre si e fixados em um cilindro. As escovas do motor deslizam sobre esses segmentos, transferindo a corrente elétrica do estator para o rotor.

7. Relé de partida

O relé de partida é um interruptor eletromagnético usado no sistema de ignição para controlar a alta corrente necessária para acionar o motor de partida.

Quando a chave de ignição é acionada, o relé recebe um sinal elétrico de baixa corrente e, em resposta, fecha um circuito que permite a passagem de uma corrente mais alta diretamente da bateria para o motor de partida.

Este dispositivo ajuda a reduzir a carga elétrica sobre o sistema de ignição e prolonga a vida útil do interruptor de ignição e do próprio motor de partida.

8. Engrenagem planetária

A engrenagem planetária no motor de partida é parte de um sistema de redução de velocidade. Permite que o motor de partida gire a uma velocidade maior, enquanto reduz a velocidade na qual o pinhão aciona o volante do motor.

Portanto, fornece o torque necessário para girar o motor principal do veículo, principalmente em motores maiores ou em condições de baixa temperatura. O sistema de engrenagem planetária é composto por uma engrenagem central (sol), engrenagens menores (planetárias) que giram em torno dela e uma engrenagem anelar externa.

9. Eixo de acionamento

O eixo de acionamento é o componente que conecta o motor elétrico do motor de partida à engrenagem do pinhão. Este eixo transmite o torque gerado pelo motor elétrico para o pinhão, que por sua vez engrena com a cremalheira do volante do motor, iniciando o processo de arranque.

O eixo de acionamento precisa ser resistente para suportar as altas tensões e torques envolvidos no processo de partida, principalmente, claro, em motores de alta performance ou veículos pesados.

10. Carcaça do motor

A carcaça do motor do carro é a estrutura externa que abriga e protege os componentes internos do motor de partida. Assim, serve para a integridade estrutural do motor, oferecendo suporte físico para as peças internas e ajudando na dissipação do calor gerado durante a operação.

A carcaça também protege os componentes internos de danos externos, como detritos, umidade e impactos. Feita geralmente de metal resistente, a carcaça é projetada para resistir às severas condições operacionais a que o motor de partida é submetido.

11. Placa de extremidade

A placa de extremidade do motor de partida é uma peça localizada em cada extremidade do motor elétrico. Esta placa serve como tampa para o conjunto interno do motor, ajudando a manter os componentes alinhados e protegidos.

Além de sua função estrutural, frequentemente contém mancais ou buchas que apoiam o eixo do motor, permitindo que gire livremente. Em alguns motores de partida, a placa de extremidade também abriga, inclusive, componentes do sistema elétrico, como as conexões para as escovas.

12. Conjunto de ímãs

O conjunto de ímãs é um componente presente no motor de partida, fazendo parte do seu sistema magnético. Estes ímãs são geralmente fixados na carcaça interna do motor e trabalham em conjunto com o comutador e as escovas para criar um campo magnético.

Este campo é o que impulsiona o rotor a girar. O desempenho dos ímãs servirá para a produtividade do motor de partida; ímãs mais fortes podem produzir mais torque, permitindo que o motor de partida gire o motor do veículo.

13. Rolamentos

Os rolamentos no motor de partida ajudam a reduzir o atrito e a permitir um movimento suave do eixo de acionamento e do rotor. São normalmente localizados nas placas de extremidade, impactando diretamente para a longevidade do motor de partida.

Rolamentos asseguram que o motor gire livremente, com o mínimo de resistência e desgaste. A falha dos rolamentos leva a um desempenho deficiente do motor de partida, incluindo dificuldade em girar o motor ou ruídos anormais durante a operação.

14. Buchas

As buchas no motor de partida são tipos de rolamentos que fornecem um ponto de apoio para o eixo do motor. Diferentemente dos rolamentos de esferas, as buchas são feitas de metal ou outros materiais resistentes ao desgaste e são usadas onde cargas mais pesadas são aplicadas ao eixo.

Ajudam a manter o alinhamento do eixo e a reduzir o atrito durante a rotação. A substituição periódica das buchas servirá, portanto, para manter a eficiência do motor de partida, pois o desgaste ocasiona em problemas de alinhamento e a um aumento no atrito.

15. Interruptor de ignição

O interruptor de ignição é o ponto de partida para a ativação do motor de partida e, consequentemente, do motor do veículo. Quando a chave é girada na ignição, o interruptor ativa o relé de partida, que por sua vez energiza o solenoide do motor de partida.

Este processo inicia a sequência que leva à rotação do motor elétrico e ao engajamento do pinhão com a cremalheira do motor. O interruptor de ignição deve ser capaz de suportar o uso frequente, pois é um dos componentes mais utilizados e, portanto, um dos mais suscetíveis a desgaste no sistema de partida do veículo.

E então, tem mais alguma dúvida sobre quais são as principais peças e componentes do motor de partida?

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