Principais componentes do motor do carro e suas funções
Ei, mecânico ou dono de oficina mecânica, você sabe dizer quais são os principais componentes do motor do carro e as suas funções? Quais as principais peças?
Para você, mecânico, é mais que importante ter um conhecimento dos componentes que compõem a base de qualquer veículo: o motor.
Conhecer cada parte te capacita a diagnosticar e reparar problemas, além disso, te ajuda a prestar um serviço melhor aos clientes.
Salientamos sempre por aqui: os motores são complexos e constituídos por uma série de componentes, como o bloco do motor, cabeçote, pistões, bielas, árvore de cames, válvulas, e muito mais. E, claro, cada um desempenha um papel no funcionamento do veículo.
Justamente por esse motivo, separamos um guia completo com os principais componentes do motor do carro e as suas funções.
Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, continue a leitura com a Mecanie.
1. Bloco do motor
O bloco do motor é a estrutura que suporta grande parte dos componentes mecânicos do motor.
Aloja os cilindros onde os pistões se movem, bem como os mancais que apoiam o virabrequim. Seu processo de fabricação assegura que o motor suporte as altas pressões e temperaturas geradas durante a combustão.
2. Cabeçote
Localizado na parte superior do bloco do motor, o cabeçote contém as válvulas de admissão e de escape, as câmaras de combustão, e, em muitos designs, as árvores de cames.
É responsável por vedar o topo dos cilindros e para gerenciar o fluxo de ar e de combustível para dentro e os gases de escape para fora do motor, bem como abrigar as faíscas que iniciam a combustão.
3. Pistões
Os pistões são peças cilíndricas que se encaixam nos cilindros do bloco do motor e movem-se para cima e para baixo dentro deles.
São os elementos que transferem a força gerada pela combustão do combustível para o virabrequim, transformando a energia térmica em energia mecânica.
O movimento alternativo dos pistões serve para o processo de quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape.
4. Anéis de pistão
Os anéis de pistão têm duas funções principais: vedar a câmara de combustão para combustão e controlar o filme de óleo nas paredes do cilindro para lubrificar o pistão.
Indicados para manter a integridade do processo de combustão, impedindo a fuga de gases para o cárter e evitando que o óleo entre na câmara de combustão, o que, em alguns casos, poderia causar falhas no motor e aumento do consumo de óleo.
5. Biela
A biela é o componente que conecta o pistão ao virabrequim.
Transfere a força do pistão para o virabrequim, convertendo o movimento retilíneo dos pistões em movimento rotativo que, por fim, é transmitido às rodas.
A resistência e a leveza são características fundamentais para as bielas, visto que devem lidar com forças consideráveis e trabalhar a altas velocidades.
6. Virabrequim
O virabrequim é o eixo que transforma o movimento alternado dos pistões em rotação. É uma peça chave para a conversão de energia no motor, distribuindo o movimento rotativo para outras partes do veículo.
É no virabrequim que estão fixados os contrapesos, que ajudam a balancear o motor e reduzir vibrações.
7. Árvore de cames
A árvore de cames controla a abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. O perfil das cames determina o timing da abertura das válvulas.
Em alguns motores, a árvore de cames está localizada no cabeçote (DOHC – Double Overhead Camshaft) ou no bloco do motor (OHV – Overhead Valve).
8. Válvulas
As válvulas de admissão permitem a entrada da mistura ar-combustível nos cilindros, enquanto as válvulas de escape liberam os gases após a combustão.
Elas devem abrir e fechar no momento exato para otimizar o funcionamento do sistema como um todo. Falhas nas válvulas causam problemas sérios, desde a perda de potência até danos no motor.
9. Coletor de admissão
O coletor de admissão distribui o ar ou a mistura ar-combustível aos cilindros. O design do coletor pode influenciar o fluxo e a mistura, caso não saiba disso!
10. Coletor de escape
O coletor de escape recolhe os gases de combustão dos cilindros e os direciona para o sistema de escape. Um bom design de coletor melhora, deste modo, o fluxo de gases e, com isso, o desempenho do motor.
11. Cárter
O cárter é a seção do motor que serve como depósito para o óleo lubrificante. Quer saber mais sobre ele?
Localizado na parte inferior do motor, atua como uma bacia de contenção, coletando o óleo que escorre dos componentes e também funcionando como um reservatório a partir do qual a bomba de óleo redistribui o lubrificante.
Serve para a manutenção de um motor lubrificado, prevenindo o desgaste por fricção e o superaquecimento dos componentes internos.
12. Bomba de óleo
A bomba de óleo é responsável por pressurizar e circular o óleo do cárter por todo o motor, garantindo que todas as superfícies em movimento estejam adequadamente lubrificadas.
Sem a bomba de óleo, o motor sofreria rapidamente de desgaste excessivo e falha prematura.
13. Bomba de água
A bomba de água está presente em todo sistema de arrefecimento do motor. Mas, para que serve, quais são as suas principais funções?
Basicamente, circula o líquido refrigerante através do motor e do radiador. Ajuda a dissipar o calor gerado pela combustão e fricção, mantendo o motor em temperaturas operacionais adequadas.
Uma bomba de água com defeitos, como consequência da sua função, leva a um superaquecimento do motor e até mesmo fundindo.
14. Turbocompressor (em motores turbo)
O turbocompressor, comum em motores turboalimentados, aumenta o desempenho do motor ao forçar mais ar para dentro dos cilindros, permitindo uma combustão com melhores resultados.
Afinal, utiliza os gases de escape para impulsionar uma turbina, que está conectada a um compressor que pressuriza o ar de admissão.
Deste modo, resulta em um aumento significativo de potência sem a necessidade de aumentar o tamanho do motor.
15. Radiador
O radiador é parte integrante do sistema de refrigeração e trabalha para dissipar o calor do líquido refrigerante aquecido pelo motor.
A transferência de calor ocorre quando o líquido refrigerante passa pelas aletas do radiador e é resfriado pelo ar que passa através do radiador, normalmente auxiliado por um ou mais ventiladores.
Um radiador previne o superaquecimento e assegura que o motor opere dentro de sua faixa de temperatura ideal.
16. Volante do motor
O volante do motor é uma roda de inércia pesada montada no eixo do virabrequim, desempenhando múltiplas funções.
Primeiro, podemos destacar que ajuda a suavizar as oscilações rotativas do virabrequim, proporcionando uma rotação mais uniforme e estável. Também serve como uma superfície contra a qual o disco de embreagem é pressionado para transmitir o movimento do motor à transmissão em veículos com embreagem manual.
Além disso, o volante ajuda no processo de partida do motor, fornecendo a inércia necessária para os primeiros ciclos até que o motor comece a funcionar de forma autônoma.
17. Sistema para oficina mecânica
A Mecanie oferece um sistema para oficinas mecânicas que promete mudar por completo a maneira como gerencia suas operações diárias.
Nossa solução é projetada para simplificar o fluxo de trabalho, otimizar processos e maximizar a produtividade, proporcionando uma série de vantagens para o ambiente das oficinas mecânicas.
Uma das principais vantagens de contar com o sistema Mecanie é a capacidade de organizar prazos. Resumidamente, os mecânicos podem agendar serviços, acompanhar o progresso dos trabalhos e garantir que tudo seja concluído nos prazos estabelecidos, evitando atrasos e melhorando a satisfação do cliente.
Além disso, o sistema facilita a emissão de notas fiscais. Com alguns cliques, as notas são geradas e armazenadas, assegurando a conformidade com as regulamentações fiscais e reduzindo significativamente a papelada. Posteriormente, tudo é enviado ao contador, caso possua um.
Outro ponto é a gestão de ordens de serviço. O sistema da Mecanie possibilita que os mecânicos criem, editem e gerenciem ordens de serviço, proporcionando um registro detalhado das atividades realizadas, peças utilizadas e horas trabalhadas.
O sistema é também uma ferramenta usada para o controle de inventário, acompanhamento de vendas e gestão de relacionamento com o cliente, fornecendo uma plataforma completa para administrar todos os aspectos do seu negócio.
O que está esperando para vir nos conhecer e saber como podemos te ajudar?
Mais conteúdos sobre motor do carro
Confira, abaixo, mais conteúdos que possuímos sobre motor de carro para que você, mecânico, possa conferir.
- Rato no motor do carro: sinais, como eliminar, o que fazer e mais
- Como lavar o motor do carro? Um guia completo de limpeza
- Motor do carro esquentando, batendo ou tremendo? O que pode ser?
- Quais são os 4 tempos do motor | Guia para mecânico
- Água no motor do carro | O que fazer, consequências e dicas
- Tipos de motores de carros | Entenda de uma vez
- Como funciona motor do carro? Combustão, híbrido, elétrico…