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Principais componentes e peças presentes no motor do carro

Principais componentes do motor do carro e suas funções

Ei, mecânico ou dono de oficina mecânica, você sabe dizer quais são os principais componentes do motor do carro e as suas funções? Quais as principais peças?

Para você, mecânico, é mais que importante ter um conhecimento dos componentes que compõem a base de qualquer veículo: o motor.

Conhecer cada parte te capacita a diagnosticar e reparar problemas, além disso, te ajuda a prestar um serviço melhor aos clientes.

Salientamos sempre por aqui: os motores são complexos e constituídos por uma série de componentes, como o bloco do motor, cabeçote, pistões, bielas, árvore de cames, válvulas, e muito mais. E, claro, cada um desempenha um papel no funcionamento do veículo.

Justamente por esse motivo, separamos um guia completo com os principais componentes do motor do carro e as suas funções.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, continue a leitura com a Mecanie.

1. Bloco do motor

O bloco do motor é a estrutura que suporta grande parte dos componentes mecânicos do motor.

Aloja os cilindros onde os pistões se movem, bem como os mancais que apoiam o virabrequim. Seu processo de fabricação assegura que o motor suporte as altas pressões e temperaturas geradas durante a combustão.

2. Cabeçote

Localizado na parte superior do bloco do motor, o cabeçote contém as válvulas de admissão e de escape, as câmaras de combustão, e, em muitos designs, as árvores de cames.

É responsável por vedar o topo dos cilindros e para gerenciar o fluxo de ar e de combustível para dentro e os gases de escape para fora do motor, bem como abrigar as faíscas que iniciam a combustão.

3. Pistões

Os pistões são peças cilíndricas que se encaixam nos cilindros do bloco do motor e movem-se para cima e para baixo dentro deles.

São os elementos que transferem a força gerada pela combustão do combustível para o virabrequim, transformando a energia térmica em energia mecânica.

O movimento alternativo dos pistões serve para o processo de quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape.

4. Anéis de pistão

Os anéis de pistão têm duas funções principais: vedar a câmara de combustão para combustão e controlar o filme de óleo nas paredes do cilindro para lubrificar o pistão.

Indicados para manter a integridade do processo de combustão, impedindo a fuga de gases para o cárter e evitando que o óleo entre na câmara de combustão, o que, em alguns casos, poderia causar falhas no motor e aumento do consumo de óleo.

5. Biela

A biela é o componente que conecta o pistão ao virabrequim.

Transfere a força do pistão para o virabrequim, convertendo o movimento retilíneo dos pistões em movimento rotativo que, por fim, é transmitido às rodas.

A resistência e a leveza são características fundamentais para as bielas, visto que devem lidar com forças consideráveis e trabalhar a altas velocidades.

6. Virabrequim

O virabrequim é o eixo que transforma o movimento alternado dos pistões em rotação. É uma peça chave para a conversão de energia no motor, distribuindo o movimento rotativo para outras partes do veículo.

É no virabrequim que estão fixados os contrapesos, que ajudam a balancear o motor e reduzir vibrações.

7. Árvore de cames

A árvore de cames controla a abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. O perfil das cames determina o timing da abertura das válvulas.

Em alguns motores, a árvore de cames está localizada no cabeçote (DOHC – Double Overhead Camshaft) ou no bloco do motor (OHV – Overhead Valve).

8. Válvulas

As válvulas de admissão permitem a entrada da mistura ar-combustível nos cilindros, enquanto as válvulas de escape liberam os gases após a combustão.

Elas devem abrir e fechar no momento exato para otimizar o funcionamento do sistema como um todo. Falhas nas válvulas causam problemas sérios, desde a perda de potência até danos no motor.

9. Coletor de admissão

O coletor de admissão distribui o ar ou a mistura ar-combustível aos cilindros. O design do coletor pode influenciar o fluxo e a mistura, caso não saiba disso!

10. Coletor de escape

O coletor de escape recolhe os gases de combustão dos cilindros e os direciona para o sistema de escape. Um bom design de coletor melhora, deste modo, o fluxo de gases e, com isso, o desempenho do motor.

11. Cárter

O cárter é a seção do motor que serve como depósito para o óleo lubrificante. Quer saber mais sobre ele?

Localizado na parte inferior do motor, atua como uma bacia de contenção, coletando o óleo que escorre dos componentes e também funcionando como um reservatório a partir do qual a bomba de óleo redistribui o lubrificante.

Serve para a manutenção de um motor lubrificado, prevenindo o desgaste por fricção e o superaquecimento dos componentes internos.

12. Bomba de óleo

A bomba de óleo é responsável por pressurizar e circular o óleo do cárter por todo o motor, garantindo que todas as superfícies em movimento estejam adequadamente lubrificadas.

Sem a bomba de óleo, o motor sofreria rapidamente de desgaste excessivo e falha prematura.

13. Bomba de água

A bomba de água está presente em todo sistema de arrefecimento do motor. Mas, para que serve, quais são as suas principais funções?

Basicamente, circula o líquido refrigerante através do motor e do radiador. Ajuda a dissipar o calor gerado pela combustão e fricção, mantendo o motor em temperaturas operacionais adequadas.

Uma bomba de água com defeitos, como consequência da sua função, leva a um superaquecimento do motor e até mesmo fundindo.

14. Turbocompressor (em motores turbo)

O turbocompressor, comum em motores turboalimentados, aumenta o desempenho do motor ao forçar mais ar para dentro dos cilindros, permitindo uma combustão com melhores resultados.

Afinal, utiliza os gases de escape para impulsionar uma turbina, que está conectada a um compressor que pressuriza o ar de admissão.

Deste modo, resulta em um aumento significativo de potência sem a necessidade de aumentar o tamanho do motor.

15. Radiador

O radiador é parte integrante do sistema de refrigeração e trabalha para dissipar o calor do líquido refrigerante aquecido pelo motor.

A transferência de calor ocorre quando o líquido refrigerante passa pelas aletas do radiador e é resfriado pelo ar que passa através do radiador, normalmente auxiliado por um ou mais ventiladores.

Um radiador previne o superaquecimento e assegura que o motor opere dentro de sua faixa de temperatura ideal.

16. Volante do motor

O volante do motor é uma roda de inércia pesada montada no eixo do virabrequim, desempenhando múltiplas funções.

Primeiro, podemos destacar que ajuda a suavizar as oscilações rotativas do virabrequim, proporcionando uma rotação mais uniforme e estável. Também serve como uma superfície contra a qual o disco de embreagem é pressionado para transmitir o movimento do motor à transmissão em veículos com embreagem manual.

Além disso, o volante ajuda no processo de partida do motor, fornecendo a inércia necessária para os primeiros ciclos até que o motor comece a funcionar de forma autônoma.

17. Sistema para oficina mecânica

A Mecanie oferece um sistema para oficinas mecânicas que promete mudar por completo a maneira como gerencia suas operações diárias.

Nossa solução é projetada para simplificar o fluxo de trabalho, otimizar processos e maximizar a produtividade, proporcionando uma série de vantagens para o ambiente das oficinas mecânicas.

Uma das principais vantagens de contar com o sistema Mecanie é a capacidade de organizar prazos. Resumidamente, os mecânicos podem agendar serviços, acompanhar o progresso dos trabalhos e garantir que tudo seja concluído nos prazos estabelecidos, evitando atrasos e melhorando a satisfação do cliente.

Além disso, o sistema facilita a emissão de notas fiscais. Com alguns cliques, as notas são geradas e armazenadas, assegurando a conformidade com as regulamentações fiscais e reduzindo significativamente a papelada. Posteriormente, tudo é enviado ao contador, caso possua um.

Outro ponto é a gestão de ordens de serviço. O sistema da Mecanie possibilita que os mecânicos criem, editem e gerenciem ordens de serviço, proporcionando um registro detalhado das atividades realizadas, peças utilizadas e horas trabalhadas.

O sistema é também uma ferramenta usada para o controle de inventário, acompanhamento de vendas e gestão de relacionamento com o cliente, fornecendo uma plataforma completa para administrar todos os aspectos do seu negócio.

O que está esperando para vir nos conhecer e saber como podemos te ajudar?

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