Como trocar pastilha de freio? Os 15 passos para mecânicos
Vamos para a prática, mecânico! Hoje, preparamos um guia de como trocar pastilha de freio.
Para mecânicos, dominar a arte de trocar pastilhas de freio agregará muito mais valor aos serviços oferecidos aos clientes e, consequentemente, aumentar o ticket médio da oficina mecânica.
Venha conhecer o sistema de oficina mecânica da Mecanie e saiba como podemos ajudar na otimização e produtividade para oficina mecânica.
As pastilhas de freio são componentes presentes no sistema de frenagem, responsáveis por criar a fricção necessária para desacelerar ou parar o veículo.
Com o tempo, desgastam-se devido ao uso constante e precisam ser substituídas para garantir que o sistema continue ok.
Justamente por isso, a Mecanie separou um passo a passo para te ajudar com isso! Continue a leitura conosco e confira como trocar pastilha de freio.
Passo a passo para trocar pastilha de freio fácil
Confira, abaixo, o passo a passo que a Mecanie separou de como trocar pastilha de freio.
1. Levante o veículo com um macaco hidráulico
O primeiro passo é levantar o veículo usando um macaco hidráulico.
Faça isso para criar espaço suficiente para trabalhar nas rodas e nos freios.
Certifique-se de que o veículo esteja em uma superfície plana e firme, e utilize suportes de segurança para garantir estabilidade e segurança durante o procedimento.
2. Remova a roda
Após levantar o veículo, o próximo passo é remover a roda para acessar a pinça de freio e as pastilhas.
Use uma chave de roda para soltar e remover os parafusos ou porcas da roda. Depois, retire a roda do veículo com cuidado.
3. Desmonte a pinça de freio
A pinça de freio é o componente que abriga as pastilhas de freio e pressiona-as contra o disco de freio. Para acessar as pastilhas, desmonte a pinça.
Desaperte os parafusos ou porcas que fixam a pinça ao suporte e remova-a com cuidado.
Garanta, assim, que a pinça não fique pendurada pelo tubo do fluido de freio, pois isso danifica o sistema.
4. Retire as pastilhas de freio antigas
Com a pinça removida, é possível retirar as pastilhas de freio antigas. Normalmente, estão encaixadas na pinça ou no suporte da pinça, sendo removidas manualmente.
Caso estejam presas, uma leve pressão com um alicate torna-se necessária.
Observe a condição das pastilhas antigas, pois o desgaste irregular indica, inclusive, outros problemas no sistema de freio.
5. Comprima o pistão da pinça de freio
Antes de instalar as novas pastilhas de freio, comprima o pistão da pinça.
Com o tempo e o uso, o pistão se expande para compensar o desgaste das pastilhas.
Para instalar pastilhas novas e mais espessas, o pistão precisa ser recuado para a posição original. Isso pode ser feito com uma ferramenta de compressão de pistão ou, em alguns casos, com um alicate de bico largo.
Realize isso lentamente e com cuidado para evitar danos ao sistema de freio.
Além disso, certifique-se de que o reservatório de fluido de freio no motor do veículo não transborde ao comprimir o pistão.
6. Verifique os discos de freio quanto a danos ou desgaste
Após a remoção das pastilhas antigas, inspecione os discos de freio. Verifique se há sinais de desgaste excessivo, como sulcos profundos, rachaduras ou empenamento.
Discos de freio desgastados reduzem a frenagem e causam desgaste prematuro das novas pastilhas. Se os discos apresentarem danos significativos, devem ser substituídos ou retificados para garantir uma superfície de frenagem lisa e eficiente.
Esta etapa serve para assegurar para a segurança e o desempenho do sistema de freios.
7. Limpe a pinça e a área ao redor do freio
Antes de instalar as novas pastilhas, limpe a pinça de freio e a área circundante. Use um limpador de freios para remover sujeira, graxa e detritos acumulados.
A limpeza garante que as novas pastilhas funcionem corretamente e evita a contaminação do sistema de freio.
Além disso, verifique se os componentes da pinça, como os slides e os pistões, estão se movendo livremente e não estão presos. Lubrifique levemente os componentes móveis com um lubrificante apropriado para freios.
8. Insira as novas pastilhas de freio
Com a área limpa e os pistões da pinça comprimidos, insira as novas pastilhas de freio.
Verifique de que estão corretamente alinhadas e encaixadas na pinça. Algumas pastilhas vêm com dispositivos anti-ruído ou outros acessórios que devem ser instalados conforme as instruções do fabricante.
9. Reinstale a pinça de freio
Após inserir as novas pastilhas, reinstale a pinça de freio. Coloque-a de volta sobre o disco, garantindo que as pastilhas estejam corretamente posicionadas.
Aperte os parafusos ou porcas de fixação da pinça conforme as especificações de torque do fabricante do veículo.
Saiba que a pinça deve estar bem fixada para evitar que se mova ou vibre, o que poderia afetar a eficácia da frenagem.
10. Verifique e, se necessário, reabasteça o fluido de freio
Após a instalação das novas pastilhas, verifique o nível do fluido de freio no reservatório. Se o nível estiver baixo, adicione o fluido de freio apropriado até atingir a marca indicada.
Use o tipo de fluido recomendado pelo fabricante do veículo. A substituição das pastilhas frequentemente comprime o pistão da pinça de freio, alterando o nível do fluido no sistema.
11. Remonte a roda
Com as pastilhas de freio e a pinça reinstaladas, o próximo passo é remontar a roda no veículo. Coloque a roda de volta, alinhando-a com os parafusos de montagem. Aperte os parafusos ou porcas da roda de forma cruzada para garantir que a roda esteja fixada de maneira uniforme e segura.
12. Abaixe o veículo do macaco hidráulico
Depois de fixar a roda, abaixe cuidadosamente o veículo do macaco hidráulico.
Remova os suportes de segurança e certifique-se de que o veículo esteja firmemente apoiado no chão antes de prosseguir para os próximos passos.
13. Pressione o pedal do freio várias vezes para assentar as pastilhas
Antes de dirigir o veículo, pressione o pedal do freio várias vezes.
Essa ação possibilita que as pastilhas de freio se assentem corretamente e elimina qualquer folga entre as pastilhas e o disco de freio.
Você pode notar que o pedal do freio está inicialmente mais macio; continue pressionando até que o pedal fique firme, indicando que as pastilhas estão corretamente posicionadas.
14. Realize um teste de condução para verificar a frenagem
Após assentar as pastilhas, faça um teste de condução em uma área segura e com pouco tráfego.
Durante o teste, preste atenção na resposta do sistema de freio.
As frenagens devem ser suaves e consistentes, sem ruídos ou vibrações anormais. Teste em diferentes velocidades para garantir que as pastilhas de freio estão funcionando em todas as condições.
15. Faça uma inspeção final para garantir que tudo esteja seguro e correto
Após o teste de condução, faça uma inspeção final para confirmar que tudo está seguro e correto.
Verifique se não há vazamentos de fluido de freio e se todas as ferramentas e equipamentos foram removidos da área de trabalho.
Também é uma boa prática verificar novamente o aperto dos parafusos da roda.
Enfim! Agora você já sabe exatamente o passo a passo de como trocar pastilha de freio.
É difícil trocar pastilha de freio?
A troca das pastilhas de freio acaba variando em complexidade dependendo do modelo do carro e da experiência do mecânico. Para profissionais com conhecimento básico em mecânica automotiva, não é uma tarefa difícil.
Porém, deve-se possuir as ferramentas adequadas e seguir os procedimentos de segurança corretamente.
A troca envolve levantar o veículo, remover a roda, desmontar o caliper do freio e substituir a pastilha antiga pela nova. É crucial também verificar o estado do disco de freio e garantir que não haja danos ou desgaste excessivo.
Quanto custa para trocar a pastilha de freio de um carro?
O custo para trocar a pastilha de freio de um carro depende de vários fatores. No entanto, está em torno de R$ 250.
Para oferecer o orçamento para o cliente de oficina mecânica, calcule sempre o tempo necessário para realizar o serviço e multiplicá-lo pela sua taxa horária.
Mantenha sempre uma precificação justa, alinhada com os preços de mercado locais. Uma dica, para que saiba os preços da sua região, é solicitar orçamento de outras oficinas mecânicas.
Quando troca as pastilhas de freio é preciso sangrar?
O sangramento do sistema de freio não é necessário ao simplesmente substituir as pastilhas de freio.
No entanto, se durante o processo o sistema hidráulico de freios for aberto ou se houver necessidade de substituir ou reparar outros componentes do sistema, como o caliper ou a mangueira de freio, o sangramento torna-se necessário.
O sangramento servirá, assim, para remover o ar do sistema de freios, garantindo que a pressão hidráulica seja mantida e o sistema funcione corretamente.
Portanto, verifique se há sinais de vazamento de fluido de freio ou se o pedal de freio está esponjoso após a troca das pastilhas, indicando a necessidade de sangrar o sistema.
Qual a vida útil da pastilha de freio?
A vida útil das pastilhas de freio depende de vários fatores, incluindo o tipo de veículo, as condições de condução, o estilo de condução do motorista e a qualidade das pastilhas.
Dizemos em vários outros artigos em nosso blog que pastilhas de freio podem durar entre 30.000 a 70.000 quilômetros.
E então, tem mais alguma dica ou dúvida de como trocar pastilha de freio?