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Como trocar a junta do cabeçote? [Tutorial completo]

Como trocar a junta do cabeçote? Uma dúvida muito presente no dia a dia de mecânicos e oficinas mecânicas.

Saber como trocar a junta do cabeçote é uma habilidade que deve estar no perfil para qualquer mecânico.

Afinal, oferecer esse trabalho oferece muitas vantagens profissionais.

Em primeiro lugar, ter o conhecimento e a capacidade de realizar a troca da junta do cabeçote permite que o mecânico ofereça um serviço mais completo aos seus clientes.

Dessa forma, mostra que pode abordar uma gama mais ampla de problemas relacionados ao motor, aumentando sua versatilidade e, consequentemente, sua clientela.

Clientes satisfeitos tendem a retornar e a recomendar os serviços da oficina, resultando, assim, em um aumento na renda da oficina e até mesmo do ticket médio pelo seu cliente. 

Além disso, realizar a troca da junta do cabeçote reduz os custos operacionais da oficina. Muitos mecânicos precisam terceirizar esse tipo de trabalho, sendo caro e demorado.

Enfim, abaixo, separamos mais sobre o passo a passo de como trocar junta do cabeçote para mecânicos. Em caso de dúvidas, comente com a Mecanie.

Passo a passo para trocar junta cabeçote

Confira, abaixo, o passo a passo de como trocar junta do cabeçote.

1. Desconectar a bateria

O primeiro passo ao trocar a junta do cabeçote é desconectar a bateria do veículo.

Assegure a sua segurança durante o processo, evitando qualquer risco de choque elétrico acidental.

2. Drenar o líquido de arrefecimento

Em seguida, é necessário drenar o líquido de arrefecimento do sistema de arrefecimento do motor.

Faça isso removendo a tampa do radiador e deixando o líquido escoar para um recipiente. Certifique-se de fazer isso quando o motor estiver frio para evitar queimaduras.

3. Desmontar o coletor de admissão e escape

Após o líquido de arrefecimento ser drenado, é hora de desmontar o coletor de admissão e escape.

Dessa forma, envolve a remoção dos parafusos que prendem esses componentes ao cabeçote. Lembre-se de etiquetar ou fotografar as peças e os parafusos para facilitar a montagem posterior.

4. Remover a tampa de válvulas

A tampa de válvulas é responsável por cobrir as válvulas do cabeçote. Remova-a com cuidado, desconectando qualquer fiação ou mangueira que possa estar conectada a ela.

5. Desmontar o sistema de distribuição (corrente ou correia de sincronismo)

Antes de prosseguir, é necessário desmontar o sistema de distribuição, que pode ser uma corrente ou correia de sincronismo, dependendo do seu motor.

Siga as instruções do manual do proprietário ou de um profissional experiente para fazer isso, pois o alinhamento correto evitará quaisquer danos ao motor do carro.

6. Desconectar as mangueiras e cabos conectados ao cabeçote

Agora, você deverá desconectar todas as mangueiras, tubos e cabos que estão conectados ao cabeçote do motor.

Logo, inclui a desmontagem cuidadosa de componentes como a tubulação de água, a mangueira do radiador, as conexões elétricas e todas as outras ligações que possam interferir na remoção do cabeçote.

7. Retirar os parafusos de fixação do cabeçote

Com as mangueiras e cabos desconectados, é hora de remover os parafusos de fixação que mantêm o cabeçote no lugar.

Esses parafusos estão geralmente localizados na parte superior do motor e são  acessados com uma chave apropriada.

Certifique-se de seguir uma sequência específica ao soltar os parafusos, conforme recomendado pelo fabricante.

8. Elevar o cabeçote com cuidado

Após soltar os parafusos de fixação, eleve o cabeçote cuidadosamente usando uma ferramenta adequada, como um guindaste ou uma talha.

Tenha cuidado durante esse processo para não danificar o cabeçote nem outras partes do motor. Certifique-se de que o cabeçote seja levantado de maneira uniforme.

9. Limpar a superfície do bloco do motor e do cabeçote

Com o cabeçote removido, realize a limpeza da superfície do bloco do motor onde a junta do cabeçote será assentada, bem como a superfície do próprio cabeçote.

Qualquer resíduo ou vestígio da junta antiga deve ser completamente removido. Use uma espátula ou uma lixa adequada para garantir que as superfícies estejam completamente limpas e lisas.

10. Instalar a nova junta do cabeçote

Com as superfícies limpas, é hora de instalar a nova junta do cabeçote.

Certifique-se de que a junta esteja alinhada corretamente com os orifícios do cabeçote e do bloco do motor. Pressione a junta com firmeza para garantir um bom ajuste.

Uma vez que a nova junta do cabeçote esteja no lugar, você pode proceder à remontagem do cabeçote.

Após concluir a montagem, verifique novamente todas as conexões e parafusos. Assegure que estejam apertados. Reabasteça o sistema de arrefecimento com líquido de arrefecimento fresco e siga as especificações do fabricante para colocar a quantidade correta.

11. Recolocar o cabeçote no lugar

Após a limpeza das superfícies do bloco do motor e do cabeçote e a instalação da nova junta do cabeçote, é hora de recolocar o cabeçote no lugar.

Certifique-se de abaixá-lo cuidadosamente sobre os pinos de guia e os parafusos de fixação, alinhando-os corretamente com os orifícios no bloco do motor.

12. Apertar os parafusos do cabeçote na sequência correta

A fixação do cabeçote requer aperto dos parafusos na sequência adequada, conforme especificado pelo fabricante.

Basicamente, os parafusos são apertados em várias etapas e em uma ordem para assegurar que o cabeçote seja assentado uniformemente.

Siga rigorosamente as recomendações do fabricante quanto ao torque e à sequência de aperto.

13. Montar o sistema de distribuição

Com o cabeçote no lugar e os parafusos de fixação devidamente apertados, é hora de montar o sistema de distribuição.

Dessa forma, envolve a reinstalação da corrente ou correia de sincronismo, tensionadores e polias, dependendo do projeto do motor.

14. Reconectar as mangueiras e cabos

Após a montagem do sistema de distribuição, é necessário reconectar todas as mangueiras, cabos e tubulações que foram desconectados no início do processo.

Certifique-se de que todas as conexões sejam feitas corretamente (revise mais de uma vez, se achar necessário) e de que não haja fios ou tubulações soltas ou desconectadas.

15. Preencher com líquido de arrefecimento e verificar vazamentos

Com todas as conexões feitas e o sistema montado, é hora de preencher o sistema de arrefecimento com líquido de arrefecimento fresco.

Certifique-se de que o nível de líquido esteja correto e que não haja vazamentos visíveis em nenhum ponto do sistema. Ligue o motor e deixe-o funcionar para se certificar que não ocorram vazamentos após o motor atingir a temperatura de funcionamento normal.

Após concluir todos esses passos, verifique novamente todos os componentes e conexões. Tudo deve estar em ordem.

Como é feita a troca da junta do cabeçote?

A troca da junta do cabeçote é um processo detalhado que requer conhecimento técnico e precisão. Justamente por isso, não é indicado para mecânicos iniciantes.

Inicialmente, deve-se esfriar o motor e drenar o líquido de arrefecimento. Em seguida, remove-se as partes superiores do motor, como a tampa de válvulas, a correia ou corrente de distribuição, e outros componentes que obstruem o acesso ao cabeçote.

O cabeçote é então desparafusado cuidadosamente seguindo uma ordem indicada pelo fabricante para evitar deformações.

Após a remoção do cabeçote, a antiga junta é retirada.

Posteriormente, deve-se limpar as superfícies de contato no motor e no cabeçote para assegurar um bom assentamento da nova junta. Antes de instalar a nova junta, o mecânico deve verificar se há deformações no cabeçote, que exigirá uma retífica.

Após a colocação da nova junta, o cabeçote é recolocado e todos os componentes desmontados são reinstalados, seguindo o torque e a sequência recomendados pelo fabricante.

Tem como trocar só a junta do cabeçote?

Sim, é possível trocar apenas a junta do cabeçote se o cabeçote em si não estiver danificado ou deformado.

No entanto, indicamos realizar uma inspeção detalhada para se certificar que não existam problemas que possam comprometer a nova junta, como superfícies irregulares ou rachaduras no cabeçote.

Quanto custa para trocar a junta de um cabeçote?

O custo para trocar a junta do cabeçote vai de R$ 2 a R$ 15 mil em média.

Tem como trocar a junta do cabeçote sem retífica?

Sim, é possível trocar a junta do cabeçote sem realizar a retífica, desde que o cabeçote esteja em boas condições, sem deformações ou danos.

O mecânico deve assegurar que a superfície do cabeçote esteja plana e limpa para garantir uma vedação com a nova junta.

Se houver qualquer irregularidade ou dano no cabeçote, a retífica se torna necessária para assegurar o correto funcionamento do motor.

Sistema de oficina mecânica

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A capacidade de armazenar históricos de veículos e serviços também auxilia na fidelização da clientela e na tomada de decisões baseada nessas informações.

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E então, o que está esperando para conferir como nosso sistema para oficina mecânica pode te ajudar?

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