Skip to content
cabeçote do motor função cabeçote moto de que material é feito o cabeçote do motor

Peças do Cabeçote | Listamos todas e as suas funções

Mecânico, você sabe quais são as principais peças do cabeçote?

O conhecimento detalhado das principais peças do cabeçote é uma base para os mecânicos, pois facilita a realização de trabalhos de manutenção e reparo de motores.

Dessa forma, dizemos que compreender as peças do cabeçote agiliza o processo de diagnóstico de problemas, possibilitando, assim, que os mecânicos ofereçam serviços de melhor qualidade aos seus clientes.

Mas, por que começar a estudar sobre as peças do cabeçote?

  • Diagnóstico: Saber identificar e entender as peças do cabeçote servirá para diagnosticar problemas com mais rapidez.
  • Reparação: Poderá realizar reparos de maneira mais produtiva, sabendo exatamente quais partes precisam ser ajustadas, substituídas ou retificadas. Dessa forma, economiza tempo e recursos.
  • Qualidade do serviço: A compreensão das peças do cabeçote permite que os mecânicos ofereçam um serviço de qualidade superior. Dessa forma, realizam ajustes finos, substituições e montagem de componentes.
  • Satisfação do cliente: Mostre a sua autoridade e conhecimento a fim de atrair mais clientes.
  • Segurança: A manutenção inadequada do cabeçote leva a problemas no motor e até mesmo a acidentes. Justamente por isso os benefícios da correção.
  • Economia de custos: O conhecimento das peças do cabeçote ajuda a identificar problemas em estágios iniciais.

Enfim, vem com a Mecanie e confira a lista com as peças do cabeçote preparadas.

1. Válvulas de admissão

As válvulas de admissão são peças do cabeçote do motor. São responsáveis por permitir a entrada de ar e combustível na câmara de combustão do cilindro durante o ciclo de admissão.

São abertas e fechadas em momentos específicos pelo comando de válvulas para garantir que a mistura ar-combustível entre no cilindro, onde será comprimida e queimada.

2. Válvulas de escape

As válvulas de escape são complementares às válvulas de admissão e também desempenham um papel no funcionamento do motor. Tornaram-se responsáveis por permitir a saída dos gases de escape da câmara de combustão após a queima da mistura ar-combustível.

Assim como as válvulas de admissão, as válvulas de escape são operadas pelo comando de válvulas para abrir e fechar no momento certo, permitindo a saída dos gases de escape do cilindro.

3. Molas de válvulas

As molas de válvulas são componentes que garantem o fechamento das válvulas após serem abertas pelo comando de válvulas.

Exercem força constante sobre as válvulas, garantindo que retornem à posição fechada após cada ciclo de admissão ou escape. As molas de válvulas são projetadas para resistir à alta temperatura e pressão presentes na câmara de combustão.

4. Guia de válvula

Os guias de válvula são buchas ou mancais que fornecem suporte e guiam o movimento das válvulas de admissão e escape.

São montados no cabeçote do motor e ajudam a manter as válvulas em alinhamento com os assentos de válvula e os furos de entrada e saída de gases.

Os guias de válvula impactam na prevenção do desgaste prematuro das válvulas e na garantia de um selamento.

5. Sede de válvula

As sedes de válvula são superfícies usinadas no cabeçote do motor nas quais as válvulas de admissão e escape fazem contato quando estão fechadas.

Essas superfícies são projetadas para serem duráveis e resistentes ao calor e ao desgaste, pois garantem um selamento hermético quando as válvulas estão fechadas.

A qualidade das sedes de válvula evita, assim, vazamentos.

6. Haste de válvula

As hastes de válvula são componentes cilíndricos que conectam o comando de válvulas aos balancins ou tuchos.

Transmitem o movimento rotativo do comando de válvulas para cima e para baixo, abrindo e fechando as válvulas de admissão e escape no momento certo.

As hastes de válvula são projetadas para serem resistentes, garantindo que as válvulas operem em sincronia com o movimento do motor.

7. Comando de válvulas

O comando de válvulas é uma peça do cabeçote do motor que consiste em um eixo com excêntricos ou cames que controlam o movimento das válvulas de admissão e escape.

O comando de válvulas gira em sincronia com o virabrequim e é responsável por determinar quando as válvulas devem ser abertas e fechadas durante o ciclo de quatro tempos do motor.

O perfil dos cames no comando de válvulas é projetado com precisão para assegurar que as válvulas se abram e fechem no momento exato.

8. Balancins

Os balancins são alavancas que fazem a ligação entre as hastes de válvula e as válvulas propriamente ditas.

Atuam na amplificação do movimento das hastes de válvula, permitindo que as válvulas se abram e fechem com eficácia. Os balancins são projetados para reduzir o atrito e a vibração durante o funcionamento do motor.

9. Tuchos

Os tuchos, também conhecidos como levantadores de válvulas, são componentes que interagem diretamente com as hastes de válvula.

Responsáveis por transmitir o movimento das hastes de válvula para os balancins ou diretamente para as válvulas, garantem um contato suave com as outras peças do mecanismo de válvulas e são ajustados com precisão para manter a folga correta nas válvulas.

10. Varetas de válvula

As varetas de válvula são componentes alongados que conectam os tuchos aos balancins ou diretamente às válvulas.

Transmitem o movimento das hastes de válvula para os balancins ou tuchos, que, por sua vez, controlam o movimento das válvulas.

As varetas de válvula são projetadas para serem leves e rígidas, garantindo uma transferência do movimento das válvulas.

11. Prato de mola

O prato de mola é uma peça que está diretamente relacionada às válvulas e às molas de válvulas. Serve como um suporte para as molas, colocado sobre as molas de válvulas.

A principal função do prato de mola é distribuir uniformemente a força exercida pelas molas nas válvulas, garantindo que a pressão seja aplicada de maneira equilibrada.

Dessa forma, evita desgaste irregular das válvulas e do assento de válvula, contribuindo para a longevidade do sistema.

12. Travas de válvula

As travas de válvula, também conhecidas como travas de retenção, são pequenas peças que desempenham função na fixação das válvulas ao cabeçote do motor.

São colocadas na extremidade superior das hastes de válvula e impedem que as válvulas sejam expulsas do cabeçote durante o funcionamento do motor.

As travas de válvula são projetadas para suportar as forças de abertura e fechamento das válvulas e asegurar que permaneçam devidamente posicionadas.

13. Retentores de válvula

Os retentores de válvula, também conhecidos como selos de válvula, são anéis de vedação que se encaixam na parte superior das guias de válvula.

Sua função é evitar que o óleo do cabeçote do motor entre na câmara de combustão ou escape.

Afinal, a entrada de óleo nas válvulas causa problemas de queima de óleo, diminuindo a produtividade do motor e aumentando a emissão de poluentes.

14. Tampa do cabeçote

A tampa do cabeçote é a cobertura superior do cabeçote do motor e é fixada ao bloco do motor. É projetada para proteger as peças internas do cabeçote, como o mecanismo de válvulas, das impurezas e do ambiente externo.

Além disso, a tampa do cabeçote contém recursos como respiros de óleo, que permitem a ventilação do cabeçote.

Você, como mecânico, deve se certificar de que a tampa do cabeçote seja selada corretamente para evitar vazamentos de óleo e manter o ambiente interno do cabeçote livre de sujeira e detritos.

15. Árvore de comando de válvulas

A árvore de comando de válvulas é o eixo responsável por girar os cames (excêntricos) que controlam o movimento das válvulas de admissão e escape.

É conectada ao virabrequim por uma correia dentada ou corrente de distribuição e gira em sincronia com o motor.

Determina quando as válvulas devem ser abertas e fechadas durante o ciclo de quatro tempos do motor.

Existem, claro, muitas outras peças do cabeçote. No entanto, citamos as principais para que os leitores mecânicos aqui da Mecanie consigam começar a estudar pela base.

16. Sistema para oficina mecânica

O software Mecanie é uma ferramenta projetada para atender às necessidades de oficinas mecânicas, oferecendo uma série de diferenciais que facilitam a gestão e operação desse estabelecimento.

Entre suas principais funcionalidades, destaca-se a emissão de notas fiscais para a conformidade fiscal e a transparência nas transações comerciais. Além disso, a Mecanie oferece recursos de gestão de equipes, permitindo o controle de projetos e de horários, atribuições de tarefas e desempenho dos funcionários.

Outro diferencial é a gestão de estoque, que ajuda as oficinas a manterem um controle das peças e materiais, evitando perdas e desperdícios.

Além disso, o nosso sistema para oficina mecânica oferece uma ampla gama de recursos para o gerenciamento de serviços, agendamentos, histórico de veículos e clientes, simplificando o atendimento ao cliente e aumentando a fidelização.

A Mecanie se destaca por sua interface amigável, fácil de usar, tornando-o acessível mesmo para usuários sem experiência técnica em software.

Contamos com muitas outras funcionalidades, como emissão de ordem de serviço, gestão de estoque e tudo o que imaginar. Mantenha seus dados centralizados e reduza, assim, os erros humanos!

Com atualizações  e suporte técnico, a Mecanie é uma ferramenta indispensável para oficinas mecânicas que buscam otimizar a gestão de oficina mecânica.

E então, tem mais alguma dúvida sobre quais são as principais peças do cabeçote? Comente conosco. E, claro, não se esqueça de comentar conosco.

Novidades no email

Receba novidades e artigos ricos no seu email.

Ao enviar seus dados você estará concordando com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seus dados estão seguros