Cabeçote: o que é, para que serve, como funciona e sintomas
Mecânico, está em busca de um guia completo sobre cabeçote do carro?
O cabeçote do motor é uma parte do conjunto do motor de um automóvel.
Localizado na parte superior do bloco do motor, o cabeçote é uma peça geralmente feita de alumínio ou ferro fundido que abriga diversas funções para o funcionamento do veículo.
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Sua principal função é selar a parte superior dos cilindros do motor, criando uma vedação hermética que mantém a pressão interna necessária para a combustão.
Além disso, o cabeçote contém as válvulas de admissão e escape, que controlam a entrada de ar e combustível e a saída dos gases de escape.
As válvulas são operadas por meio de um sistema de comando de válvulas, que é acionado pelo movimento do virabrequim.
Outra função do cabeçote é dissipar o calor gerado durante o processo de combustão, garantindo que o motor opere dentro da faixa de temperatura adequada.
Para isso, geralmente possui canais de água que permitem a circulação do líquido de arrefecimento.
Enfim, neste conteúdo de hoje, a Mecanie vai falar um pouco mais sobre o que é cabelote e tudo que um mecânico tem que saber sobre ele.
O que é cabeçote do motor? Para que serve?
O cabeçote do motor é uma parte do conjunto do motor de um veículo. Está localizado na parte superior do bloco do motor e impacta no processo de combustão e no funcionamento do motor como um todo.
Sua principal função é selar hermeticamente os cilindros, criando uma câmara de combustão onde ocorre a queima da mistura ar-combustível.
Dessa forma, gera a energia necessária para impulsionar o veículo. Além disso, o cabeçote do motor abriga as válvulas de admissão e escape, que controlam a entrada de ar e combustível e a saída dos gases de escape.
É também responsável por dissipar o calor gerado durante o processo de combustão para manter o motor dentro da faixa de temperatura adequada.
Junta do cabeçote queimada
A junta do cabeçote é uma peça base do motor, localizada entre o cabeçote e o bloco do motor.
Tem a importante função de assegurar vedação hermética dos cilindros, impedindo que os gases de escape e o líquido de arrefecimento vazem para o ambiente externo.
No entanto, quando a junta do cabeçote queima, ocorre uma falha nessa vedação, apresentando muitas consequências e gastos para o cliente de oficina mecânica.
Qual a temperatura para queimar a junta do cabeçote?
A temperatura para queimar a junta do cabeçote depende tipo de motor, o material da junta e as condições de operação do veículo.
No entanto, em condições normais de operação, a junta do cabeçote deve ser capaz de suportar temperaturas de operação que variam de 180°C a 220°C.
Temperaturas acima desse limite levam ao superaquecimento da junta do cabeçote e, eventualmente, à queima da mesma.
A queima da junta do cabeçote ocorre quando a temperatura e a pressão dentro da câmara de combustão se tornam excessivas, causando danos à vedação.
O que acaba sendo o resultado de vários problemas, como o superaquecimento do motor, problemas no sistema de arrefecimento, excesso de pressão no sistema de combustão, entre outros.
Quando a junta queima, ocorrem vazamento de gases de escape para o sistema de arrefecimento, causando superaquecimento e danos adicionais ao motor.
Para evitar a queima da junta do cabeçote, realize manutenção do veículo, incluindo a verificação regular do sistema de arrefecimento, a troca do líquido de arrefecimento conforme as recomendações do fabricante e a prevenção do superaquecimento do motor.
Caso seja detectado algum problema que indique a queima da junta do cabeçote, os trabalhos já deverão ser iniciados!
Retífica de cabeçote
A retífica de cabeçote é um procedimento de manutenção que assegura o bom funcionamento do motor de um veículo.
Com o tempo, desgastes naturais começam a ocorrer, resultando em imperfeições na superfície do cabeçote, como empenamentos, trincas ou rugosidades. Esses problemas ocasionam vazamentos de gases de escape ou líquido de arrefecimento, prejudicando o desempenho do motor.
A retífica de cabeçote envolve o processo de usinagem da superfície do cabeçote para restaurar sua planicidade e eliminar quaisquer imperfeições.
Deve-se fazer isso utilizando equipamentos de precisão que removem uma pequena quantidade de material do cabeçote, garantindo que a vedação volte a ocorrer novamente.
Além disso, durante a retífica, as sedes das válvulas e os guias das válvulas também são recondicionados.
A retífica de cabeçote é uma alternativa econômica e ambientalmente amigável à substituição completa do cabeçote.
Dessa forma, possibilita prolongar a durabilidade do componente e restaurar o desempenho do motor.
Peças do cabeçote
O cabeçote do motor é composto por várias peças que servem para o funcionamento do motor.
Por isso, podemos dizer que as principais delas são:
- Válvulas de admissão e escape: As válvulas controlam o fluxo de ar e combustível na câmara de combustão e a saída dos gases de escape.
- Guia de válvula: O guia de válvula é uma peça que guia o movimento das válvulas e ajuda a mantê-las alinhadas.
- Sede de válvula: A sede de válvula é a superfície onde a válvula faz contato para criar uma vedação hermética quando fechada.
- Mola de válvula: As molas de válvula mantêm as válvulas pressionadas contra as sedes de válvula para garantir uma vedação adequada.
- Comando de válvulas: O comando de válvulas controla o movimento das válvulas, determinando quando devem abrir e fechar.
- Tuchos e varetas: Esses componentes auxiliam na transmissão do movimento do comando de válvulas para as válvulas.
- Tampa do cabeçote: A tampa do cabeçote protege os componentes internos do cabeçote e fornece acesso para manutenção.
De que material é feito o cabeçote do motor?
Os cabeçotes dos motores podem ser feitos de vários materiais, sendo os mais comuns o alumínio e o ferro fundido.
A escolha do material depende das especificações do motor e das necessidades de desempenho do veículo. O alumínio é utilizado em motores modernos devido à sua leveza, reduzindo, assim, o peso do veículo e melhorar o consumo do combustível.
Além disso, o alumínio tem uma boa capacidade de dissipação de calor, mantendo, assim, o motor em temperatura ideal.
Por outro lado, o ferro fundido é conhecido por sua durabilidade e capacidade de resistir a altas temperaturas e pressões.
É, assim, mais usado em motores de alta performance e aplicações que exigem resistência extra.
Quanto custa um cabeçote novo?
O custo de um cabeçote novo alterna-se conforme o fabricante, do modelo do veículo e da região geográfica. Em média, um cabeçote novo vai em torno de R$ 3 mil.
O que danifica o cabeçote do motor?
Diversos fatores podem contribuir para o seu desgaste e danos ao longo do tempo.
Separamos, portanto, os principais deles:
Sobreaquecimento do motor
O superaquecimento é uma das principais causas de danos ao cabeçote. Temperaturas excessivas levam à deformação do cabeçote, empenamento ou até mesmo à queima da junta do cabeçote.
Problemas no sistema de arrefecimento
Um sistema de arrefecimento com problemas, como vazamentos, baixo nível de líquido de arrefecimento ou falhas no radiador.
Desgaste de peças internas
O desgaste das válvulas, sedes de válvulas, guias de válvulas e molas de válvulas.
Utilização de combustível de baixa qualidade
Combustíveis de baixa qualidade ou adulterados podem causar depósitos de carbono nas válvulas e câmara de combustão.
Manutenção inadequada
A falta de manutenção preventiva, como a troca regular de óleo e filtros, resultam em acúmulo de resíduos e desgaste prematuro das peças do cabeçote.
Uso de peças de baixa qualidade
A utilização de peças de reposição de baixa qualidade ou não originais compromete a integridade do cabeçote e sua durabilidade.
Tabela de preço retífica de cabeçote
A tabela de preços para retífica de cabeçote está em torno de R$ 3 mil.
Como trocar a junta do cabeçote?
A troca da junta do cabeçote é um procedimento complexo e requer habilidades mecânicas. E, claro, não indicamos que o processo seja realizado por mecânicos iniciantes.
O passo a passo é o seguinte:
- Preparação: Desconecte a bateria e drene o sistema de arrefecimento. Em seguida, remova os componentes que bloqueiam o acesso ao cabeçote, como coletor de admissão, distribuidor (se aplicável), e outros.
- Desmontagem: Remova a tampa de válvulas, a árvore de comando de válvulas, as molas e as varetas das válvulas. Desparafuse o cabeçote do motor.
- Limpeza: Limpe cuidadosamente a superfície do bloco do motor e do cabeçote para não haver resíduos ou detritos.
- Substituição da junta: Instale a nova junta do cabeçote de acordo com as especificações do fabricante, garantindo que esteja na posição correta.
- Montagem: Recoloque o cabeçote do motor e aperte os parafusos do cabeçote de acordo com o torque determinado pelo fabricante. Siga a sequência de aperto recomendada.
- Montagem de componentes: Reinstale as válvulas, molas e varetas das válvulas, a árvore de comando de válvulas e a tampa de válvulas.
- Reconexão de componentes: Reconecte todos os componentes removidos no início do processo.
- Preenchimento e sangramento: Encha o sistema de arrefecimento com líquido de arrefecimento adequado e sangre o sistema para remover bolhas de ar.
- Verificação e teste: Após a montagem, verifique se não há vazamentos e teste o motor para garantir seu funcionamento adequado.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o cabeçote do motor? Comente conosco.