Barulho de biela no motor – Como identificar, sinais e o que pode ser
Barulho de biela no motor… o terror de muitas oficinas mecânicas.
O barulho na biela do motor é um problema que frequentemente causa apreensão e preocupação aos proprietários de veículos.
Esse ruído anormal é um dos aspectos que mais assustam os clientes, pois pode ser indicativo de problemas no motor. Compreender a origem desse barulho e suas causas é muito importante para mecânicos.
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Para ajudar a dissipar essas preocupações, preparamos um guia completo que explora o que pode estar por trás do barulho na biela do motor.
Portanto, vem com a Mecanie e confira tudo sobre.
O que acontece se o carro bater biela?
Quando o carro “bate biela”, significa que há um problema no motor que envolve a biela.
O termo “bater biela” refere-se ao ruído anormal e alto que pode ser ouvido quando a biela não está funcionando corretamente.
Por isso, se o carro estiver batendo biela, saiba que é um caso de mecânica! O som característico de bater biela geralmente é causado pelo atrito excessivo entre a biela e o virabrequim, resultando em danos à biela e ao próprio motor.
Continuar dirigindo o veículo nessas condições leva a danos mais graves, incluindo a quebra da biela.
O que falar para o cliente que está enfrentando esse problema?
Indique que pare de dirigir imediatamente, desligue o motor e procure um mecânico para avaliar e reparar o problema.
Qual o motivo de um motor bater uma biela?
Várias razões podem levar a um motor a “bater biela”. Será que você conhece todas?
- Falta de lubrificação adequada: A falta de óleo lubrificante ou a lubrificação insuficiente resulta em um aumento do atrito entre a biela e o virabrequim, levando ao desgaste e ao ruído.
- Detonação do motor: A detonação ocorre quando a mistura ar-combustível no cilindro explode de maneira descontrolada. Logo, cria picos de pressão que podem sobrecarregar a biela, causando danos.
- Desgaste excessivo da biela: O desgaste da biela devido à quilometragem elevada, falta de manutenção ou uso prolongado em condições adversas pode enfraquecê-la, tornando-a propensa a quebra.
- Falta de manutenção: A manutenção inadequada, como trocas de óleo irregulares, negligência dos intervalos de serviço ou uso de óleo de baixa qualidade, contribui para o desgaste prematuro da biela e do motor.
- Problemas de lubrificação e pressão do óleo: Falhas no sistema de lubrificação, como bomba de óleo defeituosa ou pressão do óleo inadequada, resultam em falta de lubrificação nas partes móveis do motor, incluindo a biela.
Quando o motor começa a bater o que pode ser?
Quando o motor começa a “bater”, é um sinal de que algo está errado e requer atenção imediata.
O som característico indica algumas questões que você, como mecânico, deve se atentar:
- Desgaste da biela: O desgaste da biela devido a quilometragem elevada, má manutenção ou uso prolongado em condições adversas resulta em sua deformação ou quebra.
- Detonação: A detonação do motor causa picos de pressão que sobrecarregam a biela, levando a danos e ruído.
- Falta de lubrificação: Se o sistema de lubrificação estiver com problemas, a biela pode não receber a lubrificação que deveria, resultando em desgaste e atrito excessivo.
- Problemas com o óleo: Óleo de baixa qualidade, níveis insuficientes de óleo ou má qualidade do óleo lubrificante afetam sua integridade.
O que pode ser um barulho estranho no motor?
Um barulho estranho no motor acaba se tornando um indicativo de vários problemas mecânicos que merecem atenção imediata.
Esses ruídos anormais muitas vezes são sintomas de problemas subjacentes e podem variar em termos de som e causa.
Tendo isso em vista, podemos dizer que alguns dos barulhos mais comuns incluem:
- Barulho de batida ou martelo: Um som de batida ou martelo indica problemas na biela ou no virabrequim, como falta de lubrificação, desgaste excessivo ou detonação.
- Ruído de cliques ou batidas leves: Ruídos de cliques ou batidas leves são causados por válvulas desajustadas, problemas nos componentes da válvula ou folga excessiva nas partes internas do motor.
- Ruído de chiado ou assobio: Um chiado ou assobio pode ser resultado de vazamentos no sistema de escapamento, juntas defeituosas, problemas no sistema de admissão de ar ou correias desgastadas.
- Ruído de estalo ou rangido: Esses ruídos são originados por problemas na suspensão, como buchas desgastadas, molas quebradas ou amortecedores danificados.
- Ruído metálico ou de atrito: Um som metálico ou de atrito indica problemas no sistema de freios, como pastilhas desgastadas, discos de freio danificados ou pinças com defeito.
- Ruído de trituração ou rangido em movimento: Ruídos de trituração ou rangido ao movimentar o veículo são atribuídos a problemas na transmissão, como embreagem gasta ou caixa de câmbio danificada.
Qual é o barulho de um motor fundido?
Você sabe quais são os principais sinais de barulho de motor fundindo?
Um som de batida profunda e constante é atrelado a coisas como danos no virabrequim ou biela, ocorre devido ao atrito excessivo e ao desgaste nas partes internas do motor.
Um ranger metálico pode indicar que peças internas do motor, como pistões, anéis de pistão ou mancais, estão sofrendo desgaste ou falha.
O ruído de sopro ou chiado pode ser resultado de vazamentos de compressão em pistões ou anéis de pistão danificados, causando perda de pressão no cilindro.
Barulho de moagem ou trituração também é comum! Esse tipo de ruído pode ser causado por problemas no virabrequim, bielas ou mancais que estão sofrendo danos severos devido a problemas de lubrificação ou desgaste excessivo.
Quando acelero faz um barulho no motor?
Quando você acelera e o motor começa a produzir um barulho anormal, indicando, assim., várias questões que precisam de investigação.
Correias desgastadas ou mal ajustadas causam um ruído de assobio ou guincho ao acelerar, principalmente quando a tensão não está correta.
Polias desgastadas, danificadas ou desalinhadas produzem ruídos de batida, ou chiados quando você acelera.
Vazamentos ou obstruções no sistema de admissão de ar causam ruídos de assobio.
Vazamentos no sistema de escape, como juntas soltas ou danificadas, resultam em ruídos de sopro ou chiado quando você acelera.
Danos nos pistões ou anéis de pistão criam ruídos de moagem ou trituração ao acelerar devido ao mau funcionamento do cilindro.
Quando falta óleo no motor causa barulho?
Sim, a falta de óleo no motor pode causar barulhos e danos no motor. O óleo lubrificante serve para reduzir o atrito entre as peças móveis do motor, como pistões, bielas, virabrequim e válvulas. Quando há falta de óleo ou níveis inadequados, o atrito aumenta, resultando em vários ruídos!
A falta de lubrificação adequada entre a biela e o virabrequim causa batidas na biela, resultando em um som característico de marteladas ou batidas metálicas.
O óleo também lubrifica os componentes das válvulas e tuchos. A ausência de óleo adequado leva a um ruído de clique ou batida nos tuchos e válvulas.
Mancais do virabrequim desgastados devido à falta de lubrificação adequada produzem ruídos de moagem ou trituração.
A falta de óleo leva ao desgaste prematuro dos pistões e dos anéis de pistão, resultando em ruídos de atrito e perda de compressão.
SUGIRA AO CLIENTE… sempre manter os níveis de óleo do motor adequados e seguir os intervalos recomendados para a troca de óleo.
Caso o motor já esteja fazendo barulho devido à falta de óleo, deve-se parar o veículo imediatamente e adicionar óleo ou rebocar o veículo para evitar situações piores.
O que fazer quando o motor faz barulho?
Quando o motor do seu veículo está fazendo barulho, é importante identificar a origem do ruído e tomar as medidas adequadas.
Mas, o que devo, como mecânico, indicar o cliente a fazer?
Tente determinar o tipo de barulho que o motor está fazendo, incluindo batidas, cliques, assobios, chiados, triturações, entre outros. A natureza do ruído pode fornecer pistas sobre a possível causa.
Verifique imediatamente o nível de óleo do motor para assegurar que esteja nos limites adequados. Se estiver baixo, adicione óleo conforme necessário.
Se o barulho for grave ou preocupante, desligue o motor imediatamente para evitar danos adicionais. Não continue a dirigir o veículo se o ruído for persistente.
E, claro! Fale ao cliente que… a melhor ação a ser tomada é consultar um mecânico qualificado. Um profissional pode diagnosticar a origem do barulho, realizar testes e fornecer um plano de reparo.
Qual o barulho da correia dentada ruim?
O barulho de uma correia dentada ruim é geralmente é caracterizado por um som de chiado ou guincho agudo.
A correia dentada é responsável por transmitir a energia do virabrequim para os componentes auxiliares do motor, como o alternador, a bomba de água e a direção assistida.
Quando está desgastada, frouxa ou danificada, escorrega nos dentes da polia, causando um som de chiado agudo que é mais audível quando o motor é acelerado.
E então, tem mais alguma dúvida sobre barulho na biela do motor?