Como consertar o atuador de embreagem | Os 15 passos
Mecânico, hoje trouxemos um conteúdo muito importante para seu dia a dia em oficina mecânica: como consertar atuador de embreagem?
A troca do atuador de embreagem serve para garantir o bom funcionamento do sistema de embreagem de um veículo.
Mas, antes de saber como consertar, precisamos saber quais são os sintomas de que isso precisa ser realizado. Olha só:
- Dificuldade em engatar as marchas: Se o motorista enfrentar dificuldades ao tentar engatar as marchas, como trancos ou resistência.
- Pedal da embreagem mole ou baixo: Um pedal da embreagem que afunda muito perto do assoalho ou se sente excessivamente mole.
- Vibrações ou ruídos anormais: Vibrações excessivas ou ruídos incomuns, como rangidos ou chiados, ao pressionar o pedal da embreagem.
- Embreagem não liberando completamente: Se o veículo começa a se movimentar mesmo quando o pedal da embreagem está totalmente pressionado.
- Perda de pressão do fluido de embreagem: Se houver uma perda significativa de fluido de embreagem.
Vem conosco e confira o passo a passo que a Mecanie separou para te ajudar a como consertar atuador de embreagem.
1. Diagnóstico preciso do problema
Antes de realizar qualquer reparo no atuador de embreagem, realize um diagnóstico preciso do problema.
Faça isso através da observação de sinais como dificuldade em engatar as marchas, pedal de embreagem mole, perda de pressão, ruídos incomuns, entre outros. O diagnóstico correto ajuda a identificar a causa raiz do problema.
2. Verifique o nível de fluido de embreagem
O fluido de embreagem desempenha um papel super importante no funcionamento do sistema.
Verifique o nível do fluido no reservatório e certifique-se de que ele esteja dentro do intervalo recomendado pelo fabricante. Se estiver abaixo do nível adequado, é necessário adicionar mais fluido e verificar se há vazamentos no sistema.
3. Substituição do cilindro mestre da embreagem
O cilindro mestre da embreagem é responsável por pressurizar o fluido de embreagem. Se estiver com vazamentos ou apresentar problemas de vedação, é necessário substituí-lo.
Para isso, siga sempre as instruções do fabricante para a instalação correta do novo cilindro mestre.
4. Troca do cilindro escravo da embreagem
O cilindro escravo é outra peça no sistema de embreagem, atuando na liberação da embreagem.
Se estiver danificado ou com vazamentos, a troca é necessária. Purgue o sistema após a substituição para eliminar bolhas de ar.
5. Verifique o estado das mangueiras e tubos
As mangueiras e tubos que transportam o fluido de embreagem devem estar em boas condições. Verifique se não há rachaduras, vazamentos ou desgaste. Substitua qualquer componente danificado para garantir a integridade do sistema.
Após realizar essas etapas, teste o funcionamento do sistema de embreagem para avaliar que o problema tenha sido resolvido.
Para tal, pressione o pedal da embreagem várias vezes para verificar se a sensação e a resposta estão corretas.
6. Substituição do atuador hidráulico
A substituição do atuador hidráulico é uma etapa no conserto do sistema de embreagem.
O atuador hidráulico é responsável por aplicar pressão no platô da embreagem para liberar ou engatar as marchas. Se houver vazamentos de fluido, desgaste ou danos no atuador hidráulico, deverá substituí-lo.
Faça a remoção do atuador antigo e a instalação de um novo, seguindo as instruções do fabricante.
E, claro, purgue o sistema corretamente após a substituição para eliminar qualquer ar no sistema, que pode comprometer o funcionamento da embreagem.
7. Ajuste do pedal da embreagem
O ajuste do pedal da embreagem assegura funcionamento adequado do sistema.
Um pedal desajustado causará problemas como embreagem que não libera completamente ou que libera muito cedo.
Para fazer o ajuste, acesse a regulagem do pedal sob o painel do veículo.
8. Troca do conjunto de embreagem completo
Em alguns casos, o conserto do atuador de embreagem também exigirá a substituição do conjunto de embreagem completo. Ou, como preferir, o kit de embreagem.
Essa troca ocorre quando o disco da embreagem, o platô ou o volante do motor estão desgastados ou danificados. A troca do conjunto completo é um procedimento mais complexo que envolve a remoção da caixa de transmissão para acessar os componentes internos da embreagem.
No momento de oferecer o seu orçamento para mão de obra, leve isso também em consideração. Dessa forma, você poderá ser o mais realista possível, além de justo com os preços.
9. Inspeção das molas de pressão
As molas de pressão são componentes presentes no sistema de embreagem, pois exercem a força para prensar o disco da embreagem contra o volante do motor.
Durante o conserto do atuador de embreagem, inspecione as molas de pressão em busca de desgaste, deformações ou quebras.
Se alguma anormalidade for detectada, substitua as molas para assegurar o funcionamento correto da embreagem.
10. Verifique a integridade do cabo da embreagem
Caso o veículo tenha um sistema de embreagem mecânica (com cabo de embreagem), verifique a integridade do cabo. Verifique se não há desgaste excessivo, quebras ou torções.
Um cabo de embreagem danificado leva problemas no acionamento da embreagem, exigindo, assim, a substituição imediata. Certifique-se de que o cabo esteja corretamente ajustado para fornecer o movimento necessário ao sistema de embreagem.
Após realizar essas etapas, teste o funcionamento do sistema de embreagem para garantir que o problema tenha sido resolvido.
Pressione o pedal da embreagem várias vezes para verificar. Se necessário, você pode revisar as etapas para garantir que não pulou nada no conserto do atuador da embreagem.
11. Lubrificação dos componentes móveis
Um passo no conserto do atuador de embreagem é avaliar que os componentes móveis estejam devidamente lubrificados.
Os componentes móveis incluem o garfo de embreagem, as molas, os rolamentos e outros elementos que estão envolvidos no movimento da embreagem.
Utilize um lubrificante para assegurar que esses componentes funcionem conforme o devido.
Sempre falamos em nossos artigos sobre mecânica que a falta de lubrificação adequada resulta em desgaste prematuro e falha do atuador.
12. Verifique a regulagem do garfo de embreagem
O garfo de embreagem transmite a força do atuador para o sistema de embreagem. Verifique a regulagem do garfo para garantir que esteja alinhado e que não haja desgaste.
A regulagem inadequada do garfo causará muitos problemas no acionamento da embreagem, como dificuldade em engatar as marchas. Ajuste o garfo conforme necessário.
13. Retirada de resíduos e detritos
Ao longo do tempo, resíduos e detritos acumulam-se no sistema de embreagem, principalmente na região do platô. Esses detritos interferem no funcionamento correto da embreagem.
Portanto, você, como mecânico, deverá realizar uma limpeza completa durante o conserto do atuador de embreagem. Remova qualquer sujeira, graxa velha ou resíduos presentes.
Limpe as superfícies de contato onde o atuador se encaixa.
14. Ajuste e sangramento do sistema de embreagem
Após realizar todas as etapas anteriores, comece sangrar o sistema de embreagem. O ajuste do sistema garante que a embreagem seja acionada na medida certa, evitando problemas como embreagem que não libera completamente ou libera muito cedo.
O sangramento do sistema remove bolhas de ar do fluido de embreagem.
Mas, calma aí, você sabe o que é e para que serve sangrar a embreagem?
Sangrar a embreagem é um processo indicado para a manutenção de veículos com embreagem hidráulica. A finalidade é remover o ar acumulado no sistema hidráulico. Quando há ar no sistema, o pedal começa a se tornar esponjoso ou macio, e a troca de marchas tornar-se problemática.
Para sangrar a embreagem, primeiramente, é necessário localizar o reservatório do fluido de embreagem e o purgador, situados perto da caixa de transmissão. Com o veículo desligado, o fluido de embreagem deve ser verificado e, se necessário, completado.
Depois, um ajudante deve pressionar o pedal da embreagem várias vezes e mantê-lo pressionado.
Enquanto o pedal está pressionado, o purgador é aberto para liberar o fluido juntamente com o ar. Este processo é repetido até que apenas fluido, sem bolhas de ar, seja liberado. Finalmente, o reservatório de fluido é reabastecido até o nível adequado.
Pratique o sangramento de embreagem com profissionais antes até pegar a prática. Nunca faça isso sozinho se for mecânico iniciante! Afinal, um sangramento inadequado deixa ar no sistema, comprometendo o desempenho da embreagem.
15. Sistema para oficina mecânica
O sistema de oficina mecânica da Mecanie representa uma mudança por completo na maneira como as oficinas realizam a gestão de seus dados e informações.
Com um conjunto com várias funcionalidades, a Mecanie está posicionada para simplificar, além de enriquecer a experiência tanto dos mecânicos quanto dos clientes.
Primeiramente, nossa plataforma oferece um sistema de agendamento online, permitindo que os clientes marquem visitas à oficina com facilidade.
Dessa forma, minimiza a necessidade de ligações telefônicas e reduz a possibilidade de sobreposição de horários, resultando em melhor gerenciamento do tempo para os mecânicos e maior praticidade aos seus clientes.
Além disso, a Mecanie disponibiliza um módulo de diagnóstico detalhado, que auxilia os mecânicos a identificar rapidamente problemas nos veículos.
Assim sendo, acelera o processo de reparo, aumentando a qualidade do diagnóstico.
Uma das características mais elogiadas é a capacidade de fornecer estimativas de custo em tempo real. Ao inserir detalhes sobre o serviço necessário, os mecânicos geram automaticamente uma estimativa de peças e mão de obra.
Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, a Mecanie inclui um sistema de comunicação direta.
Através dele, os clientes podem receber atualizações sobre o progresso dos reparos, tirar dúvidas e até receber fotos ou vídeos do trabalho sendo realizado.
E então, tem mais alguma dúvida sobre como consertar atuador de embreagem? Comente conosco e, claro, se quiser, pode deixar suas dicas para outros leitores da Mecanie.